Afinar travoes de disco hidraulicos

miguelcarromeu

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JMME,

Como o commendatore disse, era alterar o "feeling" que tens do travão, ou seja, uma resposta ao toque com menos curso. Não é fácil explicar, não :)

Mas se já conseguiste o efeito desejado, óptimo ;) Ja tive uns travões desses. Vinham de origem na minha lata.
 

the_bike_guy

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Até estou bastante satisfeitos com o meus draco 2... 75-80Kg em cima da bike(depende do que levo na mochila :D), discos de 160mm em descidas valentes e não sofrem de "brake fade".
Mas ainda são novinhos.
 
C

coelho07

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Boas

Boas amigos eu tenho uma jante e um hidraulico da shimano mas a jante esta um pouco empenada e o disco embarra nas pastilhas o que fazer pra melhorar isso ?
 

demorider

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Boas,

O empeno da jante nada tem a ver com o travão de disco, se o disco raspa nas pastilhas em andamento o problema esta ou no disco empenado ou a pinça mal centrada..
O disco raspa por todo nas pastilhas ou é so num sitio em expecifico?
 
D

dsac23

Guest
Bom dia pessoal.

Acabei de adquirir uma Berg trail 4.3 9ER, e ontem fui dar uma volta e reparei que há um bater metálico na zona do disco de travão hidraulico traseiro, telefonei para a Sportzone e disseram-me para passar por lá porque pode ser o disco a roçar ligeiramente na bomba... será mesmo? Se for, é de resolução fácil, ou necessito mesmo de ir à loja?

A bicicleta ainda está nos 30 dias após a aquisição, mas se fosse uma coisa simples de resolver, fazia-o eu. :)
 

demorider

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Boas,

Penso que isso seja ou um ligeiro empeno no disco, se for isso não é dificil de resolver basta pores a roda a rodar devagar e veres em que zona é que o disco toca nas pastilhas, detetada a zona empenada basta fazeres um bocado de força com a mão nesse sitio ou se não for la com a mão usa um alicate com um pano para não danificar o disco.. Mas como a bike é nova se calhar mais vale levares a loja que eles resolvente isso..
 

catbtt

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Boa tarde,

Tenho uns travões fórmula RX cuja manete estava um pouco lenta e folgada. Mas estavam a travar bem ainda.Então levei-os a sangrar já 2x ao mecânico e assim que terminam, ficam bons. Passado poucas horas “morrem por completo” !As manetes perdem totalmente a pressão e ficam a tocar quase no guiador….ficam com longo curso e claro lentíssimas….Terão morrido os meus travões???Já pensei se o mecânico não os terá sangrado com Óleo Mineral e não DOT4….
Bem, se alguém souber de solução ficaria muiiito agradecida! Aliás vou vendê-los pois entretanto comprei outros…têm pastilhas novas e tudo….

Quem me souber responder, responda p.f. e se for por msg privada melhor ou email.:))))

Cumps
 

dacunha

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Boas.
Vou aqui desenterrar este assunto para ver se me conseguem ajudar. Comprei e montei uns travões SLX mas estou com bastante dificuldade em os afinar, ficam sempre a bater nas pastilhas. Uso o disco que já tinha de 180mm da Tektro, será disso?
Outro problema, é que sempre que travo vai-me desalinhando a roda, chegando mesmo de tal modo torta que fica a bater na suspensão, como posso resolver isso?
Obrigado
 

gfrmartins

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Estás a usar o adaptador para 180mm? Aquele que se coloca entre o travão e o quadro?

Em principio não deve ser problema da marca do disco, Como estás a afinar?

Desapertas os parafusos até o travão estar liberto, travas a fundo e sem libertar a manete apertas o travão até ao fim?

O disco está bem preso? está empenado?

Em relação à roda não estou a ver, está bem apertada?
 
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camponubla

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Se os discos não tem empenos, para afinar as pinças podes tentar uma coisa.

Desaperta os dois parafusos que seguram a pinça na forqueta / quadro, de forma a poderes mover com a mão a pinça. Depois trava com força e, mantendo apertada a manete do travão da um aperto aos parafusos que desapartaste. Eu faço assim sempre e quase todas as vezes ficam bem. Alguma vez tive que afinar um pouco, mas isso faço olhando o disco na zona onde passa pelos calços para ver o espaço que tem a lado e lado (espaço entre o calço e o disco) e desloco a pinça um pouco para um lado ou para outro (se reparas os furos onde passam os parafusos que a fixam ao quadro/forqueta são largos precisamente para afinar)
 

dacunha

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Viva gfrmartins e camponubla
sim uso o adaptador entre o travão e a susp.
Montei, deixo o travão com folga para poder adaptar-se ao disco, aperto o travão na suspensão, sempre com o travão apertado. Mas fica sempre a bater nas pastilhas.
O disco está bem preso e não me parece empenado, pelo menos estava montado nuns Tektro Draco 2 e não tinha problema nenhum.

Relativamente à roda, que é o que realmente me preocupa, com os Draco2 nunca tive problemas. A roda está bem apertada, o aperto rápido não dá para lhe meter mais pressão.
 

gfrmartins

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Eu retirava as pastilhas e gentilmente forçava e abria os bombitos um pouco (com um desmonta pneus de plastico por exemplo) colocava as pastilhas e ia afinando outra vez. Podes ter apertado a manete sem o disco e os bombitos andaram demais
 

Jocas22

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acho que o mais importante é o que se passa com a roda, colocar uns travoes novos nao faz desalinhar uma roda a esse ponto de bater na suspensao, nao mexendo em mais nada. Esse aperto nao esta bem ou entao mesmo os suportes da suspensao têm algum problema.
 

klaser

Well-Known Member
Pode ser os rolamentos da roda que estejam com folga..aí não a nada a fazer....Outro truque para afinar os travões,é fazer como disseram acima,desapertar os parafusos e travar para centrar,só que eu às vezes uso dois pedaços de lata de coca-cola,cortados,e coloca-se um de cada lado,proporciona uma ligeiríssima distância a mais que pode fazer a diferença...
 

dacunha

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Exatamente Jocas22, isso é que me preocupa porque assim não posso sair para lado nenhum. Mas foi isso mesmo, trocando só os travões ficou assim :(
 

Jocas22

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eu levava isso a uma loja.

mas podes ver se os apoios da suspensao onde entra o aperto da roda estao ok. Podes ver se o aperto nao tem problemas. Quando meteres a roda na suspensao certifica-te que fica bem apoiada nos apoios da suspensao (segura a roda no ar com a mao enquanto apertas e assim tens a certeza que fica bem apoiada)

Afinar os travoes é simples, ja te deram as dicas. Eu fazia como ja disseram 1º desmontas os travoes e dentro do bombito empuras pra dentro aquelas duas peças que empurram as pastilhas com cuidado pra nao as estragar (a olho consegues ver se estao saídas). Sem stress é normal ter de fazer isso. Usas umas pastilhas velhas e uma chave de fendas no meio delas fazes força e esta feito.
depois o truque de desapertares os parafusos do bombito mas com ele montado, apertas na manete (com a roda centrada senao é perda de tempo) e mantendo a manete premida apertas os parafusos.

ah e por o disco em cima de uma mesa e verificar senao esta empenado

se nada resultar, loja com isso. Nao andes com isso assim.
 
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dacunha

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Já está Jocas22, vou deixar hoje ao fim do dia na loja .. Obrigado a todos pelos conselhos dados, mas como estou a fazer exatamente o que me sugerem, vou meter na mão de um profissional.
Muito obrigado :)
 
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