Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Jalabai

New Member
Boas Malta,

Tenho um problema na minha bike e julgo que aqui, com o contributo de todos vou conseguir resolver sem problemas!

Tenho uma FOCUS SUPER BUD, a qual equipei com uma caixa de direcção KCNC... este fds, enquanto dava os últimos retoques para o raid de domingo constatei uma pequena folga na direcção... mãos a obra... desaperto a tampa, desaperto o avanço , dou aperto na caixa e volto a colocar tudo no sítio... resultado, não consegui eliminar totalmente a folga! O que me leva a pensar que terei de fazer algo mais que isto!

A minha suspensão ainda tem o tubo "virgem", portanto pode até ser cortado, julgo que se retirar um espaçador da direcção para diminuir o espaço entre caixa e avanço irá minimizar os locais onde pode eventualmente ganhar folgas...

De qualquer maneira, deixo aqui uma foto para verem do que falo...

PC070014.jpg


PA250006.jpg


Desde já agradeço as vossas respostas.

1 abraço.
 

Lunatic_Lover

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Na minha opinião, ao trocares de caixa de direcção, essa é mais baixa que a anterior, o que vai fazer com que não consigas eliminar a folga totalmente.

Ao desapertares o avanço apenas influencia a direcção do mesmo.

Quando se trata de folga na direcção, está relacionado com o aperto da tampa.

Das duas, três. Ou adicionas mais um espaçador ou cortas um pouco o tubo de direcção da suspensão ;)
 

Jepas

Super Moderador
Devido à grande quantidade de tópicos, foi feita uma união dos mais significativos para juntar toda a informação relativa a este tema.

Jepas
 

hugobtt

New Member
boas pessoal
tenho uma cannondale rize e desmontei o avanco pra trocar as anilhas e quando montei reparei que fiquei com uma folga na caixade direcao de um milimetro mais ou menos sera normal esta folga?
opinioes
obrigado
 

Frei

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Tens de ver bem isso, é assim, agra a dias desmontei a minha caixa de direcção folga, dolga, folga, fui a ver e para tirar essa folga apertei só aquele parafuso de cima eficou impecável.... vê lá se não é isso :wink:
 

hugobtt

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bom ja tentei apertar esse parafuso de cima e a folga mantem se vou desmontarde novo e montar pra ver :lol:
obrigadissimo
 

ptuser_btt

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Boas...

Gostava de saber se a massa da Motorex Bike Grease 2000 é indicada para colocar nas caixas de direcção é que tou a sentir a minha direcção muito presa. Sabem se os rolamentos sem serem selados se vendem separadamente, e se são universais ou têm de ser da marca da caixa???

Cumrpimentos.

ptuser
 

epico

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Boas,

passados cerca de 1500Km venho deixar o meu feedback sobre a folga nas caixas direcção.
O problema ficou resolvido com a aplicação de uma pasta para montagem de carbono e alumínio (visto a coluna direcção ser de carbono e o espigão de alumínio), mantive o mesmo aperto 5.5nm, não mais voltou a ganhar folga, para casos semelhantes recomendo.

Cump's
 

fitibomba

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Boas!

Estou com um problema de folga na caixa de direcção e resolvi expor aqui a minha dúvida dado que já tentei tudo e mais alguma coisa (menos levar a um profissional) para arranjar isto.

Então é assim, inicialmente tinha folga na direcção, desaperto os parafusos do avanço, depois o que prende a aranha, aperto novamente (aranha, avanço) e ficou sem folga.

O problema é que o guiador não tem o movimento livre que deveria ter. Parece que está preso. Vim aqui ao forum dar uma olhadela e diziam que era tirar aperto. Ora aqui é que reside o problema...se tiro mais folga ao parafuso ele desaperta-se sozinho com a trepidação.


Que fazer a isto?

Nota: Já limpei a caixa de direcção no local onde estão as esferas e pus massa lubrificante.
 

pirilampo

Member
Boas
Ao desmontar, não perdeste a anilha de aperto?
É uma anilha ("não fechada"), que faz com que o aperto feito no parafuso da aranha se transmita ao ajuste e aperto da suspensão...Também poderás ter apertado demais a aranha e ter alguma anilha espaçadora a ficar esmagada?
Cumps
 

fitibomba

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eu não tenho essa anilha não fechada sequer.

Provavelmente deve-me faltar alguma peça.

Afirmo isto dado que entre a peça que está "colada" ao quadro e o avanço existe uma outra. E entre estas duas existe um espaço não preenchido por material.

Vou ver se tiro uma foto para ver se percebem
 

Frei

New Member
Boas fitibomba...

creio que mesmo que esse parafuso (o da ranha) se despaertar não irias ficar com folga na caixa de direcção, a não ser que os parafusos do avanço estiverem pouco apetados... tenta dar um ligeiro aperta ao parafuso da aranha só ate encostar para ficar sem quaisqueres folgas e de modo a que a direcção não fique presa, depois apertas bem os parafusos do avanço... Acho que se estes estiverem bem apertados e não se desapertarem não tens quisqueres folgas...

No caso de ocorrer esse desapertar com a vibração acho que o melhor será utilizar um liquido de roscas...

