como recuperar quando se sente as pernas cansadas

afpereira

New Member
Boas, no fim de semana passado aconteceu-me uma coisa muito estranha e que nunca me tinha acontecido.
Aquilo que deveria ser um passeio descansado e sem problemas tornou-se num pesadelo.
Nos primeiros 30km andei sempre na frente do dito passeio, sempre na brincadeira e por vezes uns picansos com uns amigos, abertura de algumas porteiras e pouco mais, o que é certo é que quando faltava cerca de 10 - 12 km para o final do passeio e numa subida mais forte aconteceu o inesperável, cãibras, nunca tinha tido tais dores, a partir daí foi penar.
Sempre pensei que fosse do álcool ingerido no dia anterior e até mesmo no abastecimento e esqueci o assunto.
Na terça feira fui jogar futsal e nada de cãibras mas, só consegui correr 30 minutos pois sentia as pernas muito cansadas.
Desde esse fim de semana não bebo álcool, tenho feito uma alimentação equilibrada e tenho comido muitas bananas pois no domingo há maratona em Estremoz e a "serra de ossa faz mossa".
O que é certo é que não treino a 2 dias e continuo a sentir as pernas extremamente pesadas e cansadas, já meti cremes, massagens, etc e nada não sei o que fazer mais.
O que acham que devo fazer... ir treinar, descasar, etc... preciso da vossa opinião, desde já obrigado e se lhes aconteceu parecido relatem.
 

filipepvz

New Member
Foi-me dito por um especialista na materia que depois de um treino/prova passar agua gelada nas pernas pois ajudam os musculos a recuperar do esforço fisico
 

ze6773

New Member
As tuas pernas entraram numa fadiga completa. Pois nunca tives.t essas dores que por vezes se treina pata ficarem mesmo assim e recuperarem facilmente. Aconselho a treinares hj e amanha a fazer recoperacao. 1 hora de treino com muita cadencia e pouca intensidade. Abc
 

afpereira

New Member
esqueci-me de mencionar que o músculo(gémeo da perna esquerda) onde tive a maior cãibra ainda está muito duro e não o consigo relaxar, até já tomei relaxante musculares e nada...
essas dores que por vezes se treina pata ficarem mesmo assim e recuperarem facilmente
isso são dores que nem ligo, são dores normais nos finais dos treinos/provas...
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Muita cadência, pouquíssima força (de maneira a aquecer) ...

Alongamentos/relaxamento depois da bicicleta/futebol, há?
Se não há, devia haver.

Depois disso, é ir para a banheira e tomar banho. No fim, passar água fria nas pernas (com o chuveiro) e massajar ligeiramente.
No outro dia está novo ;)
 

Miguel Trek

New Member
Boas,
Se seguires os conselhos acima mencionados vais ficar com um motor novo e assim pronto para Estremoz... Noto que o pessoal está com um bom nível de conhecimentos, e ainda bem...!!!
Boas pedaladas.
 

afpereira

New Member
Boas,
Ontem fiz o que me disseram, foi para o ginásio andar 1 hora de bike com muita cadência e pouca força, no banho água fria nas pernas e depois disso ainda massajei com álcool.
hoje já senti as pernas mais leves, mas o músculo(gémeo) ainda está um pouco tenso e com uma ligeira dor mas, nada que se compare com o dia de ontem...
Obrigado a todos pelas dicas.
 

klaser

Well-Known Member
Uma pergunta muito importante,embora pessoal,só responde se quiser obviamente,qual a sua idade ?
 

klaser

Well-Known Member
Pois..perguntei pq uma coisa é ser-se um puto de 18 outra....Falo por mim,faço desporto desde os 9,e lembro bem dos abusos que fazia e de como era fácil recuperar...Hoje com 39,até estou em muito melhor forma que há 10 anos atrás,muito mais magro,mais saúde,treino muito mais,aliás como muita malta aqui no fórum,que descobriu as maravilhas desse desporto BTT.A única coisa que não consigo dar à volta,é que preciso mais tempo pra recuperar,é facto,mesmo com todas as técnicas disponíveis acho que a PI não perdoa,temos mesmo que respeitar o corpo...Costumo treinar às terças e quintas,e andar ao sábados e domingos,já me aconteceu algumas vezes de chegar ás terças ainda dorido,que remédio tenho eu em adiar por um dia o próximo treino...
No teu caso penso ser mesmo fadiga,não faz mal nenhum de vez em quando dar 1 semanita de descanso ao cabedal,não vai ser por isso que vais andar menos,depois de completamente recuperado podes com segurança aplicar os métodos de recuperação citados pelos colegas acima...A melhor coisa é aprender como funciona o nosso corpo,porque cada um é um caso,e essa aprendizagem é constante porque com a idade vamos tendo reações diferentes,principalmente a nível de recuperação.
 

afpereira

New Member
pois é a pdi não perdoa e tenho notado isso mesmo, o tempo de recuperação é muito maior, mas, cãibras nunca tinha tido na minha vida, estou a ficar velho... e ainda não me tinha apercebido... lol
 

Medroso#78

Active Member
Boas camaradas do pedal :)

....Qual etás velho qual que (somos da mesma idade lol).... :D

Agora a sério, é obvio que cada um é como é, e claro está, tal como referem acima, temos que saber como lidar com o nosso corpo. Mas por vezes essa fadiga aparece por meros erros por n´s cometidos. Por exemplo a falta de hidratação, o não comer algo na hora certa, o mau aquecimento antes das nossas voltas, o fazer "mais do que aquilo que nos é permitido". Eu não sou um exemplo, treino pouco, mas tenho consciencia de tal, então quando parto para um passeio, não stresso minimamente. Não me importo nada de "ser o último". Sei que não tenho pedalada para acompanhar a malta, logo ando ao meu ritmo, e sempre tem corrido bem. Por isso temos que ver "até onde podemos ir". Tenho dois amigos que andam +/- como eu, andamos/treinamos sempre ambos. Nem "passmos bola" aos acomulados que vamos encontar vejam lá lol, enfim, nada nos intimida. O nosso ritmo é sempre o mesmo. É sempre uma curtição!! :D
 

golias

Member
...

acho que deves parar uma semanita e isso deve recuperar!
depois deves ter atenção ao descanso diário, aí estará o melhor ou pior desempenho desportivo.
o descanso é o melhor conjugue do treino! lool

...
 

