Coluer Rave 260 XC "à lá carte"

SeteGu

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Para quem não conhece a Coluer Rave é esta esta bonita aberração:



Aberração devido ao exagero de vermelho (principalmente das rodas) e bonita porque esquecendo esse exagero (que muitos até apreciam) até a considero bastante bonita.

Resumindo, o que se aproveita daqui:
- Quadro Coluer Rave (1,7 kg em tamanho M ou L:confused:) - Não é um "ultra-light" de carbono nem nada do género mas também não é esse o objetivo. Tenho 1,62m... na realidade o quadro é um S (15") pelo que pesará ligeiramente menos, à partida. Isto no "catálogo" porque, por acaso, até me esqueci de pedir para o pesar...

- Desviador Dianteiro Shimano Alivio 9v* - Cumpre mas no futuro é para ser substituído por um XT.

- Corrente Shimano Deore 9v / Cassete Shimano Alivio 9v* - Material de desgaste. Ou seja, dentro das 9v de gama média-baixa porque, para mim, normalmente é o que dura mais e o que saí mais barato trocar.

Quanto ao resto:
- Suspensão*: Sr Suntour Epicon 100mm, com bloqueio no guiador - bastante boa ainda que pouco sensível. A trocar seria apenas por uma Axon (mais leve e sensível... suponho...) isto porque a assist€ncia e fiabilidade Sr Suntour, a meu ver, supera qualquer outra marca.

- Avanço:
Pro LT 90mm
- Punhos: Esi grips
- Selim: San Marco Ponza Power

- Shifters: Shimano SLX 9v
- Pedaleira*: Shimano Alivio 9v 2011 (Octalink) - não sei se valerá a pena mudar para uma melhor... a mudar será das ultimas coisas...
- Pedais*: De plataforma - no futuro irei colocar pedais de encaixe, os famosos Shimano PD-M520.
- Desviador Trás: Shimano XT

- Travagem: Shimano SLX 2012 (por enquanto apenas com discos ashima, mais lá para a frente com XT ICE e pastilhas ICE)
- Rodas*: Mavic XM 317 (Alumínio 6106) - talvez mais lá para a frente opte por umas Mavic Crosstrail ou equivalente...
- Pneus*: Maxxis Larsen TT 2.0 | Schalbe Nobby Nic 2.25 - Estou bastante curioso para experimentar os Maxxis High Roler 1.9 ou 2.1; estes Nobby Nic ficam um bocado abusivos para o conjunto :mrgreen: e passar o Larsen para 1.9, talvez... apesar de gostar muito da medida 2.0. Os Schalbe Smart Sam 2.1 também são uma opção.

* O que provavelmente será mudado a curto, médio ou longo prazo :mrgreen:

É este o plano para a minha bicla de XC/trail. Quando este projeto terminar tento começar outro de uma bina FS de AM/Enduro (Giant ou provavelmente GT).

Fotos? Só para a semana. :p
 

SeteGu

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A alternativa a esta montagem era uma GT Avalanche 2.0 igual a esta mas depois teria de gastar muitos €€€ para a melhorar... é que de melhor, a meu ver, só ficava com o quadro (devido em muito à sua tecnologia patenteada do triângulo traseiro) mas até a nível de peso é um pouco pesado (não sei ao certo quanto... mas a bicicleta no seu conjunto pesava 14,3 kg).

A Coluer Dirty 260 XC que tinha pesava 13,6 kg... em comparação esta ganhou o peso dos travões de disco mas também perdeu peso derivado de alguns componentes melhores e de um quadro mais leve... não sou muito agarrado ao peso mas vamos ver... acredito que até fique mais leve...

Obrigado Sergio10 e dand25.
 

SeteGu

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Uma pergunta:

Os meus aros Mavic XM 317 recomendam pneus só até uma largura de 2.1, há problema em ultrapassar este valor, tal como está agora (2.25)? É que já ouvir que um pneu maior fica demasiado "dobrado" e perde eficácia... o que me dizem? Se bem que para a largura que estes pneus apresentam (NN) até são bastante "finos"...

Vejam isto

Nobby Nic 2,4 tem na realidade uma largura de 2.18.
A medida 2.25 (a que tenho) já deve ficar abaixo dos 2.1, não? :confused:

Medindo o pneu fora do aro medi aproximadamente 7,0 cm o que corresponde a 2.75 polegadas... suponho que tenha de medir com o pneu montado no aro, correto? Mas isso também não depende da curvatura que o pneu faz no aro?

 
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SeteGu

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Estive a medir com mais rigor, desta forma:

E medi 77 mm = 3,0 polegadas; o que não pode ser sendo um pneu 2.25... doh

Como se mede a largura real de um pneu? Se ultrapassar os 2.1 (que a Mavic recomenda para os meus aros) quais podem ser as consequências?
Se alguém me puder ajudar, agradecia. :)
 

SeteGu

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Inicialmente não me queria seguir pelo ETRO mas pelo que pesquisei é de fiar... European Tyre and Rim Technical Organization (ETRO):

-Schwalbe Nobby Nic 2.25:
57-559
Largura real: 2.2

-Schwalbe Nobby Nic 2.10:
54-559
Largura real: 2.1

Vou vender os dois pneus Nobby Nic 2.25 Performance e comprar um Nobby Nic 2.10 Evolution (475g). Acho que (pelo sim pelo não) é melhor assim, e não fico com um pneu tão abusivo em termos de tamanho sendo, no entanto, ainda mais eficaz (performance vs evolution)... Espero assim rolar um pouco melhor... Comprei dois porque pensava que se gastariam depressa e para situações mais radicais mas à frente não se gasta muito e atrás a bicicleta parece que pesa mais 5 kg. :)

