[Crónica] O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

2º dia - 8.09.2008
Depois de uma noite tranqüila no Albergue de Pamplona, ajudada pelo jantar que fiz na cozinha do mesmo , um esparguete, bem português, bem apurado , com tomate e carne, regada por umas latas de cerveja, e como nessas ocasiões temos de usar o pacote todo, deu para mim para o Miguel para duas brasileiras (sempre elas) que acabavam de chegar para iniciar a sua caminhada e ainda sobrou para a familia coreana, de pai, mãe e filha, que raparam o tacho e como foram os últimos tiveram de o lavar :lol:. Depois foi ficar até apagarem as luzes na cavaqueira, e no esvazia garrafas, com várias nacionalidades, onde o português não aparecia na conversa.
Pelas 6 horas já estavam , como formigas a saírem dos buracos, o pessoal a levantar-se, e naquele ruído de embrulha saco-cama, guarda tudo nas mochilas, o ranger de plásticos, sapatos, tosses, e ala que se faz tarde
caminhofrances104oy6.jpg

Aí separei-me de Espanhol Miguel que continuava com a "redondilha" como dizia dorida e ia pela estrada.
caminhofrances106ja0.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Após atravessar o Campus da Universidade de Navarra passa-se por localidades de nomes estranhos como Zizur Menor e Zariquiegui, subindo a 735 metros. por trilhos de bom a mau, impressionando a paisagem e a enorme quantidade de geradores eólico

caminhofrances109cg5.jpg

caminhofrances111ph9.jpg

caminhofrances123ys2.jpg

caminhofrances127lp2.jpg

a subida ao Monte de Perdon, fazendo lembrar a Labruja no caminho portugues
caminhofrances124ti9.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Outra imagem de marca do Caminho Frances, o Alto do Perdon
caminhofrances130si6.jpg

A descida para Uterga bastante tecnica e com muita pedra que não facilitava nada a quem vai com peso extra.
caminhofrances131ue7.jpg

e as passagens por localidades como Muruzabal, Obanos, e Puent la Reina, todas com belos monumentos
caminhofrances136jk0.jpg

caminhofrances137er9.jpg

caminhofrances140kk4.jpg

caminhofrances146ns7.jpg

Chamando-me a atenção quer para a limpeza das localidades, quer para a falta de habitantes visiveis ( pelos vistos todos trabalham :mrgreen:
 

root

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Meus Caros,

Tencionava fazer um comentário no final de todo rescaldo desta imponente “cruzada”, não resisti em adiantar a minha intervenção neste tópico para “ajoelhar-me diante” deste Homem e manifestar o meu penetrante respeito e admiração pela travessia que concluiu.

Aguardo ansiosamente pelos próximos capítulos

root
 

vagamundo

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Depinho,
Continuo a acompanhar com imenso interesse a viagem pelo caminho mágico. Como tenciono para o ano, também fazer o Caminho, partindo de comboio de Stª Apolónia, tenho algumas questões a colocar. No entanto prefiro aguardar pela terminus deste fabuloso relato
Obrigado uma vez mais pela partilha desta magnifica experiência.
 

njsantos

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Quer dizer...
o homem para a aventura, teve de ir sozinho...
para o relato, não faltam parceiros!!!!
:twisted: :twisted: :twisted:
Grande Pinho.
Um exemplo para todos
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

continuando..
Passada a Puente la Reina, dirigi-me para Estella, cidade que tinha curiosidade em conhecer por ter o mesmo nome de uma conhecida freguesia desta Povoa de Varzim. As localidades por onde passava, chamavam a atenção, pelo menos para mim , pela falta de habitantes visiveis nas ruas e nas casas. A limpeza e preservação das mesmas era exemplar. Vasos de flores decoravam as varandas mostrando que apesar de não ver ninguém, as casas estavam habitadas e tinham vida própria.
Mañeru
caminhofrances155uo8.jpg

caminhofrances157wh9.jpg

e a bela Cirauqui que em Basco quer dizer o ninho das viboras
caminhofrances159ea8.jpg

caminhofrances160ab5.jpg

caminhofrances161ly4.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

à saída de Cirauqui depara-me uma ponte parcialmente destruída de origem romana
caminhofrances162bx1.jpg

Lorca e os seus principais monumentos, todo este troço tem partes com o piso bastante degradado, muito mauzinho para quem quer ir em cima da bike :evil:, mas também é uma forma de BTT a técnica empurrabike :lol:
caminhofrances166us5.jpg

caminhofrances164ht5.jpg


e Villatuerta (?) veio a seguir
caminhofrances168pg1.jpg
 
Last edited:

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Num cruzamento com um estrada encontr-se este memorial a uma peregrina Canadiense, atropelada em 2002. Efectivamente o caminho atravessa a estrada junto a uma curva fechada. Deu para pensar e ter cuidado.
caminhofrances171fi0.jpg

