Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

smixsmax

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Oi

ggx2 os pratos e a corrente tem 200Km ,e o problema acontece mais quando apanho lama , mesmo com pouca lama.
Mas ja aconteceu sem ter lama na trasmissão!
Depois de ler na net sobre Chain-suck passei a com uma lima suavemente a ponta dos dentes do prato do meio e no pequeno,amanha vou fazer um teste a serio.

Abraço 
 

Nori77

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já experimentaste? funcionou?

Em Abiúl no ultimo fds também sofri desse problema. Aliás não fui o único parece que o mal era quase geral, era só malta a queixar-se.
 

shelltox

Super Moderador
Boas,a mim no passado já me aconteceu,deixou de acontecer e voltou a acontecer.Para mim tal fenômeno se deve a transmissões relativamente novas(pouca folga entre dentes e corrente),à corrente nas 1as mudanças estar um pouco torcida,sujidade(lama) e falta de lubrificacão.
No meu caso minimizei o problema ao passar um espaçador do BB para o lado esquerdo(pratos mais juntos ao quadro,agora a corrente torce mais nas mudanças pesadas)..digamos que é o setup de inverno.
 

duchene

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Chain Suck(er)

Depois de ler o que por cá já se escreveu sobre chain suck, venho tentar obter algumas opiniões sobre o meu caso em particular.

No Domingo calhou-me a fraca sorte de experimentar o chainsuck numa das piores situações possíveis.

Vinha com uns amigos no troço de ligação até casa, depois da volta domingueira e manda a tradição que se faça o último sprint para queimar qualquer réstia de energia que ainda sobre nas pernas. Ia a rolar bem e solto em dupla quinta quando calco os pedais para ir atrás dos malandros que entretanto já se piravam ao sprint. Não tinha esgotado a mudança nem estava a puxar tremendamente até porque com a primeira pedalada a frente avançou sem se fazer rogada. Mas duas voltas depois sinto os crenques a bloquear completamente e instantaneamente estava a voar em direcção ao asfalto.

Reconheci de imediato os sintomas de chain suck, por entre os arranhões, o orgulho ferido e muito praguejar...

Ora, mesmo sabendo que a corrente - a hardcore SRAM PC991 Crosstep - já está na idade da reforma - 1600km - o que gostaria de recolher de vós é, olhando para a foto dos pratos, se o problema também teve grande parte da sua origem neles, ou se a maior parte da culpa vem da corrente (e do dono que não a trocou mais cedo).

lx01dq1.jpg


Isto porque, naturalmente que agora vou trocar já os pratos, juntamente com a corrente (vem uma PC971), no entanto será que o desgaste justificaria a troca dos dois pratos? Será que na próxima revisão posso mudar a corrente mais cedo, digamos aos 1200/1300 e manter os pratos? Não que me preocupe mudar os pratos (o par de LX fica na módica quantia de 20 euros), no entanto a próxima revisão incluí a troca da cassete e a brincadeira fica mais cara.

O pedaleiro é um LX Hollowtech II (582) e os pratos são os de origem, com os tais 1600km. A manutenção é cuidadosa: Lavagem logo após a volta com o Bike Clean da Motorex, secagem completa com compressor e lubrificação com FinishLine óleo depois da lavagem e na manhã da saída para o monte. Acrescente-se que sou um spinner, por isso a avozinha nunca acumula muito pó.

Curiosamente, na escora não ficaram marcas do incidente o que se calhar estava à espera dada a velocidade a que foi e à força que devia estar a exercer nos cranques quando a corrente prendeu.

Comentários?
 

zykon

Super Moderador
penso que normalmente grande parte do chainsuck é devido aos pratos que não "soltam" a corrente na altura certa.

A tua pedaleira tem alguns dentes abrasados, mas não me parece nada em exagero.
O prato do meio tem alguns já mais gastos.

no prato grande, a seguir ao crank para o lado esquerdo tens alguns dentes com as laterais concavas, isso pode agarrar demais a corrente. Uma lima corrige aquilo, pois ainda não é muito

Tambem te pode ter acontecido a corrente estar com muita lama e não dobrar livremente
 
Boas!

Em tempos eu também sofri muito do mal do "chainsuck" e após marca profunda no quadro e ter perdido muito tempo a analisar o problema reparei em alguns factores que no meu caso especifico ajudavam a intensificar a periodicidade com que acontecia.

Corrente demasiado suja ou com falta de lubrificação (por exemplo usar lubrificante "fraco" que desaparece da corrente ao fim de 10km no tempo de inverno com chuva, areia e lama)

Como sempre usei gripshift após ter passado os thumbshifters para outra BTT, a má afinação do desviador da frente na cremalheira mais pequena aliando aos factores que já mencionei, mais o desgaste da própria cremalheira faziam com que a corrente "caísse" para o quadro ou fosse sugada para a escora resultado numa valente dentada no aluminio (ai jasus!)

