Limpeza da Transmissão

ANTTEI

New Member
Bike Clean da Motorex - Potente, não compromete os plástiocs nem o carbono, não compromete as pastilhas e a travagem.

O Gasoleo é optimo pois limpa e deixa uma pelicula lubrificante, mas se calha "saltar" par as pastilhas ....só substituindo por novas
o WD 40 é bom, desde que não se exagere nos plasticos e borrachas...e claro...evitar sempre o contacto com os discos e pastilhas..
 

DavidMrt

New Member
Malta, vou revelar os meus segredos :D

Dou a minha volta de XC, normalmente com muita lama e ervas presas em todo lado. Depois passo pela BP lavagem que fica relativamente perto de casa e meto la 50cent na máquina de pressão.

Depois de tudo limpinho vou a casa e assim que chego tiro a corrente, meto a num tupperware com um bocado de petroleo la dentro (para nao desperdiçar :D), tapo e abano, abano e abano.
A corrente fica impecável, é só passá-la no compressor a ar para o petróleo sair dos elos. Depois com mais um bocadinho de petróleo e um pincel grande, esfrego a cassette, roldanas desviador e pedaleira e depois dou uma sopradela com o compressor.

Depois de tudo montado no sítio, lubrifico a corrente com um lubrificante seco (brutal) que é o GT85. Um spray com base em PTFE (teflon). Contrariamente a certos lubrificantes, este é seco e o pó/lama/sujidade não se agarra com tanta facilidade e fica a corrente muito bem lubrificada. Usava este spray em buggys 1/8 Todo Tereno onde o pó era MUITO e devia permanecer no chão e não no carro :D

Cumprimentos,

David

PS: Solução Barata !!!
 
Onde se arranja esse tal GT85 cá em Portugal?
E Já agora, quanto a limpezas de transmissão, o WD40 funciona bem? É que eu usava o Motul, mas apesar de grande vai-se com facilidade e custa 8€!!
 

ANTTEI

New Member
O WD funciona, pois limpa e protege ao mesmo tempo
tens é de ter cuidado para não deixar chegar aos discos e para não colocar directamente nas borrachas e plasticos dos deviadores...(o WD é muito agressivo)

Por isso, muito cuidado com o WD (uma vez borrifei o disco ....e não notei).
Bem, no passeio seguinte foram preciss uns bons 15Kms para ganhar novamente sensibilidade e perder a tremenda chiadeira....
 

DavidMrt

New Member
Epá GT85 em Portugal só conheço em algumas lojas de radio modelismo, muitos mecânicos (oficinas de carros) o usam tb. Não gosto do WD40, é bom é para limpar mas deixa as peças/plasticos muitos gordurosos e não é baseado em teflon salvo erro... GT85 mandei vir do ebay inglaterra, um pack de várias latas :D

Ah, e arranja um elo rápido se não tiveres e desmonta a corrente para a limpar sempre que dás uma volta muito suja, usa petroleo que te fica mais barato...
 

Miguel.RS

Member
Viva.

Desde que me dediquei a lavar a bike :D que uso os produtos da Motorex:

1º aplico Bike clean http://www.motorex.com/index.cfm?oid=1158&lang=en&webtoolDbTemp=eintragDetail&eintragId=163
2º deixo actuar 5 a 10 min.
3º Escovo a cassete e corrente e lavo com água com pouca pressão.
4º Lubrifico com Dry Lube http://www.motorex.com/index.cfm?oid=1158&lang=en&webtoolDbTemp=eintragDetail&eintragId=165
5º Aplico com um pano suave Bike Shine http://www.motorex.com/index.cfm?oid=1158&lang=en&webtoolDbTemp=eintragDetail&eintragId=167

Ah...e já agora Cristovão:

. Enquanto actua, lavo a corrente numa daquelas caixinhas próprias, com liquido da Motorex.

