O BTT é um desporto perigoso?

jmc8877

New Member
mas como tu dizes andar de bike tem os seus perigos, depende como interpretes isso, depende onde te meteres tudo depende, mas já agora se tás assim com tanto medo pk não vais a um serralheiro e ele faz te um fato em chapa e nunca ouviste falar k um homem a pé morreu ao cair ou a conduzir, mas não penses ficar em casa imagina k cais pelas escadas a baixa e vais. um concelho "curte a vida k ela é vela" aproveita a adrenalina k o btt nos reserva
 

Olibrito

New Member
Até agora só algumas mazelas, mas espero ficar-me só pelas mazelas.

Mas tenho alguns amigos que não tiveram a mesma sorte. Há que ter cuidado :!:
 

rui paulo

Member
O btt tem os seus perigos como outro desporto. Hoje por exemplo se nao fosse o capacete e os óculos podia ter ficado muito mais mal tratado, mesmo assim várias escuriaçoes pelo corpo e um dedo da mao partido em 2º lados. Sao daquelas quedas que nos fazem pensar. Agora tempo de paragem cerca de 1 mês, mas mesmo assim adoro andar de bicicleta. Por isso esqueçam lá a mania de nao levar capacete, porque por vezes pode ser a vossa salvação, hoje no meu caso das 1ª coisas a bater no chao foi o capacete isto a cerca de 40 kms hora portanto imaginem se nao o levasse..... Contimuem mas em segurança.
 
Bem, andando sempre em Lisboa (por vezes falta-me o tempo para ir mais longe) ainda não tive nenhum encontro imediato com o alcatrão mas com carros estive quase, quase. Como já foi referido é preciso ter algum juízo para andar por aí mas também um seguro de acidentes pessoais (os azares acontecem).

Lembrei-me agora que uma vez adormeci andar numa pasteleira na Holanda. Resultado: fui às "urtigas", mas não me aconteceu nada de grave.
 

dunas80

New Member
boas, pessoal conhecem algum desporto que naoi seja perigoso ,,,, olha eu penso que nao ha nem um , tudo tem o seu perigo uns mais e outros menos
 

Un4s33n

New Member
Eu não acho o BTT perigoso - os betetistas é que definem o nível de perigo que querem correr no BTT. É como na estrada, podes ir a albarroar as faixas nas curvas, à queima nos vermelhos, a achares que a lomba não te afecta se passares a 100, fazeres as rotundas com o carro de lado...

No BTT vais encontrar todos os tipos de terrenos - rochosos, íngremes, barrentos, lamacentos, arenosos, alcatrão, cascalho, com caruma, sem caruma, com folhas/sem folhas, singletracks, drops, rocha, mato, estreitos, largos, rolantes, massacrantes... e muitas vezes, estes não vem sós... Existem aquelas combinações brutais que são alcatrão a descer com um pouco de areia numa curva, ou mesmo terreno íngreme a descer com muita lama/barro em que os travões da bicicleta pouco ou nada adientam....

Tudo depende como te fazes ao trilho... se fores devagar e com cautela... nada de mais te vai acontecer quase de certeza... Se fores mais arrojado, decerto farás zonas mais rápido mas a probabilidade da queda é maior - mas também ganharás mais técnica...

Nunca vás montado a medo!!! é um conselho... Se tens medo, desmonta! A quebra de confiança é meio caminho andado para não ires com o corpo relaxado na descida e caires...

A cena dos pedais de encaixe também fez com que eu caísse 7 vezes enquanto não me habituei... todas elas parado, quando ía para por o pé no chão -> esta queda é no mínimo estranho porque não te vais apoiar em nada e os teus pés ficam agarrados à bicla e normalmente o único instinto que temos é libertar a mão do guiador para o chão do lado que vamos cair para efectuar um pouco de amortecimento!!! Também não fui muito esperto porque podia ter libertado a tensão da mola dos spd540 para o minimo... Mas uma coisa é certa, depois de te habituares não queres outra coisa - mais confiança, maior rendimento, melhor desempenho...

Às vezes não depende só de ti... Já me aconteceu em sprints e curvas apertadas no início e fim das maratonas, em que o pessoal menos civilizado faz a curva por dentro e te empurra para fora da curva, obrigando-te a quase saires da curva projectado ou a agarrar-te ao guiador e aos travoes a unhas e dentes para não saires do trilho.

Mas tudo depende do ritmo que queres imprimir e do risco que queres correr...
 

mnunes

New Member
Estou solidário com os users fagsmachado e Nozes.
Infelizmente já sofri as mesmíssimas lesões, com mazelas para o resto da vida.

Se considero o BTT um desporto perigoso? Considero.
É um desporto que, pela sua natureza, comporta bastantes riscos, que são maiores ou menores consoante o tipo de terreno e adequação da bicicleta ao mesmo, experiência do ciclista (incluindo bom-senso ou falta deste), velocidade compatível com os factores já referidos, tipo de btt que se pratica, etc, etc
Há também factores externos que fazem aumentar o risco (automobilistas, outros ciclistas, cães, etc).

Assim sendo, depende de cada um minimizar esses riscos ou confiar na sorte :mrgreen:
 

jorgegt

New Member
Depende do ponto de vista 8)
Perigoso ele é sempre tal como outra dezenas de outros desportos radicais e não só.
O que o torna perigoso é se ultrapassarmos o nosso limite e abusar, embora uma pequena distração ou problema mecânico pode trazer graves consequências.
Já tive os meus sustos, mas tambem os tive noutros desportos :roll: :wink:
 

Leugimoger

New Member
O Btt pode ser um desporto perigoso, se o encararmos de forma negligente. Sem capacete, sempre a abrir, com vontade de voar por cima de calhaus e com excesso de confiança. No entanto é também por isto q muitos o praticam, pela adrenalina. E é muito fácil ficar viciado na adrenalina e começar a enfrentar os obstáculos com excesso de confiança, para depois poder contar "...é pá, fiz aquele trilho e foi demais, tive uma "quase" queda!!!"

