David Rodrigues

grox

New Member
Sou visitante assíduo deste espaço de "competição" e, embora não participe regularmente, mantenho-me informado acerca do que vai acontecendo com os nossos melhores atletas.
Nos últimos tempos tenho notado que as posições se vão extremando e tenho reparado também em muitas palmadinhas nas costas cheias de veneno.
Sempre tive a ideia que neste desporto as coisas eram diferentes do futebol, por exemplo.
Constato agora que, a partir de certo nível e ambição, tudo se torna igual.
Pensava eu na minha ingenuidade que, sendo este um desporto essencialmente de paixão pela natureza, as pessoas que nele se movem também seriam diferentes.
A conclusão não é tão negativa como as palavras anteriores podem fazer crer, já que sempre que ando no mato encontro esses apaixonados, assim como em muitas maratonas pelo país.
O que poderia ser um contributo e um impulso fundamental para o cross country em Portugal, levando muitos pais e jovens a envolverem-se nesta modalidade, tem aqui um mau exemplo sobre como a atitude na vida transpira para o desporto e vice-versa, infelizmente.
Não duvido da paixão do Paulo Marinheiro, com quem já me cruzei fugazmente numa prova em Palmela, nem dos amigos e familiares do David.
Tanto o Ricardo como o David são jovens que admiro muito, assim como aqueles que os acompanham.
Mas mais importante que as questões do desporto é a forma como estamos perante a vida e os outros, que no fundo é aquilo que nos define enquanto seres humanos, enquanto espíritos com desejo de transcendência.
Mas para isso temos de afastar o lastro de inveja, pequenez de espírito e falta de humildade.
É na cooperação e na comunhão de interesses que progredimos, é na amizade e entreajuda que prosperamos.
Abraços a todos, saúde e boa sorte.
 

Rui Quinta

New Member
(Não é um ataque a ninguém. É apenas sobre o David e sobre o seu percurso na estrada :wink:)

O Paulo Marinheiro já me mandou calar e ficar no meu canto para não falar de BTT, mas de estrada acho que posso falar. Quanto à ASC ser a unica equipa profissional de juniores, não é verdade. A equipa de Alcobaça tem as mesmas, se não melhores, condições. Dizer que o pelotão nacional de estrada é um dos melhores do mundo de juniores, é anedótico. Além do Daniel Freitas a sprintar, mas ninguém tem capacidades para discutir uma vitória internacional, embora jovens como o David Rodrigues, o Hélder Ferreira ou o Bruno Borges subam muito bem. Pelo menos este ano, apenas o Daniel já mostrou ter essa capacidade. Talvez para o ano seja o Coutinho ou o Rafael Reis, que mesmo sendo de primeiro ano têm feito uma grande época, tal como o Cozonac, mas este é moldavo (espero que brevemente seja português). Comparar o Freitas com o David é como comparar o Contador ao Cancellara, em (muito) menor escala, claro. O David Rodrigues é um ciclista que nunca ganhará um sprint tal como o Freitas nunca ganhará uma chegada em alto, como esta que ganhou o David. Pelo menos numa chegada em alto a sério, não num topozinho.

Além de tudo isso, quando se fala no David Rodrigues na estrada, não se está a falar de um qualquer rookie que chegou este ano e já venceu. No ano passado, na prova mais importante do ano, a Volta a Portugal de Juniores, mostrou ser dos melhores a subir, no Alto do Montejunto, onde foi 3º. Este ano, além da Volta, gostava de o ver nos Campeonatos Nacionais, essa sim a segunda prova mais importante.

Quando for ao sprint, vai ser o Freitas, o Coutinho e mais um ou dois a lutar pela vitória. Quando for a subir, vai ser entre o David, o Hélder Ferreira e o Bruno Borges.
 

Arlindo

New Member
Aqui fica a minha Opiniao Senhor >Rui Quintas.

Como ciclista, e estando habitualmente no meio do pelotão e Pondo de parte o facto de o Daniel Freitas ser da minha equipa.

