FOCUS Super Bud Team

Viva,

Tenho alterado a minha Bud Team 2009, até agora mudei a cassete de origem por um SRAM 990 com aranha vermelha (fica bem no quadro preto/vermelho) e uma corrente XT. Troquei os Sh 520 por uns pedais XPedo (eixo e corpo Ti - 210 gr.).

Ainda tenho o guiador/avanço de origem FSA ao qual acrescentei uns Barends da Richey (dos quais cortei cerca de 1,5 cm) mas estou para trocar o guiador e o avanço por uns da SC KCNC. Só estou indeciso entre o guiador recto e o com 1" de elevação (são mais 100 gr.) mas a estética e posição frontal de condução mais baixa/racing não sei se gostarei.

Em contrapartida do peso que tenho aliviado à burra, estou à espera dum espigão KS telescópico (12,5 cm de curso - cerca de 500 gr.) - Eu e as descidas técnicas...

Assim que a burra estiver totalmente albardada posto aqui as fotos.

De resto gosto imenso da minha "burra", tem raça e a trote até se porta muito bem.
 

R.Almeida

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Boas, novamente

Após algumas sugestões de amigos e pessoal aqui do foram lá me tomei a iniciativa de trocar para um guiador recto!
Assim sendo a escolha caiu sobre o FSA XC 180, optei por adquirir um de gama baixa pois nunca tive guiadores rectos...com o guiador vieram mais um updates, uma tampa de caixa de direcção de cor vermelha e as respectivas anilhas de direcção e umas bichas novas de cabos de mudança na cor vermelha. Estas três opções foram apenas a nível estético...

BREVE ANÁLISE DE GUIADOR RECTO

1 - Mesmo sendo um guiador pesado (215gr), tirei 140gr em relação ao guiador antigo:D;)
2 - A nível estético penso que ganha bastantes pontos
3 - Quanto ao mais importante...a condução e o conforto da mesma! A volta de hoje foi muito pequena mas já deu para tirar algumas conclusões, a subir os ganhos são sem duvida muitos...melhor posição a subir e muito mais confortável e também mais agressiva! Agora a descer vejo as coisas de dois pontos: a frente torna-se mais nervosa, mas por outra lado parece que ainda torna a condução mais "adrenalinica" :p; por outro lado parece que a bike fica mais ágil e agressiva nas viragens rápidas!

CONCLUSÃO: Foi sem dúvida uma boa opção...pena ser um pouco tardia, já deveria ter feito a troca a mais tempo!

Ficam as Fotos, para darem as vossas opiniões!
dscf7046.jpg

dscf7048.jpg


P.S
Francisco ficamos à espera das fotos da tua MULA:cool:
 
Last edited:

Pauloruy

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Boas !!
R. Almeida a tua bike está a ficar mesmo muito fixe parabéns...
A minha continua exactamamente igual ao dia da compra excepto um pneu novo atrás pois o de origem rebentou..
Mas continuo satisfeito com a bike e confirmo o que dizes : É uma bike confortável e com alguma agressividade.
Mais uma vez parabéns pelos teus topicos pois relatas muito bem. Vou continuar a ver os teus upgrades....
Abraço
 

R.Almeida

New Member
Boas !!
R. Almeida a tua bike está a ficar mesmo muito fixe parabéns...
A minha continua exactamamente igual ao dia da compra excepto um pneu novo atrás pois o de origem rebentou..
Mas continuo satisfeito com a bike e confirmo o que dizes : É uma bike confortável e com alguma agressividade.
Mais uma vez parabéns pelos teus topicos pois relatas muito bem. Vou continuar a ver os teus upgrades....
Abraço

Boas!

Obrigado pelo comentário...já agora tens tido algum tipo de problemas com rolamentos ou casquilhos dos pivos?
É que a minha já vai ter de levar uns casquilhos novos...e também tenho os rolamentos ligeiramente gripados da roda da frente! Também já conta com quase 1800km e sempre em muito mas condiçoes climatéricas...chuva e lama com força.

Deixo aqui a dica a todos os que tenham bikes iguais à minha que tenham atenção à lubrificação dos rolamentos do cubo da frente, bem como aos casquilhos!

Um Abraço
 

Pauloruy

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Boa noite !!
Até a data não tive qualquer problema do género...!!
Sinto por vezes alguma rigides no volante, ou seja o virar noto algo preso. Mas sem ser isso estou contente com a bike !
Concordo contigo que as rodas são um pouco pesadas, e o amortecedor de trás o (Fox RP2) poderia ser melhor pois nas subidas perde um pouco pois algum eforço vai para ele...
 

