Dúvidas sobre o tamanho dos discos

raposo1978

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Boas estive as ver outros tópicos e não me ajudaram por isso criei este.

A minha questão é a seguinte tenho uns tenho uns avid juicy 3 na minha bike. Na frente tenho rotor de 185mm e na traseira tenho rotor de 160mm.

Gostava de saber se vou notar muita diferença na travagem se trocar o rotor da frente por um de 200mm é que gostava de ter um pouco mais de poder de travagem na frente para não fazer tanta força na manete dianteira, e assim talvés resolvesse o problema do tremer (efeito "abs" que falam noutros tópicos que irrita bastante) a frente quando travo.

Se trocar o disco da frente de 185mm por um de 200mm poderei colocar o de 185 no travão de trás, trocando-o pelo de 160mm, claro que com o devido adaptador da avid?

Assim ficava com o de 200mm à frente e com 185mm atrás.

Já agora gostava que me aconcelhassem marcas de rotores, para impedir que aconteça o famoso efeito "tremor de terra" quando travo à frente, pois vi que é um problema comum nos avid.

Abraço.
Rui Raposo
 

Elfo

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Boas

Quanto maior o disco maior a possibilidade de empenos, provocando o efeito de tremor quando travas.
Aumentando o tamanho aumenta a resistencia à fadiga/aquecimento aumentando o poder de travagem.

Boas pedaladas
 

ByDeR

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O poder de travagem e igual para um fio ou para um rotor de 500m, o que influencia o poder com que travas e mesmo as maxilas do travão. O que vai fazer o aumento do rotor, e aumentar a dissipação de calor e consequentemente vais ter o poder de travagem disponível durante mais tempo, sem começar a ficar esponjoso.

Se queres que a manete trave mais em cima tens de meter mais óleo no circuito.

Rotores fixes tens os flutuantes da hope, que são bons, mas caros, para cima dos 40 euros cada um parece-me. Eu gosto dos da Avid que tenho agora e que vieram com os Juicy 5 de 2007 e não sinto o tal efeito ABS, mas acho que estes rotores são diferentes dos anos anteriores e tiveram alterações a esse nível. Também vai depender dos empenos que tens nos discos.

Cumps
 

CMSR

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isso foi o que eu fiz à minha bike. tinha 180 ou 185 à frente (magura) e 160 a tras e troquei para 203 à frente e passei o rotor magura para tras.

problemas :
:arrow: a pinça magura à frente nao é compativel com os discos de 203, porque pelos vistos a magura tem discos de 210, e como eu nao sabia isso tive uma certa dificuldade em arranjar um adaptador minimamente compativel e mesmo assim teve de levar uns espaçadores, mas tá a funcionar na perfeição. a tras como o travão é shimano comprei um adaptador shimano para 180 ou 185 (nao me lembro) e nao houve qualquer problema.
:arrow: como o disco é de 203 a suspensao acho que se queixava um bocado de folga nos casquilhos, mas ja comprei uma nova.

vantagens :
:arrow: realmente trava melhor
:arrow: arrefece mais depressa o rotor

de momento é o que me lembro.
 

Bravellir

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Quanto maior o rotor, menos força as maxilas tem de fazer para obter a mesma força de travagem.

Por outras palavras, quanto maior o rotor mais poder de travagem com as mesmas maxilas.

Principio básico da alavanca.
 

ByDeR

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Fa=u*Fn.

Fa - força de atrito
u - coeficiente de atrito
Fn - força normal

O coeficiente e igual, a forca normal também, nao tens a área de contacto em nenhum lado. Discos maiores permitem usar pastilhas maiores e mais pistões nas maxilas por isso e que temos travões específicos em que não se usam rotores pequenos, por isso e que aumentas a forca do disco contra a maxila.

O efeito alavanca não e para aqui chamado, visto que a superfície de contacto para as mesmas pastilhas vai ser igual em ambos os casos. Tu quando aumentas o tamanho do rotor puxas as maxilas noutra direcção por alguma razão, para as alinhares com a superfície de travagem. Pega nuns rotores Avid de 160 e de 180 e mede a espessura da superfície de travagem. Vai ser a mesma.

