Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

O parafuso que enrosca na aranha serve apenas para tirar a folga. Aperta-se até não haver folga, mas sem deixar a direcção "perra".
O que segura a forqueta é o avanço. Aperta-se no fim de tirar a folga à direcção e alinhar o guiador com a roda.
A aranha e o respectivo parafuso não contribuem para segurar a forqueta, apenas servem para afinar a folga. Se se desapertar o parafuso da aranha não há problema nenhum, porque é o avanço que agarra a forqueta. Até há quem tire o parafuso da aranha e a própria aranha, para poupar peso
 
Claro que serve um pouco como segurança para evitar o aparecimento prematuro de folgas na direcção.
Há quem dispense, mas para uma utilização despreocupada a longo prazo é melhor que lá esteja. É com o parafuso da aranha que damos a afinação exacta do movimento dos rolamentos. Depois até se pode tirar, mas para quê? Poupar 10 gramas. E a nossa segurança, não conta?
Uma folga nos parafusos do avanço,inesperada numa descida a alta velocidade irá dar maus resultados.
É por isso que o tubo da suspensão deverá ficar uns 3 mm abaixo do bordo do avanço. Para afinação e segurança.
Tambem existem parafusos que atravessam as duas caixas. Sendo depois fixas em baixo por outra tampa semelhante á de cima. Ainda dá mais segurança.

A escolha em qualquer dos casos fica ao critério de cada um.
 
Viva pessoal,

Li o tópico todo o qual achei bastante interessante para mim que ainda percebo muito pouco de mecânica. :bompost:
Tenho o seguinte problema...
Mudei o meu avanço original que tinha uns 70 mm de comprimento e 50 mm de altura por um avanço de 110mm e talvez 30mm de altura.
No final vi que a caixa de direcção tinha uma valente folga, se eu fizesse movimentos para a frente e para trás, apesar de o guiador estar bem fixo em relação ao movimento da roda. Noto também que o conjunto roda/guiador vira muito mais facilmente agora para os lados em 90º!
Já perdi imenso tempo a tentar apertar a caixa de direcção mas não consigo resolver o problema.

O que acontece agora é:
- Os copos (a parte superior e inferior da caixa de direcção?) estão visivelmente soltos, têm folgas de uns 2mm cada. A minha dúvida é como apertar o conjunto, não sei se deva andar à martelada...
- A aranha está aparentemente bem situada, a 2 cm do topo do tubo da suspensão.
- Através do buraco do parafuso da aranha consigo ver o pneu! Acham normal? Não me parece que perdi peças! Dá-me a sensação que a tampa superior só serve para proteger da água e da lama...
- O sistema de direcção não tem marca mas tem a inscrição "Cartridge System", talvez já alguém esteja familiarizado com ele?
- Como a altura do avanço novo é menor que a do antigo e não tenho anilhas, fico agora com mais tubo de suspensão do que o necessário. Já existia uma anilha abaixo do avanço antigo e mantenho-o. O que se deve fazer neste caso, acrescentar uma anilha abaixo ou acima do avanço novo? É mesmo necessária essa anilha?

Aguardo ansiosamente pela vossa ajuda :xau:
 
Jovem,pega em ti e na bike e vai a uma loja,escolhe uma caixa de direcção nova e pede que a montem.Não dramatizes,e não inventes,se andas praí à martelada ainda danificas o quadro,que diga-se de passagem,é bem mais caro que que uma caixa de direcção de 15 ou 20€
 
Nozes said:
Jovem,pega em ti e na bike e vai a uma loja,escolhe uma caixa de direcção nova e pede que a montem.Não dramatizes,e não inventes,se andas praí à martelada ainda danificas o quadro,que diga-se de passagem,é bem mais caro que que uma caixa de direcção de 15 ou 20€
Nozes, as folgas apareceram quando desmontei o avanço velho. Tem de haver uma solução para isto e sem andar à martelada :)
Peço a ajuda de quem está familiarizado com o "Cartridge System"! HELP!
 
Ele não precisa de ajuda para montar a caixa, esta já está montada. Apenas trocou de avanço.

jplacebo said:
Mudei o meu avanço original que tinha uns 70 mm de comprimento e 50 mm de altura por um avanço de 110mm e talvez 30mm de altura.
Julgo que é aqui estará o problema. Se o novo avanço tem menos 20mm de altura no tubo que aperta a coluna de direcção então das duas uma: ou chegas a aranha 20mm mais para baixo e, simultâneamente, cortas 20mm ao tubo de direcção ou então acrescentas mais 20mm de espaçadores (por cima ou por baixo do avanço, depende da geometria que pretendes obter).

