Kona 2008

ruiabreu

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andrextr said:
Que conversa nerd :mrgreen: :mrgreen:

Podes crer!! :mrgreen: :mrgreen:

Atenção, eu estou a falar pelo que me parece nas imagens e pelo que li!

andrextr said:
Então mas o sistema é dinâmico ou é estático? Isto é, o curso vai variando automaticamente consoante o terreno, ou tu ajustas a mola para um determinado curso, e ele fica sempre assim até alterares novamente a mola?? É que a ideia com que fiquei é que a mola azul vai oscilando (não sei bem como) e isso vai alterando o curso...

Acho que é dinâmico! A força empregue na mola azul é que vai fazer com que o sistema aumente o curso mais cedo ou mais tarde...dependendo sempre da força aplicada (pré-carga) na mola.
 

andrextr

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Pois, então agora a questão é saber como é que a mola entra em oscilação! Ou seja, como é que o sistema é activado!
Será com a força proveniente da compressão do amortecedor? Será que essa força empurra o ponto de apoio do amortecedor para trás, de modo a ter o curso máximo?

Hmm, isso acho que é demasiado complexo, provavelmente o sistema deve ser estático... Mas só mesmo vendo!
Às vez um video fala por mil imagens.... :mrgreen:
 

Pax

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Se esse sistema funcionar assim como nós estamos a prever, cheira-me que irá criar algumas folgas e requerer alguma manutenção... :roll:
 

andrextr

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Pax_Eco said:
Se esse sistema funcionar assim como nós estamos a prever, cheira-me que irá criar algumas folgas e requerer alguma manutenção... :roll:

Em principio não, porque nós ainda não conseguimos prever nada.... :mrgreen: :mrgreen:
 

Bravellir

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Estive a matutar na coisa que acho que cometi um erro. Na verdade o curso não varia. O curso é sempre de 177mm. A única coisa que varia ou é diferente, é que os 152mm iniciais são amortecidos pelo amortecedor a Ar, e os restantes 25mm são amortecidos pela mola. Ou o inverso. E esta do inverso é uma boa questão.
Qual dos dois amortecedores funciona primeiro?
Dependerá apenas das respectivas pré cargas ou terá outro sistema qualquer para garantir uma determinada "ordem" no funcionamento.

Temos três hipóteses.

1. Funcionam os dois em simultâneo. Não acredito. Assim a frio, não estou a ver a vantagem de ter dois sistemas de amortecimento a funcionar em dois eixos em simultâneo.
2. Como diz o pax-eco, a pré carga na mola será superior à do amortecedor a ar, a apenas quando este esgota ( drops ;) ) a mola serve com extensão ao curso e sistema de protecção do amortecedor. Acho que faz sentido.
3. Se é verdade que as molas tem sensibilidade de funcionamento inicial muito superior a um amortecedor a ar, poderia funcionar ao contrário?? A mola,com a pré carga inferior, faria os 25mm iniciais com mais sensibilidade, e o amortecedor a ar faria os 152 restantes? Dúvido. Iria ser um problema o bombear e depois, 25mm?? Nem em xc são interessantes.

Isto é engraçado. Era mais fácil ler o que diz a marca e pronto, mas assim é um bom exercício e aprende-se umas coisas :D
 

P.M.

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Boas,

Aqui vai o que percebi do conceito...

A diferença desta para outros faux-bar é o facto de a posição do apoio inferior do amortecedor ser variável e assim conseguir-se os extra 25mm.

Quando estamos sentados (ou numa posição onde o corpo aplica o peso à frente da pedaleira), a distribuiçao de força faz o link prateado manter-se vertical e paralelo ao tubo do selim. Nesta situação, temos os 152mm.

Quando mudamos o peso, para uma posição com o corpo mais recuado (por exemplo, a descer), a distribuição de forças faz o link rodar para perto do tubo do selim, modificando a posição do apoio inferior e conseguindo o curso extra. Os angulos da testa e do selim vão aumentar, modificando a geometria inicial.