O espaço que a mesma superfície percorre antes de tocar nas maxilas outra vez e que e maior, permitindo um maior arrefecimento. Se não fazíamos rotores de 160mm e só aumentávamos a superfície de travagem.

O efeito alavanca podia entrar para o caso, se a superfície dos rotores onde as pastilhas tocam aumentassem. Mas de qualquer maneira nao me parece que exista esse efeito tendo em conta que nos temos uma forca normal aplicada em sentidos opostos numa mesma superfície, gostava de saber onde e que entra o efeito. Já tive a dar voltas e não consegui entender, mas posso estar enganado.

[EDIT]: Mesmo que existisse o efeito alavanca, não era a forca de travagem que ia aumentar, mas sim a facilidade com que nos temos em travar, já que a desmultiplicação da forca ia ser maior.

Cumps
 

Silvas

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É só teorias doh

Bem, cá vai a minha :mrgreen:

Ora bem, como devem saber o Binário é igual à Força a multiplicar pelo Braço, que neste caso é igual ao Raio, certo!? Como tal , se o Raio for maior, para uma mesma Força, o Binário será maior pois quer o raio quer a Força são directamente proporcionais ao Binário. Será preciso fazer um desenho!?

Dado que a superfície de contacto é a mesma, independentemente do tamanho do disco, a Força de Atrito não vai alterar em nada a eficiência de travagem.
 

raposo1978

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Epá!!!! Não sabia que tinha de ser engenheiro para trocar de rotores...

Mas em relação aos comentários do efeito alavanca não ser chamado para aqui não tem fundamento, pois existe um aumento de distância desde o eixo de rotação do disco (zona do cubo) até às pastilhas pois elas vão ficar mais longe devido ao aumento de tamanho do rotor. É como quando se coloca um tubo na ponta de uma chave inglesa para servir de alavanca, aqui acontece o mesmo pois o eixo é o parafuso e o topo do tubo é onde estão as pastilhas, quanto maior o tubo, maior a força aplicada. Neste caso menor esforço do travão.

Mas então em relação ao efeito abs, pode ter a ver com o formato dos rotores (recortados e redondos) é que tive a ver os da avid e são recortados (pelo menos tem uns leves recortes ao longo do disco).

Já agora de marca para marca varia a espessura do disco? Quando maior mais espesso fica ou isto é um mito? e posso colocar qualquer marca de rotor e já agora qual a marca que aconcelham.

Mais um aparte, eu tenho pouco experiencia de mecanica de bicicletas, acham que eu consigo fazer a troca dos discos e respectivos adaptadores, ou tem de ser pessoal especializado?

Abraço.
Rui Raposo
 

satch

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Pois... Eu como quase mestre de engenharia civil :mrgreen:, a minha teoria é a mesma do Bravellir e do Silvas, ou seja, a do BINÁRIO!!

E para acrescentar, na minha opinião os rotores maiores não arrefecem mais depressa, não aquecem é tanto!!

raposo1978, antes de trocares os rotores vê no manual da tua suspensão qual o tamanho máximo dos rotores que a marca aconselha!

Eu tenho uns avid de 2006 e têm esse efeito abs. No entanto isso foi corrigido com os rotores avid de 2007. Penso que não dá para ver se o rotor vai ter abs ou não antes de o experimentares. Por vezes desenhos que à partida podem parecer maus, afinal não o são.
 

ByDeR

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Nao percebi :mrgreen: lol .

O que faz as rodas abrandarem e a forca de atrito que vai ser gerada pelo contacto entre duas superfícies.

A partir do que e que e calculada a forca de atrito? Pelo coeficiente que vai ser igual visto que as características das superfícies se mantém [poderíamos eventualmente alterar isto mudando as pastilhas], bem como pela forca normal aplicada, que neste caso e tendo em conta que as maxilas são as mesmas vai ser igual. Isto porque?