Atrás, quando os Larsen TT 2.0 "morrerem" (que já não há-de faltar muito...) vou mesmo optar por uns Schwalbe Smart Sam 2.1 (só não sei se na versão performance ou evolution; 550g / 495g):

-Maxxis Larsen TT 2.0:
50-559
Largura real: 2.0

Por curiosidade:
1.9 (44-226) - largura real: 1.7
2.35 (52-226) - largura real: 2.0

-Schwalbe Smart Sam 2.1:
54-559
Largura real: 2.1

PS: Não sei como se chega a estes valores porque o que eu medi deu bem diferente assim como também não entendo que neste teste digam que o Nobby Nic 2.4 mede 2.18 quando pelo ETRO (62-559) mede 2.44... :confused: :p
 

Sergio10

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penso que o risco de ser largo demais é poder sair em andamento.... mas ha um outro perigo que é pressao em excesso que pode estourar o aro.

acho que tou a falar bem
 

SeteGu

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Ainda bem que raramente uso pressões acima do mínimo recomendado (até porque sou leve). :p
Em relação ao pneu sair do aro nunca ouvi... mas acredito; principalmente se tivesse uma medida ainda maior...

Não sei se será apenas impressão minha mas, pela foto, também me parece que o pneu está muito "redondo" (devido ao aro)... o que segundo li pode até prejudicar a performance do pneu...
Pelo menos comparativamente a estas imagens:



 

SeteGu

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Fotos só quando receber a bicla... já está pronta mas (devido ao feriado) só a posso lá ir buscar na Terça.

Terça ou o mais tardar na Quarta meto fotos. ;)
 

essence_s

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O pneu 2.25 á frente existe muita malta a usar e a adorar, normalmente o Rocket Ron.
Atrás n precisas de 1 pneu tão largo, apenas de um pneu que tenha tracção e que role relativamente bem.
O facto de 1 pneu fazer bom balão pode tornar a bike mais confortavel, mas n se deve exagerar na pressão se o aro for muito fino.
 

SeteGu

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Amanha, amanha já meto fotos da bike! :D
Já a vi pronta na loja mas ainda não deu para olhar bem para ela... até eu estou curioso; a nível estético não sei se os aros Mavic para v-brake fiquem bem em conjugação com os discos... depois se verá... de resto acho que até vai ficar bonita...

O maior problema de ser 2.25 é o aro... visto que no site da mavic aconselha só até pneus 2.1...

O pneu atrás será 2.1 porque é a medida mais pequena do pneu Smart Sam. Visto ser um pneu que supostamente é um bom "rolador" não deverá haver problema... Melhor que o Smart Sam Evo a rolar só o Racing Ralph Evo mas esse gasta-se muito mais d€pr€ssa... (isto segundo os gráficos do site da Schwalbe)

Também há teorias de que (principalmente em certo tipo de terrenos) um pneu fino afunda mais e consequentemente não rola tão bem... enfim, não sei. Leve são os dois (tanto o Nobby Nic 2.1 Evo como o Smart Sam Evo; menos de 500g cada um...). De qualquer das formas, por enquanto, vai continuar o Larsen TT 2.0 atrás...
 
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SeteGu

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Quando recebi a bicla já era noite e não deu para tirar fotos de jeito, ficaram todas desfocadas... fica para amanha.

A caixa de direção é uma Ritchey Pro de rolamentos selados.

Os travões são SLX mas pelo menos para já está com discos Hayes Stroker Ace. Primeiro não travavam nada (é normal) mas após algumas travagens começo a notar cada vez melhor rendimento.

Já mudei o pneu para o Schwalbe Nobby Nic 2.1 Evolution (em promoção) por 35€.

Ainda vou meter um desviador de coleira baixa provavelmente SLX. O que lá está é de coleira alta (Alivio 9v) o que provoca um grande desvio ao cabo, obrigando a fazer bastante força nos shifters para mudar de prato. Assim fico com tudo SLX menos material de desgaste (Deore/Alivio 9v), pedaleira (Alivio 9v) e desviador de trás (XT).

Quanto ao peso ainda está um pouco gorda, como seria de esperar. Pesa sensivelmente 13,3 kg isto já com luz atrás, conta-km e proteção de escora. O peso é muito devido ao próprio quadro (+/- 1,7 kg), pedaleira e rodas (Mavic XM317 + cubos Shimano Acera 9v). Talvez a consiga meter "sub-13kg" mas os pedais de encaixe Shimano M520 não vão ajudar em nada.
 

SeteGu

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Na loja havia um de alumínio que custava o dobro e pesava menos 200g... Há alumínios bastante leves, são é tão caros como os de carbono... :p

Até considero o peso da bicicleta razoável...
As vezes gosto de comparar a minha "à la carte" com outras bicicletas para ver +/- em que gama se situa. Assim de repente, considero a minha (tendo em conta o equipamento e €€€ gastos) de uma gama equivalente à RR Vertex 5.0 (mais coisa, menos coisa) que pesa 12,75 kg (no catálogo). Muitas vezes estes pesos são sem pedais e não entra o conta-km, nem luz, proteção de escora, etc...

Quando na Coluer substituir o pesado Larsen de arame (atrás) vou perder, +/- 150g. Nunca liguei tanto ao peso como agora, mas sendo esta uma bicla de XC/Trail também não quero que seja muito pesada, mas não sou muito exigente: abaixo dos 13kg já me contento. :)
 

MGanhao

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Convertes a tubless e ja tiras peso! Os pedais podias meter uns CB Eggbeater 1 que são bastante leves! Pedaleira uma Deore com rolamentos selados que custam 70 euros! Se gostares de Sram metias manipulos rotativos X0 e desviador traseiro X9, na frente metias um XT de certeza que ficava mais leve e melhor!
 
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