Afinar travoes de disco hidraulicos

machine

New Member
a situaçao é a seguinte o disco traseiro anda a roçar nas pastilhas :s e eu n sei em q parafuso em de mexer se alguem me poder ajudar... :lol:
eu ja andei a pesquisar aqui no forum mas so encontro os mecanicos e isso n me interessa
os travoes em questao sao os trekto auriga comp
Cumps
RL
 

oliana

Active Member
Olá.
Pesquisaste mal. Já foi aqui muitas vezes indicada a forma de eliminar esse problema. Mas mais uma vez dou a minha dica.
Desaperta os 2 parafusos fixadores do travão e posteriormente aperta a manete dos mesmos. Se não conseguires sózinho, pede ajuda ou coloca uma braçadeira na manete para a manter apertada. Depois volta a apertar os parafusos. Coisa mais fácil não pode haver. Depois verifica se o disco está mais centrado. Podes fazer isso quantas vezes quiseres até encontrares a afinação que te convem.

Boa sorte.
 

machine

New Member
sao estes, mas tem mais um parafuso daqueles sextavados :|
12101_1.jpg
 

MRocha

New Member
Desapertas essses parafusos, só até a pinça se poder mover para os lados. Carregas na manete para que a pinça se centre sozimha. Sem largar a manete apertas os parafusos(pode dar jeito ter alguem para ajudar). Quando largares a manete as 2 pastilhas ficam a uma distância ao disco igual dos dois lados. Fica perfeitamente centrado e já não roça.
Para a próxima :arrow: :pesquisa:
 

pau7o

New Member
O que me ajudou a afinar os meus, foi seguir os passos descritos acima de desapertar os parafusos de fixação e travar (alinhar o rotor com as pinças), apertar mais um pouco os parafusos, e repetir a sequência até estarem totalmente apertados e sem chiadeira, senão iniciava o processo. O que reparei que resultava bem era não deixar a roda ir ao chão durante o processo, ou seja, ou arranjas alguém para te segurar na bicicleta ou um suporte e ficas com a vida facilitada.

Cumprimentos,

Pau7o
 

Hélio37

New Member
O que reparei que resultava bem era não deixar a roda ir ao chão durante o processo, ou seja, ou arranjas alguém para te segurar na bicicleta ou um suporte e ficas com a vida facilitada.

Cumprimentos,

Pau7o


Realmente acho que assim é a maneira mais acertada os travões ficam afinados durante algum tempo.
No meu caso requer sempre um ajuste no fim de cada volta (avid juice 5).
 

Inspetori

New Member
Eu mudei agora os meus calços pela primeira vez e a manete está a travar muito em baixo, este processo que se fala aqui resolve também esta questão ou é algo mais complexo de se resolver?

Quando a bike veio travava logo em cima e era um espetáculo... :confused:
 

commendatore

New Member
Tenham só atenção a uma coisa... eu gosto de afinar a posição das minhas pinças com a roda em andamento... e aqui à uns 15 dias fiquei com metade do dedo polegar pendurado... porquê? pois... tive a esperta ideia de sem querer tocar com o dedo no disco. Até estava a rodar muito devagar mas aquilo é pior que uma faca. Nem senti nada... só o sangue a jorrar. Façam isso de luvas ou então tenham muito cuidado.

para afinar o traseiro e se estiverem sózinhos, como não chegam à manete, podem usar uns elásticos fortes para a fazer as vezes de uma mão a travar ;)
 
se eu fizer os passos acime referidos mas com a roda da bicicleta suspensa á maior probabilidade de o disco ficar melhor centrado do que se a roda tivesse pousada ?
 

SeteGu

Active Member
Se a roda estiver suspensa, pelo menos, dá para a rodar e ver se os calços não estão a roçar nos discos.

Quando sou eu a afinar fica sempre a roçar nos discos mesmo seguindo os procedimentos acima... mesmo quando levo a um mecânico (revisão por exemplo) saí sempre de lá a roçar. É preciso uma guerra com três ou quatro "batalhas" até que lá se consiga que o disco fique sem roçar. Já me disseram que pode ser de usar travões Shimano SLX com um disco de outra marca - Hayes Stroke Ace (eventualmente ligeiramente mais largo que o suposto para aqueles travões).

Acaba por ser bastante chato porque já sei que se retirar uma roda tenho o caso entornado. Se não mexer já não me chateio, acaba por ficar sempre afinado, felizmente... :roll:
 
Last edited:
Top