Garmin Dakota 10 / 20

Nova versão (v4.90)

Changelog

Added Photo Viewer application
Updated the Geocaching - Nearest dashboard
Fixed a potential hang on startup when importing large numbers of waypoints, tracks, routes, or geocaches
Fixed issue with very long geocache descriptions
Fixed shutdown when reviewing certain geocache descriptions
Fixed issue where some auto-archived tracks would be named in English regardless of user language
Fixed issue that could cause some geocaches to not import
Fixed issue with track log recording while using the stopwatch
Modified default map trails to appear as dashed red lines

Estou curioso com uma ou duas alterações, só fazer backup e ja vou instalar
 
Boas, acabei de comprar um dakota 10 e até agora estou bastante satisfeito mas estou aqui com uma pequena "grande" dificuldade e gostaria que alguém me ajudasse.:eek:
Então é o seguinte supondo que activo uma rota e estou afastado do primeiro ponto (inicial) no meu antigo gps criava uma linha recta para me levar até esse ponto mas neste não, como posso activar essa função se é que a tem....
 
Boas,

Acabei de comprar um Dakota 10, que ainda não chegou. Mas tenho andado a estudar os custom maps a colocar no dakota, nomeadamente imagens do google earth georeferenciadas.
A minha dúvida é se alguém já conseguiu fazer isto com sucesso, nomeadamente no formato KMZ, nas muitas pesquisas que fui fazendo encontrei o software SASPanet (que ninguém falou ainda aqui no fórum, fiz pesquisa) que é mais ou menos a mesma coisa que o GoogleMapsviewer mas com muito mais fontes de mapas e mais poderoso pois permite gravar logo uma selecção em KMZ.
Se alguém já usou que se pronuncie, senão dêem uma vista de olhos e digam algo.

Cumprimentos,
 
@Chaser pois o DK não faz isso, alternativas:
-ter o ponteiro visivel,desse modo ele fixará ao ponto de inicio
-arrastar no mapa até ao ponto de inicio,colocar pino nesse local e fazer "ir"(o defeito é que chegados ao ponto,temos de carregar novamente o track)

@crimlin eu pessoalmente não sou muito adepto dos custom maps com base nas imagens do GE mas já experimentei, não com esse programa mas com o TrailMap(que também tem várias fontes de mapas e tipos). Que posso dizer...funciona, vê-se, só requer umas experiências com os zooms a escolher.

A versão de 4.90
Está estável no que já pude testar, seguir track e geocaching. As novidades estão mais viradas para o GC, a nova função do photoviewer ainda tive de dar umas voltas mas dei com aquilo. Só funciona com fotos georeferenciadas, bom no GC para os spoilers. O novo dashboard está melhor e as informações básicas das caches apresentadas logo na listagem.
 
Estou indeciso entre o Dakota 10 e o 20. Sabem dizer-me se a memória interna do Dakota 10 é suficiente para carregar novos mapas ou um cartão externo no 20 é fundamental para isso?

Obrigado.
 
@Jimbras, os 850mb de memoria interna são mais que suficientes para mapas de estradas + topográficos da península Ibérica. Um americano para por mapas de um estado inteiro é que ficava aflito :)

@Hautamaki, o downgrade é relativamente pacifico. O mais complicado seria arranjar o ficheiro da versão SW, cá vai sw4.70_cgd

  1. certificar que pilhas as 100% ou muito perto disso.
  2. descarregar o ficheiro da versão pretendida.
  3. alterar o nome para "gupdate.gcd"
  4. conectar o GPSr ao PC via USB, fazer backup dos ficheiros na memoria interna do DK (menos os mapas .img)
  5. copiar o ficheiro agora chamado gupdate.gcd para [DK drive]:\Garmin\gupdate.gcd
  6. desconectar o GPSr do PC
  7. reiniciar o DK
notas:
  • se o DK demorar uns bons minutos a apanhar satelites,está tudo bem! simplesmente está a fazer arranque a frio e demora(estar em local amplo,ajuda a acelerar)
  • não obrigatório mas um hard-reset após, fica sempre bem;)
  • se perderem as personalizações nos perfis, recorrer ao backup e colocar o ficheiro relativo aos perfis

Já agora, qual motivo do downgrade?é que rodo com ele desde que saiu e nenhum problema detectei.
 
Muito obrigado Shelltox! Eu sabia que irías ser tu a ter a resposta para mim :)
Além do BTT tb dou grande uso ao GPS para o Geocaching e notei, que ao fazer o update para a versão 4.9 a Bússula ficou um tanto quanto...estranha. Vou relatar o sucedido:
Criei um perfil de GEOCACHING.
Nesse perfil tenho o Critério de Rota nos seguintes parâmetros:

Método de orientação: EM LINHA RECTA
Calcular rotas para: PEÃO / BICICLETA
Bloquear na estrada: NÃO


Com essa configuração, consigo com que a seta da bússula esteja sempre a apontar para o GZ, no entanto se for ao mapa, apenas vejo uma linha recta cor de rosa que vai desde onde estou até ao GZ da cache em questão. Em suma, tenho uma orientação fidedigna ao GZ pela bússula, mas não consigo que o GPS me auxilie na estrada para chegar até à cache.