Quando faço as maratonas, sempre que o trilho me parece perigoso, paro e avalio a situação e não tenho problema nenhum em desmontar da bike e levá-la à mão.
Já caí umas quantas vezes, uns arranhões nada mais, porque ia a dormir. Quando estou na minha bike tenho q estar concentrado a 100%. Se começo a pensar na morte da bezerra é malho na certa.

Um boa dose de bom senso nunca fez mal a ninguém.

Um abraço, :D
 

syndicaterider

New Member
Ora bem,o perigo no BTT existe e aumenta em funçao da velocidade e principalmente em função do grau de dificuldade técnica que tentas aumentar e ultrapassar nas tuas voltas.Quem não gosta de fazer um singletrack a dar o máxim?ou fazer um road gap ou um drop daqueles que nos dão um formigueiro na barriga?ou daqueles trilhos com uma inclinação tal que quando nos preparamos para o descer até nos falta o ar? Isto é tudo uma questão de ultrapassar os nossos limites e sentir a nossa amiga ADRENALINA!! Isso já me custou muitas mazelas, 9 costelas partidas,4 dedos partidos,cotovelo direito fracturado nas articulações e alguns entorses e hematomas! Mas não desisto porque o prazer e diversão proporcionado pelos obstaculos ultrapassados é muito maior que o sofrimento das maselas.É certo que devemos sempre tentar preservar a nossa integridade fisica,pois por vezes as consequencias podem ser graves,mas quando vou na bike só depois do susto ou depois de ouvir um sermão da malta é que penso nos riscos que corri.Agora deixo aqui a minha opinião em relação ao perigo,quando não sentes confiança nunca vás a medo,mais vale deixar para outra altura! Boas voltas!
 

JDizzyking

New Member
Na minha experiencia muito curta, por sinal acho que não é muito perigosa basta e estar sempre com atençao o que é muito preciso pois a primeira vez que fiz consegui cair logo e tar afastado durante 15dias e ainda hoje tenho a marca no braço.
Agora apos a paragens de quase tres anos tou a voltar um pouco mais a medo mas isto com o tempo vai la

Claro que tem os seus riscos, mas tem bastantes momentos de prazer que é o que nos procuramos
 

dapagoro

New Member
Bem... Posso começar por te dizer que as minha lesões mais graves foram resultado de outro desporto (FUTSAL), nomeadament rotura do menisco e fractura no pulso.

Acho que quase todo o tipo de desporto envolve os seus riscos, mas o que, por vezes, facilita as lesões é o excesso de confiança ou a ixexperiencia.

Não excedas os limites, não faças "aquela" descida ou aquele "salto" porque os outros ja fazem e fazem parecer que é facil. O mais importante é ir evoluindo consoante a experiência que vais adquirindo.

Mas os acidentes acontecem e isso infelizmente por vezes é inevitavel...

Sorte e saúde, a pedalar, para todos....
 

cris_bugio

New Member
Concordocom o que alguns colegas do btt já disseram aqui. O que geralmente nos manda ao chão é o excesso de confiança e/ou a falta de preparação. No meu caso, as últimas 3 vezes que caí, uma foi parado em cima da bicicleta, a experimentar os sapatos de encaixe, outra foi quase parado em chão de pedra em Alte (junto à fonte, depois de andar a abrir nas descidas da zona em completa segurança...) e por último foi na maratona de Alte quando (erradamente) me lembrei de ultrapassar um casal de participantes demasiado próximo (pelo meio) - foi mau da minha parte... mas pelo menos como íamos já a subir a velocidade não era muita.

Isto só demonstra que os perigos surgem especialmente quando não estás atento ou não se está preparado!

A minha experiência diz-me para experimentar mais, ir testando os limites, sempre com o objectivo de obter prazer do btt, sempre em segurança (capacete, velocidade adequada ao terreno, manutenção adequada ao equipamento, etc).

Se não tivesse perigo nenhum, teria a mesma piada? vejam só estes gajos e depois digam se o que fazemos é perigoso...

Bike1.png

Bike2.png

Bike3.png

Bike4.png
 

jorgegt

New Member
Bem esses tipos são PRÓS 8)...............estamos a falar de nada mais nada menos que Hans "no way" Ray e Steve Peat, numa viagem que fizeram pela Escócia.
São tipos que andam todos os dias de bike, mas sem duvida que são riscos que eles podem correr porque conhecem os seus limites e nós fazemos o nosso BTT ao nosso nivel com o nosso grau de risco que quanto a mim já é consideravel e sem duvida que é o que mais nos cativa no BTT :wink: :D
 

amelia

New Member
Re:O BTT é um desporto perigoso?

Hoje ia eu feliz da vida a pedalar a 20km/h numa estrada pacata a 1km de casa...

Entretanto distraí-me com o telemóvel e quando dei por mim estava a bater na traseira de um carro (que estava estacionado na berma).
Felizmente este incidente não teve consequências de maior, mas os joelhos ficaram uma lástima

Tudo é perigoso se feito sem cuidado e já sabem... conduzir com o telemóvel é mesmo perigoso :eish:
 

trekfuel70

New Member
boas.Eu gosto de andar de bike,por ser perigoso,eu conduzo por ser perigoso,eu faço de tudo o que é perigoso...VIVER!

...e ainda me dizem que eu sou um perigo!!!! doh

que a bike vos acompanhe...
 
Top