Eu disse bruno.
Como conheço bem esse material, posso dizer com segurança esquece o dropout.
LoL. Mas não fiques triste. Isso tem sempre cura. Primeiro de tudo, desmontas o Y, e a parte do amortecedor que está agarrado ao triangulo traseiro. Cuidado com as anilhas não as percas. Depois arranja massa consistente decente. Eu tenho uma vermelha porreira que não sai tao facilmente com a água. Nas uniões das anilhas ao amortecedor e ao Y untas tudo e alinhas com um fio grosso ou um arame (não metas logo o parafuso grande). Depois no parafuso untas bem também, mas não deixes entrar massa lá pra dentro porque se não vai desapertar, e isso é que te vai dar a folga. Montas tudo e apertas um parafuso ao outro a 5/6nm, convém mesmo fazer à força exata. E o ideal é usares cola para parafusos da wurt daquela azul. E pronto, deve dar bem para um mês inteiro a andar à chuva.
Se estiver a fazer barulho na parte de baixo do Y, é a mesma coisa mas esse podes apertar bem.
Em principio os rolamentos não fazem barulho. Mas isso é simples de ver, tiras o guard com cuidado sem estragar, Se tiver ferrugem não é preciso ser mecanico para ver que estão gripados. Mas desde 2008 que tenho a minha e os rolamentos são os mesmos. Ao meter outra vez o guard, certifica-te que enxes bem aquilo de massa porque em parte é o que o vai agarrar.
Eu mandei vir um Kit ontem de parafusos e anilhas pro amortecedor. O meu está com uma folga horrível (a Serra de Sintra não perdoa). Para o meu modelo foi 17€ tudo, inclusive os 2 casquilhos que montam à frente já no quadro.
E depois de ter escrito isto tudo é que reparei que já tinhas desmontado. Mas pronto, fica um pouco mais completo. Lol.
cumpz, Boas pedaladas