R.Almeida

New Member
Boa noite !!
o amortecedor de trás o (Fox RP2) poderia ser melhor pois nas subidas perde um pouco pois algum eforço vai para ele...

A esse nível não nota mesmo nada...até fico surpreendido com a rigidez do mesmo! Se meter na posição de pro-pedal, noto apenas uma ligeira oscilação...talvez tenhas tenho pouco ar no amortecedor!
 

R.Almeida

New Member
Boas pessoal!

Talvez esteja a ser demasiadamente melga...

Mas gosto particularmente desta foto com os ultimos upgrades da burra
foto0167b.jpg


Proximo domingo vai ter mais um teste a esta nova posição aos seus comandos, desta vez na fantástica Serra de Aire e Candieiros! :hehe:
 

Bica

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Esse guiador fica ai muito bem :D tou a gostar... essas rodas é que são um bocadinho pessadas, so falta as rodas eheh ( só para meter ferro ):twisted::twisted::twisted:

Abraço
 

R.Almeida

New Member
Bem mais um bom teste a esta nova posição de condução!

Desta vez teve um teste num tipo de terreno onde à partida temia mais pela perda de estabilidade na condução...estou a referir aos single tracks! Em plena Serra de Aire pelo meio de singles técnicos e repletos de calhau e pedra solta, não poderia ficar mais surpreendido com esta nova posição de condução.

Fiquei surpreendido até pela agilidade que notei ganhar mais a curvar em zonas estreitas...apenas num gancho em estradão a descer notei um pouco mais perda de eficácia, mas talvez tenha sido de travar já muito dentro do gancho!

Deixo-lhe umas fotos dos singles maravilhosos por onde teve mais um teste!
54470051.jpg

Bem é impressionante ver a progressão desta bike nesta tipo de terreno...comporta-se fantasticamente, cola-se ao chão de tal forma que transmite um boa confiança. E a subir em terreno com calhau, acha força para lhe dar porque com a suspensão aberta e o amortecedor aberto cola-se no chão e facilita bastante a progressão em subidas mais técnicas e com mau piso.

Fica mais uma foto dos singles maravilhosos este menos técnicos!
dsc03237.jpg


Outro aspecto que destaco é a combinação de pneus, para esta altura do ano penso que é uma montagem muito boa e polivalente! O Geax Gato a frente dá muito boa segurança em qualquer tipo de piso, por outro lado o Python a traz rola muito bem e cola-se muito ao chão a subir o que dá boa tracção!

Bem agora com upgrades talvez uns Barends.
 
Last edited:

rodinhas chamine

Active Member
boas
Esquece la isso dos barends, ois podem ser muito bons a subir e a rolar, mas em singles mais apertados e com vegetaçao e preciso muito cuidado para nao ficar la agarrado lol lol, e isso ja sabes no que podera dar, trombas no chao.
Eu ja tive tive montados e ja os tirei.
 

chamusco

New Member
ora boa noite amigos conhecidos e outros em geral, a bike esta um espectáculo, eu não mudava nada, ou seja trocava apenas pequenas coisinhasssss rsrsrs, colocava-lhe um quadro que começa pela letra C e acaba em E, mas não conheço bem a marca rsrsrs e trocava-lhe as rodas por umas que também não conheço, mas ouvi dizer que começam pela letra D e acaba em S rsrsrs e já agora trocava-lhe os discos e os pedais e o selim e o espigão de selim e os pneus rsrsrsrs ( estou a brincar amigo )
Acho como já te disse que esta bonita e com esse guiador ficou bem melhor, mais agressiva, a mudar mesmo só como diz o amigo Bica só as rodas pra umas mais leves, vendo as minhas baratas DT SWISS 1.7.
Em relação aos Barends, estou como diz o amigo Rodinhas não te metas nisso, nos singles mais apertados é mesmo como ele diz ficam lá presos e ai vai ele, a unica queda que tive com a minha TREK, foi mesmo por uma situação dessas a descer ao projecto homem nas Sentieiras, bati com um, num ramo de acácia, prendeu lá e ai vai ele, à pois é mais uma pra juntar à colecção rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 
Caros camaradas da Focus,

Estou ainda em upgrades, e como devem saber melhor do que eu, monta, tira, muda, volta à versão zero ... tenha de novo.
Já troquei e testei os pedais Sh M520 por uns TiTi Xpedo e é só a sola e "cleat" poisar no pedal e já está "agarrada", mais frágil talvez, mas muito ... mais leve (210 gr.).
Estou tb. a trocar as rodas Alex Rims de origem (cepo desgraçou) por umas Crossmx SLR, o R.Ralph de trás tubless - sem fugas, o R.Ron evo da frente ainda com o piso quase novo, parecia um cesto, volta de o aproveitar com uma camara light. (por um lado será sensível a diferença de mazelas e "bites" entre os dois - embora não seja correcto equiparar pneus em rodas de trás e frente).
Aguardo a entrega de guiador (recto) e avanço (90 mm) em SC e um espigão retráctil KS (12 cm).

