Cannondale Trail SL4 --> Scott Scale RC 27.5 por Bruno Sá

brunofssa

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Novidades das grandes este fim de semana pessoal :D

Chegou um miminho para a bina esta semana, apertos em titanio com 45gr comprovados!



E agora o melhor!
Porque a Cannondale estava farta de estar sozinha, decidi arranjar companhia para a pobre coitada. A sua nova companheira, tem como nome...

Specialized Allez :D
Aqui ainda apenas com uma foto de apresentação.

 

brunofssa

New Member
Depois de algum tempo sem dar noticias, já muita coisa se passou.

Ponto
1) O tubeless caseiro da roda traseira acabou por ceder. Durante a
edição dos Trilhos dos Moinhos em Barcelos, uma pedra bicuda acabou por
fazer uma perfuração maior no pneus que o liquido acabou por nao
conseguir vedar. E mesmo já depois do incidente, com calma em casa lá
fomos tentar fazer a conversão de novo... Resultado, 3 tentativas
falhadas, sempre pelo mesmo motivo, o furo parece que é muito grande
para o liquido conseguir tapar. No final acabei por montar o pneu com
uma camera de ar de gel.

Ponto 2) Upgrade à pedaleira (finalmente) :D
Entra então uma bela de uma XT

Ainda não sei por quanto está o peso ao certo, mas quando pesar posto foto. Por agora fica uma pequena mostra da pedaleira :cool:
 

red46

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Boas.

E nesse "rasgo" que o pneu traseiro teve, não dá para colocar um remendo maior por dentro do pneu e assim o tubeless já funciona? Até existem à venda remendos para os rasgos que os pneus teem ;)

Cumprimentos
 

brunofssa

New Member
Tenho de investigar melhor isso!
Numa das 3 tentativas coloquei um pouco de camara de ar cortada, a ver se a coisa se dava, mas com a pressão quando enchia o pneu acabava sempre por não resultar :fpalm:
 

RitxPT

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Não sei se irei dizer asneira, mas na teoria penso que não.

Como trabalho numa oficina de pneus, do que mais fazemos é reparação a pneus tubeless.

Como a maioria de nós la tem o bichino das bicicletas em especial do BTT, já por algumas vezes reparamos pneus de bicicleta com rasgos, mas normalmente de estrada.

Por isso acho que podias tentar levar a uma oficina ai na tua zona e pedires para reparar. Bem grizado e aplicar um mochon indicado, mesmo que grande para o corte, pode te resolver o problema e até reforçar um pouco o pneu nessa zona.

Cumprimentos
 

brunofssa

New Member
http://www.forumbtt.net/member.php?52653-RitxPTRitxPT o pneu não é nenhuma versão tubeless, é de kevlar, achas que mesmo assim não há problema?

Red46 muito util esse link, ainda não o conhecia! Acho que vou fazer como lá falam e aplicar um remendo, isto porque o rasgo é mesmo pequeno, apenas se abre quando a pressão do pneu é mais elevada. E como as rodas são convertidas convem a pressão andar sempre mais alta de que o normal para não comprometer a segurança.
 

RitxPT

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Kevlar significa apenas que é mais maleavel certo?

Se assim for penso que não haja problema, a pessoa que o reparar apenas tem que ter mais cuidado a grossar o pneu pois este vai ser mais facil de "arrancar" a borracha por assim dizer, então terá que usar uma lixa mais macia, se possivel mais pequena tambem, e em baixas rotações, para poder ter uma boa precepção do que se está a fazer.

Tentas explicar ao rapaz que é um pneu mais macio e ficas a fazer marcação serrada a ele ;)

Mas amanha já confirmo com o meu "mecanico" sobre estes pneus kevlar e depois digo-te algo.

Cumprimentos
 

brunofssa

New Member
RitxPT o corte é mesmo muito pequeno, apenas se nota quando a pressão no pneu é elevada e o liquido sai, uma vez que não consegue vedar :fpalm:

Já pensei se seria o liquido que não é grande coisa, utilizo Joe's No Flats, devo mudar para outro melhor?
 

brunofssa

New Member
Hoje foi dia de pesagens por estes lados, e tal como prometido aqui fica uma foto.
Devo dizer que este peso me surpreendeu muito, não estava nada à espera de ver a bina baixar para estes valores depois de lhe meter a camera de ar de gel. De qualquer das formas estou bastante contente.

Agora, é por esta menina sub-11 :cool:

 

RitxPT

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Bruno, sinceramente no liquido nada te posso dizer pois não conheço o mesmo.

Como dizes que o corte e pequeno, então penso que o consigas reparar. Mas tens que ter noçao que pode não ficar a 100%, pelo que deves de o ir testando nos primeiros tempos.