A aproximação de Estella, o cruzar do rio sempre com pontes bonitas, aproveitando todo o turismo ligado aos Caminhos de Santiago, uma lição a aprender pelos nossos autarcas das povoações POR onde passa o nosso caminho Português.
caminhofrances173ww7.jpg

caminhofrances174os7.jpg


caminhofrances175dk0.jpg


caminhofrances176nt9.jpg

o habitual "transito" das localidades espanholas. Qual é o seu segredo??? Certo é que nehum restaurante abre as portas antes da 13 fechando às 15. Antes e depois não há nada para ninguém. Só os bocadillos nos bares.
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

A partir da hora de almoço, deixava-se de ver os peregrinos. ficavam por volta dessa hora nos albergues até ao dia seguinte. Contudo a partir das 17 horas e proximo ás localidades voltava-se a encontrar alguns. Por isso, e á falta de pessoal de bike pelos caminhos de Napolião, fazia a parte da tarde, quase sempre, sem grande "trafego". E a sensação de estrar em locais com grandes horizontes e só, não me metia medo, antes pelo contrario, dava-me uma sensação de dominio e de querer saber o que estava para lá daqule curva ou daquele cume.
Depois de Estella, e saindo novamente da estrada, em Irache, passa-se pelo local mais conhecido do peregrinos que rumam estes caminhos. A Fonte do Vinho.
Trata-se de uma homenagem ( e inteligente publicidade) de uma Adega, toda esta zona é vinicola, que numa parede colocou duas fontes. Uma deita água, outra deita vinho. Tem uma camara que está online no site da empresa. Se acham que o vinho é zurrapa, estão enganados. Por alguma razão tenho dois bidões na bike :mrgreen: provei, gostei e enchi um. Um erro termendo.
caminhofrances178fj3.jpg

o Mosteiro de Irache
caminhofrances179jv0.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Passagem rápida por Azqueta sempre deserto de gentes
caminhofrances181mp0.jpg

Um piso rápido mas com um horizonte lento :roll:
caminhofrances182ve0.jpg

quer o caminho quer o horizonte foram enganadores :evil:
caminhofrances183mk5.jpg

nem com a ajuda do bidão sustituto :oops: ajudou
caminhofrances185sc3.jpg

aqui o caminho passava mesmo pelo meio da vinha. As uvas ainda estavam verdes
caminhofrances186lx1.jpg

mais zona obrigatoria de empurrabike
caminhofrances187jv3.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Por fim chega-se à Fuente del Moro, que não é mais que um tanque dentro deste edificio. Àgua potável é que não há. Contudo ao longo do caminho água não falta. não há nenhuma necessidade de se transportar mais que um bidão.
caminhofrances189xl5.jpg

A partir de Villamayor e até Los Arcos o caminho altera-se por completo. Passa a ser largo e rolante
Igreja de Villamayor
caminhofrances191av8.jpg

caminhofrances192mj0.jpg

caminhofrances193np3.jpg


Foi neste caminho que cometi um grande erro que serve de exemplo. Farto de mau piso e na pressa de chegar a los Arcos para terminar o dia, deixei embalar numa descida a mais de 35 Km/h e não contente mão esquerda no guiador (descalibrado com a bolsa) e mão direita ma máquina fotografica em modo video. :twisted: uma pedrita mais saliente :xau: cotovelo bem esfolado, joelho melhor ainda. Foi um erro que podia ter acabado com a viagem. A bike ficou Ok. eu fiquei a sangrar. Em Los Arcos, farmacia, agua oxigenada, pensos gordurosos , betadine, ligaduras colante, e para ajudar não havia lugar em nenhum albergue. Solução - Hotel Monaco, onde me armei em enfermeiro.
Pelo menos tinha um quarto e casa de banho só para mim. Jantei num restaurante junto do hotel, como estava cheio, fui convidado por dois casais de franceses para a sua mesa. è o espirito do caminho sempre a funcionar. Ficam sempre supreendidos por não sermos Italianos nem Brasileiros, mas Portugas como a Maria que trabalha lá na casa de um qualquer familiar.Lá se fala do Porto, da beleza de Lisboa, da comida portuguesa e do bacalhau claro. E depois enquanto se prova um licor no fim da refeição e eles fumam os seus cigarros mal cheirosos ( pode-se fumar), quando lhe digo que o meu Frances ainda é o da escola, e que a primeira vez que estive em França tinha sido à dois dias atrás, ficam supresos por saber que em Portugal ensina-se o Frances com carácter obrigatorio ( ou pelo menos ensinava-se :p ). è a nossa velha lei do desenrrasca que disfarça á brava. :oops:
A conta veio e divide-se por 5 .
Enquanto jantava entrou o Miguel, o espanhol que tinha deixado para seguir por estrada. Não me viu. Quando me despedi dos companheiros Franceses, fui ter com ele e ajudei-o a beber a garrafa do tinto enquanto planeava-mos o dia seguinte. Ele pela estrada eu pelos caminhos :roll:. Estava no Albergue. Tinha chegado mais cedo. Mas tambem não viu a Fuente del Viño, não subiu aqueles buracos, nem provou do pó e pedras do caminho :evil:
2ª dia realizado e bem cheio. 75 km em 7 horas e 5 m.- paragens incluidas claro.
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

