Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

#21
Boas

Pessoal acho que jah resolvi o meu problema da corrente, foi uma soluçao um pouco de recurso, ah "desenmerdanço", mas no breve teste que fiz funcionou muito bem

Bem, eu utilizei um daqueles esticadores que se ve nas guias do tipo chain-cat mas nao da forma comum, tive de meter a corrente a passar pelo lado de fora, porque da maneira convencional ainda ficava pouco esticada

Chega de paleio e deixo aqui as fotos

Soh pra acrescentar que o estidar soh custou 15 aerios, ficou barata a ss :D







Depois deixo aqui um relato com fotos da montagem da bike toda
 
#22
Viva Pessoal
Peço desculpa por ainda não ter colocado as fotos da montagem, mas a coisa já tá feita (terminei na 6ª à noite). Ainda não foi é testada...estou à espera que pare de chuver.
Numa primeira impressão, no teste de bancada, o material está a funcionar (com os habituais ruidos de material usado em diferentes sitruações). Ficou a transmissão com pedaleira e prato 32t Sountur, Corrente Dura-Ace e cassete 18t Acera, tudo de diferentes origens. Estou em crer que no primeiro teste de pista poderá haver barraca, mas cá o rapaz é um homem de fé...
Espero amanhã conseguir meter as fotos da evolução e da máquina final.
Até já...
Paulo Ramos
 
#24
Boas

Vou aqui descrever a montagem da minha ss.

Tudo começou com a resoluçao do problema do esticador, passado esse pequenitito problema, passei a parte de arranjar peças pra bina, dei prioridade a peças em 2º mao a preços porreiros sem por em causa a qualidade e o que nao arranjei usado comprei novo

Com os componentes todos jah em casa lah fui eu pra minha oficinazita lah de casa e maos ah obra

Primeiro ainda fui inventar um pouco com a minha nova aquisicao: um "generico" de um dremel, eh parecido mas nao tem nada a ver :mrgreen:. Peguei no esticador da corrente e bota de fazer um buraco e cortei tambem os buracos pra montar nuns apoios iscg. Sou um jovem que gosta de inventar :mrgreen: tah mais que visto que nem sempre corre bem :lol:





Comecei por colocar o eixo que tinha comprado a um colega meu; primeiro problema, o eixo tava machiado e tambem nao era o tamanho certo. Depois de uma curta pausa pra praguejar um pouco :mrgreen: lah fui eu chular uma pedaleira a um colega meu (porque a que comprei era race face e eixos isis e tal) e aproveitei um eixo dos normais que tinha lah em casa porreiro e lah passei essa fase

Depois tudo correu normalmente ateh estar a montar os curvos dos travoes e um parte-se. Mais uma vez eu a revoltado com a mae de alguem :twisted: e como jah era de noite tive de ficar por ali.

No outro dia lah fui eu comprar os curvos e acabei a montagem, afinei os travoes, a caixa e a tensao da corrente e voilah

Aqui fica as fotos do produto final:







Hoje ah tarde, quando acordei :mrgreen:, fui dar uma voltita para experimentar a minha mais recente criaçao e tah espectacular. Eh outra coisa nao nos termos de preocupar com as mudanças nem aqueles barulhos de correntes a bater nas escoras nem nada mesmo altamente. Deparei me com os tipicos problemas de ter que subir aquase sempre agora em peh (bloqueio da muito jeito mesmo), o que eh completamente diferente do meu estilo de conducao, eu raramente levanto o cu do selim quando subo de bina, vou ter de alterar um pouco o estilo. Tambem com a minha velocidade cruzeiro fica limitada, a menos que comece no spinning :D .

Basicamente eh uma loucura aquilo, pareço uma criança com um briquedo novo, bem eu ainda sou uma criança :-K

Vou ficar com a bike em aveiro pra dar umas voltas ah semana por aqui, vai ser sempre a bombar

Depois faço uma review mais completa da bina
 
#25
Viva Pessoal
Finalmente consegui colocar as fotos aqui no FORUMBTT.
Infelizmente não tirei cópias do inicio do trabalho, desmontar, pintar , montar.
Aqui estão elas, numa fase adiantada de montagem e o que deu no final.
Ainda só a experimentei na rua, talvez este feriado vá com ela para o campo.







Um abraço
 
#27
Boas pessoal!

A minha nova fera tb já bomba!
No fim de semana foram mais 66km, por trilhos que normalmente fazia na (multi speed).
Só houve 2 ou 3 subidas que tive de fazer a pé. (receio de a corrente saltar, e adeus tim tins!!! e tb por causa da inclinação e condição do terreno)

Fiquei fascinado. E a ideia que tinha sobre as SS a subir, alterou-se e de que maneira.

