Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

Yorgan

Member
Boas,
a questão do longitudinal ou transversal é pouco importante, a cena é tirar essas "rebarbas" tipo barbatana de tubarão que quando o dente tem de largar a corrente esta não deixa.
O dente deve ser igual de um lado e de outro (vê fotos minhas + atrás neste tópico) e o que acontece é que a corrente começa a desgastar o dente fazendo uma cama e que na hora de largar a corrente não larga, portanto lima isso e pronto.
Nota: Se for um XT e se lhe deres forte a galgar, como o prato é de alum a coisa não deve ficar por ai, porque vais andar a limar cada vez que sais para o mato, se só te aconteceu com lama, pode ser que seja temporário. Lê este tópico desde o princípio, estão cá todas a situações descritas, acho. 1 abr e dispõe.
 

Peixinhus

Active Member
A minha race face com poucos km começou também a portar-se mal e a corrente sempre a enrrolar sorte ter-me precavido antes. Além de prolongar a proteção autocolante até ao estremo por baixo da pedaleira coloquei algumas serrilhas. Foi tudo ao ar após algumas "enrroladelas" e mordeu o quadro(carbono).
Fiz uma proteção em chapa de metal por ser mais fácil moldar ao local com um rebordo inferior de cerca de 1cm colada (cola e veda) e ainda levou uma serrilha das grossas. Após o 1.º chupão lá foi a chapa e a serrilha, ainda bem que não me afectou novamente o carbono da escora.
20120203130235.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
20120430204302.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
20120430204311.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
Vai levar "avozinha" nova e corrente, entretanto tenho que rever e refazer outro tipo de proteção pois quero preservar o quadro.

Abraços
 
viva!
como o estado do tempo tem proporcionado alguma lama nos trilhos... em alguns casos... muita lama mesmo!! eheh, se adicionarmos a isto um ritmo de prova btt...
naturalmente os episódios de Chainsuck surgem com mais facilidade... e os impactos no quadro de carbono... até doí!

sabem de alguma protecção que se possa adquirir? para proteger o quadro/escora dos ditos Chainsuck ?

obrigado,
Cumps,
Pedro
 

Peixinhus

Active Member
Existem algumas da k-edge mas nem todos os quadros são compativeis devido á morfologia das escoras e respectivo rebaixo onde trabalha a avozinha. Julgo que a maioria das marcas já comtemplam a respectiva proteção (aluminio colado ou mesmo fundido na escora)
A forma caseira com serrilhas, chapas coladas etc...
Se o meu quadro fosse mais recortado até á caixa do pedaleiro levava era uma abraçadeira metalica...

Abraços
 
Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira) Resolvido por mim.

Já foi à uns meses que prometi estas fotos.

img0059hgo.jpg
[/IMG]1
Ora este é o material que será necessário para fazer a protecção que descrevi já la vai mais de meio ano.


img0056rx.jpg
[/IMG]2
Esta já foi a terceira protecção que fiz, sempre para o mesmo modelo de quadro, mas para três quadros de pessoas diferentes.
Primeiro corta-se um pedaço de chapa inox, com o cuidado de a deixar suficientemente grande para que se possa abraçar a escora a proteger com a própria protecção.
img0098dwt.jpg
[/IMG]3
Mas ainda falta muito trabalho até lá chegar.
Primeiro temos de olhar para a chapa e começar a imaginar como temos de a deixar para que ela possa encaixar no nosso quadro.
img0095xh.jpg
[/IMG]
Depois é arranjar uma forma de ir conseguindo martelar a chapa em cima dum pedaço de madeira +/- rija, mas as marteladas são so para dar na chapa os dedos não devem ser contemplados com tais mimos.
img0061kp.jpg
[/IMG]
img0064fl.jpg
[/IMG]
img0069ka.jpg
[/IMG]
img0076vry.jpg
[/IMG]
A medida que a chapa vai sendo moldada temos de ir recortando com a tesoura de cotar chapa pois os pedaços de chapa que eu fui recortando, foram dando espaço para que a chapa fosse ficando cada vez mais côncava.
Depois tive que limar todas as aresta da chapa e passar uma lixa pelo seu interior para retirar todo o lixo que se foi agarrando, em seguida raspei com muito jeitinho a patte da escora onde viria a ser colada a chapa.
img0053hi.jpg
[/IMG](este era o estado em que me foi entregue o quadro)
Antes de limpar a chapa fiz uns recortes nas abas que lhe deixei com o fim de as amarar duas a duas.
img0088iy.jpg
[/IMG]
img0089pu.jpg
[/IMG]
Depois com uma compressa de algodão e e um pouco de álcool limpei a chapa e o quadro em toda a superfície em que a cola tem de contactar.
img0092lf.jpg
[/IMG]
img00941.jpg
[/IMG]
A cola que usei foi uma cola de dois componentes, que se pode comprara em qualquer hipermercado, ou numa loja de ferramentas.
img0097bb.jpg
[/IMG]
Desta forma a protecção dificilmente sairá do seu sitio, pois ela própria se amarra à escora.
É certo que nem todas as pessoas têm jeito para fazer isto, mas assim já fazem uma pequena ideia do trabalho que isto pode dar.
Na minha bicicleta já lá anda vai para uns 2,5 anos e nunca mais tive qualquer problema.
 

cutkiller

Member
É um desenterranço do tópico, mas aconteceu-me este fenómeno do chainstuck no fim de semana passado numa prova...

Aconteceu-me num terreno com muita muita muita lama... Provavelmente também terei algum problema nos cranks (rebarbas ou dentes "em modo tubarão") ou mesmo na corrente... Agora é avaliar estes problemas todos!

E depois de muitas leituras aqui no forum e pela net forum, encontrei este belo texto:
http://reviews.mtbr.com/workbench-how-to-un-suck-your-chainsuck

Abraço
 
Top