LFMCarlos

New Member
Boas,

Uma das coisas que vejo muita gente fazer quer em corrida quer em bicicleta, é no final do treino é "cortar-se" aos alongamentos e ao relaxamento muscular. Penso que é das coisas que mais falta faz na recuperação, nomeadamente com a minha idade (45) não dispenso de fazê-lo.

Boas Pedaladas,

LCarlos
 

afpereira

New Member
boas pessoal,
Antes de começar quero dizer ao LFMCarlos que faço sempre alongamentos.
pois bem, como aqui alguns já disseram as minhas pernas entraram mesmo em cansaço extremo e a prova de ontem em Estremoz em vez de ser uma diversão tornou-se num pesadelo a partir do km 20. Enfim vou seguir o conselho de vós e vou descasar uma semaninha e ver se no domingo consigo fazer as 2h de resistência em Assumar, mas provavelmente não vou.
Só para concluir, ontem fiquei ainda mais frustrado e depois de um grande esforço a 4 km do final parti a corrente...
 

Medroso#78

Active Member
....Eu não parava totalmente. Daria umas boas "braçadas" na piscina. Não esforçará em demasia as pernas, e puxa pela "caixa" (pulmões). ;)
 

SeteGu

Active Member
Após não muito mais que um mês parado (apenas bicicleta 4km/dia casa-universidade-casa e pouco mais) fui jogar futebol na terça à noite (já não jogava há alguns 5/6 meses). Não dormi muito bem e já estava com o pressentimento que ia correr mal. Jogámos +/- 1h30 sem parar.

Como correu? Não joguei nada e para o fim tinha as chuteiras a morderem-me os pés e estava cansado nas pernas.
Fiz alguns alongamentos (não muitos) e siga para casa de bicicleta (+ 2 km).

No dia seguinte sentia as pernas moídas mas no outro dia é que foi pior. Não é que tenha sido muito mau* (com os banhos de água quente ficava logo melhor; custava-me apenas um pouco a andar e a pedalar) mas a questão é que tenho um passeio amanha que deverá ter +/- 50km e 750m de altimetria e não sei como me vou comportar...

Ontem ainda me convidaram para sair à noite o que no sitio onde moro significa fazer +/- 6 km a pé segundo o trajeto habitual mas não toquei em álcool.
Estou muito melhor que ontem mas ainda sinto ligeiramente as pernas (ainda fui de bicla hoje ao banco). Comi uma banana ontem à noite e uma hoje depois de almoço...

O truque da água fria depois do banho, por acaso, nem tenho feito mas amanhã é pela certa! Depois digo-vos se me aguentei bem até ao fim... para já o que acham? :mrgreen:
Eu acho que até me vou aguentar bem mas vou voltar a ficar novamente com as pernas moídas... o que é sempre chato... tenho de tirar o corpo desta preguiça! :D

PS. *Digo isto porque já me aconteceu ter alturas em que parece que acabei de levar uma "surra" andando como um senhor de 90 anos... ou pior... :mrgreen: ...então a subir escadas... :roll:
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Bem... só para deixar aqui o aconteceu hoje:

Nem sei quantos km ao todo foram (provavelmente apróx. 50km) mas a partir dos 40km quebrei. Comecei a sentir cansaço nas pernas e o resto do percurso já foi feito lentamente e com alguma dificuldade. Ainda subi mais uma parede até ao fim mas a ultima de alcatrão (com 18/19% de inclinação média) mesmo antes de chegar a casa só a fiz até meio... já não desmontava da bicicleta por cansaço há anos... nem me lembro da ultima vez. Isto porque por mais cansado que esteja luto sempre até ao final e dou sempre o tudo por tudo nem que chegue lá acima quase morto mas acho que é assim que se evolui: não desistir ;).
Acontece que estava com sintomas de gripe (arrepios, fores de cabeça) e também já me estava a sentir mal (mal disposto, náuseas) e achei melhor "desistir"... aliás estou neste momento com dores de cabeça e não sei se (mesmo após o banho quente, etc...) não apanhei mesmo uma constipação/gripe... amanha logo tiro as conclusões...

Conclusão imediata: foi muito fixe (percurso da festibike 2011; afinal com 860m de acumulado, salvo erro) até ao km 40. Tenho de continuar a treinar para recuperar novamente a forma... ;)
 

afpereira

New Member
Boas uma coisa é certa, treinos regulares e descanso na devida altura é o melhor quando de quer andar em forma.
Eu tenho estado parado este mês, até porque tenho tido muitas crises de asma, mas vou começar com o ginásio nos próximos 2 meses para que em janeiro/fevereiro entrar em forma(ou não).
 

SeteGu

Active Member
Acabei por curar a dor de cabeça dormindo e a susposta gripe acabou por desaparecer também com o sono...

Realmente não me tinha apercebido que a minha forma física estava assim tão diminuida... :roll:
Aguentava-me sempre bem até aos 50-60-70 km... distancia a que estou (estava) habituado...
 
Top