Coluer Rave 260 XC "à lá carte"

SeteGu

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Já estive de volta do cabo e desapertando um pouco ficou 5*. :)

O que me dizem de um espigão em carbono? Acham que aumentaria o conforto? Há carbono preto "fosco" ou é tudo "brilhante"? Do que tenho visto na net o preto parece sempre "brilhante"... :roll:
 

DriveMe

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Boas.

Parabéns pela review e pela montagem.

Andei à dias com ideias de aproveitar os bons preços da Alemanha para para investir em dois NN iguais a esses, e a tua análise veio mesmo a calhar.
Um reparo sobre os pneus: o comparativo que indicaste é de 2009, pelo que pode não ser mto certo fiares-te nas medidas de 2009 para pneus de 2012. A meu ver, a Schwalbe melhorou bastante nos últimos três anos (e não era nada má), pelo que não sei até que ponto essa informação ainda se aplica. De qualquer maneira, não me parece que isso seja problema.

Sobre a bicicleta, uma hardtail com 120 de curso é sempre um brinquedo.
Mas essa coluna de direcção devia mesmo ser cortada. Podes perfeitamente cortar para os 18,5 ou 18, que é compatível com boa parte dos quadros que por aí andam. E esteticamente, ficará bem melhor. O avanço ficaria 2cm mais baixo, numa posição mais correcta. E experimentava a coisa mantendo os 120 de curso na Epicon.

Acho que não podes pensar "se um dia vender". Para isso, ficava na caixa. :)
Bicla para o mato, ela quer é lama.
 

SeteGu

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Obrigado DriveMe.

Pois... talvez seja isso, para ser sincero nem olhei para a data do comparativo... quanto à medida do pneu decidi jogar pelo seguro e aproveitar para meter a versão evolution numa medida um pouco mais pequena (mais leve, mais grip e melhor rolamento; assim espero eu :p).

Na altura em que comprei a Epicon foi mesmo uma questão de oportunidade: queria uma suspa que desse para v-brake e que tivesse alguma qualidade (raro de encontrar). Claro que a Epicon foi a melhor opção mas a fraca leitura das pequenas irregularidade e os atuais travões de disco fazem-me pensar se não devo meter uma Axon (um pouco mais leve e com melhor leitura do terreno). Para já vai ficar assim... mais lá para a fr€nte vejo melhor o que fazer...
Não me importava de manter os 120mm como tinha na antiga bicicleta mas o quadro foi fabricado e potenciado para os 100mm e talvez seja melhor não inventar, penso que posso aproveitar melhor a geometria/potencialidades do quadro seguindo as "recomendações" do fabricante.

Um dia mais tard€ começo um novo projeto mas com uma FS de AM/Enduro e aí sim 120/140mm não serão problema. ;)
 

markituh

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Boas
SeteGu o espigão em carbono vai dar-te algum conforto adicional á bike e retirar algum peso. Em relação ao carbono tens o carbono brilhante e o por camadas (aquele que parece aos quadrados).

Boas pedaladas ;)
 

SeteGu

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Obrigado Markituh. Como a zona do quadro é mais cinzenta/"fosca" não sei até que ponto, esteticamente ficaria bem um espigão em preto brilhante...

Outra questão é: o espigão sendo tão importante no que à segurança diz respeito, deverá ser de carbono? Isto porque não tenho grandes preocupações com o peso... era mais uma questão de conforto... a melhoria seria notória?
Ajuda o facto de eu ser leve mas mesmo assim... há tanto material "carbonizado" :mrgreen: que se parte... às vezes nem que seja com uma queda, pedra; ou seja, uma pancada mal dada... e um espigão partido é quase sempre sinonimo de problemas... :roll:
 

SeteGu

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Sendo assim vou experimentar trocar o espigão daqui a uns tempos... :)

Ainda não a consegui levar para Santarém nem a experimentei a sério... tinha de a levar de regional e não quis correr o risco de ficar no meio do caminho (tinha de apanhar 3 comboios) :roll:
Agora com as greves indeterminadas está difícil... talvez arrisque no próximo fim-de-semana...
 

dand25

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A ver se apareces por ca para vermos a maquina, hoje tive na ofimoto e esta la uma dessas para venda, o quadro é muito mais bacano ao vivo, compraste la?
 

