Como fazer a manutenção da Sr Suntour XCM e substituir caixas de direcção !

#21
Claro que posso. Cá está ele. :wink:


Como podes ver, nesse esquema não se notam diferenças entre um e outro lado. No entanto, como disse, acho que a minha suspensão é semelhante à tua: bloqueio do lado direito e regulação do lado esquerdo.
Um pouco offtopic: Isto significa que quando metemos a suspensão mais dura, apenas estamos a apertar a mola do lado esquerdo, certo? Assim sendo, durante a manutenção, não seria conveniente trocarmos as molas (direita com a esquerda)??
 
#22
Boas, pelo pdf que mandaste não vejo nenhum bloqueador, parece-me apenas 2 ajustadores de força da mola (4), mas se dizes que a tua tem bloqueador do lado direito e se for semelhante à minha, então no lado direito não tem mola, mas sim um amortecedor que é o faz o bloqueio e não dá para trocar de lado com a mola, porque as roscas são diferentes nas lower legs.

Se o teu único problema é o do ajuste da mola que indicas que não para de rodar e não faz o ajuste, então o melhor é comprares essa peça, que no pdf é a nº4, embora não esteja desmontada, daí eu não saber se dá para comprar/reparar os componentes dentro dela. Compras a dita peça e aproveitas, desmontas tudo e fazes uma manutenção, vais ver que ficam muito melhores.

Espero ter ajudado...
 
#23
Já fiz asneiras :oops:
Acho que estraguei a minha suspensão :oops: :oops:

Fui dar uma volta e mais uma vez senti-me quase a cair nas descidas. Cheguei a casa e decidi desmontar a suspensão para perceber o que havia a fazer.
Tirei-a e em baixo tinha 2 parafusos: um para chave de bocas e o outro para uma sextavada. Comecei pela sextavada e tentei desapertar o parafuso. Não foi preciso muita força mas senti um estalo. Quando acabei de o desapertar percebi que tinha partido a suspensão :evil:

Tirei o outro e desmontei finalmente a suspensão. Afinal o esquema não corresponde à minha suspensão. A minha tem mola na perna esquerda e óleo na direita (a que faz o bloqueio e onde partiu).
Parti-a e só estraguei. Não tinha humidade mas notei que a perna da mola tem folga (provavelmente está solta em cima e por isso é que não dá para regular). O veio estava lubrificado mas mesmo assim estava riscado.

Não cheguei a entender como é que devia desmonta-la. Talvez a solução fosse apertar para que o veio entrasse para dentro da bainha. Afinal, a chave sextavada entra no proprio veio,e nao num parafuso.
Acabei por a montar. Continua a funcionar mas mal, claro. O sistema a oleo não está a funcionar e ainda por cima fiquei sem bloqueio.
Tendo em conta a folga na outra perna, acho que fiquei sem suspensão :cry:

Enfim, não sei que fazer. Não podia gastar dinheiro na bike e agora nem sequer posso andar...

Acho que a única solução vai ser procurar uma suspensão usada...
 
#24
Boas, pois eu referi que o pdf não coincidia com a tua descrição, mas o que foi que se partiu ? o veio do amortecedor ? Não dá para soldar ? Provávelmente já estava danificado e ao afrouxar, partiu, senão parti-se agora, partia mais tarde, talvez...

E a folga que falas na leg esquerda é muita, podem ser as capas das lower legs já gastas, isso dá para subsituir...

Coloca umas fotos, sem ver é complicado.

Até breve...
 
#25
O que partiu foi mesmo a ponta do veio. Aquilo é estranho, porque a única forma que vejo de desmontar a perna, é apertar com a chave sextavada de forma a que o veio entre. Nunca poderia ter desapertado...

É possivel soldar. Mas se soldar, só vejo uma forma de a montar: acho qeu só se desmontar a parte da mola por cima, pois por baixo é impossível. Ainda tentei mas não consegui. A porca é em plastico e quando tentei desapertar o plastico cedia e eu já tinha partido demais :oops:

Só tenho uma foto do veio que partiu, daqui a pouco tento aqui meter.
 
#27
Pois, com essa foto, não vamos a lado nenhum, pela forma que descreves, partiu porque tinha de se partir, como é a unica forma de se desmontar, esse veio já devia estar ofendido, talvez quando o montaram, apertaram demais, que bastava mais um mm de aperto, ou afrouxo, que partia, foi o que aconteceu.

Para mim, visto daqui é a única explicação, se ainda tiver na garantia a suspensão, reclamas como se tivesse partido a andar, senão, tentas soldar esse veio e substituir as peças com folga, e voltas a ter uma suspensão.
 

AMC

New Member
#28
Não sei se estou a cometer algum erro, mas parece-me ter lido/visto algures que em algumas suspensões esse parafuso sextavado é de rosca contrária. Ao desapertar , se fosse o caso, estarias a apertar o que junto com algum cansaço do material poderia levar á fractura/quebra.
 
#29
A rosca é normal. O problema é que a única hipótese é ela ir para dentro da manga. Eu deveria ter APERTADO.
O problema está quase resolvido, com uma suspensão usada a caminho. Ironia do destino, vai ser da mesma marca: uma Manitou Skareb. Fiquem descansados que esta eu não vou desmontar :oops:

Quanto à Slate, com calma, ainda vou desmontá-la. Pelo que já vi, a solução passa por desmontar a mola, e esta tem que sair por cima. Para desmontar as mangas é que tenho que tirar o parafuso da manga esquerda (mola) e apertar o sextavado (partido não é necessário). Só tenho uma dúvida que não entendo mesmo:
Porque é que o bloqueio deixou de funcionar?? Eu só desapertei a manga, não mexi no bloqueio...
Parece-me que o bloqueio é fundamental para a montar. Eu posso soldar o que parti, isso é fácil. Mas depois, para montar a manga, terá que ser com a mola tirada e com a perna a óleo bloqueada. Assim o veio chega ao fundo da manga e com a chave sextavada enrosca-se (sentido contrário dos ponteiros do relógio).
Mas não vos quero maçar mais. Gostava de a recuperar, mas se não conseguir fazê-lo com pouco dinheiro desisto.
 
