Limpeza da Transmissão

jginja

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viva,
hoje experimentei um novo produto de limpeza:
- sumo de um limão
- detergente da loiça (do Lidl)
sem acrescentar água, juntei os dois componentes num recepiente pequeno (utilizei uma garrafa de plástico de água de 0.50lt, cortada +- ao meio), e com uma escova dura, limpei pedais, e toda a transmissão.
o resultado é satisfatório. os pedais, os desviadores, a cassate e a pedaleira ficaram limpos. a corrente, por ser nova ainda, uma LX da Shimano, ainda tem alguma daquela "massa consistente" que lhe poêm na fábrica. contudo o "liquído" tirou a maior parte da porcaria e a transmissão ficou limpa.
acho que se o detergente for mais concentrado e/ou forte o resultado será melhor. usei o limão por curiosidade. da próxima uso sem o limão.

boas pedaladas
 

ggx2

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Boas
apenas um pequeno comentário. Não me levem a mal pls! :wink:
Este é um desporto/actividade em que se gasta bastante $$$ em material, em que há muitos que procuram o melhor e ultimo grito (independentemente dos motivos), pelo que me parece um bocado disparatado estar a inventar e a utilizar produtos ao acaso. Petróleos, gásoils e similares costumam ter efeitos nefastos em pinturas, borrachas e plásticos. Os detergentes de cozinha são desengordorantes, mas também tem outros aditivos e não foram preparados para limpar peças/sistemas mecâncias. Também o efeito na corrente me parece que não será muito saudável, dado que entranham e depois impedem que o lubrificante entre nos elos e produza o efeito desajado de manter a lubriciação durante a utilização, dado serem produtos com efeitos solventes e de limpeza fortes e que não dispersam fácilmente com a água. Depois não digam que o material só dura x, quando era suposto durar y e que as correntes da marca xpto só duram 500Km.
Eu por mim tenho pouca tendência a inventar. Posso procurar soluções económicas em marcas brancas ou de 2ª linha, mas prefiro utilizar produtos recomendados. :wink:

Fiquem bem
 

golias

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Pois...

com tantos truques!! enfim ... o que era mesmo bom era dizerem as marcas e nome dos produtos que usam!!

assim a malta ficava mais agradecida.
 

gfnc

Utilizador Banido
sergiobtt said:
petroleo, um recipente pequeno c/ petroleo e um pincel para escovar tudo... sai tudo!
depois tem que se lubrificar tudo muito bem!
e resulta!

com petroleo sai tudo....mesmo tudo...ate as letras do desviador :mrgreen: foi o que me aconteceu...e usava petroleo a anos, nunca tinha visto tal coisa..
cumprimentos
 

sabino

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Olá,
já que li o topico ate ao fim tambem vou opinar 8)


ggx2,
nem tudo o que é recomendado para certas coisas é o melhor para essas mesmas coisas. os detergentes da loiça, como alguns ja referiram, foram feitos para lavar loiça e nao para lavarmos as bikes, no entanto se aplicados nesta area parece que tambem produzem efeitos satisfatorios (eu pessoalmente nao gosto). o gasoleo e gasolina encontra-se a venda apenas nas bombas num dispositivo com uma "pistola" propria para encaixar nos depositos dos nossos carros e não na padaria ou noutro sitio qualquer pois têm como principal funçao colocar os nossos automoveis a andar e não serem usados para lavar bikes ou outras coisas do genero (a gasosa tambem nao foi feita para pegar fogo a armazens e florestas e no verão os telejornais dizem que resulta muito bem!),
no entanto se aplicarmos gasoleo ou mesmo gasolina nas transmissões das nossas bikes seguido de uma boa escovadela, com escovas proprias ou com uma simples escova de dentes (eu pessoalmente utilizo gasoleo), duvido que hajam produtos "recomendados" que produzam melhor efeito, na melhor das hipotesses limpam tao bem, agora melhor duvido.
se estraga?! estraga. se mal aplicado estraga. se utilizarmos correctamente nem por isso. ha anos que limpo as transmissoes assim e ate agora nao estraguei nada nem duraram menos do que era suposto. quando me refiro a utilizar correctamente este tipo de produtos (gasoleo, gasolina etc) não é deixar a bike ao sol x minutos com as transmissões embebidas nestes produtos para que produzam efeito como se faz com os desengordurantes de supermercado ou deixar peças mergulhadas em recipientes de um dia para o outro como alguns fazem. eu pessoalmente, aplico e escovo em simultaneo com um brinquedo destes:
http://www.dhwagencies.com/images/barbieri/chain/pro.gif e acabo a limpeza da cassete e pedaleira com uma escova de dentes e imediatamente a seguir lavo com agua corrente (nao a pressao). resumindo as peças nem 5 min cheiram o gasoleo pois levam com agua imediatamente apos serem escovadas. e ha quem diga: "ah mas o gasoleo pode nao sair todo com agua", pois pode, mas por norma até sai, mas eu coloco uma quantidade minima de shampoo de cera para os carros no balde que vou utilizar para lavar o resto da bike e escovo novamente a transmissao quando escovo a bike e apos lavar tudo com agua novamente nao fica la nada. resta deixar secar e lubrificar.

