Como afinar o Desviador Traseiro

#1
Bom pessoal, para dar seguimento aos 2 tópicos de mecanica que pus(correntes) resolvi postar outro exemplo de mecanica que pode ser feito por voçês em casa..."Como afinar o Desviador Traseiro".


Bom para começar vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo(juntamente com as bichas) dos suportes do quadro(não o retirem do manipulo).

Agora vamos afinar os limitadores dos carretos(mais pequeno e maior).

Estes são os dois limitadores dos desviadores SRAM
Nos desviadores SRAM o limitador decima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior, o debaixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno.


Aqui temos os limitadores dos desviadores SHIMANO(à seus monopolizadores :lol: :D ).
Como podem ver na foto o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior.

Agora o que têm de fazer é muito simples, deixam o desviador solto no carreto mais pequeno e vejam se os dentes da roldana superior está alinhada aos dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar nos parafusos(limitadores).
Se apertarem o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem vão chegar mais para o lado da escora/dropout.

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Desviador SHIMANO


Aqui têm o exemplo da roldana alinhada ao carreto...(O DROP-OUT TÁ UM BOCADINHO TORTO, e as fotos também não estam direitas o que leva a um certo desalinhamento).

Agora vamos alinhar o desviador ao carreto maior(não se esqueçam que têm de empurrar o desviador com a mão pois o cabo não esta lá).


Desviador SHIMANO


..Outro exemplo de alinhamento, desta vez no carreto maior.
Aqui fazem o mesmo processo anterior só que têm de alinhar através do outro Limitador(cima na SRAM e baixo na SHIMANO).

Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).


....SRAM....


...SHIMANO....

Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.


Eu gosto de ter o limitador afinado nesta posição(podem ver na foto o espaço entre a roldana e o carreto). Ao aproximarem mais a roldana superior ao carreto maior pode provocar um certo 'tremer' da corrente.


Agora que temos os Limitadores todos afinados, vamos passar para o processo lubrificar as BICHAS(não é o que estam a pensar seus depravados :lol: ..quem sou eu para falar :D )


Se for um lubrificante de spray é melhor pois penetra melhor nas bichas...

Para quem tem discos(como eu) ponham um papel a volta da bicha pois basta um 'pozinho' do spray no disco para ter logo um funcionamento diferente..e para PIOR! :p (isto tbem é valido para quem tem V-BRAKES).

Nos manipulos e nos desviadores(excepto na SRAM) verão um regulador de tensão do cabo...

...vão por esse regulador quase no minimo(deixem 2 voltas de folga) no sentido que mostra a foto.

Agora que temos as bichas mais LIBERTAS do atrito e o regulador de tensão no minimo vamos voltar a colocar as bichas nos suportes do quadro...
Quando colocarem o cabo nos desviadores deixem a corrente no carreto mais pequeno e tenham o devido cuidado de deixarem o cabo nas 'guias' que são feitas...e apertem o cabo ao parafuso.


....porque se não estiverem a afinação pode não ser 100% eficiente!


agora que temos tudo apertado(cabo) chega a parte de afinar as mudanças....
Com a mudança no carreto(e de preferencia o manipulo tambem deve estar na ultima mudança :lol: ) mais pequeno vejam a folga existente no cabo...se for muita tipo mais de 3 dedos entre o cabo e a escora devem desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.
Agora com o cabo ja +/- esticado começem a dar ao pedal(com as mãos claro) e puxem para a mudança seguinte....

...se ficar como na foto(esta 8ª no manipulo e 9ª no carreto) devem dar mais tensão no cabo....

...rodando o o regulador no sentido 'NORTE' como na foto.
Se a corrente estiver como na foto anterior(a do regulador) devem dar pelo menos 2 voltas no regulador de tensão...

...vão dando tensão a MAIS ou a MENOS(conforme o estado) e a ROLDANA Superior deve mais uma vez estar alinhada com o carreto em questão(como na foto)....


a corrente deve ficar assim(como na foto) com um espaço entre o carreto superior para evitar raspar nos dentes para não dar efeitos ao 'habitual' saltitar da corrente por querer saltar para a seguinte mudança...

Pronto agora é dar-lhe gáz!!!
Ja não têm desculpa para não andarem por as mudanças estarem desafinadas...
Com um bocadinho de trabalho voçês vão conseguir(não pensem que é ler e já está).

Como voçês são bons/as rapazes/raparigas vou-vos deixar uma dica para uma boa duração das molas dos desviadores...e com apresentação do JE... :wink: :lol:

...quando tiverem a bike parada encostada a parede(mesmo que seja um dia), ou quando chegarem de uma volta deixem sempre a corrente na POSIÇÃO CARRETO PEQUENO COM PEDALEIRO PEQUENO.
Quem tiver desviadores invertidos deixe o desviador no carreto maior com pedaleiro pequeno.

