Limpeza da Transmissão

MarceloBTT

New Member
que tal assim:

as escovas para esfregar grades como tem sao rijas sao perfeitas, esfregas com um desengordorante, mas cuidade para nao molhar os discos senao vai traser problemas, depois com um compressor de agua com a perssao na força media limpas a sujidade que sobra..
boas limpezas!!
 

coelhone

New Member
eheheh
Agora utilizo esta maravilha (LA Awesome Degreaser), que segundo garantem não é "corrosivo" (e nisto os americanos não brincam).
Que funciona impecavelmente, funciona.
Aplico na transmissão e enquanto lavo o resto da bike com água e fairy, deixo a actuar, no final só passo aguá corrente e até brilha.
Deixo aqui o link se tiverem interressados
http://www.lastotallyawesome.com/
 

prasquete

New Member
:mrgreen:

Ficam mais caros os portes e se nao tivermos sorte a alfandega do que o proprio produto...

Deixam trazer produtos desses no aviao? Com as regras de segurança que eles tem lá nos states...

cups
 

coelhone

New Member
Boas.
Por acaso não me recordo se já trouxe no avião, mas julgo que sim.
Da última vez mandei vir uma cx com 48 unidades, mas veio num contentor com outras coisas (mudança quase final). Engraçado que utilizava este produto á bastante tempo para tirar as pingas de óleo que o carro deixava na tijoleira-barro da garagem e nunca me tinha lembrado de experimentar na bike. Funciona 5* além do preço (mas aqui em PT já é normal qualquer coisita mais especifica, espeta-se logo a faca).
Boas Esfregadelas :mrgreen:
 

MarceloBTT

New Member
Boas!!

A alguns topicos atrás li que se podia lavar a trasmiçao com skip

Isso nao ira danificar as pastilhas dos travões de disco??

Boas limpezas!!
 

MarceloBTT

New Member
MarceloBTT said:
Boas!!

A alguns topicos atrás li que se podia lavar a trasmiçao com skip

Isso nao ira danificar as pastilhas dos travões de disco??

Boas limpezas!!

Skip ou fery ou tide.

qualquer um deles nao ira danificar as pastinhas dos travoes de disco???
 

red46

Member
Boas.

Eu tenho sempre lavado as bicicletas (minha e do meu irmao) da seguinte maneira:

- Na transmissao toda pulverizo KH7 (desengordurante para a cozinha),depois e so escovar e passar agua que fica como nova;
- No resto da bicicleta pulverizo um produto da finish line que e cor de rosa e de seguida passo toda a bicicleta por agua e fica como nova.Deixo a bicicleta a secar e no fim e so lubrificar a corrente e os esticadores com o lubrificante Finish Line Teflon Plus Dry Lube e fica pronta para a proxima volta :D

Até agora nunca tive problemas com os produtos que uso.

Boas Voltas
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas

Eu sempre que acabo de fazer BTT, para lubrificar, uso uma escova, 1 produto MOTOREX (muito bom), caixa de limpeza da corrente, 1 produto de limpeza de cassete da Shimano, Finish Line (óleo), e por fim uma enxaguadela final com água

A cassete, passo lhe água, depois com uma escova limpo bem até ficar brilhar
A corrente, com o produto de lavar, meto dentro da caixinha e ai vai ela a rolar...
o óleo para finalizar, na corrente
a pedaleira, uso apenas óleo

Gasóleo usa-se para cubos, rolamentos, roldanas
 

meiabola

Member
Hugo_BTTejo said:
Gasóleo usa-se para cubos, rolamentos, roldanas

É devido a conselhos destes que a SKF farta-se de facturar... :rotfl: :cadeirada: :cadeirada:

Lavar rolamentos com gasóleo.... :shock: :shock: :shock:

Abraço
 

prowler

New Member
eu sou novo nestas andanças e sei que este topico não tem nada a ver com isto mas não consigo encontrar nenhuma secção com isto... Queria fazer uma revisão completa à bike que comprei há um ano... E o man da loja pede-me 60€... O que acham do preço e se ainda é cedo para isto... (na revisão está incluida a lavagem da transmissão que bem precisa)
 

Fourmag

Member
Boas!