Desde que afinei o desviador da frente de modo a que o curso da guia limite a corrente a não passar a cremalheira interior mesmo que quase que raspe na corrente, nunca mais tive este problema, embora também mudasse de cremalheiras e corrente pois já apresentavam desgaste.

Isto acontecia-me com cremalheiras LX e corrente a condizer. Quando comecei a usar XTR, PACE e agora uso Midleburn e Blackspire, e de vez em quando uma 36 da Azonic, nenhuma delas tem os dentes de "mudança facilitada" que são mais pequenos e creio que isto também tem influencia pois quando estão gastos (mais do que os outros) potenciam esta situação!

Vi aqui ontem o mbcorp, que com poucos Kms feitos a cremalheira já evidenciava este tipo de desgaste e até se pôs a hipótese de ela ter muitos mais Kms do que ele disse, o que pode acontecer é ele ter uma pedalada forte e ter andado com a corrente com pouca lubrificação em zonas com areia... e nesse caso os dentes "de mudança fácil" das cremalheiras ficarão naquele estado de certeza, com o resultado do dano no quadro (que para mim não é nada de grave...só estético)
Quem anda em zonas com lama e areia até enterrar as jantes sabe do que falo. E Lixa!

Apenas a minha experiência e opinião.

Cumps
 

nioxys

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A mim acontece me o mesmo com pedaleira XT e corrente XT. em dias de chuva e lama acumulada no carreto pequeno da frente acontece o fenómeno Chain-suck :)

quando nao tem lama funciona tudo normal.


cumps
 

tlages

Member
No meu caso, o motivo de me acontecer este fenómeno foi pelo facto do prato do meio não largar a corrente qd pedalava em algum esforço.

Por mais incrível que pareça tinha acabado de trocar cassete, prato do meio do pedaleiro e corrente. O conjunto tinha menos de 100 Kms!!
Tinha feito uma volta numa zona de lamaçal e alguma areia (arredores de Torres Vedras) e "abrasou" de tal forma o material mas nada era visivel.

Resolvi o meu desta maneira:

Tirei o prato do meio do pedaleiro e passei-lhe uma lixa fina para tirar alguma leve imperfeição originada por esta meia duzia de Kms. Neste caso, o problema ficou resolvido e este conjunto, apesar de ter começado mal, durou mais de 5000 Kms.
 

Nuno Prazeres

New Member
Tenho sofrido imenso com chainsuck nos últimos tempos.

Tenho pratos XTR com cerca de 5000km. Antes tinha uma cassette XTR e corrente SRAM 991 ambas nas últimas e neste inverno a pedaleira pequena em condições de lama era mentira.

Levei entretanto com a mestra chafurdisse que alguns chamaram "maratona do Baixo-Mondego" e aí nem 10 metros de pedaleira pequena pude fazer.

Há 3 dias mudei a cassette para XT e meti uma PC991 cross-step.

Ontem fiz 50 metros na pedaleira pequena, hoje já consegui fazer mais porque aumentei a tensão da mola da chapa do desviador (com o pbjectivo de manter mais tensão na linha inferior da corrente) mas, ainda assim, é totalmente impossível andar a fundo na avozinha...

Segue-se a inevitável mudança de pratos pedaleiros. Logo direi se resolveu ou não o problema.

Curiosamente ou não, no inverno passado não me lembro de ter sofrido cahinsuck uma única vez. Claro que no ano passado o inverno não foi nada que se parecesse com este.

É por isso que a minha principal suspeita vai para o prato pequeno.
 

Nuno Prazeres

New Member
Nuno Prazeres said:
É por isso que a minha principal suspeita vai para o prato pequeno.

Suspeita confirmada:
Prato pequeno mudado - zero chainsuck apesar dos lamaçais onde me meti hoje em Sintra.

Feita a autópsia do prato que retirei, notavam-se umas depressões provocadas pelo desgaste mas partes posteriores dos dentes, em alguns casos com uma espécie de "barba" metálica. Claro que a corrente ficava ali presa.
 

carlossilvalr

New Member
Boas...

Pelos vistos não sou o unico com este problema... Como sou novato pensei logo: "azelha".... a menina é uma epic 2005 comprada em janeiro. Mal chegou levou K7 prato do meio e corrente. Dizem na loja que o desv. da frente Lx esta com ligeira folga mas q n pode ser a causa, (eu falei em mudar...), pos-se a hipotese de ser eu a fazer a passagem com demasiado esforço ou corrente cruzada mas... continua e o quadro ja vinha marcado...
há sugestões?

Obrigado
 

Nuno Prazeres

New Member
Se é o chupão de corrente clássico - corrente permanece "colada" ao prato pequeno na sua parte inferior acabando por prender contra o quadro - basta mudar o prato pequeno.

