Cãibras. Quem não teve já ?!

koizu

New Member
Re: Relato de caibras numa maratona

o meu caso foi um caso bizarro...

tinha acabado a meia maratona de Óbidos, as caimbras ja me andavam a morder á uns 10km...

cheguei á meta tudo bem...

ia eu a alçar a perninha pa desmontar da bike,e trázzzzzz.... no meio do chão, sem me conseguir mexer...

o pessoal bem tentou ajudar, mas quando iam pa esticar a perna, parecia que me queria arrancar o musculo...

foi a unica vez que tive caimbras a sério... de resto são só daquelas instantaneas...

fiquem bem...
 

oliveiraf

Member
Re: Relato de caibras numa maratona

Boas

Façam um bom aquecimento ou nos primeiros 10 a 15 min do inicio da maratona/passeio vão num ritmo mais baixo. Se possível tomem magnésio ou comam bananas. No final alonguem sempre.

cumps
 

filipe-gomes

New Member
Re: Relato de caibras numa maratona

Pois, o meu probema é que praticamente não fiz aquecimento, como contava andar a ritmo de passeio, os primeiros km davam para aquecer... Mas o entusiasmo de andar com os da frente deitou esta intenção por terra abaixo. Além disso, anteriormente estive 15dias sem andar de bicicleta e 8dias sem fazer qualquer tipo de treino, por isso só podia dar em caibras.
Para além de todas estas maluquices que cometi acho que tenho uma tendencia natural para ter caibras. Depois de ter lido que existem várias causas para as ter, acho que a minha razão principal deve-se ao facto de ter má circulação do sangue e até de ter varizes...
 

BTTeco

New Member
Re: Relato de caibras numa maratona

Oi,
Pois, eu tambem sofro desee problema, e o ano passado no Raid da Raia, em Idanha a nova tive uma experiencia semelhante. Foi sofrer até ao fim, e pensei que não ia chegar lá. Este ano em Grandola tambem andei aflito, mesmo tomando uns comprimidos de mágnésio. Agora para Portalegre estou a tomar um suplemento de mágnésio,(receitado pelo médico) desde o inicio da semana. Espero que resulte...
UA, e boas pedaladas (sem cãimbras)... :lol:
 

jonypaul

New Member
Nunca tive uma caimbra na bike, por acaso :D
Já tive várias, isso sim, foi no mar, a fazer bodyboard... quando tou a passar por baixo da onda, é muito frequente
 

Lapierre

New Member
Boas.
Como nunca me tinha acontecido, gostarei que me esclarecessem sobre o assunto.
Nas ultimas duas semanas por duas vezes vezes tive caimbras impossiveis de aguentar, tipo tar colado á bike 3 a 5 minutos sem me poder desmontar, acontecerem em treinos quando após ter feito uns 20 a 30 km sobe e desce, faço os ultimos 10 km em recta a rolar a puxar quase ao limite e por duas vezes como referi, deu-me a tal caimbra tramada, com dores dificeis de aguentar.
Da 1ª vez passado 1 a 2 horas fiquei bem, contudo da ultima vez, (Quinta 24/05), ainda hoje me doi a perna.
Será normal estar á 3 dias ainda com dores no gemeo?
O que me aconselham a fazer para voltar a treinar?
Será, esperar que a dor passe e começar com treino ligeiro.
Estranhamente durante esta duas ultimas semanas fiz a maratona de Benafim (64 Km) e Idanha a Nova (58 Km) sem problema algum com as caimbras.
Obrigado
 

MrOverclock

New Member
eu julgo que até já deve ter sido dito neste tópico umas páginas mais a traz.

Se estás a ter muitas caimbras frequentes, julgo que a causa mais provável é falta de ferro. Tenta comer mais legumes. A bela da saladinha a acompanhar o almoço e o jantar já é uma ajuda 8)

Na minha opinião não se deve esforçar o músculo após a caimbra, pelo menos enquanto se sente alguma dor. por isso julgo que pelo menos durante 1 ou 2 dias terão de ser de repouso.


Mas eu também não sou muito entendido na matéria. Isto é só a minha opinião :D
 

BTTeco

New Member
Olá,

Eu tambem sofria de caimbras, especialmente nas Maratonas. Em Grandola este ano, foi um fartote. Queria andar e as caimbras não deixavam
Fui ao médico, e receitou-me suplemento de Magnésio (Bioletra MAGNESIUM). Na semana da Maratona, começo na Segunda Feira, e só para na Sexta (Duas pastilhas por dia depois das principais refeições).
E, magia....Fiz Portalegre, Idanha, e caimbras nem sinal delas. Na verdade, as caimbras correspondem a uma baixa do nivel de electrólitos no organismo, causado por esforço intenso, mas não só. Os doentes hemodialisados tambem sofrem muito de caimbras no final dos tratamentos (em que o sangue está a ser filtrado, e portanto, alem do que se quer tirar do sangue, tambem saem outras coisas, entre elas o Sódio, o Potássio). O remédio para isso são umas injecçoes que contêm magnésio.
As bananas tambem são boas pois têm alto teor de mágnesio. As bebidas isotónicas idem. Mas numa prova de longa duração, ou em semanas de treino intenso, o organismo tem que ter reservas, pois a absorção não é imediata, e as quantidades neses alimentos ou bebidas são em quantidades diminutas.
Experimenta, e depois logo vês.
UA,
 

