Após procurar no fórum por um tópico que me explica-se como fazer a manutenção às Sr.Suntour XCM e apenas encontrar sobre outras suspensões(se calhar não procurei bem, cabe aos moderadores decidirem…), decidi meter mãos à obra e espero que ajude alguém!
Depois de um passeio mais agreste com muita lama e chuva, já sentindo o volante prender, a suspensão nem flectia, travões ausentes, pedaleiro mais preso do que nunca, mudanças metidas a martelo, resolvi fazer a manutenção dos 2000km. É verdade, desleixei-me um pouco, mas só assim verifico que o material, se não tiver uma boa manutenção, dura muito menos tempo.
Os métodos utilizados são os métodos do desenrasque, poderão não ser os mais profissionais, mas acreditem que já vi muita oficina a trabalhar bem pior e com as ferramentas adequadas à disposição.
Tempo aproximado da intervenção: 1h apenas suspensão, 1:30h com a caixa de direcção (depois de alguma prática).
Ferramentas/Material:
- Martelo
- Maço borracha ou martelo de nylon
- Chaves Allen 2,5 e 5
- Chave de bocas e caixa 10
- Chave de caixa 22
- Chave fendas
- Chave HomeMade(já vão perceber nas fotos)
- Massa para lubrificar
- Caixas integradas de rolamentos
- Luvas para quem não quer sujar a mão
- Desperdício de limpeza
1º Desmontar a suspensão, para trabalhar-mos melhor (se fosse apenas manutenção, dava para fazer tudo na bike, mas é mais complicado fazê-lo)
Retirar a capa de protecção do parafuso sextavado, afrouxar com a chave allen 5, afrouxar o avanço, retirar tudo o que está agarrado à suspensão(bloqueador de suspensão, roda, travões, conta voltinhas, etc)
2º Retirar o parafuso completamente da aranha, os parafusos do avanço não precisam sair completamente, desde que dê para retirar o avanço da suspensão. Retirar as anilhas até chegar-mos à caixa de direcção.
3º Estas fotos não ficaram capazes de mostrar a seguinte operação: Neste caso existe uma anilha de plástico que ajusta as caixas de direcção superiores, foi retirada com a ajuda de uma chave de fendas, com cuidado e ela sai sem a danificar. E ficam a caixa de direcção superior à vista.
4º Esta operação pode ser realizada antes da 2º. Na foto custa-se a perceber, mas foram retirados os 2 parafusos do bloqueador de suspensão com a chave allen 2,5. Retirar à vontade(Não vai saltar nada daí) com a suspensão desbloqueada.
5º Retirar a suspensão da bike, se as caixas de direcção tiverem neste estado, vai saltar esferas por todo o lado(neste caso porque não são de rolamentos). Aqui descobri o porque do volante encravar às vezes e porque não devo lavar a bike com máquina de pressão. Resultado: caixas mais do que danificadas, já com desgaste visível no tubo da suspensão.
6º Colocar a suspensão num suporte para melhor trabalhar, se possível utilizem algo para proteger a suspensão do torno. Não reparem na bancada
7º Afrouxar e retirar os parafusos no final da suspensão, um com uma chave de bocas 10 e o outro chave allen 5
8º Retirar a água de dentro da suspensão. Como podem ver o passeio foi bem agressivo, pois a quantidade de água que saiu deu para perceber o porque de não flectirem, cheguei a pensar que estava alguma coisa partida. Eu sei o que estão a pensar neste momento (grande desmazelado…)
9º Com o maço de borracha bater gentilmente na parte superior das lower-legs até saírem. Pode ser utlizado o martelo de nylon
10º Não há foto para este procedimentos, apenas para o resultado, entusiasmei-me e esqueci da foto. Retirar o amortecedor da suspensão com a chave de caixa 22. Colocar o amortecedor no torno e com a chave de bocas ou caixa10 retirar o porca que prende o amortecedor. Do lado direito da suspensão já não há mais nada que se posso desmontar, pois o amortecedor não dá para desmontar, alias de o tentarem abrir, kaput.
