Kona 2008

P.M.

Member
Sim, ZeTT, concordo contigo.
Mas é a tal questão, é esperar pelos relatos das primeiras pedaladas (e se possivel conseguir experimentar :twisted:) e depois ver a realidade...

Mas sim, as konas são sempre excelentes montadas! Já vou na segunda e continuam a ser uma boas máquinas.

P.M.

PS: Sinceramente acho as novas coiler/air bastante horriveis a nivel estético... Acho que tão cedo não troco a minha...
 

BigFoot

New Member
seja quem tiver razão no que diz a respeito do funcionamento.. a idea é boa..
O contra é não ter o efeito desejado na ocasião tal como o PM disse..

Mas o tempo o dira, e caso isso assim seja.. o tempo ade melhorar o conceito..

As que mais me impressao me fazem assim de olhar é as stinky..



Cumps.


Burno Atalaia
 

jpsantos

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Boas,

"digo eu que sou barbeiro... nascido e criado aqui..."

Este sistema é aproximação do sistema perfeito de suspensão para evitar o problema da rotação do amortecedor quando varia de posição atenuando assim as forças horizontais e a linearidade no mesmo.

O amortecedor vai acompanhar assim o efeito rotativo do braço deslocando o ponto inferior para uma posição mais simétrica ao ponto superior.

Esta foto que montei demonstra os casos extremos em que o amortecedor não está simétrico.

konawv6.jpg


Se funciona... isso é outra "conbersa" :lol:

João Santos
 

Bravellir

New Member
ha... muito interessante... o que queres dizer é que o angulo entre o eixo do amortecedor e o vector da força que a suspensão exerce sobre ele é sempre 0 ou se aproxima de 0? Isso era excelente, aumentava em muito a eficácia do amortecedor e talvez até a durabilidade.
Ou seja, uma excelente razão para justificar o funcionamento simultáneo dos "dois" sistemas ( que afinal seria só um ).
Mas, para isso funcionar, o link prateado tinha de ter o movimento "controlado" pelo resto do triangulo? ou não?
 

P.M.

Member
Mas, para isso funcionar, o link prateado tinha de ter o movimento "controlado" pelo resto do triangulo? ou não?

Sim, é controlado pelo triangulo traseiro. Se reparares, com o movimento (para trás e para cima) da roda traseira, o triangulo traseiro puxa o link.
Boa observação João.

P.M.
 

andrextr

Active Member
Então segundo o que percebi é isto que acontece não é?

blaga1.jpg


Onde a linha branca é o movimento do pivot (a curvatura esta um pouco exagerada), e as linhas vermelhas são a posição vertical do amortecedor! Ou seja, o amortecedor vai ficando mais deitado à medida que o curso avança de modo a ser tangente à linha branca. Ou seja, usando os termos do Bravellir, o vector de força é 0 ao longo do curso.
Mas para isso o Link prateado tem que mexer (linha verde) ao longo do curso.

Agora uma questão, à medida que o link prateado avança para a esquerda (na imagem) isso altera a geometria e faz aumentar o curso? Passando dos 150 para 170? É isso?


Para perceber a diferença entre este sistema de ponto de apoio variável e um sistema normal (ponto de apoio fixo), fiz uma figura semelhante, mas para ponto de apoio fixo:

blazzzce0.jpg


Portanto, aqui o amortecedor também inclina consoante o curso, mas o ponto de apoio é fixo, pelo que as linhas vermelhas convergem para um ponto (ponto de apoio), e o amortecedor não é tangente à linha do movimento do pivot (branca), pelo que o tal vector das forças nem sempre é 0 e o sistema não é tão "linear"...
 

ruiabreu

New Member
Já agora, segundo o que eles dizem e se realmente funcionar também como eles dizem, só existem uma coisa a dizer: Fantástico! :yeah:
 

Bravellir

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há.. deixei passar completamente o efeito da corrente e do travão. Estava a pensar exclusivamente nas irregularidades. :oops: Mas nem estivemos muito mal hehe

Não serve para mim, porque com a força que eu pedalo, aquela porcaria nunca ia mexer LOL. Mas está muito bem desenhado. Vamos lá a ver como funciona na realidade.

E alguem já contou o nº de rolamentos/casquilhos??? 18 :shock:
 

jpsantos

New Member
Bravellir said:
ha... muito interessante... o que queres dizer é que o angulo entre o eixo do amortecedor e o vector da força que a suspensão exerce sobre ele é sempre 0 ou se aproxima de 0? Isso era excelente, aumentava em muito a eficácia do amortecedor e talvez até a durabilidade.


Sim, era isso mesmo que queria dizer esqueci-me de referir a durabilidade, mas tinha pensado nisso na altura.


João Santos
 

ruiabreu

New Member
Reparem no que diz no fundo da página de apresentação do "Magic Link" da KonaWorld:

"THIS PRESENTATION FOR APPROVED, INTERNAL KONA USE ONLY - DO NOT SHARE "

Para algo secreto, não foi muito dificil de encontrar...deveriam ter mais cuidado! :twisted: :mrgreen:
 
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