SeteGu

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Uma Coluer Rave na Ofimoto? Que coincidência... :shock:

Não... comprei por Aveiro (único sitio onde até hoje vi esta marca a ser vendida) porque achei a relação preço/qualidade imbatível... mas por acaso nem fui à Ofimoto... mas pelos preços/marcas de bicicletas que lá vejo duvido que fizesse melhor negócio (se calhar até estou enganado...). Mas é verdade que a mão de obra e o serviço prestado é do melhor que já vi!

Temos de combinar Dand!! Vou ver se consigo levar a bicla de comboio já no próximo fim-de-semana. Continuas sem andar aos fins-de-semana?

* Só comprei o quadro (e mais umas peças), também vendem apenas quadros na Ofimoto? Por acaso quando for a Santarém tenho de lá ir. ;)
 

dand25

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Pois na sei se vendem la so quadros, a que la esta ate tem um bom equipamento mas nao reparei no preço, ao fim de semana nao costumo pedalar mas uma vez por outra de manha se puder é na boa, olha neste fim de semana que vem ha ca um passeio organizado pela bikezone no domingo.
 

SeteGu

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Porreiro, por mim podemos ir! Domingo de manha? É a pagar?

Só não tenho a certeza se consigo levar a bike... mas vou tentar! ;)
 

SeteGu

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Ainda em relação ao espigão em carbono... que cuidados adicionais é preciso ter? Por exemplo em relação ao aperto, etc...
Como é que sei se não estou a apertar demasiadamente? Nesse caso poderá partir, certo?

Estou a pensar mudar também o aperto para não dar para desapertar rapidamente: Não só é mais difícil de roubar o espigão/selim (como já me fizeram) como não ando sempre a apertar/desapertar sob o risco de ainda partir...

Estas perguntas são de leigo... mas é que nunca usei carbono na vida... :D
 

essence_s

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Tens razão em perguntar, sim é preciso respeitar os apertos no carbono bem como utilizar massa propria para fixaçao do carbono.
 

SeteGu

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Já agora... decidi tirar a proteção de escora verde e vou antes meter um autocolante transparente a proteger aquela zona. Vou também meter debaixo do tubo inferior, nas zonas onde os cabos roçam no quadro e onde mais se justificar. Comprei um pack de autocolantes da 4&2Impact completo que ainda foi caro: 17,5€. Falta aplicar álcool nas zonas onde vou aplicar e cola-los lá.

Acho que mais lá para a frente ainda compro outro para proteger melhor as escoras e a parte de cima do tubo do quadro. ;)
 

SeteGu

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Bem hoje pude estrear finalmente em condições a Coluer Rave.

Devido à minha forma física (já não fazia BTT desde 01/09/12; quase 2 meses) foram 40km + 10km em que os últimos já foram claramente em esforço (também quase não tenho praticado outros desportos entretanto :fpalm:).

Por ter ficado engripado/constipado/simplesmente com dores de cabeça não vou desenvolver muito hoje até porque ainda não tenho fotos (também são só um ou duas). Para já, digo apenas que estou bastante satisfeito com a bicicleta (mas já não tanto comigo).

Bem... em principio amanha dou-vos as minhas primeiras impressões e o que achei deste primeiro contacto mais "duro" com a "Rave". ;)
Em principio para o próximo Domingo há mais. :D
 
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markituh

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Setegu

em relação as proteçoes, as da 4&2 impact são as que eu tenho na bike e podes estar tranquilo que são boas. Eu pus no downtube, escora, nas zonas do bidon, junto da cassete e no tubo superior e acho que não me esqueci de nada...
 

SeteGu

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markituh: eu meti na escora (onde "passa" a corrente), no tubo inferior por baixo (para não levar pedras), no tubo superior (por cima) e no sitio onde roçam cabos no quadro... ah e também ao pé da pedaleira (para que quando a corrente saltar, por exemplo, não risque o quadro como no meu antigo...)

Gostava de, pelo menos, ainda de proteger o restante triangulo traseiro... O meu antigo quadro tinha mossas/riscos nessas zonas.
 
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