FOCUS Super Bud Team

R.Almeida

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Ao fim de 4500km de trilhos e muitas aventuras, eis que chega a altura de fazer um ponto de situação da evolução desta bike
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Componentes Actuais
Guiador – FSA XC 180, foi um dos melhores upgrades que fiz nesta montagem, foi um grande ganho em relação ao antigo guiador sobre elevado…a meu ver em nada perdi, muito pelo contrário!
Avanço – FSA Gravity, um bom ângulo de condução. Talvez brevemente seja invertido para experimentar como fica em termos de conforto, pois esteticamente fica muito melhor.
Punhos – EsiGrips, sim são mesmo uma maravilha. No verão as luvas podem ficar em casa, pois o conforto é 5 estrelas, com luvas é ouro sobre azul. Apenas uma nota, talvez tenha um desgaste superior a uns punhos convencionais!
Manipulos Mudanças – SLX, já acusam algum cansaço…são muitos cliques e muitas passagem de mudanças! Mas ainda comprem a sua função
Travões – AvidJuicy 5, neste campo nunca me deixaram ficar mal, uma forte e eficaz travagem. Alguns problemas com o facto de necessitarem de serem sangrados, após sangrados 5 estrelas. Claro que também a chave de se ter uma boa travagem passa também pelas pastilhas, neste caso entregue as SwissTop.
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Espigão Selim – KCNC
Selim – Essax Adrenaline. Leve, bonito e em fase de adaptação
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Pedaleiro – XT, até a data nada a apontar, uma maravilha para quem vinha de um pedaleiro Alivio. Apenas o prato maior teve de ser substituído por um FSA, que esteticamente veio dar um ar engraçado à bike.
Pedais – Crank Brothers C, no que diz respeito a encaixe e desencaixe são excelentes, com o sem lama é sem problemas…agora em termos de fiabilidade deixam um pouco a desejar, ou melhor precisam de manutenção, coisa que até a data não tiveram direito!
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Cassete – SLX 11-34. A Deore de origem deu lugar à SLX. A deore aguento 3000km em todo o tipo de condições (lama,água…). Ouve também a passagem de 11-32 para 11-34, que veio dar lugar a utilizar mais o prato do meio nas subidas.
Corrente – XT, nada a apontar
Desviador Traseiro – XT. Muita porrada em cima, já leva o segundo par de roldanas, desta vez umas KCNC com rolamentos selados. De uma maneira geral é um excelente desviador, apenas noto uma coisa tem uma fácil desafinação!
Desviador Dianteiro – SLX. Cumpre a sua função na perfeição, está ali para durar.
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Amortecedor – Fox RP2. Com 4500km ainda sem nenhuma revisão, tem estado sempre lá que é necessário. Após encontrar a pressão certa do ar é divinal. E claro tem uma mais valia o pró-pedal, que nas subidas ajuda e muito!

Suspensão – Fox 32 RL. Neste ponto como se diz e bem FOX é FOX, uma suspensão fabulosa, adoro mesmo! Nestes 4500km já levou uma revisão geral, feita pelo representante da Fox em Portugal, onde destaco também o excelente trabalho efectuado.

Rodas – Mavic CrossTrail 2011. Deram lugar às AlexRims 24. Foi sem duvida uma grande diferença…no que diz respeito a rigidez eaceleração
Discos – Ashima, leves, bonitos e eficazes.
Pneus - Na frente está por conto do Kenda Karma,até agora estou a adorar, já vez o verão e inverno, adpata-se bem em ambas as condições. Na roda de tráz fica o ONZA, o rei de tracção para inverno...vamos a ver como se porta no tempo seco (se lá chegar:p)
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Perfazendo assim esta montagem 11,7kg...
Posso definir esta máquina até à data como viável e eficaz nos trilhos, uma boa trepadora na hora de subir, existem pernas para isso, pois tem uma boa respostas às subidas, mesmo em zonas com grande inclinação e piso desfavorável. A descer dá a segurança que se pede numa suspensão total, sendo ela rainha em trilhos mais técnicos, muito maleável e ajusta-se bem a trilhos mais técnicos!
Estremamente satisfeito com esta montagem...está para durar as pedaladas nesta FOCUS, venham mais e mais e mais quilometros!
 

essence_s

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Este topico conseguiu prender-me a atenção de tal forma que tive que o ler até ao fim!
Fantasticas evoluções, boas analises, esteticamente a bike está brutal!
Continuação de muitos e bons kms!
 

R.Almeida

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Obrigado pelos coments!

A bike continua na mesma e parece me que vai continuar nesta base, pois tem sido viável em todos os sentidos, portanto não vale a pena inventar...o que poderá entrar ou sair será apenas material de desgaste, enquanto isso vai levando com quilómetros e aventuras em cima. Brevemente terá de entrar uma transmissão renovada, dentro da mesma gama da actual, apenas ainda a duvida se apostar num em dois pratos na frente 40-26 e a traz cassete de 9 11-36. Mas isso ainda está a ser ponderado, pois o prato de 22 muitas vezes me dá jeito :cool:
Recentemente levou kit completo de rolamentos e casquilhos, bem como revisão de suspensão...pois os quilómetros e o inverno adverso não perdoam!

Boas pedaladas a todos
 

R.Almeida

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r.almeida onde compraste esse prato da fsa e muita bonito

Podes encontra em qualquer loja online..este ate comprei em segunda mão!

Se o homem passar para 2 pratos á frente, tv te dispense esse prato da fsa....

Quando aos dois pratos ainda está em estudo, pois como gosto muito de fazer grandes etapas e recentemente aventuras de 3 dias, penso que a "avozinha" pode vir a ser uma mais valia.

