Kona 2008

ruiabreu

New Member
Aqui ficam alguns do novos modelos da Kona para 2008.
A que pelos vistos vai sofrer mais alterações, vai ser a Coiler/Coilair com um sistema de alteração de geometria para subir o outro para descer...e a introdução de uma Stinky Air, sendo que as Stinky passarão a vir com suspensões de corôa simples.

Mas passemos ao que interessa, às imagens:


Coilair Supreme:

df42acfdc99294fdc204-1183026135.jpg


kona08_coilair2_500.jpg


kona08_coilairmove2_500.jpg




Stinky Air:

207e5458d51c7a4e9b7d-1183026115.jpg



Stinky Deluxe:

bf9bfe91fec5dff5e4b7-1183026151.jpg



Stab Supreme:

18ad9d07b467da7d3e09-1183026075.jpg



Bass:

c7f2b038bee3034b1a73-1183026087.jpg



Dawg Supreme:

6c29f3f04e6930fe4f93-1183026011.jpg



Hei Hei Supreme:

d344cb20807f0a7994bd-1183025664.jpg




Mais novidades e informações em:

http://www.soulbiker.com/de/photos/album/gallery/kona-2008/
http://www.soulbiker.com/de/news/re...product-launch-2008-im-italienischen-livigno/
 

BigFoot

New Member
As pinturas estao muito mais bonitas do que as deste ano!
Gosto das inovaçoes e alteraçoes.. não gosto é muito de ver aquela "mola" nas coilair..
A stinky perdeu o ar matacão.. parece melhor nalgumas coisas.. as dowg e a hei hei parece em as contenssa com aquela curvatura no quadro.. mas por acaso não acho que fiquem mal..
em geral to satizfeito com as novas de 2008, mas não a nada como ver ao perto.. :mrgreen:
 

shelltox

Super Moderador
isto é que são bikes :D..
só continuo a não gostar do lettring...as cores este ano estão mais.. convencionais... o restou vou apreciar com calma
 

BigFoot

New Member
tem todo o aspecto de ser para cortar o bombear na pedalada.. mas fica muita feio.. podia ser mais discreto.. mas se funcionar..
 

ruiabreu

New Member
andrextr said:
Alguém me sabe explicar para que raio serve aquela mola azul ?

Bigfoot também não tem a ver com o bombear.

É assim:
O sistema "Magic Link" da Coiler/Coilair, permite um curso entre 152mm e 177mm! Sendo este curso ajustado automaticamente! Ou seja, o próprio eixo pedaleiro vai "descendo" conforme o curso que vem sendo preciso e o ponto inferior de apoio do amortecedor vêm-se aproximando do quadro (mais curso). Essa mola azul vai permitir ajustar a sensibilidade desse ajuste! Ou seja pode-se alplicar uma précarga à mola!... Se a mola tiver pouca força o sistema varia mais rapidamente, se tiver mais força vai custar mais a variar. Por isso é que nas duas fotos que tem logo por baixo da Coilair Supreme, é que tem uma Coiler sem mola, para se conseguir demonstrar o sistema porque, como é obvio, sem mola não existem forças...acho que me fiz explicar... :D
 

Bravellir

New Member
Não me parece que seja isso. Deve ser o sistema de variação de geometria. Na posição que está, terá o curso completo. Se a mola azul de comprimir, o curso vai reduzir. ( comparem as duas ultimas fotos. Onde falta a mola.
Agora porquê uma mola e não um sistema de alavanca simples? Será porque se vai poder mudar "remotamente" e em andamento? Parece que será isso. Carregas num botão qualquer enquanto sentado, e o curso reduz ( mola comprime ) , abres o botão e ao primeiro solavanco a mola faz o sistema voltar ao curso inicial. Ou seja, igual ao sistema de variação de curso numa suspensão, só que nas suspensões a mola está escondida.