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Se na configuração acima alterar o Método de Orientação para: ESTRADA POR DISTÂNCIA
Aí então já consigo que o GPS me dê orientação pelo mapa tipo turn by turn até à cache, no entanto...ao mudar para a bússula, a seta fica em linha recta, estática. Apenas quando eu páro o carro é que ela se move mas para uma direcção totalmente oposta ao GZ, apesar de ter a indicação correcta da distância em metros que me encontro da cache. Ou seja, caminho para o GZ e os metros diminuem correctamente, mas a seta da bússula aponta para o sentido contrário ao GZ.


Tenho a bússula com a seguinte configuração:
Ecrã: LETRAS DIRECCIONAIS
Referência do Norte: MAGNÉTICO
Ir para Linha/Ponteiro Azimute: PEQUENO


A ideia que eu tinha (e digo-o no passado pq estive sem o GPS por uns tempos pq foi fazer uma reaparação - este equipamento agora é novo e substituíu o antigo) era de que estava no ecran do mapa a seguir a rota dada até à cache. Qdo estava perto do GZ mudava de MAPA para BÚSSULA e tinha a seta a apontar para o GZ. Era assim que eu fazia.
 
Last edited:
Embora também faça geocaching, geralmente é sempre a pé ou de bike, por isso não faço orientação desse modo.
No entanto vou opinar. Na configuração que tens Método de Orientação para: ESTRADA POR DISTÂNCIA, verifica se as transições off-road estão para distância e depois na configuração a evitar, caminhos=permitidos(desculpa mas tenho o GPSr em inglês os termos estão por aproximação;))

Eu uso um perfil para ir de bike,por um track ou rota criada e ao chegar perto,mudo para o perfil de geocaching (cada um dos perfis com suas configurações de painel de instrumentos,etc). No teu caso, faria idêntico mas alternando entre os perfis automóvel e geocaching. Nos perfis que uso só o botãp de mudar de perfil,está sempre no mesmo local ;)
 
Não é tanto assim..aqueles mapas que disse, deixa o GPSr perto do limite se quiseres ter mais uns disponíveis, uns custom maps e quiseres respeitar a noção empírica de 10% espaço livre, o caso muda de apresentação. Para mim o SDcard é uma medida de segurança, se colocares por exemplo lá a 'tralha' se alguma vez retirares o SD filtras logo um potencial foco de conflitos.
 
Nuno,
Ao ligares o GPS ao computador este (PC) vai reconhecer 2 elementos: O GPS e sua memória interna (E: ) e o Cartão SD (F: )
As letras E/F são exemplos.
Eu por exemplo tenho o mapa da topolusitania no SD Card. Criei uma pasta de nome "Garmin" e alojei o ficheiro .IMG lá dentro.
Se fizeres Geocaching tb podes alojar os .GPX das caches no cartão.
 
A única utilidade que dou ao meu é apenas o alojamento do mapa e dos ficheiros das caches. Não sei que uso mais posso dar ao cartão.
Eu penso ser uma mais valia para quem queira ter vários mapas, porque esses pesam e ocupam espaço.
Digo-te...muita gente opta pelo DK20 em detrimento do DK10 justamente pela possibilidade de ter o cartão, mas acho isso uma ilusão. Salvo erro a memória interna é de 800MB e é precisa MUITA TRALHA para ocupar esse espaço todo. Para mim, a grande diferença e mais valia entre os 2 modelos está mesmo no Altímetro e na Bússula. Isso sim, faz toda a diferença.
Mas...é a minha opinião mediante a minha utilização.
 
houve uma altura que ia deixando os tracks todos que fazia no GPS e chegou uma altura que o GPS já não conseguia mostrar os tracks que carregava, havia partes do percurso que a linha desaparecia em determinados zooms, problemas que desapareceram quando limpei alguns dos tracks
 
Boa tarde pessoal !

Estou com um complicado com o meu dakota 20, já estive à procura aqui pelo forum e até por outros mas não encontrei nada que me esclarecesse.

O suporte do Dakota para a bicicleta só dá problemas ! o GPS está sempre a cair.. e isto acontece em duas bikes, tanto na de estrada como na de btt. Para não perder o GPS como ia quase acontecendo na primeira vez que caiu pus uma daquelas fitas de pulso agarradas ao avanço.

O problema parece-me mesmo do suporte e não do gps, porque o problema foi agravando mais depressa na bike de estrada. Esta é a bike com que ando mais e provavelmente também porque as vibrações, apesar de menores quando existem são bem mais fortes.

Remediei o problema com papel para o gps ficar mais preso mas quando apanho uma estrada muito esburacada lá vai o gps ! :(

Vocês nunca tiveram este problema ?

Abraço e boas pedaladas.