Ao fim de 4500km de trilhos e muitas aventuras, eis que chega a altura de fazer um ponto de situação da evolução desta bike
Componentes Actuais
Guiador – FSA XC 180, foi um dos melhores upgrades que fiz nesta montagem, foi um grande ganho em relação ao antigo guiador sobre elevado…a meu ver em nada perdi, muito pelo contrário!
Avanço – FSA Gravity, um bom ângulo de condução. Talvez brevemente seja invertido para experimentar como fica em termos de conforto, pois esteticamente fica muito melhor.
Punhos – EsiGrips, sim são mesmo uma maravilha. No verão as luvas podem ficar em casa, pois o conforto é 5 estrelas, com luvas é ouro sobre azul. Apenas uma nota, talvez tenha um desgaste superior a uns punhos convencionais!
Manipulos Mudanças – SLX, já acusam algum cansaço…são muitos cliques e muitas passagem de mudanças! Mas ainda comprem a sua função
Travões – AvidJuicy 5, neste campo nunca me deixaram ficar mal, uma forte e eficaz travagem. Alguns problemas com o facto de necessitarem de serem sangrados, após sangrados 5 estrelas. Claro que também a chave de se ter uma boa travagem passa também pelas pastilhas, neste caso entregue as SwissTop.
Espigão Selim – KCNC
Selim – Essax Adrenaline. Leve, bonito e em fase de adaptação
Pedaleiro – XT, até a data nada a apontar, uma maravilha para quem vinha de um pedaleiro Alivio. Apenas o prato maior teve de ser substituído por um FSA, que esteticamente veio dar um ar engraçado à bike.
Pedais – Crank Brothers C, no que diz respeito a encaixe e desencaixe são excelentes, com o sem lama é sem problemas…agora em termos de fiabilidade deixam um pouco a desejar, ou melhor precisam de manutenção, coisa que até a data não tiveram direito!
Cassete – SLX 11-34. A Deore de origem deu lugar à SLX. A deore aguento 3000km em todo o tipo de condições (lama,água…). Ouve também a passagem de 11-32 para 11-34, que veio dar lugar a utilizar mais o prato do meio nas subidas.
Corrente – XT, nada a apontar
Desviador Traseiro – XT. Muita porrada em cima, já leva o segundo par de roldanas, desta vez umas KCNC com rolamentos selados. De uma maneira geral é um excelente desviador, apenas noto uma coisa tem uma fácil desafinação!
Desviador Dianteiro – SLX. Cumpre a sua função na perfeição, está ali para durar.
Amortecedor – Fox RP2. Com 4500km ainda sem nenhuma revisão, tem estado sempre lá que é necessário. Após encontrar a pressão certa do ar é divinal. E claro tem uma mais valia o pró-pedal, que nas subidas ajuda e muito!
Suspensão – Fox 32 RL. Neste ponto como se diz e bem FOX é FOX, uma suspensão fabulosa, adoro mesmo! Nestes 4500km já levou uma revisão geral, feita pelo representante da Fox em Portugal, onde destaco também o excelente trabalho efectuado.
Rodas – Mavic CrossTrail 2011. Deram lugar às AlexRims 24. Foi sem duvida uma grande diferença…no que diz respeito a rigidez eaceleração
Discos – Ashima, leves, bonitos e eficazes.
Pneus - Na frente está por conto do Kenda Karma,até agora estou a adorar, já vez o verão e inverno, adpata-se bem em ambas as condições. Na roda de tráz fica o ONZA, o rei de tracção para inverno...vamos a ver como se porta no tempo seco (se lá chegar)
Perfazendo assim esta montagem 11,7kg...
Posso definir esta máquina até à data como viável e eficaz nos trilhos, uma boa trepadora na hora de subir, existem pernas para isso, pois tem uma boa respostas às subidas, mesmo em zonas com grande inclinação e piso desfavorável. A descer dá a segurança que se pede numa suspensão total, sendo ela rainha em trilhos mais técnicos, muito maleável e ajusta-se bem a trilhos mais técnicos!