Agradeço ao R.Almeida e a todos a partilha de ideias e resultados analíticos que em tudo ajudam a melhorar a performance das nossas máquinas.

Claro que quando tiver mais resultados (empíricos) os vou postando aqui e quanto tiver a "burra" toda "vestidinha de novo" (é muito vaidosa uns sapatos novos e pézinhos lavados não combinam com os tops de setim) irão aqui umas fotos e respectivos comentários. Até lá lá vou rezando para que tudo "assente como uma luva" sem idas e retornas.

Até breve,
 

R.Almeida

New Member
ora boa noite amigos conhecidos e outros em geral, a bike esta um espectáculo, eu não mudava nada, ou seja trocava apenas pequenas coisinhasssss rsrsrs, colocava-lhe um quadro que começa pela letra C e acaba em E, mas não conheço bem a marca rsrsrs e trocava-lhe as rodas por umas que também não conheço, mas ouvi dizer que começam pela letra D e acaba em S rsrsrs e já agora trocava-lhe os discos e os pedais e o selim e o espigão de selim e os pneus rsrsrsrs ( estou a brincar amigo )
Acho como já te disse que esta bonita e com esse guiador ficou bem melhor, mais agressiva, a mudar mesmo só como diz o amigo Bica só as rodas pra umas mais leves, vendo as minhas baratas DT SWISS 1.7.
Em relação aos Barends, estou como diz o amigo Rodinhas não te metas nisso, nos singles mais apertados é mesmo como ele diz ficam lá presos e ai vai ele, a unica queda que tive com a minha TREK, foi mesmo por uma situação dessas a descer ao projecto homem nas Sentieiras, bati com um, num ramo de acácia, prendeu lá e ai vai ele, à pois é mais uma pra juntar à colecção rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
:D:D:D

Sem duvida que essa troca de letras era uma boa alternativa!
Mas o pior era depois que domesticar o cavalo...

Quanto aos barends...acho que já me convenceram...quanto ás tuas rodas, até era uma boa hipotese! mas tinha que ser alterado com o cubo da frente...ou então trazia a suspensão incluída também!

Um abraço amigo...e força ai na montagem nova! A bike é linda...

P.S - já abrias ai um tópico de análise à burra
 

R.Almeida

New Member
Esta muito bem a bicla ;). Está com que peso ??

Eu proprio também tenho uma Focus BUD de 2008 e é uma maquina :D

Boas companheiro, quanto ao peso já á muito que não vai à balança! Mas não deve ter grandes diferenças...os pesos pesados desta bike ainda estão lá (as rodas, e a cassete) ai sim se via notar uma grande diferença a quando da sua troca!

Boas pedaladas ai com a tua Focus, estas meninas gostam é de descidas!
Um Abraço
 

R.Almeida

New Member
Caros camaradas da Focus,


Estou tb. a trocar as rodas Alex Rims de origem (cepo desgraçou) por umas Crossmx SLR, o R.Ralph de trás tubless - sem fugas, o R.Ron evo da frente ainda com o piso quase novo, parecia um cesto, volta de o aproveitar com uma camara light. (por um lado será sensível a diferença de mazelas e "bites" entre os dois - embora não seja correcto equiparar pneus em rodas de trás e frente).

Até breve,

Ui mas que grande aposta....vai ficar fantástica! Essas rodas são brutais e devem assentar que nem uma luva na BIKE
Ficamos à espera das fotos e dos pesos com essas novas mudanças! E prepara te o peso via descer e muito.

Um abraço
 

R.Almeida

New Member
Caros camaradas da Focus,


Estou tb. a trocar as rodas Alex Rims de origem (cepo desgraçou) por umas Crossmx SLR, o R.Ralph de trás tubless - sem fugas, o R.Ron evo da frente ainda com o piso quase novo, parecia um cesto, volta de o aproveitar com uma camara light. (por um lado será sensível a diferença de mazelas e "bites" entre os dois - embora não seja correcto equiparar pneus em rodas de trás e frente).

Até breve,

Ui mas que grande aposta....vai ficar fantástica! Essas rodas são brutais e devem assentar que nem uma luva na BIKE
Ficamos à espera das fotos e dos pesos com essas novas mudanças! E prepara te o peso via descer e muito.

Um abraço
 
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