Afinar travoes de disco hidraulicos

JMME

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Eu mudei agora os meus calços pela primeira vez e a manete está a travar muito em baixo, este processo que se fala aqui resolve também esta questão ou é algo mais complexo de se resolver?

Quando a bike veio travava logo em cima e era um espetáculo... :confused:

Alguém sabe responder a isto?
Há forma de os pôr a travar mais "em cima"?

Obrigado.
 

SeteGu

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Algumas manetes têm essa regulação... eu tenho travões SLX e têm-na.

Ainda assim, suponho que não seja bem isto o que estão a falar...
 

fabio viana

Well-Known Member
nao deixas te entrar ar para a bomba de travao, e porque se tiver entrado o travao nunca trava como dantes, sendo preciso sangrar para voltar a travar como antes, mas no teu caso nao sei o que aconteceu, mpode ser diferente
 

JMME

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No meu caso não pode ser isso porque a bicicleta é nova.
Penso que é normal, é só uma questão de gosto. Pessoalmente preferia que bastasse pressionar um bocado a manete do travão para travar, em vez de ter que a apertar a fundo.
 

commendatore

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Exacto. Isso, ou ver bem se não existe um parafuso (sextavado interior) que permite a afinação da posição da manete. Quanto mais afastadas estiverem do punho mais "cedo" pegam.
 

miguelcarromeu

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Não sei se será bem isso que ele pretende. Geralmente o que o parafuso de afinação faz é aproximar ou afastar a manete do guiador. Mas se, por exemplo, as pastilhas já estiverem em baixo, a manete vais continuar a "pegar" muito em baixo, ao ponto de ir mesmo bater no guiador.

O que percebi que se pretende é alterar o "feeling" de travagem para que seja necessário bombear menos e se sinta a bomba a encostar logo assim que se toca na manete.

Eu também tenho esse "defeito" de gostar de sentir a travagem logo desde o primeiro centímetro; é vício que ainda vem da mota. O único problema é que quando meto pastilhas novas tenho de remover o óleo em excesso. Como tenho o kit de sangramento, não há stress. Mas para quem tem de andar nos mecânicos a toda a hora pode tornar-se pouco funcional.
 

JMME

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Boa noite :)

Os travões são uns "Tektro Drako hidraulico 160mm F/T".
De passagem pela SportZone parei para perguntar e o senhor disse que neste caso bastava apertar um parafuso, como disse o commendatore. No entanto disse-me para não o fazer eu que era melhor ser alguem que percebe-se do assunto.

Obrigado :)
 

commendatore

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Hum... se é o parafuso que afina a manete (afina o curso, ou seja a distancia entre a manete e o punho) não é preciso se cientista nuclear para fazeres isso.
Pegas na chave adequada e desaparafusas ou aparafusas mais ou menos e pouco de cada vez até chegares ao ponto que queres.
 

commendatore

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O parafuso estará algures "ali". Sabes o que é um parafuso sextavado? Se pudesses tirar fotos das tua manetes era muito mais fácil. E a ver-se o pormenor do que assinalei com a seta.
discbrakeabydraco.jpg
 

commendatore

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Agora é como te disse... faz com cuidado. Aperta ou desaperta aos poucos. Basicamente o que estás a fazer é aproximar mais ou menos a manete do punho. Se dizes que apertas muito e n chega para travar como querias, vais ter de em principio desapertar o parafuso. Se ele sair fora, não o percas... é só voltar a meter no sitio. Faz com calma e isso fica resolvido.

Se ainda assim n der... o problema já será outro, mas cheira-me que é só dares aí um jeitinho nisso e já fica mais ao teu gosto
 

miguelcarromeu

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Por acaso continuo a achar que o que o companheiro JMME é alterar o tato do travão; esse parafuso apenas vai aproximar a manete. Mas ele nos dirá de sua justiça :)
 

JMME

New Member
Tratei então de apertar o "sextavado interior", tal como disse o commendatore , e agora já não preciso de apertar a manete do travão tanto até junto do guiador para obter o mesmo efeito :) Ou seja, trava exactamente igual mas com menos esforço. Tive que dar umas 5 voltas completas ao parafuso.
Estranho que quando falei com o senhor da sportzone ele disse me que tinha que ajustar um parafuso mas na peça que está junto ao disco e não na manete :confused:.

miguelcarromeu , não percebo bem o que queres dizer :)
 

commendatore

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hum... o que o ele te quis dizer e bem, é que alterar o curso da manete não é bem a mesma coisa que alterar o "ponto" onde ele "pega". (isto por palavras n é fácil...)
Eu presumo que o Sr. da Sportzone não viu os teus travões pois não?
Ele deve ter pensado que são mecânicos. Nos mecãnicos é que tens um parafuso que permite aproximar mais ou menos as pastilhas dos discos.
Como te disse, fotografias valem mais que mil palavras
 

JMME

New Member
Pois, por palavras não é fácil mesmo ;)

Ele sabia que eram hidraulicos, porque ele até me disse qualquer coisa sobre ter cuidado porque se apertasse demais podia começar a verter óleo. Mas não os viu. È uma questão de lá ir perguntar quando estiver de passagem e esclarecer a confusão ;)

Tens razão, tenho que mais uma vez roubar a máquina para tirar fotos, assim que tiver oportunidade...
 
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