yjmalmsteen

New Member
caimbras so me aconteceu no primeiro passeio/maratona e nao quero passar mais por isto.
no ano passado depois da maratona de sbras (fiz os 50km) esperei umas 4 horas por um amigo meu para depois irmos almoçar (as 5 da tarde). tavamos muito bem sentados na pizzaria quando derrepende me começa a prender a perna...por sorte foi só um falso alarme...também ja me aconteceu sentir algumas picadas quando ando em pé na bike em descidas um pouco longas...

agora pergunto...

será que descidas tb provocam caimbras ? visto os músculos trepidarem ou como lhe queiram chamar? ..

saude! :D
 

neusebio

New Member
Pois eu tomei Magnesona para fazer a experiência no Alvalade/ Porto-Covo e após o single-track da serra do Cercal lá apareceu uma "macaca" como nunca me tinha dado! Até o musculo acima do joelho andava de um lado para o outro!
Não resultou a ingestão do tal suplemento mas vou continuar a tomar porque tomei só 10 dias. Mas após molhar os músculos e andar um pouco fico como novo! E outra situação q já reparei, sou mais susceptível a ter caimbras se passar por uma ribeira e molhar os pés, dá-se um arrefecimento rápido dos músculos originando contracções!

Nuno Eusébio
 

brunorasgamanta

New Member
boas a todos
O btteco disse aqui para quem tinha cãibras exprementar (Bioletra Magnesium) e eu tomei agrora para as 24horas de monsanoto e foi um espetaculo não tive uma unica dor!!!!
muito obrigado BTTeco pela dica e ao Fórum btt por ter este tipo de informação :clap:

boas voltas a todos
cumps.
brunorasgamanta
 

Campeão_1978

New Member
Bom, apenas vou responder, por ficar depois na minha consciência algumas dores um pouco chatas q poderiam ser evitadas :eek:)

Em relação ás caimbras o q as provoca e blá blá, pode ser variadas ordem e está certamente ai escrito já pelo resto dos participantes do forum.

Mas a nivel nutricional refere-se défice de potássio (responsável pelas bombas de potássio que promovem a contracção muscular), magnésio (participa ao nivel do trasporte do sinal nervoso) ou sódio (bombas de sódio tb responsáveis pela contração muscular). Os dois primeiros normalmente temos reservas e é fácilmente compensadas as perdas resultantes do esforço, mas em relação ao sódio as perdas são em maiores quantidades e normalmente como desportistas temos alimentações controladas e com reduzidas quantidades de sódio. Pelo que a maioria destes casos de caimbras, quando ñ são resultado de um treino insuficiente ou inadequado, são promovidas pelo défice de sódio na alimentação.

No site www.sportec.com.pt apareçe alguma informação util sobre nutrição e treino desportivo.
 

pessita

Member
Boas pessoal do PEDAL,

Aproveito este tópico para vos contar o que me acontecia há uns tempos atrás...

Depois das minhas 1ªs estiradas em passeios e maratonas mais exigentes, quando me debruçava sobre a barriga (para me descalçar ou até mesmo depois do banho para me limpar) dava-me uma cãibra tão grande na BARRIGA (isso mesmo...) que tinha de me endireitar logo...

Alguém sabe explicar porque me acontecia este fenómeno?!?!?!

PS: Um facto que julgue que seja importante, durante as provas sentia-me bem... Agora felizmente já não me acontece...

Um abraço a todos e
FORÇA NAS "CANETAS"...
 

pedro25martins

New Member
Cãibras produzidas pelo calor


Estas cãibras são espasmos musculares graves que ocorrem depois de se suar excessivamente ao desenvolver uma actividade física intensa em condições de calor extremo.

Estas cãibras são provocadas por uma perda excessiva de líquidos e de sais (electrólitos) como o sódio, o potássio e o magnésio, devida a uma sudação intensa, tal como acontece durante a prática de uma actividade física extenuante. As cãibras provocadas pelo calor são muito comuns entre os trabalhadores manuais, como o pessoal das casas das máquinas, os ferreiros e os mineiros. O excesso de protecção, como o vestuário que os alpinistas ou os esquiadores usam, pode ocultar uma grande sudação.