11º Limpar muito bem o amortecedor, e lubrificar todas as partes envolvente no movimento e parafusos com massa, a que utilizei foi esta:
12º Retirar a tampa do regulador de força da suspensão com uma chave de fendas, cuidado para não ficar riscada
13º Agora vem o método menos ortodoxo, como não dispunha de uma ferramenta que afrouxa-se o lado esquerdo da suspensão, o lado com a mola, que de certeza estava igualmente bem conservada em água. Tive de elaborar uma ferramenta HomeMade, a partir de um tubo galvanizado com cerca de 30mm de espessura, fui marcando na suspensão e cortando com uma rectificadora ou serra de cortar ferro até obter a ferramenta. Isto porque não encontrei a dita ferramenta
13º Depois de afrouxar a parte superior do lado esquerdo da suspensão com a ferramenta HomeMade, retirar a mola, como podem ver, estava mesmo lubrificada a água.
14º Passemos à limpeza de da mola e lubrificar, desmontar tudo o que houver para desmontar na mola, limpar muito bem e lubrificar com massa. Não poupem na massa, eu gastei aquela bisnaga quase toda. A lubrificação garante um melhor funcionamento e durabilidade
15º Limpar as lower legs, retirar as capas de protecção, cuidado com a patilha que as segura e com o oring que se encontra nelas, retirar com cuidado e limpar tudo muito bem. Ah e não esquecer, lubrificar tudo e montar tudo no sitio com os apertos adequados (vejam no site da sr.suntour), se tiverem chave dinamómetrica
16º Para retirar a caixa interior da forqueta, é utilizado mais um método caseiro, eu sei que há ferramentas para a operação, mas como não existe na minha mini-oficina, é mesmo a chave de fendas e o martelo, com cuidado e algumas pancadinhas, lá saiu
17º Com o mesmo método retirar as caixas do quadro. Aqui utilizei uma chave de estrela que esta por ali perto, acho que a de fendas foi dar uma volta
18º Depois de limpar tudo muito bem, vamos então colocar as caixas integradas com rolamentos no respectivo local. A anilha prateada vai para a forqueta e a anilha preta de alumínio de ajuste fica para colocar em cima.
19º Mais um método martelo. Com a ajuda de uma tábua direita alinhar a caixa e apenas com uma pancada tentar colocar as caixas no quadro de uma só vez, se houver muitas tentativas, poderão causar o alargamento do quadro e as próximas caixas ficarem largas
20º A tal anilha prateada no fundo da forqueta, foi colocada com o método martelo e uma tábua de madeira, há quem não coloque massa aqui, como precaução coloquei
21º Rolamento colocado com a face curva interior para dentro e a face curva exterior para cima e mais massa, para ver se a água não entra ali tão cedo
22º O mesmo tratamento nas caixas superiores e inferiores, massa com abundância
23º Colocar a suspensão no quadro e a tal anilha preta de alumínio de ajuste colocada em cima, para ajustar o rolamento ao tubo da suspensão
24º Colocar a parte superior da caixa de direcção, atenção que existe uma anilha (sem foto) muito fina, aproximadamente 0,5mm entre a anilha preta de ajuste e esta peça superior.
25º Colocar as anilhas e o avanço na suspensão, lubrificar o parafuso e a rosca da aranha
26’ Apertar bem. É normal a direcção ficar um pouco pesada, pois os componentes são novos e ainda estão a ajustar-se, se depois de uns kms ainda estiver pesada, afrouxar um pouco, pois também não queremos que as novas caixas durem menos que as anteriores. O segredo da sobrevivência das peças está em prestar atenção aos ajustes e folgas das peças e afinar, claro.
