Como mudar uma corrente?

#1
Olá pessoal!
Visto haver aqui muita gente que ainda não sabe mudar uma corrente(coisa normalissima, cada um no seu lugar!) mas que é muito importante a cada pessoa que disfrute da 'menina' saber mudar/reparar uma corrente pois sem corrente não se chega a LADO NENHUM!

Eu aqui descravei a minha e voltei a cravar, se por acaso partirem a meio de um passeio seguem os passos da mesma maneira, apenas terão de tirar um elo!

Antes de começar a desmontar uma corrente, é necessário saber que ferramentas necessitam.

Esta ferramenta ++++ é usada nas oficinas de bikes

Esta é a que se mais vê nas oficinas de bikes

esta é mais pequena logo mais pratica por isso eu ando com esta no camelbak.

Para começar vou descravar(desmonta-la) a corrente.



Nesta imagem se repararem na seta amarela vêem o pino da corrente já fora

aqui vê-se melhor...

aqui ja soltei a corrente. muita gente nesta fase é quando faz o erro TOTAL que é tirar o pino todo para desmontar a corrente, mas ao tirarem o pino depois não conseguem voltar a polo como deve ser... deve-se tirar so ate ficar preso pelo outro lado do elo como vêm na imagem...agora perguntam mas como sei se já está no outro lado? :? é feeling e tempo de experiencia....

Agora volta-se a montar a corrente e cravala..


aqui a corrente já esta cravada...como vêm na foto a um elo que esta levantado do chão(não pensem que fui eu que o pus assim pporque não fui) acontece que quando cravam uma corrente as duas paredes do elo exterior vão apertar o elo interior..e fa com que a corrente não mexa ficando na posição em que ficou.

E agora o que fazemos para aliviar o aperto??

para aliviar a pressão deixem o elo em questão entre os dedos e façam torção...como ta na imagem...


outro angulo...
pronto já está....depois é só colocala na bike(quem tiver elos de aperto rapido, quem não tiver terá de fazer o procedimento que fiz já com a corrente colocada na bike)


aqui ficam os tipos de elos rápidos
o dourado é designado por POWERLINK e é da SRAM
o cinzento é designado por CONNEX LINK e é da CONNEX

P.S.:ambos os elos rápidos são de 9velocidades, também existe de 10 e 7/8 velocidades.

peço desculpa pela má qualidade de algumas fotos....mas não dá muito jeito estar a tirar fotos com a maquina agarrada pelos joelhos.. :lol:

alguma duvida é so dizer...

abraços

peso-pluma
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#3
Que mais se pode pedir ?
Já temos "workshops" de mecanica btt dados pelo Peso-Pluma, isto é muito á frente! :mrgreen:

Boa onda Peso-Pluma obrigado pelo guia :D :D \:D/ \:D/
 
#5
Penso que é mt boa ideia a divulgação de como fazer as coisas.
Só uma pequena coisa, quando parto correntes(não tenho partido muitas desde que uso SRAM) não volto a crava-la. Uso outro elo rapido.
Quando troco de corrente aproveito sempre o elo rapido, ou compra-se em separado.
Penso que é muito mais simples tirar o elo partido e colocar um rapido no seu lugar.
Á pouco tempo num passeio na Serra D'Ossa(passeio de Outono da V@) em Estremoz, foi graças aos elos rapidos que levo no "Camel" que reparamos uma corrente.

1 abraço
luis triguinho
 
#6
Sim Luis..isso é uma opção, mas como a maioria nunca leva elos rapidos..
Eu pessoalmente faço isso mas é nas provas..onde cada segundo conta!, mas nunca parti nenhuma corrente!, gasto 1 de mês e meio a mês e meio..

abraços

peso-pluma
 
#7
Boa onda...
E é isto que torna diferente e unico o ForumBTT... :D

Por acaso tenho de comprar uma ferramente dessas para trazer no CamelBak, porque ainda outro dia, fiquei agarrado, e se nao fosse um companheiro, tinha de ir para casa a pé...eh eh eh!! :lol:
 
#8
Boas

Quando se descrava o pino, é um pino qualquer ou tem de ser um específico?
É que eu li em qualquer lado (acho que foi nas instruçôes da shimano da minha bicicleta) que tinha que se ter um certo cuidado.

