[Análise/Teste] RCZ Race White

#61
Sim Kamões, do pouco que procurei e com alguma paciência, arranjam-se as Trigon na casa dos 200 euros, o que não é mau.

Lá se foram as câmaras de ar da Kenda. Boas, mas para usar com líquido que dure muito tempo, caso contrário, gasta-se mais em câmaras do que noutra coisa.. Não, não estou a usar tubless, e já tinha visto isto num post do Fábio A., mas mesmo assim decidi arriascar. Aprende-se com os erros... Coloquei umas CST velhotas que tinha aqui por casa, com "nhanha" laranja.

Até podes gahar no peso, mas perdes no conforto e na eficacia, a nao ser que so andes em estradão.
Não é bem assim. Só experimentando é que se retiram correctas conclusões. É diferente, depende do tipo de condução do rider. Sim, não vou dizer que não se perde em conforto, mas isso é um pouco realtivo e com o hábito vai lá, flectir um pouco mais os braços também ajuda... quanto à eficácia, é um pouco ambíguo.. velocidade? técnica? Continuo a andar com a forqueta pelos mesmos sítios que andava anteriormente, com a suspensão, sim, a velocidade é um pouco inferior, mas o gozo está lá todo. E tem outra vantagem, para quem faz muita estrada ou os caminhos por onde andam não exijam suspensão, tal como o Kamões disse, poupam a suspensão, pois estas necessitam de manutenções e revisões periódicas... e isso sai um pouco do bolso... Eu gosto! Consigo controlar, grande parte das vezes, melhor a frente da bike, do que com suspensão. Exige sim, mais concentração, porque qualquer irregularidade assim maiorzita, é transmitida ao guiador..

Resumindo, experimentem, porque por mais que se escreva, uns vão gostar e outros vão detestar. Não dá para explicar muito mais.



Quanto à Saso, optei por colocar uns autocolantes transparentes, pois logo nas primeiras voltas, com o constante bater dos arbustos e ao passar a mão pelo carbono, notei que nalgumas partes, o verniz estava um pouco riscado. Nada de alarmante, talvez um aspecto a rever nesta forqueta.

Hoje a volta foi um pouco longa. 5 horas em cima da bicicleta, na tentativa de partir de casa, fazer grande parte da maratona de Gatões e voltar para casa. Como tinha a suspensão montada levei-a. Numa ou noutra situação a MZ "bateu no fundo", usando pressões elevadas, mas para o resto do percurso a forqueta chega e sobra. Por isso Domingo vai de forqueta. Quanto ao (des)conforto do selim esperava pior, apesar de que o rabo mais para o fim parecia ter uma fobia estranha ao selim... levantava-se muitas vezes:mrgreen:.

Quanto ao restante material da RCZ, todo no seu respectivo sítio, a funcionar tipo relógio Suíço. Nada a apontar!



Abraço
 
#62
Bela montagem sem dúvida Ivo.
Adoro as tuas descrições dos diferentes componentes que vais testando, sem dúvida muito bom!
Um conselho, domingo trás a suspensão... No final falamos e vais me dar razão ;)
 
#63
Boas!
Palpita-me que colocaste um pouco de no tubes a mais nas camaras, eu tambem uso no tubes nas camaras á uns meses e nunca me apareceu nada disso, pequenas bolas sim onde o liquido "apanha" ar quando se fura.
No que toca a forqueta já fiz uns km numa de cromoly, claro que nao tem nada a ver com uma de carbono, mas prefiro a suspensao. No que toca a manutençoes das suspensoes, sim é verdade de vez em quando lá tens de desembolsar o dinheiro para uma revisao, mas com forqueta o desgaste a nivel de caixas de direcçao nao é maior?!
cumps
 
#64
guerras, acho que se as mantiveres sempre bem apertadas, acabas por não criar folgas e duram-te bastante também.
Podem é durar um pouco menos, mas não deve ser nada de preocupante.
 
#66
Pois é ontem lá encontrei o amigo ivo com a sua rcz, é mais bonita ao vivo que nas fotos e aquela forqueta assenta-lhe muito bem. Ao que sei ficas-te bem qualificado, mas nao te vi durante a prova. Parabens pelo segundo lugar em juniores nos 70km :)
Já agora fizeram um gesto louvável, o de correr com uma fita negra nas bicicletas em "honra" ao vosso colega de equipa, o user A.M.F.
cumps
 
#68
Desculpem a ausência de respostas, mas agora nem tempo para pedalar tenho..

@Original, tens MP.

...No final falamos e vais me dar razão ;)
Ehehe ... Desculpa, mas não te vou dar razão!:mrgreen:

Nunca tinha participado numa maratona, apenas meias e o receio era algum, ainda para mais com a forqueta, pois não sabia muito bem como ia reagir. Mas não podia ter sido melhor. O meu objectivo era apenas efectuar a maratona com um companheiro de equipa curtindo os ST's ao máximo, mas, infelizmente, esse mesmo viu-se obrigado a pedalar condicionado e por fim acabou por desistir. Portanto os primeiros 30 kms foram num ritmo baixo, chegando mesmo a repetir alguns ST's. Um pouco antes da separação dos percursos, já sozinho, decidi aumentar consideravelmente o ritmo, andando sempre no meu limite até ao final. E aqui é que fiquei espantado com o comportamento da bicla ... Nem consigo bem explicar... Quanto mais pedalava, mais a bike pedia para pedalar, e então a subir era só "dar um cheirinho" nos cranks, que lá ia ela "desgovernada"...

