Epic Marathon > RR 9.9 Carbon RR 9.9 > Merida BigNine 29er - by BrunoM

TiagoMAIAC

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Eu também estou na expectativa para este fim de semana. Quando voltei evitava andar à chuva, e só apanhei uma grande chuvada num domingo de manhã em agosto. Mas foi soft, era chuva grossa e na serra de sintra não deu tempo para criar aquele chavascal de lama.

Estou preocupado é com os pneus, Bruno, que pneus usas na tua? eu pelas fotos só consigo ver que são kenda. Ou secalhar até já tens outros!

cumpz
 

BrunoM13

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Pois é Tiago, são uns kenda karma, já meio "carecas"...ando a pesquisar pneus para a burra...mas ando muito indeciso:confused:

Para a frente talvez um maxxis ignitor, para trás, não faço ideia...
 
Eu tenho uma RR 9.2 de finais de 2009 e comigo o neuf ñ dura nada, mas mesmo nada. Ao fim de 2meses já começa a ter folga e assim deixo andar até completar cerca de um ano porque ñ tenho t€mpo para andar sempre na loja. E sim lubrifico sempre tudo em cada volta. Gosto do sistema mas estes rolamentos para mim são uma vergonha. Ñ faço DH, pura e simplesmente pedalo no mato. Estes rolamentos que tenho no quadro são de fevereiro deste ano e se abanar o quadro nota-se facilmente a folga.
 

BrunoM13

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TiagoMAIAC, eu ainda ando bastante indeciso no que comprar...não gosto muito de shwalbe...

Presbítero, espero não ter esse azar com a minha 9.9, parece até ser um sistema bem robusto...vamos ver..
 

BrunoM13

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Eis que ao fim de uma semana e meia, chega a tão aguardada suspensão, revisionada pelo "Moca" - Nuno Duarte; levou casquilhos, retentores e esponjas, enfim revisão completa.

Foi montar e não tardou a apanhar um bucado de lama, fica as fotos:p


 

Mr Wolf

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Parabéns pela bicicleta. Além de estar muito bonita, tem componentes à altura.

Não há hipótese de pintar a suspensão em preto?
 

TiagoMAIAC

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Muito nice. Reparaste onde é que a lama se deposita vinda da roda de traz? Havias de ver a minha hoje, não conseguias ver o rolamento grande.

Isso agora é mandares os gripshift fora... lol, e meteres um volante há homem! lol. Isto são só os meus gostos claro, não ligues.

Está muito fixe.
Boas pedaladas.
 

BrunoM13

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mauroferreira, neste momento tem12,5kg

Mr Wolf e cayto, a pin tura da suspensão é uma coisa a pensar, tenho de pensar bem nos contras que podem haver;)

TiagoMAIAC, é verdade, deposita-se bastante lama por cima da aba do rolamento; em relação aos grips, estou bastante satisfeito, só mesmo quando for necessário é que troco, assim como o guiador que cortei para 680mm:p

Quero mais uma vez agradecer todos os comentários da malta!


Hoje foi dia de levar a burra, ao teste na pedra no Centro de BTT da Pia do Urso (Batalha)...
Estou bastante satisfeito com a máquina, a descer meu deus, que loucura comparando com a epic...a subir e a rolar é bastante manejável também.

Infelizmente, confirmou-se o que foi aqui dito em relação às "ranjidelas", hoje fez um bucado de baralho na zona dos casquilhos do amortecedor...fiquei um bucado desiludido:(

 

commendatore

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Tens a certeza que o ruído é proveniente daí?
A minha GT tem 2 dropouts... e também rangia. Pensei em eixo pedaleiro, pedaleira, pedais, mas eram os dropouts desapertados.
Se é dos casquilhos, não terás isso apertado demais? É suposto poderem "deslizar" livremente sem quaisquer atritos.
 

BrunoM13

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A tua sugestão é bastante coerente commendatore, no entanto desmontei o amortecedor,tirei os casquilhos, coloquei massa e ficou tudo impec, nem um barulho:p
 

commendatore

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O material tem sempre razão ;) É uma questão de ires estando em cima desses pormenores. Eu vai não vai tenho de ir ver como estão os dropouts da minha. São diferentes de todos os que já vi e baratinhos (50 dólares cada... e leva 2) e como é apertado por intermédio daqueles parafusos como os da pedaleira, aquilo tem de ser mesmo bem apertado. Outra coisa que costumo fazer é segurar no espigão ou na parte da frente do quadro e abanar com a mão a roda traseira. É suposto haver uma folga mínima mas não pode baloiçar muito.
Voltando à tua menina:
Está muito gira a tua bicicleta. Sei o que ficava a matar aí, mas não te vou dar ideias que de certeza que a tua pedaleira está como nova e para as curvas.
Era a nova XT em preto... ficava lindo. Eu pessoalmente nesta nova gama da shimano, em termos meramente estéticos só gosto da Deore e da XT. Acho que a SLX está feia como tudo. Seja em preto seja em prata.
 
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TiagoMAIAC

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Eu disse bruno.

Como conheço bem esse material, posso dizer com segurança esquece o dropout.