Temos óleo dentro de um circuito que ao apertarmos na manete vai exercer forca nos pistões, que vão empurrar as pastilhas contra o disco. Os dois pontos de aplicação de forca vão ser a manete e os pistões. A forca que chega aos pistões vai ser a mesma para todas as situações, se considerarmos uma forca de mesma intensidade sempre que apertamos a manete [isto depende do nível de testosterona de cada um :mrgreen:].

Se queremos a manete a travar mais em cima ou mais metemos mais óleo no circuito, e vamos ter mais pressão a partida, pelo que vamos precisar de fazer menos pressão para travar o mesmo. Este factor também nos da mais poder de travagem, porque a partida como temos mais pressão, no final do curso da manete, a pressão exercida nos pistões vai ser maior também.

Os travões estão desenhados para que as pastilhas tenham sempre um contacto óptimo com os rotores, ou seja para que grande parte da pastilha esteja sempre em contacto com o rotor, porque os pistões não estão no mesmo sitio, e se por exemplo o rotor só tocasse na parte inferior da pastilha, e tivéssemos dois pistões um em cima e outro em baixo, o de cima não ia estar a contribuir na máxima eficiência para a travagem. Se tivessem os dois em baixo, independentemente da área de contacto, a forca ia ser a mesma, so que a pastilha ia gastar-se muito mais depressa, e aquela zona do rotor ia aquecer demasiado.

Por isso, área de superfície de contacto, não influencia em nada o poder de travagem, apenas o arrefecimento dos travões.

Já percebi o efeito alavanca, estava a pensar no sentido que não devia, assim ate faz sentido. Parvoíce minha :mrgreen: .

Entao efectivamente, rotores maiores vão dar um maior poder de travagem, por terem uma distancia ao eixo de rotação maior, e desmultiplicarem muito mais a forca necessária para a travagem. Nunca tinha pensado nesse sentido.

O efeito ABS tem mesmo a ver com o formato polygon, mas foi corrigido, porque os meus não tem já.

Acho que nem todos os rotores são compatíveis, ate porque existem uns em tamanhos que não são compatíveis com a Avid e tem de se usar espacadores. Quanto a troca, eu montei os meus travoes de disco sem ter nunca feito, e foi bastante simples, resume-se a aparafusar, mais nada. Precisas de uma chave especifica para cada peca. Acho que e uma em estrela para os rotores, e uma que tem a forma de um hexágono para as maxilas e adaptadores

Os rotores não aquecem tanto por dissiparem mais calor mais depressa :mrgreen: , e dissipar calor chama-se arrefecer :p

Cumps
 

raposo1978

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Já agora em relação ao tamanho do disco ser maior vai esforçar muito mais a suspensão?

É que tenho uma Rock Shox Tora de 85mm-130mm (não se pode dizer que seja uma preciosidade), já estive a ver no manual e não fala em nenhum limite de disco, nem sequer fala de rotores nem nada parecido....agora fiquei com receio em colocar um disco maior e depois de pouco tempo ter a suspensão toda "folgada". Acho que não deverá ganhar folgas pois o aumento de diametro será de apenas 15mm com o disco de 200mm, mas fico a aguardar respostas do pessoal.

Abraço.
 

Pax

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raposo1978 said:
Já agora em relação ao tamanho do disco ser maior vai esforçar muito mais a suspensão?

É que tenho uma Rock Shox Tora de 85mm-130mm (não se pode dizer que seja uma preciosidade), já estive a ver no manual e não fala em nenhum limite de disco, nem sequer fala de rotores nem nada parecido....agora fiquei com receio em colocar um disco maior e depois de pouco tempo ter a suspensão toda "folgada". Acho que não deverá ganhar folgas pois o aumento de diametro será de apenas 15mm com o disco de 200mm, mas fico a aguardar respostas do pessoal.

Abraço.

Existem marcas de suspensões que dizem nos seus manuais o limite máximo do diâmetro dos rotores.
O meu bom senso diz-me que 200mm é demais mas verifica isso com a marca.
 