26º Último e porque já vai longo, colocar bastante massa no bloqueador de suspensão, para evitar que entre água
Espero que ajude com este post, é um pouco longo, mas quis documentar tudo, e mesmo assim houve bastantes partes que não houve foto.
Depois de um passeio mais agreste com muita lama e chuva, já sentindo o volante prender, a suspensão nem flectia, travões ausentes, pedaleiro mais preso do que nunca, mudanças metidas a martelo, resolvi fazer a manutenção dos 2000km. É verdade, desleixei-me um pouco, mas só assim verifico que o material, se não tiver uma boa manutenção, dura muito menos tempo.
Os métodos utilizados são os métodos do desenrasque, poderão não ser os mais profissionais, mas acreditem que já vi muita oficina a trabalhar bem pior e com as ferramentas adequadas à disposição.
Tempo aproximado da intervenção: 1h apenas suspensão, 1:30h com a caixa de direcção (depois de alguma prática).
Ferramentas/Material:
- Martelo
- Maço borracha ou martelo de nylon
- Chaves Allen 2,5 e 5
- Chave de bocas e caixa 10
- Chave de caixa 22
- Chave fendas
- Chave HomeMade(já vão perceber nas fotos)
- Massa para lubrificar
- Caixas integradas de rolamentos
- Luvas para quem não quer sujar a mão
- Desperdício de limpeza
1º Desmontar a suspensão, para trabalhar-mos melhor (se fosse apenas manutenção, dava para fazer tudo na bike, mas é mais complicado fazê-lo)
Retirar a capa de protecção do parafuso sextavado, afrouxar com a chave allen 5, afrouxar o avanço, retirar tudo o que está agarrado à suspensão(bloqueador de suspensão, roda, travões, conta voltinhas, etc)
2º Retirar o parafuso completamente da aranha, os parafusos do avanço não precisam sair completamente, desde que dê para retirar o avanço da suspensão. Retirar as anilhas até chegar-mos à caixa de direcção.
3º Estas fotos não ficaram capazes de mostrar a seguinte operação: Neste caso existe uma anilha de plástico que ajusta as caixas de direcção superiores, foi retirada com a ajuda de uma chave de fendas, com cuidado e ela sai sem a danificar. E ficam a caixa de direcção superior à vista.
4º Esta operação pode ser realizada antes da 2º. Na foto custa-se a perceber, mas foram retirados os 2 parafusos do bloqueador de suspensão com a chave allen 2,5. Retirar à vontade(Não vai saltar nada daí) com a suspensão desbloqueada.
5º Retirar a suspensão da bike, se as caixas de direcção tiverem neste estado, vai saltar esferas por todo o lado(neste caso porque não são de rolamentos). Aqui descobri o porque do volante encravar às vezes e porque não devo lavar a bike com máquina de pressão. Resultado: caixas mais do que danificadas, já com desgaste visível no tubo da suspensão.
6º Colocar a suspensão num suporte para melhor trabalhar, se possível utilizem algo para proteger a suspensão do torno. Não reparem na bancada
7º Afrouxar e retirar os parafusos no final da suspensão, um com uma chave de bocas 10 e o outro chave allen 5
8º Retirar a água de dentro da suspensão. Como podem ver o passeio foi bem agressivo, pois a quantidade de água que saiu deu para perceber o porque de não flectirem, cheguei a pensar que estava alguma coisa partida. Eu sei o que estão a pensar neste momento (grande desmazelado…)
9º Com o maço de borracha bater gentilmente na parte superior das lower-legs até saírem. Pode ser utlizado o martelo de nylon
10º Não há foto para este procedimentos, apenas para o resultado, entusiasmei-me e esqueci da foto. Retirar o amortecedor da suspensão com a chave de caixa 22. Colocar o amortecedor no torno e com a chave de bocas ou caixa10 retirar o porca que prende o amortecedor. Do lado direito da suspensão já não há mais nada que se posso desmontar, pois o amortecedor não dá para desmontar, alias de o tentarem abrir, kaput.