O David Rodrigues e actualmente um dos melhores Trepadores . Mas Dizer que ele descarrega o Freitas ??:S:S:S

Na prova de Fafe, ouve um pequeno desentendimento entre a minha equipa. Estavamos na Frente a Controlar uma Fuga, e o nosso treinador mandou-nos sair de la. Estava na Estratégia para aquela prova......
O Momento do ataque do David e do Helder, foi quando o pelotão estava todo partido, estes 2 ciclistas tentaram a sua sorte e tiveram-na com todo o mérito.
Se fosse chegada compacta, nao teria duvidas apesar de ser a subir que o Daniel Freitas venceria a prova. Bastava mandar um daqueles ataques que até "torcem" os qrenques.

Quanto ao David ele está muito forte mesmo. Controlou bem o seu esforço e atacou quando teve de atacar. 100% !

Relembro que apesar de este ano o Ricardo não estar ainda no seu ponto, ele em vila real fez marcação Cerrada ao Freitas, e cumpriu... apesar de nao finalizar nem metade do freitas.



Ps. Se não fosse eu aqui nesta foto o David Podia-se ter aleijado bem, entrou um carro em plena Estrada durante a prova em Contra - Mao.
Gc1fxn879111-02.jpg
 

tiso

New Member
David parabens e força nos crenques

ÉS 1 CAMPEÃO

Sr. paulo este tópico é sobre o DAVID e a sua promissora carreira, não venha para aqui destabilizar 1 ateleta k anda limpo, não precissa k lhe abram alas para partir na frente, ele é sim humilde até demais.

Nunca vi ninguem da "ASC" nem do "clube Montanhismo da Guarda" reclamar pela posição dele nem de outro ateleta na grelha de partida, (lisso é humildade dos clubes k fazem além de campeões pessoas para o futuro e do ateleta k não se emproa como 1 peru) quanto mais despercebido o David passar melhor.

Qunto á equipa ASC já foi profissional agora não o é ,mas poderá vir a ser novamente, e teve nas suas fileiras nomes como: Sérgio Paulinho (vice campeão Olimpico enquanto a representava); Rui Costa (actualmente ciclista da "caisse depargne" vencedor da " 55.ª edição dos Quatro Dias de Dunquerque"); José Mendes entre tantos outros do polotão nacional.

boas pedaladas ( David continua em grande) :mrgreen:

TISO " BRAVUSCURAS BTT"
 

faria_fjh

New Member
Acompanho desde há muito os topicos referentes aos miudos do nosso btt( primeiro o do ricardo , depois o do david e agr , e ja n era sem tempo, o do mario ) e entristece me ver guerras sem nexo porque um fez isto e o outro fez aquilo. e um é isto e o outro é aquilo.
Deixem os putos divertirem se a fazer aquilo que gostam! O resto ve se na pista ,quem ta forte quem ta menos forte isso meus amigos so se ve qd eles estao em cima da bicicleta a correr uns contra os outros!
O resto sao cantigas..


Deixem se de guerras e deixem os putos em paz e sossego...

Parabens ao David pelo bom momento que atravessa!

Abraço e bons treinos
 
Boas,

A uma semana da 2ª participação na Taça de Mundo de XCO Nissan 2009, o Amigo David Rodrigues realizou mais uma vez controlo de treino esta época.

O objectivo foi avaliar o nível de performance actual, para programar da melhor forma fase mais importante da época para o David, que chegará dentro de pouco tempo.

Tal como planeado, está tudo dentro dos valores previstos! Fruto do enorme empenho e esforço deste jovem atleta. Parabéns!


Algumas fotos dos testes realizados esta manhã:


David_2.jpg


David_1.jpg


David_3.jpg


David_4.jpg



Até de hoje a 8 dias em Madrid... :wink:


Saudações

TA

performed by...
www.tiagoaragao.com
 
indy said:
Só por curiosidade, podias explicar um pouco mais em que consistem estes testes?