Parabens por essa pesagem ;)

Cumps
 

brunofssa

New Member
Sim, eu sei que não fica a 100% :eish:
Mas se calhar o mais certo é isto ficar assim, e quando mudar meto logo uma rodas tubeless, e aproveito para trocar tambem os pneus.

Já agora pessoal, como anda o mercado das rodas? Tenho as Shimano MT65 debaixo de olho, em detrimento das Crossride, por estas não serem tubeless. Será a melhor opção? E mais de que estas duas, já com um peso aceitavel sem esticar muito os 250€, o que anda por aí?
 

brunofssa

New Member
Ao fim de mais de 500km venho aqui fazer a minha critica ao discos Ashima:
Devo dizer que no geral estou bastante contente com eles! Tem tudo a seu favor, um bom visual, um peso optimo e subretudo um bom poder de travagem. Para alem de baixar no peso geral na bike, ainda se acabou uma das minhas dores de cabeça, o disco a raspar na pastilha. Sempre que dava uma volta parecia que que ia a cortar fiambre o caminho todo, agora não se ouve nada :D

De negativo, tem uma ligeira tendencia a empenar, mas nada de grave. Com o tempo espero que a pintura nao comece a descacar, como me foi dito por algum pessoal aqui do forum. Mas como já tinha dito, no geral e na minha opinião, foi uma boa opção!
 

brunofssa

New Member
Ao fim de algum tempo sem dar noticias, vamos aqui tentar fazer um rescaldo geral da bike.
Actualmente está com 11.18kg, um peso que para mim já me deixa muito contente, mas que ainda pode e vai baixar mais!
Fica aqui uma analise detalhada dos componente que foram ganhando o seu lugar, estando agora a Trail SL4 assim:

Quadro - TRAIL SL, OPTIMIZED 6061 ALLOY, SAVE, 1.5” HEAD TUBE
Medida - M

Para um quadro de entrada de gama estou bastante contente, tem uma boa geometria, escoras suaves, confortável mas com um bom desempenho. Uma boa base para uma montagem leve, e que ainda tem muito para oferecer.

Suspensão - RST OMEGA TNL 100MM, COIL/ELASTOMER, LOCKOUT, 1-1/8" -----» Rock Shox Reba Race 100MM

Dispensa apresentações! Upgrade que veio dar mais valor à bicicleta. Lê muito bem o terreno, é suave e eficiente, faz todo o seu trabalho com distinção. Ultimamente apenas notei que andava com o curso um pouco em baixo, o que me preocupou um pouco! Não havia motivo para alarme, bastou uma revisão bem simples e tudo voltou ao normal.

Caixa Direção - TANGE SEIKI 1.5" TO 1-1/8" REDUCER

Quanto a este componente não posso opinar, pois não sou conhecedor do que anda no mercado. Até agora não tenho motivos para reclamar, mas como já tinha dito, também não percebo puto, por isso sou suspeito! Mais para a frente com o desgaste poderá ser trocada por algo melhor, até lá continuará.

Avanço - CANNONDALE C4, 1.5”, 31.8, 7 DEGREE---» Ritchey WCS Branco 100mm
Guiador - CANNONDALE C3 RISER, 680X20MM, 6061 ALLOY---» Ritchey WCS Preto 520mm
Espigão de Selim - CANNONDALE C3, 31.6X350MM---» Richey WCS Preto 31.6mm

A troca dos periféricos deveu-se sobretudo ao peso, uma vez que os de origem eram horrivelmente pesados! Optei pelos Ritchey WCS pois apesar de serem de aluminio, têm um peso bastante bom e bastante robustez. Óptimo material e com provas dadas, como a Ritchey já nos foi habituando.
No avanço passamos de um comprimento de 90mm para 100mm, e optamos pela cor branca, esta ultima estritamente estética.
O guiador passou a ser plano e mais curto, conferindo assim mais agilidade e um look mais "racing".
Por sua vez o espigão é agora recuado, conferindo agora um maior conforto.

Punhos - CANNONDALE DUAL DENSITY GRIPS---» ESI Grips Verdes

São os punhos da moda! Conforto acima da média, com uma aparência simples e atractiva! Adeus dores nas mãos!

Selim - CANNONDALE STAGE 2---»
Selle Italia SL XC Flow

Como se diz, a cada ()() sua sentença! De inicio este Selle Italia custou a habituar, ao fim de algum tempo a pedalar vinha o desconforto e a dormência no abono de família, mas alguns dias depois, já estava completamente adaptado, e agora ando de olho num igual para meter na bicicleta de estrada, estou bastante contente com o seu conforto! Optei por este selim, em primeiro lugar pela marca, pois sempre ouvi bem dos Selle Italia, depois pelo peso, que nao sendo uma pluma (aproximadamente 230gr assim de cabeça pelo que me lembro) é bastante aceitável, como estava dentro do orçamento e como o pessoal aqui do forum aprovou, avancei para a compra. Em suma, 100% satisfeito.

