Como afinar o Desviador Traseiro

dsilva

New Member
Boas...

Nos desviadores da frente shimano, não me sabem dizer qual é o parafuso que regula o carreto maior e o menor??

Abraços...
 

100do

New Member
Boas!
Excelente explicação.
Mas fica sempre uma dúvida, ou mais...
No meu caso:
Os limitadores parecem estar bem. Entram todas as mudanças. O problema é que tenho uma K7 de 9v e as do meio (a 6º, 7º e 8º) por vezes não entram. Depois dou mais uma vez ao manípulo e passa 2 :s
O desviador e os manípulos são DEORE, como disse, de 9 vel.
Pela explicação, leva-me a crer que tenho que apertar ou desapertar o cabo.
Agora, devo fazer todo o processo ou basta apertar o cabo?
 
F

Fragata

Guest
OK. Tô esclarecido, no entanto não pude deixar de reparar que a tua "Bike" é uma GIANT. Tambem tenho uma e como esta para ser pintada agradecia se possivel que me informasses onde posso adquirir uns autocolantes iguais aos teus. Desde já o meu obrigado, pelo incomodo, mas isto das "Bikes" sabes como é.
Outro conctacto onde poderás deixar a informação é :" ofragata@gmail.com" Obrigado e bons passeios.
 

margarett

New Member
Boas a todos.

Tenho a minha rockrider há apenas 15 dias, e apenas fez ainda 2 viagens de 2 horinhas, nada de muito abusado (a não ser o excesso de lama :mrgreen: )

Estou bastante agradado com a boneca, se bem que consciente que há muito melhor. Para um "raid" por semana, não estava em condições de gastar mais. Adiante!

A única coisa que me deixa preocupado é que, no ultimo carreto da cassete (o pequinininho), a corrente às vezes "salta", faz um TLAN!, mas continua no mesmo carreto. Isto só acontece quando se faz mais alguma força (nesse carreto, só a descer naturalmente :lol: )
Já andei a olhar com atenção para a coisa, e os dentinhos parecem todos bem, não aparenta falhas nenhumas, mas o facto é que faz o dito TLAN...

Alguma ideia?
 

margarett

New Member
margarett said:
Boas a todos.

... no ultimo carreto da cassete (o pequinininho), a corrente às vezes "salta", faz um TLAN!, mas continua no mesmo carreto. Isto só acontece quando se faz mais alguma força (nesse carreto, só a descer naturalmente :lol: )
Já andei a olhar com atenção para a coisa, e os dentinhos parecem todos bem, não aparenta falhas nenhumas, mas o facto é que faz o dito TLAN...

Alguma ideia?

Help?
 

J_Adonis

New Member
Colocas uns protectores de ouvido. Não deixa de haver "TLAN" mas pelo menos já não te importas com isso. :mrgreen:

Agora a sério: consegues ver se a corrente tem folgas? Pode estar ligeiramente lassa e "saltar/fazer barulho" por isso. Há por aí um tópico só sobre correntes. Dá uma vista de olhos.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

A única coisa que me deixa preocupado é que, no ultimo carreto da cassete (o pequinininho), a corrente às vezes "salta", faz um TLAN!, mas continua no mesmo carreto. Isto só acontece quando se faz mais alguma força (nesse carreto, só a descer naturalmente

às vezes acontece devido a:

elo rápido da corrente mal montado (o que não deve ser o teu caso) e nesse caso, o elo salta no carreto mais pequeno

ou

cassete muito suja que não deixa a corrente assentar correctamente no carreto

ou

transmissão gasta, o que não é de todo o caso

Jepas
 

100do

New Member
Aqui está tudo bem explicado mas ou eu faço alguma coisa errada ou há alguma coisa errada com a minha bike.
O desviador é XT de 9v. Verifiquei que os limitadores estão bem (no carreto maior e no mais pequeno a corrente fica alinhada).
Depois dei 2 voltas de folga na rosca da bicha e apertei o cabo (relativamente esticado, com a corrente no carreto mais pequeno).
Depois disto dei aos pedais e comecei a passar as mudanças (para carretos maiores). Quando elas não passavam dei mais 1/4 volta (estiquei mais o cabo). O resultado foi que as mudanças passam bem para os carretos maiores mas quando depois tento passar para os mais pequenos a coisa não está bem. Para passar da 1ª para a 2ª tenho que passar duas no shifter e da 7ª passa logo para a 9ª. Escusado será dizer que nas do meio o desviador não fica bem alinhado e a corrente faz barulho.