Onde se podem comprar estas "caixinhas próprias"?
É um simples tapperware com o líquido da motorex ou tem mesmo algo melhor?

Cumprimentos

PS: :D não, não tenho comissão na motorex :D
 
Last edited:
Boas.

Já ouvi falar muito bem do Petróleo para desengordurar, mas não me parece que seja o metodo mais seguro de limpar uma corrente. O Fairy faz melhor o serviço?

Cumprimentos,
JOrge Marinho
 

ANTTEI

New Member
Pois..tb uso o petroleo,mas para alem de teres de ter espaço em casa ( o cheiro e sujidade éconsideravel) tens de ter o cuidado de não deixarchegar aos discos de travão....
Aparte isto, alem de desngordurar tb tem propriedades lubrificantes e relamente faz um trabalho de limpeza muito bom
 

Brunaço

Member
Boas pessoal,

Venho desenterrar este tópico para questionar se alguém usa este produto da Finishline Para limpar a corrente:
179390.jpg


? Isto porque eu vivo num apartamento e como muitos de vós não tenho espaço para usar a mangueira para lavar de melhor forma a bicicleta, também não queria ter de tirar a corrente fora todas as vezes que a queira limpar. Sendo assim tenho limpo a bicicleta relativamente bem, a pior parte para mim é mesmo a transmissão, sendo que a minha corrente, cassete e afins tem já bastante lixo que não consigo remover com o desengordurante em spray. Então encontrei em videos no youtube o aparelho que vos mostro, gostaria de saber se alguém usa e recomenda, pelos videos de demonstração não me parece que isto dure muito tempo e é coisa para custar 30€.
Deixo aqui um video onde usam três técnicas para limpar a corrente sendo a última com recurso ao dito cujo.
http://www.youtube.com/watch?v=kMGxiLc8jHE&translated=1
 

telmo zt

New Member
boas bem mas pelo que vejo isso para um prédio onde não possas sujar o chão .... não me parece . .... é mais aciado mas não impede de sujares o chão , sempre podes fazer isso na rua cai sempre óleo e sujidade
 

Brunaço

Member
Sim, eu não limpo a bicla dentro do apartamento, faço-o nos arrumos e garagem onde posso sujar sempre um bocado. Agora o que não tenho disponivél é uma magueira para passar agua na corrente após aplicar o desengurdorante. E desta forma não consigo que a areia, terra, entre outros detritos saiam da corrente.
 

RGuerreiro

New Member
Eu como sou dos tais que desde que a transmissao esteija limpa que se lixe o resto da bike. Este topico vem mesmo a clhar para aprender mais umas tecnicas, para limpar só a transmissao
 

wawando

Member
Se uma corrente nova custa +- 20 eur vendo o preço destes kits de limpeza e os cuidados que temos que ter para os utilizar, quase que mais vale trocar de corrente do que andar a gastar tempo e dinheiro a limpar...
É muito dificil trocar a corrente?
Uma hipotese seria uma garrafa de petroleo e 2 correntes.
Enquanto andamos com uma a outra está de molho :)
 

SeteGu

Active Member
Acho que mais vale ter um elo de engate e retirar a corrente para a limpar bem do que gastar 20€ para a limpar... Depois a cassete, pedaleira, etc... já têm de ser limpos de outra forma... nem que seja a mangueirada, sempre tira a maior sujidade...
 
Ainda ontem limpei a minha corrente com líquido de limpar o fogão.
Tirei a fora da bicicleta e foi para dentro de um frasco com o líquido.
Agitei e deixei a ficar lá um pouco.
O mesmo para a cassete, desmontei-a e teve o mesmo tratamento.
A corrente, depois de tirar do líquido, foi passada por água e limpa num pano seco por fim foi só levar óleo.
Ficou como nova e o custo foi 4 euros para o líquido.
Tenho é cuidado para fazer tudo isso com a transmissão fora da bicicleta, pois o líquido poderá ser prejudicial a pintura do quadro.
 
Top