Dá-me a sensação que a tampa superior só serve para proteger da água e da lama...
Errado. Com o avanço desapertado deves utilizar o parafuso dessa tampa superior para eliminar a folga. Vais apertando até a coluna de direcção deixar de abanar. Se apertares demais a direcção fica presa, lógico. É claro que se te faltam os 20mm de espaçadores bem podes apertar à vontade que a folga não desaparece :lol: Eliminada a folga alinhas então o avanço com a roda e apertas finalmente o dito cujo à coluna da suspensão.
 
indy said:
Julgo que é aqui estará o problema. Se o novo avanço tem menos 20mm de altura no tubo que aperta a coluna de direcção então das duas uma: ou chegas a aranha 20mm mais para baixo e, simultâneamente, cortas 20mm ao tubo de direcção ou então acrescentas mais 20mm de espaçadores (por cima ou por baixo do avanço, depende da geometria que pretendes obter).
Hmmm... :-K Isso é bem capaz de ser a solução! Assim ao apertar o parafuso superior já faz força nos copos da caixa de direcção. doh
Vou ver se ainda hoje arranjo um espaçador e depois dou notícias.

Thanks Indy, mais uma bela ajuda :ideia:
 
Boas pessoal, a questão da folga na caixa de direcção foi resolvida com um espaçador que comprei ontem na Decathlon e voilá, está tudo impecável agora! :D
Aproveitei a boleia e trouxe da Sport Zone um guiador de carbono por apenas 45€, não sei que raio de carbono é aquele mas o que importa é que me parece porreiro (não é o que diz Berg, mas sim Carbon GX Pro, de qualquer forma deve ser da Berg apesar de não se ver), é bem mais leve que o guiador antigo.

Obrigado pela ajuda e boas pedaladas!
 
Boas pessoal!

Após ter lido todo este tópico fiquei sem perceber como sao costituídas as caixas de direcção semi-integradas e como se deve proceder á sua correcta manutenção. Se alguem me poder explicar ou pelo menos dar umas luzes fico grato.
 

bck

New Member
Boa Noite!

Gostaria de pedir a vossa ajuda!
Hoje levei a minha Berg à 1º revisão na Sportzone, quando vinha pelo caminho fiquei com a sensação que o guiador estava inclinado, ou seja ao segurar o guiador uma mão fica mais elevada que a outra, depois de um olhar mais atento verifiquei isto:

Pelo o que me foi dito, alem da afinação e lubrificação também foi desmontada/lubrificada a caixa de direcção. A montagem é que não correu lá muito bem!
A inclinação no guiador vem daqui?
Já deram cabo disto? ou é de fácil resolução?

Desde já obrigado,

Cumprimentos.
 
Parece-me que o que se vê na imagem é parte do rolamento que ficou bastante empenado.
Não foi bem colocado e forçaram a suspensão a entrar, pois de forma natural não entrou com certeza.
Esse rolamento, na minha opinião, ficou inutilizado.
A resolução do problema é bastante simples e económica, de qualquer forma não terás de ser tu a assumir a despesa... esse rolamento custa menos de 1 euro em casas da especialidade.
Terão de desmontar tudo novamente e substituir o rolamento, isto se não o tentarem endireitar...fica atento à suavidade com que a direcção vira.
 

bck

New Member
Obrigado pela resposta!

Vou lá voltar amanha para me resolverem o problema e exigir a colocação de um rolamento novo!
Sou um noob no diz respeito a mecânica de bicicletas, mas concordo consigo quando diz que o rolamento foi à vida.

Cumprimentos.
 
Boas a mim hoje aconteceu o seguinte ao apertar o parafuso da tampa de direcção e ao ver que a folga não desaparece quando dei por mim a aranha já estava quase a sair do tubo posso voltar a empurrar-lhe para dentro e fica funcional?

Tenho que ponderar uma caixa de direcção nova?

Cumps
 
Podes empurrar sem qualquer problema mas se continuar a subir com facilidade terás de trocar por outra.
Esse parafuso que aperta na aranha não é para apertar demasiado, serve apenas para retirar a folga entre o avanço e as anilhas/caixa.
Os parafusos que têm a missão de segurar a suspensão são os do avanço.