Estou a ver que não consigo fazer isto sozinho :(
Se alguém me conseguir ajudar ainda volto a tentar.
 

balsinha

Member
Boas,

Eu tenho desviador Shimano (Deore) e neste momento tenho um pequeno problema , que consiste no seguinte, sempre que termino uma volta deixo a corrente na POSIÇÃO CARRETO PEQUENO COM PEDALEIRO PEQUENO, como foi aqui indicado, mas verifico que a corrente não vai para o ultimo carreto pequeno(fica no anterior), já tentei as várias indicações aqui descritas, está alinhado e não tenho problemas na passagem de mudanças quando estou a andar, a minha duvida é perceber o porquê e o que devo fazer para conseguir por o carreto mais pequeno com pedaleiro pequeno.

Grato pela atenção aguardo um possível esclarecimento
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

se a corrente não passa para o último carreto em situação alguma, tens de aliviar o parafuso H. Este parafuso limita o movimento do desviador do lado direito (visto por trás). Se mesmo assim não resultar, o teu cabo está demasiado esticado: dá uma ou duas voltas ao barril de ajuste do desviador no sentido horário para aliviar o cabo.

Jepas
 

balsinha

Member
Obrigada Jepas,
Fiz isso mas não resolveu :( a corrente não passa para o ultimo carreto(pequeno) na mesma quando está no pedaleiro pequeno e agora temo que tenha desregulado :s o resto, agora vamos ver se não vou ter problemas a por mudanças(o que não acontecia) quando for sair no fim de semana, isto é realmente para quem sabe...
 

Jepas

Super Moderador
Balsinha,

se nem com os limites nem com barril de ajuste... resta-te desmontar o cabo e a corrente, aproveita para mexeres o desviador a ver se não tem qualquer prisão. Rectifica os limites do desviador e aperta o cabo novamente, depois é só seguires as indicações do início deste tópico.

Jepas
 

100do

New Member
Será? :shock:

Meti cabos de teflon e melhorou, mas não posso dizer que está a 100%.
No entanto, vai rodando assim, por enquanto. Fez cerca de 650km até agora. Se aguentar assim até aos 1000, nessa altura talvez mande substituir a corrente e mando fazer uma revisão, numa loja em condições.
 

fjsilva

New Member
Sei que já há alguns tópicos sobre o assunto e já pesquisei. No entanto não encontro resposta para o meu problema!

Tentei afinar o desviador traseiro, no entanto, quando elas ficam a mudar bem do carreto mais pequeno para o maior, ficam desafinadas quando mudo do carreto maior para o mais pequeno, se as afino para elas mudarem bem do carreto maior para o mais pequeno desafinam quando mudo do carreto mais pequeno para o maior!

Que confusão!!! Mas acreditem que isto está a dar comigo em doido!!!

Que fazer?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

sugiro-te que faças estas afinações com a corrente no prato do meio (da pedaleira), porque este facilmente trabalha com o maior e com o menor dos carretos.

Julgo que o teu problema pode ser resolvido só regulando o barril que fica por trás do desviador. Assim sendo, se a corrente não sobe, deves rodá-lo em sentido anti-horário, mas não muito, senão depois não desce. Acho que é a tua situação. O parafuso tem um passo considerável, daí ser aconselhável testares um ou dois clicks no máximo. Se começares a rodar 1 volta ou 1/2 volta, aí pode ser excessivo e baralhar tudo.

Assim sendo, roda o barril no sentido horário para descer melhor ou no sentido inverso para subir melhor sempre com incrementos pequenos.

Jepas
 
Top