Apanhei apenas um pequeno susto, não reparei que estava uma raíz no percurso ... e do embate com a roda resultou um estrondo, que por momentos pensei: "Já fostes!". Mas nada de grave... foi só barulho..

Forqueta rigida all the way!

Até à data e além da bike, este foi o meu melhor investimento, seguramente!

Quanto aos restantes componentes... o mesmo de sempre, tudo no seu sítio a funcionar como deve ser...

Quanto ao (des)conforto, nem braços nem traseiro se queixaram...





Abraço
 
#71
Bem, após algum tempo sem dar noticias, deixo aqui o estado actual da RCZ..



Veio uma Rock Shox Sid Team do ano de 2007, com 80mm de curso, das "fininhas", como lhe queiram chamar.

A vontade de ter uma RS Sid de 28mm era enorme, e como surigiu um bom negócio enquanto andava pela internet, digamos que.. nem pensei duas vezes.

E porquê esta suspensão e não outra? Não sei.. esta provoca-me um não sei quê, que não sei como... Já antes de praticar BTT, via algumas revistas da especialidade, e quando via uma bicicleta ou rider, estas suspensões eram as que mais me despertavam atenção e curiosidade. O seu design "fino" e elegante, de alguma forma vai de encontro ao conceito de simplicidade que procuro numa bicicleta..

Corri um risco, mas compensou. A suspensão estava, e está, num estado irrepreensível. Tem apenas um ou dois riscos nas lower legs, nomal de utilização. No entanto para andar de consciência tranquila, levou uma revisão a fundo no Moca aka Nuno Duarte, onde foram trocados retentores, o-rings, óleo e também levou uns autocolantes novos, cara lavada.. resumindo, está "nova"!

Apesar de não ser prioridade, pesei-a. Acusou 1368gr sem poplock, por isso andará a roçar os 1500gr com poplock incluido.

Como agora a bicicleta anda à volta de 2/3 vezes por mês, ainda não posso deixar nenhuma opinião acerca da diferença da suspensão para a forqueta e para a marzocchi.






Outra pequena alteração..



Não pelo peso, mas sim pelo gozo que estas "carocas" me dão!

Se quando tirei a capa não notei muita diferença, agora a diferença nota-se e bem! Muito mais flexão. A ver se não "mando nenhuma cunzapada" no selim, senão ficou com um bocado de plástico espetado nas nalgas... Para fazer o corte minimamente decente, aproveitei um pequeno contorno existnte na parte inferior do selim, e com a lima e mais umas ferramentas rodimentares, fiz o resto. Em termos de aspecto, também muito melhor.


No inicio de Janeiro, fiz uma revisãozita ao eixo pedaleiro, uma vez que a massa que lá estava tinha deixado de ser massa há muito.. e também afinei a transmissão, pois nalgumas relações o conjunto andava a "fazer pipocas"..
Uma coisa que me está a deixar "preocupado", é o facto de o X.9 apresentar uma pequena folga no parafuso que aperta ao dropout, um pouco mais do que quando o montei na bicicleta.. esperemos que não aumente...

De resto, tudo sempre impecável..
 
Last edited:
#72
boas Ivo... essa bike esta qualquer de SONHO RACING!! ta muito bruta fogo!!! nao lhe mudava nada...
e essa SID.... qualquer dia perco a cabeça e meto uma SID 28mm eu ate me excito so de ver uma SID dessas....
agora ja ta nos 10kg e tal a tua maquina!! ta muito boa a montagem!
parabens! abraços
 
#73
Boas!
Finalmente ivo, estava dificil vires aqui ao forum contar as novidades à malta x)
Agora força nos pedais e dá muitos mais km aí a essa máquina ;D
cumps
p.s: Agora no periodo do carnaval a ver se combinamos uma voltita.
 
#74
E eu, e eu!

Não me tentem, que não posso ir! :twisted:

Campeão, isso tá máquina!

Troca a troca pela minha Proflex, vai?


Filipe... na sejas parvo porque tens uma suspensão que trabalha melhor... só não tem é o mesmo "pedigree".


Abraço champ ;)
 
#77
Obriigado pessoal!!:D:D

Filipe, com paciência, muita paciência e pestanas queimadas, consegues bons negócios... É preciso é pesquisar um bocadinho... Peso, creio que está a "roçar" os 11kg

Kamões.. não sei não.. ehehe!!

Guerras, isto está complicado em gerir tempo, mas lá para o fim da semana digo alguma coisa..

Ricardo ainda ali está muito plástico... ehehe:twisted:

Ficam mais duas fotos:



Como a rosca das manetes parece manteiga, vá, verdade seja dita, já têm uns anitos valentes, se moeu, coloquei uma porca para poder apertar a manete.. Assim que tiver tempo, faço-lhe uma nova rosca e coloco-lhe um helicóide.



Ah e já agora, uma foto em andamento que andava por aqui perdida..



Abraço
 
Last edited:
#79
KAMOES_ nao sei se é bem assim! nas que ja andei, nota-se que nao tem tanta suavidade no trabalhar!! mas nao era isso que me fazia falta, mas sim, faz-me falta na alma!! epá é um sonho que tenho e prontos!!!
:D abraço pessoal