LoL. Mas não fiques triste. Isso tem sempre cura. Primeiro de tudo, desmontas o Y, e a parte do amortecedor que está agarrado ao triangulo traseiro. Cuidado com as anilhas não as percas. Depois arranja massa consistente decente. Eu tenho uma vermelha porreira que não sai tao facilmente com a água. Nas uniões das anilhas ao amortecedor e ao Y untas tudo e alinhas com um fio grosso ou um arame (não metas logo o parafuso grande). Depois no parafuso untas bem também, mas não deixes entrar massa lá pra dentro porque se não vai desapertar, e isso é que te vai dar a folga. Montas tudo e apertas um parafuso ao outro a 5/6nm, convém mesmo fazer à força exata. E o ideal é usares cola para parafusos da wurt daquela azul. E pronto, deve dar bem para um mês inteiro a andar à chuva.
Se estiver a fazer barulho na parte de baixo do Y, é a mesma coisa mas esse podes apertar bem.

Em principio os rolamentos não fazem barulho. Mas isso é simples de ver, tiras o guard com cuidado sem estragar, Se tiver ferrugem não é preciso ser mecanico para ver que estão gripados. Mas desde 2008 que tenho a minha e os rolamentos são os mesmos. Ao meter outra vez o guard, certifica-te que enxes bem aquilo de massa porque em parte é o que o vai agarrar.

Eu mandei vir um Kit ontem de parafusos e anilhas pro amortecedor. O meu está com uma folga horrível (a Serra de Sintra não perdoa). Para o meu modelo foi 17€ tudo, inclusive os 2 casquilhos que montam à frente já no quadro.

E depois de ter escrito isto tudo é que reparei que já tinhas desmontado. Mas pronto, fica um pouco mais completo. Lol.

cumpz, Boas pedaladas
 

BrunoM13

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commendatore, mais uma vez obrigado pelas dicas e pela apreciação; em relação à pedaleira que tenho actualmente, está impec, levou o prato de 32T agora, o de 22 está novinho e o de 42 também está razoável, se trocar de pedaleira um dia, não sei se será pela preta pelo seguinte motivo, amigos meus que têm, passado uma volta ou 2 fica logo coçada:(

TiagoMAIAC, onde posso arranjar um dropout sobressalente? Só na decathlon?
Em relação à lubrificação dos casquilhos e tudo o que está ligado à parte de amortecimento, fiz tudo tal qual como aqui referes, menos a parte de colocar cola nos parafusos; outra coisa que não sei bem é a força que lhe dei, vai um bucado pela sensibilidade da mão:p
Em relação a tirar o vedante do rolamento grande, é sempre um bucado complicado, pois pode saltar fora a qualquer momento e assim reduz-se bastante a vida do rolamento...

Já agora qual o kit e de onde é que mandaste vir??

Muito agradecido pela tua ajuda;)
 

TiagoMAIAC

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Conheço um tipo que meteu um dropout sem ser da decathlon, mas acho que foi sorte. O melhor e menos trabalhoso é ires lá, dás as referencia e encomendas. O meu dropout já esteve torto. Levou umas pancadas no torno e ficou direitinho, não sei se o meu é igual ao teu mas tem 2 parafusos. Quando tiras as roda da-lhe uma apertadela, o meu entortou não de ter levado uma pancada muito forte, mas porque estava meio desapertado penso eu.

Mas o procedimento para o kit é o mesmo que no dropout. Vais a decathlon e dirige-te à parte das bicicletas. Ha-de estar lá um tipo com um PC. Dizes-lhe que tens uma 9.9 e precisas de umas peças. Dás a referencia do modelo porque os kits não são todos iguais, o mais certo é eles não terem na loja, mas esperas 4 ou 5 dias e eles ligam-te para ires buscar. O meu kit de parafusos para o amortecedor chama-se ''Cruzeta e aneis EXPLT07''. O 07 deve ser o ano penso eu, ficou por 17.95€. Um bocado caro penso eu, mas ao menos sabemos que metemos o material certo.

Isso de apertar com a força certa e meter cola sou eu que tenho a mania de deixar tudo perfeitinho. Comprei o material para isso e assim quando adquirir a minha próxima bike sei que tenho maneira de deixar tudo impec sem me preocupar tanto.
 

BrunoM13

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Quando tiver possibilidade de ir à Decathlon vou lá ao "moço" perguntar:D

E que valores??

Falando agora de chaves, ando mesmo com a "cegueira" de comprar uma dinamométrica...

O que me aconselham? Que intervalos de torque? Quais os torques mais usuais das nossas máquinas?

Se me puderem ajudar...:p
 

TiagoMAIAC

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Eu abri um tópico em relação ao assunto a uns tempos quando comprei para mim.
Aqui
Eu conheço um senhor que vende material para oficinas, sobretudo automóveis, falei com ele e acabei por escolher um mini kit da Beta que me foi caro, mas basicamente tenho chave pro resto da vida.


Eu tentei encontrar no site para te mostrar, mas só apresentam o roquete em separado. A minha vinha numa caixinha com as cabeças alen as normais com adaptador e o respectivo roquete.

Há uma resposta a esse tópico que fala numa chave da syntace, eu ainda procurei por essa, mas acabou por me ser mais conveniente comprar a beta. Mas essa syntace a meu ver é a melhor.

Depois existem umas especificas. Tipo compras a chave só para determinada força, são bem simples e rondam os 15 euros.

Boas pedaladas.
 
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