Garmin Dakota 10 / 20

EKTAR

New Member
Ajuda - Como gravar um track no dakota 20

Olá boas

por favor?
estou a começar a mexer no Dakota 20 e tenho uma enorme duvida. Como grava um track? Tenho que ter a gravação de percurso activa? e em que modo? e depois para começar a gravação como é? é só apagar os dados da viagem (1ª opção do menu "Repor dados"). E no fim da voltinha o que faço para parar?

Obrigado e um abraço
 
Ajuda - Como gravar um track no dakota 20

O Dakota está sempre a gravar a partir do momento que está ligado e com satélites. Os trilhos gravados são colocados num ficheiro único mas com percursos separados (a separação é feita com o desligar/ligar ou pela mudança de perfil). Podes salvar cada percuso separadamente. Se não apagares o tracklog quando ele chegar a 10000 pontos o Dakota começa a realizar um autosave dos percursos armazenados.
 
Ajudem -me
2 Dúvidas
1ª - Tenho um Dakota 10, coloco um track para fazer na pasta gpx, até aqui tudo bem, coloco-o para o fazer e sem problemas faço-o, mas se por algum motivo me desvio da rota do track ele começa a marcar, mas depois como vejo no gpsies o gráfico de altimetria, já que o track que fica no gps é o track que tinha lá colocado, ou seja o original.
2ª - no mesmo dakota 10, ligo o gps e carrego em mapa, e ele começa a fazer o pecurso conforme vou-me deslocando, no final tenho de carregar em algum botão para gravar??? é que depois vou á pasta gpx e não está lá o track que fiz...

Obrigado
 

Zagamofo

New Member
Ora bem:

1ª - O track novo mesmo saído da rota vai sempre ficar no gps. Basta fazer upload para o site do garmin que aparece a altimetria do passeio novo e não do track previamente carregado. Esse track fica la sempre no gps obviamente ate ser apagado, mas quando chega à parte de carregar dados novos é sempre o que foi feito no gps, não sei se me expliquei bem.
2ª - Desde que ligamos o gps e começamos a andar ele começa automaticamente a gravar o percurso, para parar o mesmo basta desligar o gps ou fazer reset aos dados da viagem na secção de Configuração/Repor/Repor dados Vg.(cronometros, médias, etc.). Depois para gravar esses mesmos percursos em trajectos no gps é preciso ir a Trajectos e depois Trajecto actual e aí dá para guardar o trajecto todo ou só parte.
 

ricbarata

New Member
Boa tarde .

ha pouco tempo comprei um dakota 20 (seguindo as opiniões do forum ) mas tenho uma duvida :

é possivel ver o restante de um percurso que tenhamos gravado no aparelho graficamente, aonde estamos e o que falta percorrer...á semelhança do oregon e do 800 ???

Obrigado

 

JoãoLopes

New Member
O que digo é que se for ao gpsies desenhar um track, o grafico de altimetria posterior ao meu sitio nao aparece.. Mas se alguem gravar o track e tu usares esse track o grafico posterior aparece. Nesse caso se o fizeste no gps tem!
 

ricbarata

New Member
JoãoLopes ,um track que tenha arranjado ,que tenha sido feito por um outro GPS e colocar na memória do meu ,deve dar ??

da próxima vou tentar uma vez mais ... penso que erro seja nas configurações .... a escolha dos espaços que estão disponiveis ....

Obrigado
 

shelltox

Super Moderador
@ricbarata Se utilizar um mapa com informações DEM (Digital Elevation Data) irá aparecer o gráfico de altimetria, pois o GPSr terá esses dados como preferenciais(além de, que até em uma route irá aparecer altimetria). O Topolusitânia já tem 2 mapas destes, um só camada DEM outro o Topolusitânia com DEM incluído.
 

shelltox

Super Moderador
Pode colocar a TopoLusitania DEM Aster (mapa "mudo" só com a altimetria de Portugal Continental) e sobrepor ao mapa que usa é só ter os 2 activos
 

batistabomb

New Member
boa noite ao fórum, este é o meu 1º post...
amigos, tenho um dakota 10 e já li algo sobre fotos georeferenciadas, ora como consigo estas fotos e onde as coloco no gps?
com estas fotos, posso utilizar a função ''para onde?'' através de foto?
toda a ajuda sobre estas e outras funções complicadas são bem vindas, pois ainda sou ''maçarico'' com este gps.
deixo também a info que o meu uso é basicamente ''geocaching''.
os meus parabéns pelo excelente fórum...
um abraço
 

shelltox

Super Moderador
fotos georeferenciadas, ora como consigo estas fotos e onde as coloco no gps?
Existem vários programas que o fazem, um que provavelmente tem á mão é o BaseCamp. Eu tenho no cartão de memória na pasta Garmin/jpeg (mas suponho que funciona em outro qualquer nome)
com estas fotos, posso utilizar a função ''para onde?'' através de foto?
Sim
meu uso é basicamente ''geocaching''.
Assim sendo, penso que o ideal é ter os spoilers no DK, Para isso existem programas que descarregam automaticamente os spoilers do ficheiro .gpx de geocaching o SpoilerSync e depois o GPS Add as georeferencia automaticamente, prontas a colocar no DK
ps. com o GSAK existem igualmente macros para tais processos
 

batistabomb

New Member
desculpem o duplo post.
amigo shelltox...és grande. comprei este gps (dakota10) e no site da garmin, eles nas caracteristicas sobre este equipamento, não falam de muitas funções que este faz, ou seja, coisas que fui encontrando, mais esta tua ajuda amigo, fiquei com um gps que superou em muito aquilo que esperava dele.
o meu obrigado pela ajuda.
 
Top