Travões - CANNONDALE HELIX 6 HYDRAULIC DISC, 160/160MM

De inicio foram uma dor de cabeça, um autentico pesadelo! Faziam barulhos e chiadeiras por todo o lado, a potencia não era a melhor e as pastilhas foram a vida em 3 tempos, azar para mim que apenas notei quando no inicio de uma descida monumental perco o travão de traz. Agora com os discos novos acabaram os problemas, mas futuramente iram dar lugar a uns Shimano SLX. Apenas me deixam pena pois esteticamente são um mimo, aquele verde nas manetes e bombas combinam na perfeição com a bicicleta.

Aros - ALEX DC 4.5, DOUBLE WALL, 32 HOLE
Raios - STAINLESS STEEL, 15G, BLACK
Cubos - CANNONDALE C4 FRONT & REAR

A seguir à suspensão as rodas eram o item seguinte na lista de melhoramentos, mas com o passar do tempo parece que vão ser o ultimo. A verdade é que nunca me deixaram ficar mal, aguentam bem o tratamento duro que lhes dou. Mas ao rolar deixam um pouco a desejar, já para não falar que parecem feitas de chumbo! Mais tarde iram ser trocadas. Aceito sugestões pessoal!

Pneus - SCHWALBE RAPID ROB 2.1"---» Maxxis Larsen TT 1.9 e Maxxis Ignitor 1.95

Melhoria no rolar e no gripp, a frente curva bem e a traseira agarra bem o terreno, e uma vez mais, poupei no peso. Durante o inverno, mesmo com muita lama comportaram-se bem, uma vez que são mais finos, agora com tempo seco vão estar sujeitos a nova analise. A ver como se comportam.

Pedaleira - SHIMANO FC-M391, 42/32/22---» Shimano XT

Melhoria incrível na pedalada, com menor atrito e um aproveitamento muito bom da força exercida. É daqueles upgrades que dá gosto fazer e onde notei uma melhoria incrível. Se hoje soubesse o que sei, este teria sido uma das primeiras coisas a mudar. E mais uma vez, perda de peso nesta troca.

Pedais - WELLGO PLATAFORM---» Shimano M520

A mudança para os pezinhos presos foi uma novidade para mim, mas é daquelas coisas que de inicio estranha-se, mas depois não queremos outra coisa. Como a Shimano já nos habituou, estes pedais são de uma fiabilidade incrivel, aguentam de tudo, e são bem capaz de durar uma vida! Aquele regulador da mola, hui, que jeito que me deu no inicio para me acostumar a prender os pés! Contra isto temos de falar do seu peso, definitivamente não são os pedais mais leves do mercado, e com a lama, é mais difícil de os conseguir encaixar. Contudo para mim a fiabilidade deste acho que compensa tudo o resto, e a popularidade que gozam junto da comunidade vêm fundar a minha opinião.

Desviador Frente -SHIMANO ACERA 34.9 CLAMP---» Shimano XT Top Swing
Desviador Traseiro - SHIMANO ALIVIO---» Shimano XT 9v

Com a troca dos desviadores para os Shimano XT veio aquela precisão e suavidade que todos já conhecem, funcionando lindamente em todo o tipo de condição climatéricas. Foi uma troca que veio elevar a qualidade da transmissão.


Manetes Mudanças - SHIMANO ACERA

Cumprem bem o seu trabalho, apesar de serem de uma gama baixa da Shimano. Um dia mais tarde, pode ser que as venha a trocar, mas para já é daquelas coisas que não me fazem confusão, há coisas mais importantes pela frente.

Cassete - SUNRACE M96, 11-34, 9 SPEED

Corrente - SHIMANO HG53, 9 SPEED

Seguramente um dos elos mais fracos de toda a bicicleta. A cassete é incrivelmente pesada e a corrente já me deixou ficar mal por uma vez. Mas como são peças de desgaste apenas troco quando estes já estiverem das horas da morte. Na sua devida altura entraram material à altura do resto dos componentes, e quem sabe, talvez até uma troca para 10 velocidades.


Todas as opiniões são aceites, pois sem os conselhos do pessoal aqui do forum a bicicleta não estaria no ponto em que se encontra agora, aprendi muito por aqui!
Mais tarde coloco fotos fresquinhas da bicicleta :cool:
 

dand25

Active Member
Bons upgrades e bela bike, ja esta com um peso bom.

So eu é que nao consigo baixar em nada o peso da minha, mas tambem fui á loja e pesei-a, 13.2 kgs, alterei umas coisas e coloquei mais leves, entretanto quando la fui outra vez acusou os 13.2 na mesma!!!lol

esumindo, continua no bons upgrades.
 
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