#30
boa explicação, mas mesmo assim consegui danificar as capas de protecção das lower legs, por acaso alguem sabe onde posso arranjar essas proteções?
 
#31
mindo said:
...O material das suspensões sr. suntour pode e deve ser comprado directamente à suntour europa, eles atendem logo e enviam à cobrança (segundo outras experiencias com pessoal aqui do fórum). ...
 
#34
Boas MINDO, tava a fazer uma pesquisa no google como fazer manutenção à minha suspensao e por sorte minha é do mesmo modelo e género que referes, fiquei um pouco assustado com uma citação que foi referida

"Do lado direito da suspensão já não há mais nada que se posso desmontar, pois o amortecedor não dá para desmontar, alias de o tentarem abrir, kaput."

Mas reparei que na 15º foto retiras-te o conteudo da suspensao. Eu também sou amador na parte da manutençao, mas acho que estou a precisar de fazer manutenção a minha.

Fico aguardar uma resposta! :) boas pedaladas!!
 
#35
Boas...
btt86 said:
Boas MINDO, tava a fazer uma pesquisa no google como fazer manutenção à minha suspensao e por sorte minha é do mesmo modelo e género que referes, fiquei um pouco assustado com uma citação que foi referida

"Do lado direito da suspensão já não há mais nada que se posso desmontar, pois o amortecedor não dá para desmontar, alias de o tentarem abrir, kaput."

Mas reparei que na 15º foto retiras-te o conteudo da suspensao. Eu também sou amador na parte da manutençao, mas acho que estou a precisar de fazer manutenção a minha.

Fico aguardar uma resposta! :) boas pedaladas!!
btt86, o "Mindo" nessa foto apenas tirou as capas de protecção e os o-rings(vedantes) se se tirar isso não Kaput!!! Ele disse kaput em relação ao objecto na foto nº 10, isso ate tem um sinal lá a dizer: "WARNING Don't open ... Nitrogen under presure"
Isso é que se tentares abrir é que "vai de vela"!!! Podes abrir tudo ou quase tudo menos isso..!!!!! btt86, aconselho-te a abrir a suspensão em casa, pois poupas uns valentes €€uronios, e além disso não tem nada que saber, se te quiseres sentir mais à vontade vê o resto da minha mensagem, pois acho que explica um pouco!!:D


Agora outra coisa:
Já tinha visto este tópico, mas só agora decidi responder, pois só agora me apeteceu abrir a minha suspensão!! :D
No inicio, quando vi este tópico pensei.... "XIÍÍÍ..... Será que as minhas esferas também tão assim!?!?! Vai saltar algumas peças?!?"
Ontem(25-6-2008) eu e juntamente com um amigo da minha equipa de BTT que tem uma suspensão igual, decidimos inspecciona-la!!!! Pois já tinha pouca sensibilidade, e as pernas custavam a flectir e também já tem quase 4000km!! No meu caso utilizei uma massa hidráulica que andava perdida cá por casa, não sei se é muito aconselhável, mas esta é mais resistente, e a suspensão amortece!!!!:D


Pronto e assim foi.... ("mindo" espero que não te importes de eu colocar aqui um pequeno vídeo que fiz no movie maker a mostrar quase todos os processos)

http://www.youtube.com/watch?v=C4yrfrj3YTY


Fica aqui o link:
http://www.youtube.com/watch?v=C4yrfrj3YTY


Todas as fotos e dos procedimentos em:
http://picasaweb.google.com/Azenha.Ivo/RevisODaSuspensOSrSuntourXCMRL
 
#38
:D Obrigado pela resposta, ainda nao tinha desmontado porque tinha essa duvida, mas assim ate estou mais confiante para a desmontar.

Em relaçao ao link (fotos) e ao video, está mesmo muito bom, optimo mesmo!

Boas pedaladas e obrigado novamente :D
 
#39
Toma só é atenção às capas das lower legs que custam um pouco a sair, para não danifica-las!!!! :D

btt86 said:
:D Obrigado pela resposta, ainda nao tinha desmontado porque tinha essa duvida, mas assim ate estou mais confiante para a desmontar.

Em relaçao ao link (fotos) e ao video, está mesmo muito bom, optimo mesmo!

Boas pedaladas e obrigado novamente :D

Estamos cá é para isso!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
#40
EXCELENTE ivo_azenha, podes colocar mais post's desses quando quizeres,

tal como disseste e bem, o amortecedor é que não dá para desmontar, são montados de fabrica...

também tiveste que fazer uma homemade tool :mrgreen:.

As tuas esferas da caixa de direcção estão como novas, as minhas nem 1000km tinham e tavam uma desgraça, como eu disse anteriormente, lavar com máquina de pressão tem as suas mazelas, por isso coloquei rolamentos selados.

A massa que usaste serve, desde que não seja muito expessa, quanto mais "liquida" melhor, para deslizar.

Acabei por subsituir as minhas suntour por umas reba, por cada vez que fazia uma volta mais "humida", com lama, ribeiros, rios e chuva e as lavava depois(com maquina de pressao), tinha de as desmontar e lubrificar, ao fim de 10 vezes perdi a paciência... :s

Fiquem bem...