Cãibras. Quem não teve já ?!

Viva, lá vai a minha "receita" de uso pessoal.

Como os espasmos musculares podem ser tb provocados por acidose, acumulação de ácido láctico no músculo e ou ácido carbónico (subproduto do CO2 dissolvido), faço hiperventilação forçada, respirando profundamente e rápidamente, tipo quando se respira "à cão" em repouso até sentir vertigem, que não é mais que a reacção oposta - a alcalose for "descarboxilação" sanguínea (baixa de CO2 e consequentemente de ácido carbónico em circulação), e assim restabelendo o pH sanguíneo.

Teorias àparte, para mim funciona e quando "aperto" mais a pedalada e começo a sentir os primeiros sinais de caimbras, faço hiperventilação e normalmente restabeleço-me sem arriar na marcha.
 

Shakur

New Member
O cálcio afecta a absorção do organismo ao zinco e ao magnésio, daí ser importante tomar estes nutrientes nos intervalos das refeições.
É importante perceber que o que provoca as caimbras são défices de magnésio, daí quem as tem, necessita de efectuar suplementação. Experimentem tomar uma embalagem de magnesium da Gold nutricion, é barato e tem resultados comprovados!
 

TheTraveler

Active Member
É importante perceber que o que provoca as caimbras são défices de magnésio, daí quem as tem, necessita de efectuar suplementação.

Cuidado com suplementos desnecessários.
Suplementação de Magnésio deve ser tomada por quem realmente tem falta dele, e a grande maioria de nós já tem o suficiente, mesmo que tenhamos cãibras quando damos a nossa voltinha semanal de bicicleta.

Ou seja, se têm cãibras no dia a dia e sem fazerem esforço, têm falta de magnésio.
Se só têm cãibras quando fazem exercício mais puxado, provavelmente é só falta de sódio.

Façam o teste e levem um pacotinho de sal (tipo macdonalds) no camelbak e ingiram um pouco quando vos der um ataque de cãibras numa das próximas pedaladas. Ou se as têm já depois de parar é só acrescentar sal no prato quando forem comer. Sem abusar, claro.
 

rmor

New Member
Faço estrada e btt e tomo MAGNESONA acontece que posso fazer 100 kms de estrada na boa , quando vou para o mato bastam 40 kms e la estao elas a fazer- me gritar.Estranho ou e mesmo assim :) ?
 

Jota 21

Member
Agora raramente acontecem, mas ás vezes lá vêm uns ameaços. Ao principio era um desatino, fiquei com a alcunha de Robocop porque não conseguia dobrar as pernas ao andar quando saía da bicicleta:D.
Penso que com algum treino (que nem precisa de ser muito) a tendência é para os músculos se irem habituando aos esforços. Acho que é sempre importante levar bebidas com magnésio potássio e sódio, e a banana costuma ser uma boa prevenção. Quando pedalamos perdemos pelo suor não só água como muito mais substâncias que convém serem repostas ao longo do exercício.
 

kanoysta

Member
As cãibras são causadas por vários factores... e na maioria das vezes uma mistura de vários: falta de magnésio, falta de sódio, falta de potássio, desidratação, exercício físico intenso...
Por isso, é relativamente fácil de resolver. Deixem lá a magnesona de lado e até poupam uns trocos.
Comam uma banana extra (ou um kiwi), metam mais um pouco de sal na comida ou na bebida energética (ou substituam a água por bebida energética caseira ...pra ficar barato) e bebam antes de sentir sede (o mecanismo da sede funciona atrasado, por isso quando tiverem sede já é tarde)! Em 99% dos casos resolve...

Abraço
 

Jota 21

Member
Domingo no 3º Passeio do Clube BTT do Lourel lá voltaram elas:cry:. Ainda no Sábado aqui dizia que já raramente as tinha e no dia seguinte toma lá com elas... Deve ter sido do esforço suplementar por o terreno estar bastante enlameado...
Pergunta: disseram-me que na Decathlon há à venda uma coisa da Aptonia, que não sei se é barra, liquido ou gel, que é remédio santo para quando as cãibras aparecem. Alguém sabe o nome?
 

msaraiva

Member
Primeiro post neste tópico.

Faço 40 ou 50 km na boa, sem grandes esforços, nos meus passeios domingueiros com o pessoal
Ah!! E aos sábados faço mais uns 30 ou 35 sozinho...

Por isso, caibras ainda não tinha tido. Até ontem na Maratona das Selecções...

Bolas! Que as tivesse no final da maratona, ate era aceitável, tal a quantidade de lama e barro e água que havia (que espectáculo de maratona!!)
Agora ter uma caibra logo aos 10 kms!!?? E sem nada que denotasse esforço adicional neste inicio de prova...

Não sei o que aconteceu. Sei que nunca me aconteceu... :(
 

Jota 21

Member
Volto a este tópico com um assunto no mínimo estranho e que até pode dar vontade de rir: já alguém teve cãibras deitado na cama ou num sofá? Pois eu tenho tido. E não tenho vontade de rir embora perceba que alguém possa ter:p.
Ainda ontem à noite estava esticado no sofá e ao estender as pernas com os pés esticados fiquei com a perna e pé esquerdo trancados e a direita semi-trancada. Até o dedão grande do pé esquerdo ficou a apontar para o céu:D e não queria voltar ao normal… Estas cãibras são estranhas pois dão-me nos músculos da parte da frente da canela e ligação ao pé, e já aconteceram algumas vezes.
No entanto ainda no Sábado passado fiz 57 Km de Serra de Sintra, praias, zona de Janas e Terrugem e nada de cãibras… Aliás desde o dia 10 que não voltei a ter cãibras a andar de bicicleta. Tenho é destas “caseiras” que acho completamente invulgares. Se alguém tiver sugestões que não incluam mandar o sofá fora;), agradeço.

Cumprimentos
 
Top