Estou é com alguns problemas em ficar com a linha da corrente alinhada.
Como é que alinharam a vossa corrente?

Aqui vai a foto da minha humilde montada.




Boas pedaladas com/ou sem mudanças...

LSD
 
#28
Boas
esses carretos sao os dxr da shimano pra bmx?
so digo que antes de por singlespeed dizia.. estes gajos sao doidos andarem sempre na mesma mudança, quero ver como e que e quando quiserem subir.. Ate partir o desviador e pro desenrascanço ter que cortar a corrente pra poder andar, desenrascanço esse que durou ate hoje e espero que dure bem mais, porque subo na boa, desco na boa, ando em plano na boa, nao da problemas, a bike fica mais leve e axo bem mais simples, alem de k por estetica, e muito mais lindo :mrgreen:
 
#29
Se precisarem de cassetes velhas,(por causa dos espaçadores entre os pratos da cassete e assim), vao a uma loja qualquer de bicicletas, ou ate a um mecanico que arranje bicicletas, que eles normalmnte deitam isso pro lixo, assim, ajudam o mecanico que deita mnos lixo fora e têm material....eheh
 
#30
Oi darkpthunter!
É um carreto normal de 6 velocidades, é Shimano.
Eu desmontei e fiquei só com o carreto de 18 dentes.
Com enchimento, pus um bocado de tubo PVC de 2"...


Boas pedaladas!!
Brevemente meto aqui foto do meu novo esticador!

LSD
 
#31
Boas a todos,

Estou que nem posso para ir apanhar um valente empeno em Monsanto na minha "nova" bike S.S. ou então o melhor é ir dar uma voltinha ali às docas primeiro... :roll: bem logo se ve... :mrgreen:

estou nos acabamentos e afinações e surgiu-me uma dúvida, apesar de já fixar o tensor e não ter problemas no andamento (experiências na garagem) não percebo qual a função desta peça ou se por ventura estará mal montado?

Se alguém poder ajudar...




Vista da peça global


João Santos
 
#32
Boas

Ah primeira vista essa peça preta deve ser pra por no aperto rapido pois eh o unico sitio ai perto pra meter isso, que depois vai criar alguma sustentação pra a afinacao da tensao da corrente

Jah agora, alguem jah experiementou ou tem experiencia com os eixos excentricos da white industries?
 
#34
Ia a escrever que se passares o aperto por essa peça, nunca mais consegues tirar a roda sem remover o tensor, mas depois reparei, que desde que essa peça esteja montada a roda não sai.

Talvez se essa peça estiver montada da parte exterior do tensor e com o aperto a passar pelo centro. Serias obrigado a tirar o aperto mas depois a roda já saia.

Mas estas coisas são mesmo assim. Parecem estranhas e depois quando se descobre como é parece tão simples :D
 
#37
esquilas said:
Pra tirar a roda basta tirar completamente o aperto rapido do eixo e a roda salta logo
Sim mas como já montei a tal peça que fica presa ao aperto rápido tenho que utilizar chaves retirar a rodar...

mas isso agora não interessa nada... :lol:

ontem não resisti e peguei nela ainda com uns acabamentos por fazer e fui dar uma volta por Monsanto "sem medos" escolhi o percurso mais rolante que se pode fazer ( à volta ) e prontos vim de lá com um sorriso de orelha a orelha com o minha nova S.S.
É certo que houve 2 situações que desmontei :oops: mas fiquei surpreendido, sendo eu um "avozinha dependente" consegui fazer muita coisa que não estava à espera :yeah:

O objectivo desta montagem é mesmo este, volta curta ao fim do dia sem me preocupar muito com manutenção ao afinações.


ainda falta retirar os pratos e mudar os pedais mas fica já aqui as fotos da bicha.


















João Santos
 

Jo

New Member
#38
Boas João,

O que tens montado é o kit completo (esticador, carreto e espaçadores) da DMR :?: Se é diz-me s.f.f. quanto custou e onde compraste (por MP se quiseres).


Abraço
 
#39
Boas Jo,

numa das compras pela net juntei ao carrinho... chainreactioncycles mas já vi por ai à venda a cerca de 60€ o stand Jasma pelo menos já teve em stock mas não sei o preço ai.

Qualquer dia apareço ai de SS para dar uma volta com a Santa Malta depois é que vão ser elas... :lol:

João Santos