Como afinar o Desviador Traseiro

Peso-Pluma

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Se tiveres Shimano se colocares uma bicha mais curta vai fazer com que o desviador venha mais para tras logo a roldana fica mais distante, se tiveres SRAM basta regulares no parafuso que tem na parte de tras do desviador(lateral).

quando pedalas não sentes um tremer do desviador?

abraços

Pluma
 

frezite

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não sinto nenhum tremer... o meu esticador é um shimano xt... vou ver se dá para por uma bicha mais curta... mas duvido... acho que já está muito curta...

um abraço

Rui
 

rui santos

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:?: disseste para deixar sempre a bike no carreto pequeno e na roldana pequena quando estiver parada, qual é a vantagem de fazer isso ?
 

Peso-Pluma

New Member
A vantagem e o facto de as molas estarem em posiçao de descanso e não em esforço.

Se tiveres desviador invertido logicamente tens de deixar o desviador no carreto grande.

abraços

Pluma
 

nfh

Member
Eu tenho um desviador Shimano (deore) e no passado fim de semana aconteceu-me uma coisa estranha: reparei que não conseguia passar do 6º carreto depois de meter a mudança 8, e quando passei para o carreto mais pequeno, reparei que conseguia dar 3 cliques depois disso. Quando vou a ver o cabo que liga as manetes ao desviador está bambo, mesmo muito largo.
Já andei a tentar ver se o cabo se desprendeu de alguma forma do desviador, mas não aparenta nada disso.
Como não percebo nada de mecânica, tenho de levar a bicicleta "ao estaleiro". A ver se na loja onde comprei a bike me dizem alguma coisa.
 

nfh

Member
Ok, hoje levei a bicicleta à loja e o diagnóstico foi a capa rebentada (entrou pelo manípulo a dentro).
Cobraram-me 5€ pelo cabo e pela capa, supostamente sem cobrar mão-de-obra. Acham que foi caro, ou é o preço usual?
 

strocto

New Member
Não me parece mto caro embora não esteja bem dentro dos preços que praticam nalgumas peças, mas depende onde levaste a bike, já agora foste à LiderBike?
 

nfh

Member
strocto said:
Não me parece mto caro embora não esteja bem dentro dos preços que praticam nalgumas peças, mas depende onde levaste a bike, já agora foste à LiderBike?

Sim, fui. Comprei lá a bicicleta e normalmente é a primeira loja que costumo consultar na altura de comprar material. Já aconteceu comprar coisas noutro lado, pois muito embora as pessoas que lá estão sejam impecáveis, nem sempre têm a flexibilidade que às vezes é necessária na hora de fazer orçamentos :).
 
A

Adriano Diniz

Guest
Peso Pluma , esta é sem duvida nenhuma a melhor reportagem sobre regulagem de cambio que ja vi !! :D Muito bem ilustrada e detalhada.

Proximo sabado pela primeira vez vou fazer a manutenção de meu cambio e só vou fazer pois estou me sentindo seguro com suas explicações!

Parabéns :D
 
A

Adriano Diniz

Guest
Desculpem-me mas é que aqui no Brasil chamamos o desviador de cambio!
 
Peso-Pluma said:
Se tiveres Shimano se colocares uma bicha mais curta vai fazer com que o desviador venha mais para tras logo a roldana fica mais distante, se tiveres SRAM basta regulares no parafuso que tem na parte de tras do desviador(lateral).

quando pedalas não sentes um tremer do desviador?

abraços

Pluma

O meu desviador é um shimano e pus uma bincha de forma a que ele ficasse na mesma posição que tinha antes de ter o cabo colocado.

Só que tenho a sensação que a corrente está "larga" e por vezes salta, principalmente, quando tenho que descer ou subir algum decrau a pedalar.

Será que ao pôr a bicha mais curta a corrente vai ficar mais esticada, ou tenho mesmo que comprar um desviador novo.

Mais alguma informação:

Desviador- Shimano acera (já com alhum uso)
Cassete- Shimano alivio (nova)
Manipulos das mudanças - Shimano Alivio (novos
Cranks - Shimano acera - (já com alhum uso)
Corrente SRAM (já com alhum uso)

P.S. A corrente tem o tamanho certo, e as mudanças "entram" bem, tanto para cima como para baixo.
 

David Raquel

Active Member
Peso-Pluma said:
Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).

regulador%20de%20tens%E3o%20de%20mola%28SRAM%29.JPG

....SRAM....

regulador%20de%20tens%E3o%20de%20mola%28shimano%29.JPG

...SHIMANO....

Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.

posi%E7%E3o%20de%20desviador%28mola%29.jpg

Eu gosto de ter o limitador afinado nesta posição(podem ver na foto o espaço entre a roldana e o carreto). Ao aproximarem mais a roldana superior ao carreto maior pode provocar um certo 'tremer' da corrente.
O meu parafuso tá o mais apertado possivel e mesmo assim n bate no quadro por pouco :s
e agora?
 

valium

New Member
Boas !!!

Em caso de problemas com mudanças, verifiquem também o drop, pois pode estar torto e se tiver só c muita sorte afinam bem as mudanças !!!!
Se n estava ainda referido, fica se já estava peço desculpa por a repetição !!!


Cumprimentos e bem hajam !
 

calvas

New Member
boas, decidi votlar a pegar na minha antiga que temum desviador altus c-92, e tive de lhe pro uma k7 nova, mas... agora o limitador esta demasiado junto dos carretos e quanto ponho uma mudança mais baixa o aro do limitador começa a tocar nos carretos?

n encontro o parafuso para ajustar o limitador.. parece-me que n tem


será que a corrente é demasiado curta? é a mm que tinha antes e as relações 7velocidades mantêm-se ah mm nesta nova k7
 
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