Dúvidas sobre o tamanho dos discos

Batas

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Eu...? Por acaso estive indeciso entre esses dois...

Optei pelos Avid Ultimate.

Em relação aos Hope Pro:

Aspectos negativos:

Acabam por ser mais pesados 20-30g no total (com os discos dos Hope Pro); Os meus neste momento pesam 683g. Com os rotores dos Hope descem para 633g+-


Aspectos positivos:


Afinação do ponto de contacto dos calços com os discos. (Diferente do ajuste do alcance da manete, que também tem).
Esteticamente ficam melhor na minha btt.
Têm ganho, ou ficado muito bem classificados nos testes comparativos.


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patriota

New Member
Batas,
Os teus discos são iguais aos meus.
Penso que a força de travagem é igual aos juicy 5 ou 7 e a diferença estará nos materiais utilizados que são muito mais leves e nobres .
O teu conjunto pesará talvez menos 300gr que o meu.
Claro que o preço e o valor do conjunto não é comparável.

Que tipo e marca de pastilhas usas? não tens problemas de sobreaquecimento e ruído?
 

Batas

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Pois... Para já não te posso ajudar muito nesse aspecto, até que ainda andam em testes.

Mas a primeira coisa que faria era testar outras pastilhas. Tenho ouvido falar bem das EBC Douradas...
 

joao_ramalho

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Olá a Todos,

Sendo este o meu primeiro Post ( á excepção das apresentações ), espero não estar a abrir um tópico desnecessáriamente para abordar este assunto, de qq

maneira se assim for peço aos responsaveis pelo forum que façam o seu reencaminhamento para o devido lugar.

Mas falando do que realmente interessa...

Tenho andado a sondar trevoes de disco para a minha bike pois pretendo migrar de V-Brake para Disco e gostava de saber se a dimensão do disco tem que ser em

conformidade com o tipo de suspensão por causa do encaixe na suspensão para as pinças ou se por exemplo um disco de 180mm e um de 210mm dão para a

mesma suspensão ou se é necessário aplicar algum adaptador!

~Cumpts~
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

primeiro convém saber que bike tens e que suspensão está montada, porque dependente do uso pretendido há várias dimensões de discos.
A grande maioria das bikes de XC usa discos de 160 à frente e 160 atrás. Algumas já trazem 180 Fr /160 Tr, depois tens no extremo as de DH com 2 discos de 205mm (medida máxima).

Como vês depende do uso e da bike em questão. O tamanho do disco não depende dos apoios no quadro/suspensão, mas sim das dimensões do quadro e do tipo de suspensão que é: XC, Enduro, Freeride, DH, etc.

Jepas
 

joao_ramalho

New Member
Obrigado Jepas.

A bike em questão é de XC uma Scott Aspen de 2003 e tem um Rock Shox Judy TT e a minha duvida ia precisamente no sentido de perceber tambem se a medida de disco 210mm não seria um bocado exagerado ou até

mesmo inadequado, pois tinha a hipotese de comprar uns Magura Julie que apesar de ja estarem descontinuados são uns bons travões o problema é que o conjunto para a frente trás disco de 210mm e 180mm para trás, e foi

tambem esta questão do disco de 210mm que me susciptou algumas duvidas, e pelo que ja deu para perceber não são de todo adequados á minha bike!
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Sim, 210 é capaz de ser demais...

Eu já andei com 160mm e 160mm, agora tenho 160mm e 180mm (tras e frente respectivamente) e para mi é o ideal...

Abraço
 

ggx2

New Member
Boas,

podes usar vários tamanhos de discos com os travões que referes. Para discos de 160 não necessitas de adaptadores.

FG
 

Jorgex

New Member
Não é só a vertente praticada mas também o peso do bttista... O desenho dos rotores também são outra grande influencia na travagem e pastilhas...

Nota: igualar o tamanho dos discos ou usar o disco maior à frente e o mais pequeno atrás.
Exemplo: Para XC duro e rápido, o ideal é usar 6" à frente e 5" atrás. Para AM, 8" à frente e 7" atrás é excelente. Para DH é que pode ser preciso ir para 9".

Outro exemplo: se 6" não são suficientes, a coisa pode-se resolver comprando um rotor de 6" em forma de flor ou serra circular. Quando passei do Hayes 6" para o Hope de 7", a potencia de travagem era a mesma. :oops:
 

sergai

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Eu tenho uns xt de 160 fr, e 160 tr e não sinto falta de potencia, além que são mais leves e não foi preciso adaptador nenhum para os montar.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

sergai said:
Eu tenho uns xt de 160 fr, e 160 tr e não sinto falta de potencia, além que são mais leves e não foi preciso adaptador nenhum para os montar.

Para tras certamente que precisaste de um adapator... a não ser que a tua bike tenha um quadro com PM como a nova KTM...
 

i_mendes

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...podes usar vários tamanhos de discos com os travões que referes. Para discos de 160 não necessitas de adaptadores.

Também para frente poderás necessitar de adaptador, mesmo se o disco for de 160mm, se a suspensão usar o sistema IS. Com Postmount é que não é necessário (para disco de 160mm).
 

João Ramos

New Member
Boas noites,

agora que li este tópico, gostava de vos perguntar uma coisa (sobre a qual já me interrogo à bastante tempo):

Que diferenças sentimos na travagem entre utilizar discos maiores ou menores (por exemplo entre de 160mm e 205mm)?

Cumprimentos
 

MrOverclock

New Member
Em termos práticos não sei porque nunca experimentei nada diferente de 160mm.

Mas segundo a física, discos maiores demoram mais tempo a aquecer por ter mais área e por ser exercida menor força.
Outra vantagem é a necessidade de exercer menor força, mas julgo que a diferença não é assim tão grande :wink:
 

Jorgex

New Member
Devemos aumentar o tamanho do rotor quando precisamos de um pouco mais de potencia ou maior dissipação de calor. Acreditem, que a cena do calor é muito chata e costuma vidrar as pads dos travões de disco. Como sabem, pastilhas vidradas resulta uma perda significativa de travagem, tipo, dum segundo para o outro vão 50% de potencia de travagem ao ar. :shock:
 

joao_ramalho

New Member
Boas Pessoal!!

Bem... das opiniões que já li no tópico já deu para perceber que claramente um disco de 205 á frente, para a utilização que dou á bike,não é o apropriado. e pelo que li parece-me que a porção ideal será 180 / frente e

160 / trás, ou eventualmente 180/180 , já que quer o meu quadro quer a suspensão têm sistema PM, elo que um adaptador resolve a questão da adaptabilidade e sempre se ganha um bocado mais poder de travagem.

Cumpts a todos e obrigado.

JR
 

Jorgex

New Member
O que quero dizer que a potencia de travão não é muito maior mas ganha-se mais tempo de travagem.

Com rotores de 7", ganha-se à vontade uns 2 minutos de travagem em relação ao de 6". 2 minutos sempre a travar e isto é o tipo de coisas que faz imensa diferença nas descidas. :shock:

Vejam o site da Magura porque a Magura é o único fabricante que diz as forças aplicadas. Diz a força de cada travão e o ganho com os vários tamanhos de rotor. 8)
 
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