Deixo-vos aqui o relato dos Caminhos de Santiago, a máquina portou-se à altura, mesmo com uma transmissão já a pedir uma reforma!
 

brunodfpinto

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Olá, já agora, podes dizer-me o que estás a achar do Selim? Estou a pensar comprar um igual, mas estou com medo que o conforto não seja o melhor para tiradas longas, principalmente devido à sua leveza e ao seu aspecto bastante "rígido".
 

R.Almeida

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em relação ao selim, ao principio assusta...pois parece uma tábua! mas posso garantir que até hoje tenho me dado muito bem com ele mesmo em tiradas de longas hora. Penso que que se ajusta muito bem o que o torna muito confortável, claro está que convém ser aliado e uns bons calções! boas pedaladas
 

Pauloruy

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Boas,
Já tive uma maquina dessas, e de facto é seguramente e melhor bike (em aluminio que existe). Geometria excelente, sobe bem, muito confortável e muito segura.
BIKE MESMO EXCELENTE. Mais uma vez parabéns R.Almeida
 

R.Almeida

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Obrigado PauloRuy!

A bicla continua a "malhar" quilómetros com força...já vai muito para além dos 8000km, sem duvida que tem "sofrido" muito! Continuo a dizer que o unico contra que vejo neste quadro é mesmo a questão de não ter rolamentos em todos os pontos; pois o unico ponto que não tem rolamentos tem casquilhos...estes têm um desgaste muito rápido! De resto adoro o quadro, é como dizem muito completo!


Actualmente basicamente tudo igual...
Calçada com: Geax Mezcal e Michelin Country Mud
Transmissão: frente 22/32/44 trás 11/34
Pedais: exustar

Este semana esteve a fazer revisão a rodas, suspensão e troca de disco para discos central lock, para terminar com uns barulhos HORRÍVEIS que os adaptadores faziam...vamos ver como fica e como se sai na Maratona do Festival Bike.

Boas pedaladas
 

petei

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Boas, estive a ler com atenção este tópico que na verdade está fantástico, e confesso que fiquei admirado com a dedicação que dão às vossas máquinas e terem depois paciencia para partilhar aqui com a malta, daí "desenterrar" este tópico para vos dar os parabéns!

Tb sou possuidor de uma Focus superbud, a Expert de 2010. Tem 4000 km e ainda não tem 2 anos (só não tem mais km pois a Superbud tem uma irmã fininha que tb me ocupa o tempo, uma Focus Culebro ultegra ;)).
Bem, confesso que não fiz quase upgrades nenhuns além dos punhos e se desfizeram, o selim por um selle italia c2 gel flow e o espigão que optei tal como o R.Almeida por um telescópio mas da crank brothers, um upgrade certeiro!, de resto só mesmo por desgaste, um pneu traseiro e pastilhas que após uma mã experiência com metálicas da bbb, levou uma semi-metálicas da ashima, que são fantásticas!

Mas eu tenho uma questão para vos fazer relacionada com os Casquilhos do quadro junto do amortecedor. Pois por falta de manutenção e tb por mã qualidadade dos mesmos, ando com folgas na zona desde os 600km. O orçamento que tive foi de 45eur pelo conjunto (só vendem o conjunto) dai, ter já passado mais 1400km com estes, na verdade não é pelo dinheiro, mas porque como são exactamente iguais aos originais, julgo que a cada 600 km vai necessitar de novos, o que tornar-se-ia incomportável! Já rondei alguns torneiros da zona para me fazerem os casquilhos, mas devido a uma das partes ser em Teflon não arranjo quem os faça!
Pelo que verifico tb têm queixas dos casquilhos, questiono por isso como têem contornado este problema.

Abraços e boas pedaladas.
 
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rodinhas chamine

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Boas
Amigo o R Almeida não colocou espigao telescopico, ele tinha a bike mais direcionada para xc.
Em relaçao aos casquilhos ele resolveu muito facilmente, trocou o quadro por um rigido Giant, foi remédio santo.
Ele achava a bike muito fixe, mas a questao dos casquilhos a ele tambem o atormentava.
Por isso se nao queres chatices metes os casquilhos novos e despachas o quadro.
Compra um Jorbi, pois em mais de 5000km sempre lavada no elefante azul e zero folgas em casquilhos, pois nao tem, so tem rolamentos e esses ate agora nao ganharam folga
 
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petei

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Boas, na verdade quem meteu o espigão telescópio foi o Francisco Xavier e n o RAlmeia, fiz confusão!
Mais ninguém manteve superbud que tenha encontrado uma solução interessante para os,casquilhos!?
 

r.gomes

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Boas,tambem tenho uma igual e realmente os casquilhos tem um enorme desgaste a melhor solução que encontrei foi ir a um torneiro e fiz ums em fibra,foi remedio santo ficou empcavel.
Ja que os originais so podem ser vendidos com o quit completo.
É uma boa bike e muito comuda.........
Boas pedaladas.
 

petei

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Boas r.gomes,

Podes pf dizer onde fica esse torneiro mecânico!? Substituíste só os 2 ou todos? já agora por ar ficou?
Obrigado
 

r.gomes

New Member
Boas petei.
Claro que sim,fica numa freguesia do conçelho barcelos é em moure.
Foram só os 2 mas gasta 4 casquilhos 2 para cada lado,fiz o seguinte desmontei o quadro e levei ao dito torneiro só as 2 escóras nesseçárias.
Depois foi só montar de novo e pronto está feito.
O preço de tudo foram 15€.
Mas penso que um torneiro qualquer te faz o mesmo serviço,algum que conheças perto de ti por exemplo.
Um concelho já que estás com a mão na massa,lubrifica o resto dos rolamentos só vai melhorar o desempenho e ter menos desgáste.
Esprero ter ajudado...
Boas pedaladas.
 
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