Contrariamente ao que se possa pensar o prato pequeno é o que suporta mais carga por cada dente. Os elos da corrente vão "cavando" uma ligeira depressão na parte traseira dos intervalos entre dentes que depois faz um efeito de gancho quando a corrente passa no ponto inferior. Se houver lama, sujidade ou falta de lubrificação temos o famoso chupão. Se a corrente for nova o problema agrava-se porque a dita "abraça" muito mais o prato facilitando o tal enganchar dos elos.
 

ny12xx

Super Moderador
Boas pessoal

Passei por este mesmo problema durante mais de 2.000 Kms, até que fiz uma pesquisa na net e encontrei este site:

http://www.fagan.co.za/Bikes/Csuck/

E, como por magia, o problema desapareceu...

Por magia não, visto que tive de dar ao braço para usar a lima (de meia cana).

O site está escrito em inglês, e sugiro que imprimam o artigo completo e o leiam bem.

Em caso de dúvida, leiam outra vez.

Os meus pratos (pequeno e médio) vá levam +/- 500 Kms após esta intervenção e funcionam melhor do que quando eram novos.


Sugestão:

1 - Comprem uma lima de meia-cana com aproximadamente 15mm de largura (a curvatura é quase perfeita) e com o "grão" mais fino possível.

2 - Não tenham medo de estragar os pratos (pequeno e médio), porque se estão a ler isto, eles já estão estragados.

3 - Não vai ser necessário usar um "torno" para prender os pratos.

4 - Caso o vosso prato pequeno seja mais "duro" que o médio, comecem pelo médio, visto que após estar a limar aço, podem cometer o erro de limar o alumínio em excesso.

Espero ter conseguido ajudar alguém.

Um abraço

NY
 

Nuno Prazeres

New Member
Quando começar o próximo inverno (e infelizmente este não há meio de acabar) tenho previsto fazer essa operação nos pratos velhos e montá-los de novo. Assim poupo os novos à chafurdisse... Tenho aqui umas correntes velhotas mas não no limite que de certeza que casarão bem com pratos assim "kitados".
 

Aussie

New Member
No meu caso já troquei o prato pequeno, corrente, cassete e de vez em quando :evil: :evil: :evil: a corrente fica agarrada ao prato pequeno na passagem para o médio. Não é falta de óleo e ainda hoje voltou a suceder. A corrente é limpa ao fim de cada volta e novamente lubrificada.
Julgo que só pode ser o desviador da frente não estar a puxar a corrente correctamente. Este fim de semana vou debruçar-me sobre o assunto e tentar resolver esta questão que já me deixa na expectativa cada vez que subo do pequeno para o médio :s
 

ny12xx

Super Moderador
Boas pessoal

Em resposta ao Aussie

Esquece o desviador, e continua a preocupar-te com os pratos.

O que te está a suceder é o seguinte:

O prato pequeno não "liberta" a corrente, e isto deve-se às acumulações de metal (com a ajuda da sujidade) nos dentes.

Deixa o desviador em paz e leva os pratos ao dentista.

Não te preocupes, porque se não abusares e apenas limares o que está em excesso, os teus pratos ficam com um funcionamento tão bom como se fossem novos.

Um abraço

Pedalem com força

NY
 

Aussie

New Member
ny12xx said:
Boas pessoal
O prato pequeno não "liberta" a corrente, e isto deve-se às acumulações de metal (com a ajuda da sujidade) nos dentes.
Não te preocupes, porque se não abusares e apenas limares o que está em excesso, os teus pratos ficam com um funcionamento tão bom como se fossem novos.

Obrigado pela dica.
O prato é novo :mrsock: no entanto pode ser que esteja a precisar que lhe "parta" alguns dentinhos :cry:

Um abraço
Rui
 

ny12xx

Super Moderador
Boas Aussie

Peço desculpa, mas se lhe deres com a lima na base dos dentes para que fiquem mais estreitos, isso passa.

Vai ao link que mencionei nos meus tópicos anteriores que eles lá dizem como fazer.

Se comigo resultou (e bem), contigo tanbem vai resultar.

Um abraço

NY
 

Aussie

New Member
Boas pessoal,

Obrigado pelas dicas ny12xx.

Que paciência, logo após o Duatlo das Lezírias debrucei-me sobre este assunto e o problema já está resolvido com a mudança do prato do meio. Ainda não me tinha apercebido que os pratos tinham aquelas guias e que as mesmas estão gastas.
Com a bicicleta de lado e olhando para o interior do pedaleiro dava para perceber que a corrente não galgava o prato imediatamente resvalando até encontrar onde tivesse apoio suficiente que a permitisse subir para os "carris".
O prato antigo percorreu 6.492km.

Prato antigo
DSCN2667.JPG


Prato novo
DSCN2666.JPG


DSCN2669.JPG


Um abraço
Rui
 
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