De qualquer maneira não passa de especulação. tenho a certeza que em breve não se vai falar de outra coisa. O azul é puro markting, eles vão "vender"a mola. Já repararam no nome?? Mudou para coilair ou seja Mola + Ar :D

P.S. Pronto :d enquanto eu escrevia o ruiabreu já explicou tudo. Não andou muito longe a minha especulação :D
 

ruiabreu

New Member
Bravellir acredita que é assim!
Por isso é que eles dizem que a Coiler/Coilair têm de curso 6"+1".
O curso mínimo são 152mm (6") e o máximo são 177mm (7"). Não existem alavancas, nem botões...a geometria e o curso das Coiler/Coilair vai estar sempre a variar e essa pequena mola azul é que nos vai permitir escolher quando queremos que comece a variar...

ps: Bravellir pensei que quando escreveste "Não me parece que seja isso" te estavas a referir a mim. :D
 

andrextr

Active Member
Essa coisa das molas é uma geringonça do caraças e ainda não percebi a vantagem...

O sistema mais eficaz que vi até agora, respeitante a essas alterações de cursos/geometrias, ainda foi o da Bionicon.
Esse da mola azul não me convence. Eheh :twisted:

E mais não digo até ver.
 

ruiabreu

New Member
André, no sistema da Bionicon podes escolher se queres andar na posição X ou Y.
Nas novas Coiler/CoilAir o sistema permite-te ir se X para Y.

Se convence ou não?! Vamos esperar para ver e experimentar. Agora dizeres já que não convence...
 

ruiabreu

New Member
Bravellir said:
Na posição que está, terá o curso completo. Se a mola azul de comprimir, o curso vai reduzir. ( comparem as duas ultimas fotos. Onde falta a mola.

Bravellir, outra coisa, reparei neste pormenor que escreveste e acho que é exactamente ao contrário. Quanto mais comprimir a mola mais curso ganha, exactamente pelo que eu disse à pouco.
 

Pax

New Member
A mim parece-me que essa molinha funciona como um "estrangulador" do curso.

Para os grandes impactos, esse sistema desbloqueia e permite o curso todo da traseira.

Para os pequenos impactos o sistema da molinha não funciona.

Será isto?? :roll:
 

ruiabreu

New Member
Pax_Eco said:
A mim parece-me que essa molinha funciona como um "estrangulador" do curso.

Para os grandes impactos, esse sistema desbloqueia e permite o curso todo da traseira.

Para os pequenos impactos o sistema da molinha não funciona.

Será isto??  :roll:

Pax Eco já expliquei para que serve essa molinha...lê os meus anteriores posts.
 

andrextr

Active Member
OK, eu já percebi que a mola vai mexer no ponto de apoio do amortecedor, e que isso altera o curso, eu só não percebo é como e quando é que a mola entra em funcionamento!... Como é que a mola sabe se é preciso mais curso ou menos?

Porra, eu desta vez não estou a perceber a mecânica da coisa :eish: :eish: :choneh:

EDIT: Será que durante um impacto, o amortecedor ao ser comprimido vai empurrar o ponto de apoio mais para trás, aumentando assim o curso?
 

ruiabreu

New Member
andrextr said:
OK, eu já percebi que a mola vai mexer no ponto de apoio do amortecedor, e que isso altera o curso, eu só não percebo é como e quando é que a mola entra em funcionamento!... Como é que a mola sabe se é preciso mais curso ou menos?

Porra, eu desta vez não estou a perceber a mecânica da coisa :eish: :eish: :choneh:

A mola não sabe! Tu é que tens de saber :D
Agora, pelo que me parece, acho que se tirares o curso da mola azul, o sistema nunca vai passar dos 152mm e vice-versa.
Tu é que vais ter de saber ajustar a progressividade do aumento do curso.
 

andrextr

Active Member
ruiabreu said:
vais ter de saber ajustar a progressividade do aumento do curso.
Que conversa nerd :mrgreen: :mrgreen:

Então mas o sistema é dinâmico ou é estático? Isto é, o curso vai variando automaticamente consoante o terreno, ou tu ajustas a mola para um determinado curso, e ele fica sempre assim até alterares novamente a mola?? É que a ideia com que fiquei é que a mola azul vai oscilando (não sei bem como) e isso vai alterando o curso automaticamente durante a volta...
 
Top