11º Limpar muito bem o amortecedor, e lubrificar todas as partes envolvente no movimento e parafusos com massa, a que utilizei foi esta:
12º Retirar a tampa do regulador de força da suspensão com uma chave de fendas, cuidado para não ficar riscada
13º Agora vem o método menos ortodoxo, como não dispunha de uma ferramenta que afrouxa-se o lado esquerdo da suspensão, o lado com a mola, que de certeza estava igualmente bem conservada em água. Tive de elaborar uma ferramenta HomeMade, a partir de um tubo galvanizado com cerca de 30mm de espessura, fui marcando na suspensão e cortando com uma rectificadora ou serra de cortar ferro até obter a ferramenta. Isto porque não encontrei a dita ferramenta
13º Depois de afrouxar a parte superior do lado esquerdo da suspensão com a ferramenta HomeMade, retirar a mola, como podem ver, estava mesmo lubrificada a água.
14º Passemos à limpeza de da mola e lubrificar, desmontar tudo o que houver para desmontar na mola, limpar muito bem e lubrificar com massa. Não poupem na massa, eu gastei aquela bisnaga quase toda. A lubrificação garante um melhor funcionamento e durabilidade
15º Limpar as lower legs, retirar as capas de protecção, cuidado com a patilha que as segura e com o oring que se encontra nelas, retirar com cuidado e limpar tudo muito bem. Ah e não esquecer, lubrificar tudo e montar tudo no sitio com os apertos adequados (vejam no site da sr.suntour), se tiverem chave dinamómetrica
16º Para retirar a caixa interior da forqueta, é utilizado mais um método caseiro, eu sei que há ferramentas para a operação, mas como não existe na minha mini-oficina, é mesmo a chave de fendas e o martelo, com cuidado e algumas pancadinhas, lá saiu
17º Com o mesmo método retirar as caixas do quadro. Aqui utilizei uma chave de estrela que esta por ali perto, acho que a de fendas foi dar uma volta
18º Depois de limpar tudo muito bem, vamos então colocar as caixas integradas com rolamentos no respectivo local. A anilha prateada vai para a forqueta e a anilha preta de alumínio de ajuste fica para colocar em cima.
19º Mais um método martelo. Com a ajuda de uma tábua direita alinhar a caixa e apenas com uma pancada tentar colocar as caixas no quadro de uma só vez, se houver muitas tentativas, poderão causar o alargamento do quadro e as próximas caixas ficarem largas
20º A tal anilha prateada no fundo da forqueta, foi colocada com o método martelo e uma tábua de madeira, há quem não coloque massa aqui, como precaução coloquei
21º Rolamento colocado com a face curva interior para dentro e a face curva exterior para cima e mais massa, para ver se a água não entra ali tão cedo
22º O mesmo tratamento nas caixas superiores e inferiores, massa com abundância
23º Colocar a suspensão no quadro e a tal anilha preta de alumínio de ajuste colocada em cima, para ajustar o rolamento ao tubo da suspensão
24º Colocar a parte superior da caixa de direcção, atenção que existe uma anilha (sem foto) muito fina, aproximadamente 0,5mm entre a anilha preta de ajuste e esta peça superior.
25º Colocar as anilhas e o avanço na suspensão, lubrificar o parafuso e a rosca da aranha
26’ Apertar bem. É normal a direcção ficar um pouco pesada, pois os componentes são novos e ainda estão a ajustar-se, se depois de uns kms ainda estiver pesada, afrouxar um pouco, pois também não queremos que as novas caixas durem menos que as anteriores. O segredo da sobrevivência das peças está em prestar atenção aos ajustes e folgas das peças e afinar, claro.
26º Último e porque já vai longo, colocar bastante massa no bloqueador de suspensão, para evitar que entre água
Espero que ajude com este post, é um pouco longo, mas quis documentar tudo, e mesmo assim houve bastantes partes que não houve foto.