Estremamente satisfeito com esta montagem...está para durar as pedaladas nesta FOCUS, venham mais e mais e mais quilometros!
Componentes Actuais
Guiador – FSA XC 180, foi um dos melhores upgrades que fiz nesta montagem, foi um grande ganho em relação ao antigo guiador sobre elevado…a meu ver em nada perdi, muito pelo contrário!
Avanço – FSA Gravity, um bom ângulo de condução. Talvez brevemente seja invertido para experimentar como fica em termos de conforto, pois esteticamente fica muito melhor.
Punhos – EsiGrips, sim são mesmo uma maravilha. No verão as luvas podem ficar em casa, pois o conforto é 5 estrelas, com luvas é ouro sobre azul. Apenas uma nota, talvez tenha um desgaste superior a uns punhos convencionais!
Manipulos Mudanças – SLX, já acusam algum cansaço…são muitos cliques e muitas passagem de mudanças! Mas ainda comprem a sua função
Travões – AvidJuicy 5, neste campo nunca me deixaram ficar mal, uma forte e eficaz travagem. Alguns problemas com o facto de necessitarem de serem sangrados, após sangrados 5 estrelas. Claro que também a chave de se ter uma boa travagem passa também pelas pastilhas, neste caso entregue as SwissTop.
Espigão Selim – KCNC
Selim – Essax Adrenaline. Leve, bonito e em fase de adaptação
Pedaleiro – XT, até a data nada a apontar, uma maravilha para quem vinha de um pedaleiro Alivio. Apenas o prato maior teve de ser substituído por um FSA, que esteticamente veio dar um ar engraçado à bike.
Pedais – Crank Brothers C, no que diz respeito a encaixe e desencaixe são excelentes, com o sem lama é sem problemas…agora em termos de fiabilidade deixam um pouco a desejar, ou melhor precisam de manutenção, coisa que até a data não tiveram direito!
Cassete – SLX 11-34. A Deore de origem deu lugar à SLX. A deore aguento 3000km em todo o tipo de condições (lama,água…). Ouve também a passagem de 11-32 para 11-34, que veio dar lugar a utilizar mais o prato do meio nas subidas.
Corrente – XT, nada a apontar
Desviador Traseiro – XT. Muita porrada em cima, já leva o segundo par de roldanas, desta vez umas KCNC com rolamentos selados. De uma maneira geral é um excelente desviador, apenas noto uma coisa tem uma fácil desafinação!
Desviador Dianteiro – SLX. Cumpre a sua função na perfeição, está ali para durar.
Amortecedor – Fox RP2. Com 4500km ainda sem nenhuma revisão, tem estado sempre lá que é necessário. Após encontrar a pressão certa do ar é divinal. E claro tem uma mais valia o pró-pedal, que nas subidas ajuda e muito!
Suspensão – Fox 32 RL. Neste ponto como se diz e bem FOX é FOX, uma suspensão fabulosa, adoro mesmo! Nestes 4500km já levou uma revisão geral, feita pelo representante da Fox em Portugal, onde destaco também o excelente trabalho efectuado.
Rodas – Mavic CrossTrail 2011. Deram lugar às AlexRims 24. Foi sem duvida uma grande diferença…no que diz respeito a rigidez eaceleração
Discos – Ashima, leves, bonitos e eficazes.
Pneus - Na frente está por conto do Kenda Karma,até agora estou a adorar, já vez o verão e inverno, adpata-se bem em ambas as condições. Na roda de tráz fica o ONZA, o rei de tracção para inverno...vamos a ver como se porta no tempo seco (se lá chegar)
Perfazendo assim esta montagem 11,7kg...
Posso definir esta máquina até à data como viável e eficaz nos trilhos, uma boa trepadora na hora de subir, existem pernas para isso, pois tem uma boa respostas às subidas, mesmo em zonas com grande inclinação e piso desfavorável. A descer dá a segurança que se pede numa suspensão total, sendo ela rainha em trilhos mais técnicos, muito maleável e ajusta-se bem a trilhos mais técnicos!
Estremamente satisfeito com esta montagem...está para durar as pedaladas nesta FOCUS, venham mais e mais e mais quilometros!