Dúvidas sobre o tamanho dos discos

dzogchen

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Boas,

Samuel_bigas, se o teu disco é de origem é porque esta bem dimensionado para a tua bike! Já pensaste em trocar essas pastilhas de travão por outras melhores?

Abraços

Nuno Jesus
 

Samuel_bigas

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Eu tenho um HARO WERX XCR e nao encontro documentação deste quadro!!!ma para traz tb nao tenho reparado problemas de travagens uma vez que so o uso em auxilio.
 

rsequeira

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Boas sou iniciado nestas andaças, tenho uns travoes hidraulicos xt com uns discos de 160 centerlock, 1- até que medida de discos posso colocar na bicicleta? 2- exixste algum kit para colocar discos de 6 furos em centerlock?

obrigado
 

Tremoço

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Boas...
Em resposta a primeira pergunta acho que podes por todas as medidas desde que tenhas os adaptadores, mas sobre isto epera pela resposta de um outro mais entendidos nisto
Em resposta a segunda a um adaptadores que compras que da para por discos de 6furos em cubos central lock, mas atenção que estes adaptadores sao caros...
 

Fura_A_maneira

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Oi,

Tal como já foi dito antes podes pôr a medida de disco que quiseres tendo apenas de "jogar" com os adaptadores.
É claro que se tiveres uma bike de rigida não fará grande sentido andares com discos de 203 mas se praticares DH já terá o seu sentido. Tudo dependo do uso que deres à bicicleta.

Referente à segunda questão, os adaptadores de central-lock para 6 furos não são assim tão caros. Já foram quando apenas marcas como a DT Swiss os faziam. Podes encontrar 1 da Shimano mais barato.

Abraço

Fura_A_maneira
 

rsequeira

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muito obrigado pela ajuda mas a que adaptadores se referem quanto ao tamanho? eu tenho umas jantes mavic que trouzeram adaptadores centerlock e 6 furos por isso acho eu nao devo ter problemas certo?
 

castelhão

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Se as tuas rodas já tem um adaptador center-lock->6 furos óptimo!!! Meio problema resolvido. De qualquer forma a fixação center-lock é mais rígida e mais leve que a ligação adaptador+disco 6 furos. Sempre que possas mantém a ligação center-lock!

Quanto ao tamanho do disco tens de verificar o tamanho de disco que a tua suspensão permite montar. Que suspensão tens!? Se for uma SID mais do que 180mm é desaconselhado. Uma FOX podes por 203 mas é uma tontice. Quanto maior o disco maior esforço vais exercer nos apoios e mais vais obrigar a suspensão a bambear provocando um desgaste mais acentuado nos casquilhos.

De qualquer forma para XC e Maratonas mais de 185mm é escusado, a não ser que queiras praticar o salto de rã .

Quanto aos adaptadores tens de jogar com duas variáveis: União do travão e fixação da suspensão. Existem dois tipos de ligação: A Post-Mount, PM, da Manitou mas que está a ser usado este ano por mais marcas ( Fox e RS nalguns modelos ) e a mais clássica International Standart, IS, mais comum.

Para baralhar as pinças de travão também podem vir com estes dois tipos de fixação o que torna este assunto muito, muito complicado de explicar aqui.!

Se quiseres ajuda posta aqui uma foto dos travões e da suspensão e diz-me que diâmetro de discos queres que eu tento dizer que adaptador tens de ter!
 

JordanBH

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Boas a minha duvida e que influencias traz em ter um disco com uma maior diamerto e um disco mais pequeno, ha alguma diferenca na potencia de travagem?


Desde ja Obrigado

Cumps
 

ze_zaskar

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Boas
Alem da melhor dissipaçao de calor, a principal diferença de um disco maior é mesmo a potencia de travagem. Isto vem do maior efeito alavanca proporcionado por um diametro de disco maior.
Espero ter ajudado.
:wink:
 

ZeTT

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Porque o travão de trás é usado para abrandar e direccionar a bicicleta e o da frente para a fazer parar.
 

Silvas

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JordanBH said:
Boas
mais uma pergunta.
Qual o motivo de por um disco maior a frente e um disco mais pequeno atraz?


Cumps

Porque, tal como nos carros e nas motas, o peso do rider e da bike é todo "transferido" para a roda da frente quando travas. Isso vai exigir muito mais esforço do travão da frente do que do de trás.
 

JordanBH

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Pois eu tambem tenho v-brake mas como quero comprar uma suspensao e quase nenuma vem com encaixe v-brake e tendo de optar por os discos
 

joaobcruz

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Há um pormenor importante que por vezes a malta não verifica vou falar no meu caso. Aqui há tempo decidi finalmente por disco à frente e comprei um magura Julie para meu espanto quando abri a caixa (o disco vem muito escondido, tapado com cartão) deparei me com um disco de 210mm a vontade era tanta de montar as coisas que montei mesmo assim não troquei por um tamanho mais baixo. Trava muito bem e não aquece muito. Entretanto no outro dia fui procurar à net um manual da minha suspensão que tivesse um desenho da mesma em vista explodida, e nessa busca constatei o tamanho máximo que a suspensão levava era disco de 185 mm. A razão para tal é que o um disco de 210 insere esforços muito grandes no braço da suspensão e só algumas estão preparadas para tal. por isso antes de porem discos maiores certifiquem se que vem la escrito no manual os limites de diâmetro é que depois com estas coisas garantia...boca... :)
Espero ter sido útil. E que n tenha criado uma corrida desenfreada aos manuais :p
 

ICC

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A questão dos diâmetros dos discos com a compatibilidade das suspensões é sem dúvida pertinente. Eu tenho disco de 200 na minha Reba, meramente por uma questão estética, mas nunca tinha pensado nessa "compatibilidade""... vou, aliás, investigar isso, pode ser que até baixe peso ao conjunto!
 

Ratolas

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Eu tenho uma Lefty de carbono com disco de 200mm.
Consultei lojas e o site da Cannondale e aparentemente não há nada de impeditivo, a forquilha é robusta e já anda assim há 3 anos! É verdade que nenhuma Prophet vem equipada de origem com discos superiores a 180mm, mas isso tem a ver com a questão do peso. Continuo a usar uns travões "básicos", os Hayes Nine que vinham de origem e com os discos de 200 tenho uma optima capacidade de travagem.
Inicialmente só tinha 200 á frente, mas rápidamente coloquei também atrás, pois na prática acaba por fazer falta, em descidas muito ingremes com curvas e contra curvas em pedra solta ou lama quase não podemos travar com o da frente e aí toda a potência atrás ajuda!
 
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