Depois de ler todas as mensagens e de tantos produtos usados nas limpezas das bikes, vou falar do detergente da loiça e dos desengordurantes dos fogões. Vou falar destes em particular por experiência que tenho no fabrico dos produtos e no desenvolvimento de fórmulas de produtos de limpeza. É o seguinte: o líquido da loiça não tem qualquer problema nas nas transmissões porque é um produto essencialmente à base de tensoactivos aniónicos e não iónicos. Tem um efeito de detergente e remoção de gorduras simples e dá brilho aos diversos materias em que é usado. Não danifica as borrachas por ter um pH neutro.
O desengordurante dos fogãoes é que já não é bem assim. Limpa bastante melhor que o líquido da loiça, sem sombra de dúvidas mas tem incovenientes, ou é bastante alcalino, pH 12 com soda, ou então ácido com pH a rondar o 2 isto com ácidos bastante fortes. É uma mistura de tensoactivos e sequestrantes para remoção de gorduras mais entranhadas. Isto quer dizer que se estiver algum tempo em contacto com as borrachas pode danificar e muito cuidado com os olhos! Mas muito mesmo!
Eu uso o Líquido da loiça para as transmissões, champô auto e no fim um abrilhantador de pneus, também fabricado por mim. Parece que sai da fábrica :mrgreen:

Abraços
 

José Martins

Administrator
Desde que me iniciei nas lides BTTisticas, que o faço desta forma:

os desviadores, em especial o traseiro, a cassete, corrente e os pratos da pedaleira, levam uma dose de spray desengordurante da Decathlon. Enquanto actua, lavo a corrente numa daquelas caixinhas próprias, com liquido da Motorex.
Depois, com uma escova, passo a cassete e as roldanas, às quais já retirei a porcaria maior com a ajuda de uma chave de fenda pequenita, fazendo-as rodar devagar. Faço o mesmo aos desviadores.
Após esta operação, segue-se a mangueirada.
Depois de secar, lubrifico toda a transmissão com óleo em spray, também da Motorex.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
meiabola said:
Hugo_BTTejo said:
Gasóleo usa-se para cubos, rolamentos, roldanas

É devido a conselhos destes que a SKF farta-se de facturar... :rotfl: :cadeirada: :cadeirada:

Lavar rolamentos com gasóleo.... :shock: :shock: :shock:

Abraço
Boas, enganei me, eu queria dizer petróleo.
O petróleo faz bem a certas peças de BTT, motos ou carros.

Produto infalivel: Finish Line, embalagem amarela com risca preta, espantosamente limpa fica a cassete entre outros...
 

jonypaul

New Member
Penso não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas quando metemos petróleo na corrente, a porcaria sai toda porque este tem uma acção "degreaser", ou seja, retira as "gorduras" que agarram a areia, terra, etc.
Seguindo esta linha de pensamento, qual é a lógica de aplicá-lo nos cubos, arriscando-te assim a tirar toda a lubrificação interna que eles possuem e de que necessitam para funcionar?

Corrijam-me se estiver errado, please
 

meiabola

Member
Boas,

jonypaul said:
Penso não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas quando metemos petróleo na corrente, a porcaria sai toda porque este tem uma acção "degreaser", ou seja, retira as "gorduras" que agarram a areia, terra, etc.
Seguindo esta linha de pensamento, qual é a lógica de aplicá-lo nos cubos, arriscando-te assim a tirar toda a lubrificação interna que eles possuem e de que necessitam para funcionar?

Corrijam-me se estiver errado, please

Exactamente, qualquer espécie de solvente (Petróleo e derivados) é o inimigo nº dos rolamentos pois retira a lubrificação dos mesmos. Se forem cubos de esfera solta ainda vai que não vai pois pode-se voltar a lubrificar, mas em rolamentos é mandá-los para a sucata! De qualquer forma o rapaz que deu esse conselho já é um "habitué" em por os pés pelas mãos...em vários aspectos :D :roll:

Abraço.
 
Top