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 
#9
Oi,
Foi um ponto que não especifiquei porque a minha corrente é Sram e não tem esse pino especifico.
Mas as correntes Shimano têm um pino completamente plano(chapado, sem ranhura) e é através desse pino que deves abrir a corrente.

abraços

Pluma
 
#10
boas...

só para dar umas dicas...

onde se diz que o maior erro é tirar o pino completamente, e é verdade, nota-se pela experiência mas pode ajudar... quando começa a tirar o ppino nota-se que é preciso aplicar um pouco de força... quando ele começar a retirar mais facilmente significa que já passou o primeiro metal lateral do elo ( não sei o nome) e quando coemçar a precisar de fazer mais força... é porque está a queres passar o outro lado do elo... aí applicam só um pouco e depois soltam a corrente com a mão... para não tirarem o pino completamnete...

isto é apenas um pouco da minha experiencia... nada demais...

um abraço

Rui
 

13

New Member
#11
Peso-Pluma, continua com tópicos destes de mecanica que sabes bem como lidar com ela e podes ensinar muito ppl a cuidar melhor da sua "amiga". :wink:

Este foi o meu caso, quando parti a minha corrente (hoje), já não fiquei a "noira" sem sabe ro que fazer, tudo graças a este tópico. :D

Cumps e cria mais tópicos destes. :wink:
 
#12
Olá

No que diz respeito á ferramenta para reparar a corrente, á uma á venda na Decatlhon, não sei a marca mas é pequena e custa cerca de 25€ alguem sabe se é uma boa compra e se consigo resolver a avaria se a corrente se partir na serra.

Bom trilhos
 
#13
Excelente

Já parti uma corrente há uns anos atrás e não tive mais que fazer senão trazer a bicla à mão até casa (e ainda foram uns kms).

As explicações e as fotos estão excelentes, e como eu ando a tentar ser auto-suficiente, tava a precisar de esclarecimentos de mecânica e este foi nota 10.

Obrigado
 
#14
Boas,

sou um leigo em mecanica (estou a tentar aprender :) ) e a minha questão é a seguinte:
se tiver-mos que tirar um elo da corrente, quando voltar-mos a montar a corrente na bike, o elo que saiu não fará falta? ou temos que substituir o elo retirado por outro?

desculpem lá se a questão é absurda :oops:

Um abraço

José Martins
 
#15
Boas.

É assim se a corrente estava comprida demais e vais retirar um elo É BOM pois fica um pouco mais esticada. Se a corrente estava curta demais e vais retirar um elo JÁ E MAU pois vais esticar ainda mais a corrente, e ao cruzares a corrente(ex:prato grande e carreto grande) tens serias probabilidades de partir uma corrente.

Ao colocares um elo numa corrente verifica se o dito elo e da mesma marca e modelo que a corrente.

abraços

Pluma
 
#16
boas,

a minha dúvida prende-se com o seguinte:
se durante uma volta/passeio, parte-se a corrente. O que devemos fazer? Substituir o elo partido, ou simplesmente tirá-lo?

um abraço

José Martins
 
#17
se tiveres um elo pertecente a mesma corrente na mochila...opta por substituir o elo...ou entao tira o elo e depois metes outro...se bem que se partisse uma corrente eu substitui-a logo.

abraços

PLuma
 
#18
Parabens pelo toturial, muito bom :wink: , agora uma coisa, isso dos elos rápidos, como funcionam, não deu muito para ver :? . Serão caros? Pois é uma boa opção para desmontar a corrente para a limpar, sempre é mais facil.
 
#19
OI, o preço dos elos ronda os 3€(salvo erro) de ambas as marcas.

O funcionamento é muito simples, é como se trat-se de um elo normal mas de desengate a mão. é preciso e ter atenção aos elos...porque de 9 nao e igual aos de 7 por ex.

abraços

Pluma
 
#20
Digam-me o seguinte: ao trocar de corrente é necessário fazer alguma re-afinação das mudanças, ou é só trocar e já está?