Este tipo de cãibras costuma começar inesperadamente nas mãos, nas barrigas das pernas ou nos pés. Costumam ser dolorosas e impedem os movimentos. Os músculos endurecem, ficam tensos e torna-se difícil descontraí-los. As cãibras provocadas pelo calor podem ser evitadas ou tratadas consumindo bebidas ou alimentos que contenham sal. Em casos excepcionais a pessoa afectada deve receber líquidos e sais por via endovenosa. Os comprimidos de sal podem ajudar a evitá-las, mas, normalmente, provocam queixas no estômago. Há que ter em conta que, se se consumir sal em excesso, pode provocar-se uma retenção de líquidos (edema).
 
miguel pinto said:
Em apenas uma ocasião tive cãibras.
Tal sucedeu no periodo em que era atleta-guia de cegos na vertente de ciclismo-tandem.
Em 1993, em Palência, Espanha, no final de uma subida, fiquei com o gemeo da perna direita "mais duro que uma pedra".
Tive muita sorte, pois fui imediatamente assistido por um elemento da organização que vinha num carro de apoio.
As dores eram tantas que esse mesmo elemento teve de sair do carro e desencaixar-me o pé do pedal.

A partir dessa altura e a conselho da mãe do meu companheiro de equipa, começei, uma semana antes de cada prova, a tomar a já muito mencionada MAGNESONA e a digerir uma média de 3 bananas por dia.

Nunca mais tive uma cãimbra, e espero não vir a ter, pois trata-se de uma experiência nada agradável.

Boas pedaladas.

JÁ NÃO POSSO DIZER O MESMO.

Até ao momento e desde que pratico BTT, fui vitima de três cãibras no gémeo direito, duas na "Maratona Decathlon do Mondego", disputada em finais de Janeiro, e outra na "Rota do Baixo Mondego", disputada no inicio de Julho.
Como é natural, na primeira estava um frio de rachar e na segunda estava um calor do caraças.
No primeiro caso, as ditas cujas apareceram quando tentei transpor duas zonas de lama e, não tendo conseguido, desmontei. Quando a perna direita tocou no solo, senti uma dor intensa e fiquei com o respectivo gémeo duro que nem uma pedra. Em ambos os casos, estive parado cerca de 5 minutos. Quando montei novamente a bicicleta, recomecei a pedalar e não senti qualquer sequela, ou seja, desenvolvi o movimento normal de pedalada, apliquei a força necessária e não senti qualquer ameaça de novo espasmo muscular.
No segundo caso, a dita cuja surgiu numa zona de areia que tentei igualmente transpor e não consegui.
Quando assentei a perna direita no chão, sou assolado pela mesma maleita de há uns meses atrás e no mesmo local (gémeo direito). Após mais uma paragem de 1 a 2 minutos, recomeço e termino a prova normalmente.

Será isto normal?
As cãibras aconteceram sempre no mesmo musculo e apenas quando tive de desmontar e colocar a perna no chão.
Em ambos os casos surgiram de uma forma que me deixou surpreso e quando não estava minimamente à espera.

Cumps.
 
N

narven

Guest
Ois pessoal.

Apesar de ser um maçarico no BTT, já sofri muito com caîmbras a praticar outros desportos.

Um dos grandes causadores de caîmbras (tirando esforço em excesso, cansaço, etc), são as bebidas gaseificadas. Sim é verdade, bebidas com gás como por ex: Coca-Cola, 7Up, Água das Pedras, e muitas outras causam caímbras (claro ke isto nao tem a haver com a marca :p) mas sim com o gás.

Tenho sofrido um pouco com caîmbras porque sou o maior viciado em Coca-Cola ke existe :p... e ja experimentei estar um tempo sem beber algo com gas... e caimbras.. nao as senti mais :p

Por isso... sempre ke tiverem corridas, provas, etc... nao bebam bebidas gaseificadas uns dias antes pro corpo ficar limpinho :p...
 

MrOverclock

New Member
Re: Cãibras. Quem não teve já ?!

narven said:
Um dos grandes causadores de caîmbras (tirando esforço em excesso, cansaço, etc), são as bebidas gaseificadas. Sim é verdade, bebidas com gás como por ex: Coca-Cola, 7Up, Água das Pedras, e muitas outras causam caímbras (claro que isto nao tem a haver com a marca :p) mas sim com o gás.

Dessa não sabia!

Eu também bebo Coca-Cola com frequência, sempre que me convidam para beber café ou cerveja (coisas que raramente bebo) faço sempre companhia com uma Cola... E quando vou jantar fora etc também bebo coca cola.

Mas a ultima vez que senti uma cãibra já foi à muitos anos! Se calhar também não tenho abusado dos músculos, ultimamente tem sido mesmo só numa de passear e desfrutar da paisagem :mrgreen:
 
N

narven

Guest
Nem sabes a sorte ke tens :p.. beber coca cola sem ter ke me preocupar com caimbras.. era o paraiso :p lol

Obviamente ke isto varia de pessoa para pessoa, eu tb ainda nao percebi (mas tb nao me debrucei sobre o assunto) qual a razao exacta pq o gas das bebidas causa caimbras :p...

tenho ke começar a beber fanta... o gas deles nao teem muita pica LOLOLOLOL pelo menos nao serve pros foguetes :D
 
Top