se é a melhor tecnica ou nao, nao sei, sei que é a mehor que utilizei ate hoje e a minha bike lambe-se apos ser lavada e ate agora ainda nao pifei nada :D
 

imendes

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também eu concordo com o sabino deixei o petróleo para começar a usar o gasóleo (até porque é mais barato) compro 5 litros, metro de uma garrafa com "burrifador" e coloco antes de começar a passar água (na lavagem) depois quando a água passa lá, saí tudo, experimentem! depois também lavo com shampoon para automóveis e saí! Depois ainda enxugo com um pano seco, e volto a limpar a corrente com um panoi seco (também) depois então vou à lubrificação! Gasóleo so tem um problema, assim como o petróleo, o cheiro ficas algum tempo nas mãos :| Abraços e boas pedaladas!
 

BEJIX68

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Pois é pessoal, num aparelho daqueles que o sabino fala, mas com mistolin da loja do 1,50€. (300)
Não deixa aquele cheiro de gasóleo e limpa muito bem.
Na cassete, com uma escova e o mesmo produto, fica impecável, só tem que se ter cuidado com o disco traseiro.
 

undercover

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Depois de ler atentamente a opinião dos diversos bbtistas sobre um tema que a todos interessa (limpeza da bike) aproveito para deixar aqui também a minha.
No que diz respeito a produtos de limpeza, não vale a pena andarmos a inventar com produtos alternativos quando não temos a certeza se não estaremos a estragar algum do nosso precioso e caro material. Para não falar dos cheiros que alguns dos produtos derivados do petróleo podem deixar nas nossas garagens, o que pode em muitos casos causar alguma erritação na nossa cara metade.
Assim optei por comprar um daqueles produtos que está à venda nas lojas de bikes, que alem de não terem cheiros, afirmam não serem poluentes.

Para lavar a minha bike começo por retirar a corrente (elos rápidos) e coloco-a num pequeno recipiente onde coloco alguma borrifadelas do produto de limpeza de bikes.
Depois pulverizo com o mesmo produto a cassete, desviadores, discos, pedaleira e as partes moveis da suspensão traseira e com a ajuda de um pincel, esfrego estes componentes ao máximo. Sem a presença da corrente conseguimos limpar a 100% todos estes elementos, pois conseguimos chegar a locais onde com a corrente no sitio seria impossível.
Depois de retirar o produto com agua corrente (sem grande pressão), lavo o resto da bike com detergente de lavar o carro e com um pano bem macio, os cardados das rodas são esfregados com uma escova para retirar todos os restos de lama.
Depois de a ter todas esfregada e lavada, viro a bike ao contrario e volto a repetir o processo, pois existem sempre alguns locais que na posição "normal" não estão muito acessíveis.
Finalmente retiro a corrente do recipiente onde estava de molho, esfrego-a com o pincel e passo-a com agua corrente.

Temos a nossa bike a brilhar, agora é deixar tudo secar muito bem e depois começo por lubrificar os desviadores da frente e de trás antes de colocar a corrente. Depois meto a corrente no sítio e vou rodando a pedaleira e colocando um pequeno fio de óleo Shimano na corrente. Após uma ou duas voltas toda a corrente está devidamente lubrificada, basta faze-la passar por todos os "carretos" da nossa cassete e pedaleira para que estes fiquem igualmente lubrificados.

