O BTT é um desporto perigoso?

Kota2wheels

New Member
Meus caros, não há gajo mais maçarico que eu! Recomecei a andar de bike BTT (por estrada, semáforos faz-malhar-parvos-de-pézinhos-prezos, passeios e outras naturezas naturalmente feitas pela natural mão do homem) em Setembro passado. Vá riam lá... ainda nem um trilho ainda fiz! Caneco, mas há-de-me calhar alguns um dia destes.
Bem, isto para dizer que não se fiem em mim porque isto é só teoria.
Mas no entanto, tenho opinião:

Acho que o BTT é um desporto arriscado porque é um dos que convida o ppl a ultrapassar os seus limites e a pisar o risco. Por outras palavras, não há deportos arriscados mas há pessoas que gostam de arriscar. E dentro destas, há ainda aqueles que o fazem gradualmente (como aqui este kota tenciona fazer, não por medo que tenho algum, mas porque preciso de trabalhar todos os dias, porque tenho mulher e dois filhos lindos, porque adoro os meus outros hobbies e a vida) e aqueles que por diversas razões (afirmação, irreverencia, desprezo, excesso de confiança, e tantas outras razões, boas ou más) esticam a sua sorte e o seu limite, em descargas às carradas de adrenalina.

Pessoalmente respeito todos os que têm capacidade para respeitar os outros.
Básicamente, como sou maçarico e não tenho experiência, irei tentar fazer as coisas gradualmente (se conseguir e se me deixarem) e tentar aprender com os erros, com os dos outros (se for esperto) ou com os meus (se for burro).

Estou numa fase de quedas em barda, por causa especialmente dos pézinhos presos (podem ler aqui o meu artigo e escangalharem-se a rir...), e como sou muito teimoso e não desisto, é melhor proteger-me do que lamentar-me.
Tenho 48 anos, 98Kg, 1,83m, uso óculos graduados, nunca tive grande agilidade, embora tenha reflexos rápidos (ou tenho tido) e sangue-frio. A partir destas idades uma queda pode ser mais chata que para um gajo mais novo.
Por isso pergunto:

Acham que, no meu caso, que não ligo nada a aparencias, modas, etc. faz sentido usar protecções?
Se sim, de que tipo e onde as posso comprar?
Estive a pensar em especial na coluna, joelhos e cotovelos. O que me dizem?

Obrigado a todos pela v. partilha e esclarecimentos.
 

A.M.F

New Member
Acho que o btt,quando seja moderado,não é tão perigoso quanto parece.Nunca ultrapassar os nossos limites.Sobre quedas de pés presos, é uma coisa que já não dou importância,de vez em quando lá estamos no chão,por vezes um pouco estranhas,à que levantar e dar importância da queda.Toca a dar aos pedais.
 

Kota2wheels

New Member
Apenas 4 meses passaram e a minha visão do BTT está muito mais apurada.
Há coisas que ainda faço com calma, mas trilhos de todo o tipo venham eles!

Meu caros, não há coisa mais linda que o BTT.
Bem, haver há, mas não se dá aos pedais...
 

Speedcore

New Member
BTT é um termo muito abrangente e algo obsoleto para definir estilos. Há que chamar ás coisas pelos nomes:

XC - Cross-Country - Trilhos acidentados, muitas subidas, algumas descidas mais técnicas mas nada de transcendente. (Risco reduzido)

All Mountain - Será um misto entre XC e o FR, bastante técnico porém controlado. (Risco moderado consoante a técnica do ciclista)

FR - Freeride - Estilo livre, saltar muros, descer escadas, saltar calhaus. (Risco moderado/alto)

DH - Downhill - Descidas perigosas, técnicas, velozes, saltos com mais de 2 metros, etc. (Alto-risco)

etc.

A minha recomendação para ti juntares-te a grupos de ciclo-turistas para fazer uns trilhos por monte, creio que um capacete chega, é divertido Q.B. e geralmente há comida e banho! :)
 
Top