Como mudar uma corrente?

#21
nfh said:
Digam-me o seguinte: ao trocar de corrente é necessário fazer alguma re-afinação das mudanças, ou é só trocar e já está?
Em principio qd mudas de corrente, tens de mudar a cassete e provavelmente o prato do meio da pedaleira (é o mais usado), ou entao todos!
Pq a transmissao fica com a cama da corrente e vao tendo um desgaste mutuo! Qd se muda de corrente, nas pedaladas com mais força a corrente "salta" o q se pode tornar mto desagradavel!
Eu já mudei uma vez de corrente (vou com 6400Km) e tive de torcar tudo obrigatoriamente (ainda testei andar com os componentes antigos, mas tive de trocar prato do meio e cassete)!
 
#22
Mas isso não ficará muito caro? Isto é, será que cada vez que trocamos de corrente temos obrigatoriamente que trocar de cassete e de roda pedaleira? Não haverá situações em que não seja necessário?
 

air

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#23
Onde comprei a bike, lá o mecânico disse para mudar a corrente aos 700 km e depois metia uma Shimano XT e já durava 1000 km. Ela durava mais tempo, mas começava a comer a cassete e depois era preciso mudar tudo sim. São opções!

Já agora também gostava de saber as médias de km que as correntes duram..

Obrigado
 
#24
Correntes

Eu mudei a minha aos 3.000 kms e não troquei mais componente nenhum, embora o mecánico me tenha a conselhado a fazê-lo. Já falta pouco para ter mais 3.000 kms em cima e não tenho problemas com a transmissão. Tenho intenção de trocar a corrente novamente quando ela fizer os 3.000 kms, mas não sei se mudo k7 e prato do meio por uma questão de dinheiro e porque não o fiz antes e a bike rolou normalmente, só gasta pneu (dela e meu :p ) e calços de travão, o resto troca-se quando escachar 8)
 

Loki

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#26
Boas, tenho uma questão.
Ontem comprei uns connex(de aperto rapido) para a minha corrente. O problema é que em um dos lados o elo fica preso e quase não mexe(sim, comprei o certo). Isto é problema corrente? será do elo da corrente ou o o que comprei que pode ter defeito?

E é suposto o connex entrar à mão? É que não precisei de o cravar.

Tenho uma HG-31 da shimano se não me engano. Se me enganar é uma de 8v da shimano. :p

obrigado.
 
#27
boas.

pelo que percebi tu compraste só o elo rapido da connex, certo?

se sim e logico que não precisas de cravar por isso se chama 'elo rapido' :wink: :lol:

o elo da connex de 8 velocidades(atençao que o de 9 nao da nas correntes de 8 ) se bem sei e um lado com os dois pinos agarrados e o outro prende os dois pinos.
Não percebi o que quiseste dizer com ficou preso...

abraços

Pluma
 
#29
pois era mesmo isso que estava a pensar...lê bem as instruções que diz lá como se mete o elo...para MUITO DIFICIL...mas é basico!! :lol:
é so dobrares o elo do lado dos pinos e o outro lado encaixa na perfeição.

abraços

Pluma
 

Loki

New Member
#30
:roll: Acho que estou a passar por estupido. :oops:

Aquilo está tudo bem, só que um dos lados, quando o elo está fechado não dobra com facilidade ao contrário do outro lado. Só queria saber se é uma situação comum ou se será defeito do elo connex ou se escolhi mal o elo a trocar na corrente.

Bom acho que deve ser da corrente. Tb como estou a mudar para o 105 tinha de tirar uns elos. :p
 
#31
Amigos acho q isto ainda na foi referido e aproveito para deixar a dica.

Nos casos em q estão a colocar uma corrente nova e precisam de saber o tamanho ideal, têm duas hipoteses:

1 - Medir por uma velha. :wink:

2 - Metem a corrente a passar na padaleira grande e no carreto maior de todos, sem passar pelo desviador traseiro e unem as pontas.
Atenção: Na união das pontas devem deixar mais um elo em cada ponta de forma, de forma a q ao serem unidos formem um "v". Este V é formado por dois elos. :lol:

Amigos se me fiz entender mal posso postar uma foto mais tarde.

Esta é então a forma mais correcta de ver o tamanho das correntes.
 
#32
na minha opinião penso também que seja a melhor forma de partir correntes...desgastar ainda mais a corrente..etc.

A Corrente como referes vai ficar muio esticada ao ponto de provavelmente nem meter o prato grande com carreto grande...

abraços

Pluma
 
#33
Peso-Pluma said:
Boas.

É assim se a corrente estava comprida demais e vais retirar um elo É BOM pois fica um pouco mais esticada. Se a corrente estava curta demais e vais retirar um elo JÁ E MAU pois vais esticar ainda mais a corrente, e ao cruzares a corrente(ex:prato grande e carreto grande) tens serias probabilidades de partir uma corrente.

Ao colocares um elo numa corrente verifica se o dito elo e da mesma marca e modelo que a corrente.

abraços

Pluma
Como é que conseguimos avaliar se a corrente está demasiado branda ou demasiado apertada?
 
#34
Boas o plumas é o maior.
Todo o tempo que dedica aos tutoriais para informar e formar os colegas do forum, é de louvar e agradecer.
Um abraço para o plumas em nome dos aprendises, nunca devias de ter furos :wink:
 
#35
a shimano vende uns pinos de reparação que funcionam mesmo que tenhamos tirado o pino antigo na totalidade, custam cerca de 1 euro.
são uma boa opção para quem usa shimano, os elas de engate da Sram ou da Connex nem sempre funcionam bem
 
#38
se as correntes shimano só se podem abrir por um determinado elo, o que acontece se eu partir outro?! tenho de abrir aquele que parti e o outro ao lado, n o "determinado"...

hum... dumb question!

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#39
Epa, que tópico bestial. Esta era uma dúvida que me assombrava há já algum tempo e que finalmente pude esclarece-la. Os meus parabéns ao autor :clap: e um muito obrigado pela ajuda prestada à malta :wink:

Abraço
 
#40
Boas!

Este tópico foi-me bastante útil este fds....

No sábado à tarde fui dar uma voltinha aqui pelo aeroporto e zona do Ludo, como normalmente faço...

Numa subida, ao km15, ao reduzir para o carreto maior, a corrente foi à vida! Partiu-se!

Não sei qual terá sido a razão, mas penso que esteja relacionado com a idade da mesma....

Como não sabia como arranjar aquilo, regressei a pé para casa (+/- 3km)....

Ao chegar a casa, vim a este tópico e aprendi como resolver a situação e constatei que podia ter feito isso no local, já que o meu kit de ferramentas tem a chave para a corrente...

Como não tinha elos a mais lá em casa, tirei dois elos da corrente, pois houve um que partiu mesmo....

Para poder encaixar aquilo, tive que tirar duas peças...

Agora aguento-me assim, tentando não andar com a corrente no prato grande e nos carretos maiores... Também raramente assim andava...

Como a corrente é Shimano, acham que basta comprar os elos que faltam?

Parabéns ao autor do tutorial pois ajudou-me bastante!

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