Estaciona-se na garagem onde fica a aguardar a próxima saída :wink: :wink:

Pode não ser o método perfeito, mas o resultado final é muito bom
 

Bravellir

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Excelente descrição. ( tirando a parte de atirar desengordurante para os pivots da suspensão )

O que era engraçado era se na próxima tirasses umas fotos para juntar ao relato ;)
 

ZeTT

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Eu comprei este na decathlon, já trás um detergente muito bom e pode-se meter qualquer outro detergente mais barato.

http://www.dhwagencies.com/images/barbieri/chain/tornado.gif

Penso que é uma boa opção para quem usa detergentes especificos de bike, porque poupa-se muito detergente na limpeza da corrente e é de fácil limpeza depois de utilizado.

Depois mais uma borrifadela e pincelada na cassete e desviadores e água para enxaguar.
 

undercover

New Member
Bravellir said:
Excelente descrição. ( tirando a parte de atirar desengordurante para os pivots da suspensão )

O que era engraçado era se na próxima tirasses umas fotos para juntar ao relato ;)

Eu não coloco desengordurante nos pivots da suspensão, coloco é nas partes móveis do sistema maestro do meu quadro GIANT TRANCE.

Boas lavagens
 

bitokes

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Boas,

Depois de ler todas as vossas técnicas, pergunto-me uma coisa.

Tenho um pequeno quintal e também lavo a minha velhinha Proflex com petroleo mas o que faço aos resíduos da limpesa?

O BTT em geral tão preocupado com o ambiente agradece uma solução.

Cumprimentos a todos,

JG
 

Boinga

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bitokes said:
Boas,

Depois de ler todas as vossas técnicas, pergunto-me uma coisa.

Tenho um pequeno quintal e também lavo a minha velhinha Proflex com petroleo mas o que faço aos resíduos da limpesa?

O BTT em geral tão preocupado com o ambiente agradece uma solução.

Podes arranjar um tabuleiro e pões por baixo da bicla para apanhar os resíduos. Qd acabares, deitas tudo para dentro de uma garrafa convenientemente identificada e colocada longe das crianças. Depois de 27 limpezas, qd a garrafa ficar cheia, passas pelo Ecoponto e deixas lá, eles têm um reservatório próprio para óleos velhos.

Com um bocado de jeito deve dar para reaproveitar o petróleo para várias limpezas, é uma questão de filtrar/ deixar que o lixo assente no fundo.

Boinga
"ProFlex rules!"
 

tlages

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Depois de usar a técnica do petróleo e passar para a do gasóleo, deixei-me destas soluções até porque trás alguns inconvenientes:
- As borrachas, plásticos e vedantes ficam ressequidos;
- Quando cai alguma pinga nos discos perdemos durante uns tempos a travagem a que estamos habituados;
- Por fim, onde deixar estes resíduos?

Simplesmente comecei a usar isto http://www.motorex.com/index.cfm/fuseaction/show/path/1-418-444-852-860
Borrifo desviadores, corrente, cassete e pedaleiro, deixo ficar 15 de molho e depois de lhe dar uma mangueiradada, está tudo impecável.
Depois, basta lubrificar de novo.
 

valezim

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Re: Limpeza da Transmissão

Eu caio na possibilidade de responder a algo que alguém terá já dito, no entanto:
Eu, a primeira coisa, é fazer uso dos elos rápidos da corrente, retiro-a e lavo a bicla com um detergente normal da loiça, mas com especial afinco na transmissão, chegando inclusivamente a usar faca ou palitos nos resíduos secos de óleo no pedaleiro, desviadores, cassete e rolitos!
Seguidamente, enfio a corrente dentro de uma garrafa de 1.5l com um pouco de petróleo, gasóleo ou gasolina, agito o suficiente e deixo penetrar o solvente utilizado.
Após isto, corto a garrafa pelo nível do liquido, retiro a corrente e deixo secar. Monto tudo e lubrifico convenientemente!
Fica como nova! E até prova em contrário, não se de melhor maneira!
 

100do

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jonypaul said:
E o que aconselham a quem não tem mangueira para dar a dita mangueirada? :mrgreen:
Tá visto que tens o mesmo problema que eu.
Não tenho água na garagem. Tenho lá um sitio para a torneira mas teria que pedir mais um contador ou fazer uma ligação marada. Eu até a fazia, mas não sei qual é o tubo que segue para a minha garagem...

Para já não tenho solução e por isso anda por lavar, mas brevemente vai precisar de uma limpeza a sério.

A minha casa fica a +/-2km do elefante azul. Já pensei meter gasoleo na corrente, em casa, e depois ir ao elevante azul. 0.50€ devem chegar para lavar a transmissao. O quadro talvez lave melhor com um pano molhado ao pe de casa.
 
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