Garmin Dakota 10 / 20

marco nuno

New Member
Olá a todos

Preciso de ajuda no DAKOTA 10
Imaginem esta situação:

Elaboro um percurso no google earth, passo para o Dakota10, e vou a seguir o caminho até aqui tudo bem.
Mas ao marcar o percurso no google earth não dá para ser 100% preciso, ou seja por vezes o trilho não dá certo com o a realidade, dá por exemplo no meio de um terreno privado.
Até aqui tudo normal.
Mas o problema é que não consigo marcar o proximo ponto no dakota, tenho de passar lá no meio do terreno para ele me dar a indicação do ponto seguinte.

Já tive um outro GPS que dava para fazer isso.

Se não quero passar naquele ponto, deveria poder mudar para o ponto seguinte.

Acho que o problema é ao descarregar para o GPS, pois ele só me marca dois pontos . o INICIAL e o FINAL.

Não sei como devo solucionar o problema pois já descarreguei de várias maneiras e não consigo.

Desde já o meu obrigado por alguma eventual resposta.

Boas pedaladas...





www.montamora.wordpress.com
 

shelltox

Super Moderador
@marco nuno refere-se a um track ou route?
Tanto em um como em outro caso, se nessa nova localização fizer navegar para o GPSr penso que resolverá essa situação. No entanto estranho essa situação, ou não entendi bem. Por track não costuma implicar com isso, mal voltes ao track ele começa novamente daí para a frente, em route logo que seja alcançado um próximo ponto também volta ao normal daí para a frente . Em ambos é fundamental, voltar a ficar no percurso.
 

marco nuno

New Member
Desde já agradeço a tua resposta sheltox! Obrigado
Eu se calhar não me esclareci bem a minha questão/duvida

O que eu gostaria de poder fazer é em pleno percurso que estou a seguir com o meu GPS, e não quero passar naquele ponto onde ele está a indicar como posso desmarcar esse ponto e seguir para o próximo.?

Como é que devo descarregar para o GPS em GPX?
E depois no terreno mesmo como é que anulo esse ponto onde não quero passar?

Pois o que me aconteceu foi isto, estava eu em pleno trilho quando o GPS me indicava para o meio de um silvado, tive de passar mesmo dentro do silvado para ele, o GPS, "picar" o ponto e ai ele mudar de direcção para o próximo.
Acho que devo de estar a descarregar mal, ou então não sei mesmo se o GPS anula "pontos de passagem" no caminho que descarreguei....


Não sei se me esclareci bem mas fica aqui a minha tentativa, pois o meu português escrito por vezes é complicado :cool:

É que é o único ponto que ainda não consegui fazer para que o DAKOTA 10 seja perfeito para mim...

Obrigado por me ajudarem...

Boas pedaladas...


www.montamora.wordpress.com
 

Nuno Silv@

New Member
estás a usar as routes, no campo normalmente não se faz esse tipo de navegação, só se tiveres um track desenhado com os pontinhos todos de referência, estilo uma transportugal.
 
D

danielkezia

Guest
Boa noite!

Estou com problemas com o meu Dakota20.

Foi comprado novo, passado umas semanas bloqueou por completo e a garantia deu-me um novo.

No passado sabado, cerca de 2 meses de uso, em andamento apagou-se e reíniciou sozinho mas perdeu tudo. Tudo quer dizer: mapas, track que tinha, linguagem portuguesa e todas as outras... Fiquei apeado no meio do monte, valeu-me ter sido eu a fazer o track e ter estudado bem a zona e safei-me.

Já o entreguei na loja e agora aguardo resposta da garantia.

Estou descontente com o gps, tive um magelland explorist durante quase 4anos e nunca me deixou ficar mal.

Pergunto, são normais estas avarias? Têm tido estas situações?

Refiro ainda que o gps está imaculado, sem nenhum risco sequer, pancada ou algo do género. É usado em btt e ciclismo!

Cumps
 

shelltox

Super Moderador
@marco nuno, realmente se sair-mos do track ou route o DK fica sempre a apontar para o ultimo ponto em que seguimos. Se for um track, quando estiveres outra vez coincidente com ele, o DK retoma o track com as indicações certas. Se por uma route(parece o caso) quando atingires novamente um ponto á frente, tens de voltar a carregar a route para ele deixar de apontar ao ponto anterior. Também pode usar a função rota activa, onde aparece a listagem dos pontos,é seleccionar um e ir.
.gpx é o formato usado pela Garmin e .gpx pode ser tanto route,track ou waypoint.http://www.topografix.com/gpx.asp

@danielkezia, avarias nunca são normais..estranho é que eu até nos hard-reset nunca perdi um dado, as configurações sim..desaparecem todas. Tem havido alguns com problemas(como tudo) mas dada a quantidade de DK's que parece-me existir, considero não ser um equipamento problemático.
 
D

danielkezia

Guest
Shelltox: Obrigado pela resposta.

É certo que problemas acontecem, mas acho que o gps me está a deixar ficar mal vezes demais e já estou a ponderar quando ele estiver arranjado trocar-lo por um edge 800. Certo é que preciso que algo que não me deixe ficar mal porque gosto de o usar longe de casa e raramente por locais conhecidos e quero fiabilidade.

Pensam que a troca é para melhor? De referir que uso o gps em estrada e btt, posso já a fita cardiaca Garmin. Não uso o gps para geocaching, não uso busola e outras coisas mais.