Espero ter ajudado

Cumps
 

carlos teixeira

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Eu por acaso ontem mudei a suspensão da minha bike e acontece que se Eu apertar o parafuso que vai á aranha a direcção fica muito presa
será que esse parafuso não deve ter aperto demais?
Quem me pode responder a isto !
o Célula
 

Frei

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JPontes said:
Sim esse parafuso não pode ser apertado demais, senão a direcção fica muito pesada.
Exacto, ao apertares demais vais consequentemente apertar as esferas do rolamento contra a caixa impedindo que estes andem mais "soltos"... o aperto é so mesmo até encostar
 

klaser

Well-Known Member
Estou aqui com um problema que não sei como resolver,a experiências dos colegas poderá ser muito útil.
Há tempos comecei a notar um barulho na caixa de direcção,mas só quando dava "lacadas" em determinados ângulos,tipo subir um lancil sem levantar a roda da frente,uma pedra alta logo depois dum buraco,etc
A direcção não tem folgas e trabalha solta,sem calos,nada.Pensei que fosse da fraca suspensão (XCR) e deixei estar.Agora meti uma Reba,o problema até piorou.Para tirar a dúvida,voltei a desmontar a caixa de direcção.Logo aí meu espanto,tratando-se duma caixa semi integrada,o copo de baixo saiu logo,sem precisar fazer nada...
Não foi difícil constatar,que o tal barulho vinha por causa da folga do copo de baixo em relação ao quadro,devia entrar em pressão...O estranho é que nem o quadro nem o copo demonstravam sinal de desgaste,não parece que tenha havido algum atrito e o quadro ficasse mais largo naquela parte nem o copo ficado mais estreito.Se meter esse mesmo copo em cima,ja entra com alguma pressão....
Ou seja,parece que o quadro está mais largo na parte de baixo que na de cima,meu receio que seja mesmo defeito de fabrico pois como disse não há sinal de desgaste.
Agora pergunto se há alguma solução para eliminar essa pequena folga (décimas de milímetro)? Refiro que a caixa de direcção que tenho é de rolamento mas não tem grande qualidade,já pensei em por fita de teflon,colar,epoxi e mais um monte de barbaridades...
Aceita-se opinião de experts
Obrigado
 

MRocha

New Member
klaser said:
...
Agora pergunto se há alguma solução para eliminar essa pequena folga (décimas de milímetro)? Refiro que a caixa de direcção que tenho é de rolamento mas não tem grande qualidade,já pensei em por fita de teflon,colar,epoxi e mais um monte de barbaridades...

Nozes said:
Para anular essa folga,nada como um bocadinho de lata de refrigerante,o truque mais antigo que há!

O bocado de lata pode dar problemas, porque nunca vai deixar a caixa perfeitamente paralela e centrada. Para além disso as tolerâncias originais nunca poderão ser igualadas usado um pedaço de lata.

Tive um problema semelhante:
No meu quadro ainda tinha o copo bastante justo (não saía e aparentemente não mexia), mas ao fazer um drop de um metro ou um saltito mais abusado ouvia um barulho preocupante. Ao inspeccionar com atenção reparei que, num dos lados, o copo(a minha caixa é convencional, não semi-integrada) não assentava perfeitamente na testa do quadro. Mal se notava, mas a folga estava lá e ao subir um lancil a abrir fazia o tal barulho e a folga alterava-se. Comprei o quadro usado e, quase de cereza que o problema foi originado por uma montagem/desmontagem da caixa mais "à bruta". Tinha que fixar aquilo :!:

A primeira ideia foi ir a um torneiro, desbastar umas décimas à testa do quadro, mais outro tanto no copo e meter um casquilho de inox entre os dois. O encaixe no quadro/casquilho de inox teria que consideravelmente mais justo/apertado que o encaixe copo/casquilho inox, logicamente. :arrow: Desisti desta hipótese, porque a testa do quadro, apesar de ter um "colar" de reforço, não tinha uma parede de tubo muito grossa e o copo ainda menor. Era bastante provável que não aguentasse ou que as tolerâncias necessárias para que tudo batesse certo fossem muito difíceis de atingir.
Num quadro com um tubo da testa de direcção de parede consideravelmente mais grossa, seria uma boa opção. Um dos quadros VProcess, do Nicholas Vouilloz, usados na taça do mundo de DH foi fabricado de origem para levar casquilhos de inox muito justos, entre o quadro e os copos, para que as consecutivas trocas de caixa de direcção não originassem desgaste.

Se não estava convencido da viabilidade do uso de um casquilho fabricado especificamente para o efeito, tambem não ía usar um pedaço de lata(se bem que já recorri a esse método numa BMX, para desenrascar). :arrow: Só me restava colar de algum modo. Experimentei com super cola 3 e funcionou! Funcionou porque ainda havia pouca folga e porque a resistência da ligação colada é tanto maior quanto maior o aperto a que estão sujeitas as peças a colar. Aliás, se não houver compressão a cola demora mais a ficar dura e, no final nunca fica tão resistente. Como é super cola 3, se um dia quiser tirar o copo, tenho que lhe passar um pano embebido em acetona, ou coisa do género, até que se desfaça a cola. Já se aguenta há 3 anos e não sou nada meigo com a bicicleta!

No teu caso, experimenta também com super cola 3, que não perdes em tentar.
Se não resultar, tenta com ARALDIT Especial Metal http://www.huntsman.com/advanced_materials/eng/Markets/Adhesives/For_Consumers/Araldite%C2%AE_Consumer_Adhesives/index.cfm?pageID=5906
É um epoxy de dois componentes e é o que eu ía tentar a seguir.

Convem é veres se consegues arranjar rolamentos facilmente para essa caixa de direcção(ou arranjares outra caixa em que isso seja possível), para um dia mais tarde não teres chatices, pois vais ficar literalmente agarrado :mrgreen: à caixa por muito tempo.

Boa sorte com isso!
Depois conta como correu.
 
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