Pedro se consultares o site do Tiago Aragão na secção das "Avaliações" encontras a resposta :wink:

Na minha humilde opinião e interpretando as fotografias penso que o Tiago aplicou ao David um teste progressivo em intensidade e esforço até um certo nível por ele determinado (como ele diz no site "sub-máximo"). Na foto em que o Tiago está a mexer na orelha do David é simplesmente para recolher uma pequena amostra de sangue afim de medir os níveis de lactato concentrado no sangue que sobe proporcionalmente ao esforço físico. Para o Tiago dizer que tudo está bem, isso na minha opinião quer dizer que o treino que o David tem feito está a cumprir o objectivo de o seu corpo estar a conseguir andar mais com mais velocidade e a suportar os níveis de lactato no sangue mais tarde... :wink:

Boas notícias fisiológicas neste caso para o David, agora nas provas seguintes tudo depende da sorte, da técnica individual, da táctica dentro do pelotão da ocupação do seu espaço, dos bons arranques, de uma boa escolha de material para a sua máquina e acima de tudo de uma excelente condução certinha, segura e que ajude a poupar o combustível rico e precioso do seu corpo (Glicose e ATP) para ser utilizado só nos momentos precisos e preciosos nas defesas e ataques aos seus adversários até ao final da prova...

Neste nível de competição que estes jovens estão sujeitos já não basta dizer de maneira simplista "basta ter pernas", tudo, mas tudo ao mais pequeno pormenor conta, para mim a parte fisiológica está a 60% os restantes 40% estão na soma de todos os outros pormenores para se fazer frente com algum sucesso neste nível de competição.
O "basta ter pernas" era o mesmo que dizermos que para correr no WRC basta termos um motor Ferrari montado no nosso carro de levar a família do dia a dia... :wink:

Um abraço
V. Santos
 
Boas,

O amigo Vitor Santos já adiantou alguma coisa, mas cá vai a partilha...

O David, como qualquer atleta de Alto Rendimento Desportivo tem que ser controlado periódicamente em diferentes parâmetros físicos/morfológicos, fisiológicos e bioquímicos. Isto porque para quem treina nos limites e acima dos limites, tem obrigatóriamente que controlar tudo o que faz ao pormenor, sob pena de entrarem em situações de fadiga extrema... e na jovem carreira que tem, o David já teve uma noção do que isso é!

Por isso mesmo, a ordem é rigor em todo o processo de Treino!

As Avaliações Morfológicas ou Antropométricas que o David realiza são as seguintes:

- Peso, % Massa Gorda por bioimpedância e % Massa Gorda através das pregas de Adiposidade (gordura) subcutânea,

- Perímetros dos Membros Inferiores e correlação entre eles,

- Somatório de Pregas de Adiposidade,

- Estudo da Composição Corporal em termos Massa Magra (Kg), Massa Gorda (Kg), % de Água Total, Relação Cintura-Anca, Índice de Massa Corporal, Peso recomendado, Indíce Metabólico Basal;

- Estudo do Valor Calórico da Dieta diária (Kcal) - Calculado com base nas Necessidades Energéticas Estimadas e Factor Calórico,


Avaliações Fisiológicas:

Teste de incremental por patamares com análise da evolução da curva de lactato, que permite determinar com exactidão:

- os ritmos de treino de regeneração e/ou recuperação do organismo;

- Ritmos de Treino Aeróbio (com base na Potência, Frequência Cardíaca e Velocidade);

- Rimtos de Treino Anaeróbio (com base na Potência, Frequência Cardíaca e Velocidade)


A análise e determinação destes valores permite ao David estabelecer Objectivos concretos para todos os parâmetros avaliados, a curto, médio e longo prazo.

Permite a determinação da relação peso-potência, que é o factor que mais importa estudar num atleta, pois é o que descrimina a capacidade de atlética do mesmo.

Com base no resultado da relação peso-potência, o David pode comparar-se em termos fisiológicos com os melhores Atletas do Mundo de XCO, através das tabelas construídas com base em estudos ciêntificos publicados.


Espero que sem ter complicado muito, tenha mostrado um pouco mais do trabalho espectacular deste excelente atleta!

Saudações

TA

performed by...
www.tiagoaragao.com
 

Curandeiro

New Member
E para quem tem dúvidas... é assim que a ASC/União Ciclista de Vila de Conde produz campeões! Com o empenho dos seus atletas, oferecendo os meios para o seu crescimento enquanto atletas e também enquanto Homens.
 

tiso

New Member
Parabéns DAVID estives-te igual a ti próprio (será k ainda há dúvidas) :mrgreen:

Vila do Conde não podia estar melhor representada (1º e 4º lugar) :exacto: :clap:

Força CAMPEÃO

1 abraço

Tiso "bravuscuras-ASC Vila do Conde"
 
Top