Cumps
 

Hautamaki

New Member
O meu Dakota 20, passados uns 6 meses apagou-se por completo. Não reiniciava de maneira absolutamente nenhuma.
Ainda na garantia a loja deu-me um novo e que até agora, tem-se portado às 1000 maravilhas.
Uso-o para BTT e geocaching e a única coisa que tenho a reclamar presentemente é a do suporte do avanço...que penso ter ganho algum desgaste com o tira/põe do GPS e agora em andamento vou sempre a ouvir barulhos do GPS a movimentar-se nessas folgas.
De resto...e apesar do problema que tive...IMPECÁVEL e sem ideias de o trocar.
 

BV

New Member
Alteração da cor do Track

Já vi neste post algumas referências a não ser possível alterar a cor do track e confirmo que após varias tentativas também não consigo.
Mesmo indo às definições do track, alterar a cor e quando se faz ver no mapa, efectivamente o track tem a cor escolhida, mas quando fazemos IR o track assume a cor rosa!
Alguem sabe qual o "truque" ou não tenho alternativas?
 

ric-santos

New Member
Mesmo indo às definições do track, alterar a cor e quando se faz ver no mapa, efectivamente o track tem a cor escolhida, mas quando fazemos IR o track assume a cor rosa!
Alguem sabe qual o "truque" ou não tenho alternativas?

Boas!

Tens sempre a opção de como dizes escolher a cor do track e fazer: "mostrar no Mapa", mas quando queres fazer o track, em vez de fazeres: IR->Trajectos->Track pretendido, não fazes nada, apenas e só pedalas por cima do track que o GPS te mostra, na cor que tu escolhes-te!
 

ricbarata

New Member
Boa Noite

Adquiri o dakota 20 na ciclo natur ... e vinha com estes mapas :

Topo Portugal V4 (Melgaço ,Caminha e Geres) penso que seja o mapa que a loja ofereçe : ACTIVADO

CN Europe NT 2012.30 : DESACTIVADO

Digital Globe Demo.JNX : DESACTIVADO

BirdsEye Select Kompass-Switzerland - EIRE - FRANCE - ZELL and SEE e USGS Quads Grand Canyon National Park : TODOS DESACTIVADOS


esta semana instalei no cartão de memória o TopoLusitania V 0.94 e apareçe-me duas vezes o Topo ACTIVADO ?????


Venho saber se fiz algo mal e se na vossa opinião mantenho os dois activados : o
TopoLusitania V 0.94 e o Topo Portugal V4 ???

Cumprimentos
 

JoãoLopes

New Member
Tens que ver se sobrepõe, por exemplo eu tambem tenho o da ciclonatur e se colocar os dois activos apenas vejo o da ciclonatur (topoportugal).. Se desativar este já aparece o topolusitania..

Se tens a versão 4 penso que nao se justifica o topolusitania... A minha rua que está feita à mais de 10 anos não aparece no topolusitânia.
 

ricbarata

New Member
Boa Noite

Na vossa opinião qual a melhor maneira que acham que se deva ter no Modo Registo Altitudes :

Altitude Barométrica

ou

Altitude pelo Sinal GPS


e na Tendênçia Barométrica :

escolhem ... Guardar quando Ligado

ou

Gravar Sempre ....


Obrigado
 

shelltox

Super Moderador
Em utilização normal, Altitude Barométrica

a Tendênçia Barométrica só será útil se quiser fazer uma previsão de tempo(pela tendência de pressão atmosfera é possível prever se chove ou não) e neste caso será melhor sempre ligado para ir fazendo amostragens ao longo do tempo
 

pedropb

Member
Olá pessoal:

Tenho ha relativamente pouco tempo um dakota 20 e ainda o ando a explorar.
Mas tenho um problema que não consigo resolver: quando gravo um trajecto e gravo o ficheiro gpx para o meu pc e depois para o programa endomondo ou sport tracker aparece 391h59m04s… !!!

Porque será ? Alguém me sabe explicar ???

Obrigado.
 
O ficheiro GPX é texto e tem a informação da data e hora associado a cada ponto. Provavelmente dá para despistar o problema olhando para esses dados.
 

ricabike

Member
Boas

mandei vir um Dakota 20, e estou ansiosamente a espera dele, enquanto nao chega gostaria de saber alguns promenores e aqui é o sitio certo, pois sem o forum o meu conhecimento neste mundo das bikes era bem menor.
Aqui vai o meu pedido de ajuda:

- Qual sera a melhor opçao do cartao microSD em termos de memoria 4, 8 ou 16 GB ?
- Como o Gps vem de origem possivelmente vem com os mapas da Garmin, sao os melhores ? ja reparei que o pessoal coloca outros ... quais ? onde os posso adquirir de forma gratuita? tenho que eliminar os que vêm de origem ou posso manter ambos.
- Quando utilizar esses mapas onde é que posso transferir tracks ... eu ja vi o Gpsies ( é uma boa opçao ou ha melhores ?)
- Sou completamente leigo nesta materia ... faz-me especie a seguinte duvida ... vamos supor que saquei um track ... e para me deslocar a esse ponto tenho que ir de carro ... como é que faço para chegar ao ponto de partida? ( parece uma pergunta estupida né)

Se me puderem ajudar nestas questoes agradecia bastante

Muito obrigado
RM
 

cadu1981

Member
Ola pessoal. So uma questão acerca da bateria/pilhas.

Agora tenho usado mais o dakota 20 para me orientar de carro, mas tenho as pilhas a zero, e o carregador do carro não as devia carregar???
 
Top