Silvas

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Eu também acho que 203mm é demais para essa suspensão.
E que tal, em vez de mudares o diâmetro dos rotores, mudares as pinças para umas juicy 5 por exemplo? Aí penso que não haveria problema e irias certamente melhorar o poder de travagem.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Já muito aqui foi dito... mas aqui fica o meu "bitaite":

vamos por partes:
- Tens um disco 185;
- Sentes uma vibração no momento da travagem;
- Queres aumentar a potência de travagem;

:arrow: Um disco 185 é mais do que suficiente para descer... mesmo em casos extremos para uma bike de All-Montain ou maratona/XC (tenho uns Shimano LX com discos 180 e costumo descer os singles cá da Serra da Lousã... mais de 10 Km sempre a descer... e a travar :mrgreen: e não costumo ter perdas de potência!)
:arrow: Se já sentes vibração na travagem é sinal que o próprio disco já sofreu algum empeno... e se aumentares o diametro é natural que ele sofra do mesmo mal... e aumentar ainda mais as vibrações!
:arrow: Com uns Avid juicy 3 é natural que sintas falta de potência em situações mais estremas, pois são gama baixa. Se quiseres aumentar o poder de travagem talvez tenhas que mudar mesmo os travões, pelos Juicy 5 no mínimo... e aí vais ver que os rotores 185 são mais que suficientes para travares como tu queres! :wink:

Para finalizar: a solução do teu problema não passa pelo aumento dos discos (200 mm serão demais para a suspensão e o empeno será ainda mais sentido na travagem), passará pela troca dos travões! :D
 

CMSR

New Member
L.Ramos said:
:twisted:
vamos por partes:
- Tens um disco 185;
- Sentes uma vibração no momento da travagem;
- Queres aumentar a potência de travagem;

em relação à vibraçao, ele nao diz q sente, mas que ouviu falar que se sente. e isso pode nao ser derivado de empeno no disco, pode ser por exemplo folga nos casquilhos da suspensao.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

scott_yz4 said:
(...)
em relação à vibraçao, ele nao diz q sente, mas que ouviu falar que se sente. e isso pode nao ser derivado de empeno no disco, pode ser por exemplo folga nos casquilhos da suspensao.

Será que não sente?

raposo1978 said:
(...)
Já agora gostava que me aconcelhassem marcas de rotores, para impedir que aconteça o famoso efeito "tremor de terra" quando travo à frente, pois vi que é um problema comum nos avid.
(...)

raposo1978 said:
(...) e assim talvés resolvesse o problema do tremer (efeito "abs" que falam noutros tópicos que irrita bastante) a frente quando travo.
(...)

Mesmo que seja a nivel na suspenção ou na caixa de direcção o aumentar o disco só vai agravar este problema! :shock:



Para não haver dúvidas deves verificar o disco, se não está empenado, e a tua caixa de direcção, se não tem folga, reapertando se for necessário...

apertarcaixapw4.jpg


Se continuar a existir "folga" na caixa (travas com o travão da frente e empurras a bike para a frente compequenos movimentos) deves verificar se tens algum problema na caixa.

Outo procedimento que poderás fazer é verificar se tens o disco empenado: fazes rodar a roda livremente, depois vais apertando o travão com muito cuidado até ouvires a pastilha a tocar no disco. So o barulho for intermitente será sinal que o disco está empenado, e poderá ter de ser substituido!

Deves verificar todas a fixações dos discos e apois dos travões!

:wink:
 

raposo1978

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Ok, vou experimentar amanhã, visto que apareceu um furo na frente e vou repará-lo amanhã de manhã (foi o primeiro), depois aperto tudo como foi aconselhado pelo Ramos, mas desconfio que o disco empanado não está pois ao rodar a roda ele não parece torto.

Já agora a garantia cobre esse "empano"?, se estiver empanado claro, é que só tenho mais ou menos 200km com a bicicleta desde que a comprei.

Abraço.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

raposo1978 said:
(...)
Já agora a garantia cobre esse "empano"?, se estiver empanado claro, é que só tenho mais ou menos 200km com a bicicleta desde que a comprei.
(...)

Se a bike é nova :shock: é natural que os travões não funcionem logo a 100%, pois precisam de alguma rodagem para ficarem bons! :D

O melhor é fazeres uma visita a quem te vendeu, pois se lá tiverem oficina te podem aconselhar sobre este problema.

:wink:
 
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