3 dia- 09.set.2008
Partida de Los Arcos á hora do costume, mal o dia aparecia, e precorrendo um estradão de bom piso passei por Sansol, um lugar pequeno, e Torres del Rio.
cpiadecpiadecaminhofranle0.jpg

Torres del Rio
cpiadecaminhofrances56nl9.jpg

uma paragem para mais um pequeno almoço nas Torres del Rio
cpiadecpiadecaminhofranax0.jpg

O joelho doía-me imenso, além de ferido estava pisado , estava a pedalar só com a perna direita, só dava para puxar o pedal esquerdo, porque as dores eram mais fortes quando fazia força para baixo. Cada subida era um sacrificio. Andei a analgesicos o dia todo.
E para animar mais a coisa, o tempo também veio ajudar á festa. A chuva apareceu e apesar de não estar frio, caía bem o que obrigou a usar os impermeáveis nos alforges.
cpiadecpiadecaminhofranmp1.jpg

E a chegada a Viana .
cpiadecpiadecaminhofranjh9.jpg

A partir de Viana e como o caminho ficava paralelo á estrada, sem mais locais para visitar, para poupar o joelho liguei os 10 km até Logroño por estrada, sempre com chuva.
Logroño e as suas pontes
caminhofrances198zr9.jpg

caminhofrances199hv0.jpg
 

koalaboy

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

As recordações que me vêm à memória ao ver a fot da Fuente del Moro... :)

Que saudades! Acho que vou ter de recordar tudo ao vivo e a cores em 2009

Boas pedaladas
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Passado o transito do centro de Logroño, pedala-se pela margem da estrada, onde os peregrinos vão colocando cruzes nas redes de proteção, mas antes o caminho cruzava um jardim público onde os reformados jogavam um jogo mistura de bolling com jogo da malha
caminhofrances203vs3.jpg


caminhofrances204vc0.jpg


a marca de Espanha apareceu no cimo de uma colina a lembrar que a partir daqui era para subir.
caminhofrances206es2.jpg

Navarrete
caminhofrances207fs3.jpg

e a subida ao alto de san Anton, no meio de vinhedos aqui com uvas já maduras, com ar de quem tinha sulfato :s e as construções que os peregrinos iam fazendo com as pedras
caminhofrances209qs5.jpg

caminhofrances210zm3.jpg

caminhofrances212mg8.jpg
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

A descida até Najera ocorreu sempre debaixo de forte aguaceiro com trovoada á mistura. Como o costume andava sózinho e tinha regressado aos trilhos do caminho. Cada vez me doía mais o joelho e o braço incomodava. Molhado cheguei cerca das 14 horas a Najera, e resolvi ficar por ali mesmo. O Albergue oficial estava cheio e recorri a um particular, cujo dono tinha um restaurante.
Pessoa simpatica que viu o meu restado e informou-me que podia recorrer ao Centro de Saúde. Depois de instalado, do banho habitual e roupa seca, lá fui ao centro indicado. Para minha supresa, era um moderno centro com urgencia hospitalar permanente, entre as 15 horas e as 9.oo do dia seguinte, e de acordo com o cartaz, entre as 9.oo e as 15,oo em caso de urgencia deveria recorrer-se ao médico de "cabeceira". Fui atendido por uma recepcionista simpática, e entreguei o meu cartão de assistencia internacional - que me lebraram de solicitar ao nosso Serviço Nacional de Saúde , e que quase ninguém se lembra de pedir - fica aqui um alerta - cartão esse que apenas serviu para identificação, e após uns minutos, depois da saída de um outro peregrino aflito dos pés, fui atendido por uma enfermeira que me tratou das feridas e deu-me o resto da pomada para colocar 2 dias depois.
No final já com a carteira na mão para pagar o serviço, ou a taxa moderadora, fui esclarecido que o serviço de saúde em Espanha é gratuito, para qualquer utilizador, mesmo estrangeiro. è como cá .. não é sr. Ministro ???
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Depois de fazer horas, e os establecimentos só abrem ás 5 da tarde, andei a ver montras á chuva, e ás 8 fui jantar ao restaurante do dono do Albergue, que encheu com os peregrinos . e lá se comeu o (menu do dia), mais o respectivo e imprescindivel tinto da zona, sempre em grande confaternização, de mistura de nacionalidades e raças, alongando-se as conversas até á hora de ir dormir .
Pena tive de não ter levado a máquina fotográfica. Fica para uma próxima.

Final do 3º dia - Arcos- Najera , 68 km
 

depinho

New Member
Re: O Caminho Frances de Santiago de Compostela. Setembro 2008

Meus caros,
Não me esqueci do relato. Só que a minha "otorrina", achou por bem corrigir o cepto nasal, e aproveitou a anestesia - e zás amigadalas fora, palato corregido. :-K :doente:. uma noite na clinica, e o pior é a recuperação,. ... E eu que quero ir á maratona da póvoa... :rotfl:, hoje já tou melhor, mas até a água me custa a engolir.
Espero pelo menos que respire melhor pelo nariz, para subir a Franqueira sem por a lingua de fora :p
Um Abraço
 
Top