A mola serve para controlar o movimento do link prateado, sendo uma maior pré carga correspondente a uma maior resistência para se mudar para a posição dos 177 (ou seja, com maior pré carga, será necessária mais peso atrás para mover o link e aumentar o curso).

As vantagens serão o facto de a mudança de curso ser linear e ser resultante do movimento do corpo (digamos, automáticas...) e a mudança de angulos na descida.
Como desvantagens diria alguma instabilidade, mudanças de geometria indesejadas, sistema um pouco complexo... E aquelas escoras vão apanhar muita porrada...
No entanto é cedo para opinar. Com o tempo logo se verá se é realmente bom.

P.M.
 

andrextr

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Então pela descrição do PM isto é basicamente igual ao sistema da Bionicon, só que aqui não há botões...
 

Bravellir

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Não acredito que o link prateado se mova pela pura mudança do peso do corpo. Se fosse o caso, na primeira irregularidade a descer, na recuperação, o link ia voltar à posição inicial e reduzir o curso???
 

ruiabreu

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Bravellir said:
Não acredito que o link prateado se mova pela pura mudança do peso do corpo. Se fosse o caso, na primeira irregularidade a descer, na recuperação, o link ia voltar à posição inicial e reduzir o curso???

Tembém acho...continuo a manter a minha opinião inicial...
 

JorgeSantos

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Estranho, muito estranho. Já dei voltas e mais voltas á moina e não consigo perceber qual o movimento que aquilo vai ter, e qual a vantagem. Será Bluff da Kona.

" O Mistério da Mola da Kona" :mrgreen:
 

Amukinado

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Eu acho que isto é tecnologia a mais para uma bike que foi feita para a porrada... :mrgreen:

Quanto às Konas em si, estão um bocado esquisitas. Preferia vê-las com as Marzocchi de 2007. :oops:
 

Amukinado

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Josant said:
andrextr said:
Amukinado said:
Quanto às Konas em si, estão um bocado esquisitas.

:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:


Não tenho notado diferenças nenhumas :mrgreen: :mrgreen:

Isso é porque se calhar usas sempre a mesma! :D

Se fosses utilizando delas mais recentes ias notar diferenças.... :wink: :mrgreen:
 

JorgeSantos

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Amukinado said:
Josant said:
andrextr said:
Amukinado said:
Quanto às Konas em si, estão um bocado esquisitas.

:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:


Não tenho notado diferenças nenhumas :mrgreen: :mrgreen:

Isso é porque se calhar usas sempre a mesma! :D

Se fosses utilizando delas mais recentes ias notar diferenças.... :wink: :mrgreen:

:back2topic:

Não me posso pronunciar, a minha Maria tb é leitora do fórum :assobio:
 

andrextr

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Ai ai, o rolo da massa tá a sair disparado na tarda :mrgreen: :mrgreen:

À viva!!... Bom, voltando à questão da mola das Konas.....
 

Amukinado

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Parece que estas bikes não têm pêlo.... Ao contrário da do André! :rotfl:

Não gosto de ver ali as Marzo de 2008! :oops:
 

ZeTT

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A explicação do P.M., parece-me mais perto da realidade, excepto que quando passamos de plano para descida, com o corpo na mesma posição, o peso desloca-se para a frente e não para trás, o que obriga a parte inferior do amortecedor a ar a recuar, ao longo do link prateado, para junto do tubo vertical, o que reduz automaticamente a altura do selim ao solo. Isto significa que o magic link é mais sensivel que o amortecimento a ar. Depois temos o curso do amortecedor para amortecer os impactos. A mola azul deve servir para tornar o sistema progressivo e evitar "bombeios" em alterações súbitas da distribuição do peso.
As konas, com ou sem pelo, são sempre boas montadas.
 
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