Ah esqueçi-me de dizer para lubrificarem os pontos de rotação do desviador....amanha posto uma FOTO...porque amanha?? Já viste as Horas pá?? Então e o desviador da frente?? pá vai dar uma volta...pá proxima a mais :wink: :D

abraços, beijinhos e boa dormida(ou 'levantada' :p :lol: ) para todos

Peso-Pluma
(se houver assim muitos erros..deêm o DESCONTO das horas :lol:
 
#2
Bastante esclarecedor; duas perguntas: o LIMITADOR, tem que ser afinado com a corrente no carreto grande, certo :?: A 2ª dúvida, como se afina as mudanças, quando apenas falha entre o 4º e o 5º carreto, tenho esse problema na minha, quando ponho em 4ª ou 5ª estão sempre a saltar de uma para outra; será a mola do desviador sem força :?:
 
#4
doc said:
Bastante esclarecedor; duas perguntas: o LIMITADOR, tem que ser afinado com a corrente no carreto grande, certo :?: A 2ª dúvida, como se afina as mudanças, quando apenas falha entre o 4º e o 5º carreto, tenho esse problema na minha, quando ponho em 4ª ou 5ª estão sempre a saltar de uma para outra; será a mola do desviador sem força :?:
É mehor deixares no prato medio pois permite mexer em todas as relações da cassete...
Quanto a 2ªpergunta..é um bocado dificil responder assim sem ver..porque pode mais que um factor.
Mas se no manipulo estiver na 5ª e no cassete estiver na 5ª e a corrente quer saltar para a 4ª tens de desapertar um pouco o regulador de tensão de cabo.
Se tiver no manipulo na 4ª e na cassete estiver na 4ª tambem e a corrente quiser saltar para a 5ª teras de dar mais tensão no cabo através do regulador de tensão(no desviador ou manipulo, conforme), mas isto normalmente se acontecer na 5 ou 4 tbem acontece nas outas(mas não é obrigatório).
Isso tambem poderá ter a ver com o desgaste da cassete...ou da corrente.

abraços e beijinhos

Peso-Pluma
 
#8
Eu afinei deste modo que está no tutorial e está impecável, melhor que quando a levava á oficina onde comprei a bike, obrigado Peso Pluma. Se seguirem á risca as indicações não dá pra falhar.

Já agora, para quando o mesmo para o desviador dianteiro?
 
#9
ja esta maisou menos bem afinado.. se estiver no carreto mais pekeno passa-se sem problema ate ao grande so ke depoix para descer do grande pos mais pekenos tenhoke carregar mais ke uma vez no shifter e depoix aki anda duas pa baixo.. mas esta bom assim e se vou mexer ainda fica pior.lol
 
#10
Is as vezes e problema de (falta) de lubrificaçao, ou entao já é o desviador a pedir reforma!
Se for um Shimano, para passar as mudanças para baixo é a mola q puxa o cabo, se a transmissao nao tiver bem lubrificada, o cabo pode estar perro dentro da bicha o q pode dificultar a passagem!
No caso de ser desgaste do desviador, nao há grande coisa a fazer! Podes tentar mudar a mola (se o desviador valer a pena), se nao só mesmo com um novo!

PS: É de mim ou o drop-out da bike fotografada ta todo empenado?
 
#17
Se o desviador não desce tens de rodar o regulador de tensão de cabo para baixo para retirares um pouco de tensão no cabo...Mas atenção que pode não ser so do cabo, pode ser de teres a bicha muito curta, pode ser de teres a bicha ja muito presa, pode ser de teres o limitador muito apertado...etc.

P.S.:eek: drop.out na FOTO ta uma beca empenado(da minha bike) ja foi empenado 3 vezes...e 3 vezes o endireitei mas é claro que nunca fica 100% porque o drop-out é uma peça muito milimétrica...mas como tenho SRAM 'no problem', se tivesse Shimano aquilo ja não funcionava como deve ser....

abraços

Pluma
 
#19
Eu para afinar o meu uso uma "receita" que encontrei na net, esta é apenas uma de muitas mas achei interessante por estar bastante completa, e porque faz referencia a uma coisa que poucas fazem, a tensão do cabo. Todas as afinações são feitas com o cabo solto, só no final é que apertam o cabo. Tenham atenção o ponto 4, onde diz para apertarem o cabo, antes disso devem colocar o selector na ultima posição, aquela que coloca o desviador no carreto mais pequeno... depois é que apertam.

Até agora tenho-me dado muito bem, se alguem estiver interessado pode dar uma vista de olhos em:

http://www.mountainbike.com/skills/article/1,4823,972_642,00.html
 
#20
boas... acontece-me muito o seguinte... quando vou a descer um trilho mais empedrado o esticador na zona da roldana de cima começa a bater no quadro... será que é da mola do p´roprio esticador ser um pouco mais fraca... é que o esticador está afinadinho... Pluma... achas que deva por uma mola de esticador mais forte????

um abraço

Rui