Basicamente para estes efeitos há 3 tipos de pneu:
Com base dos flancos de arame
Com base dos flancos de kevlar
Com base dos flancos de kevlar e UST
Os primeiros, apesar de mais baratos, são pouco utilizados por pessoal mais “à séria” por serem pesados.
Os segundos são os mais leves e à partida foram desenhados para funcionar com câmara de ar.
Os últimos pesam praticamente o mesmo que os de arame têm a particularidade do seu perfil encaixar com perfeição e de forma estanque nas jantes Mavic sendo por isso desenhados para uso sem câmara. Foram os senhores da Mavic que apareceram com essa norma dos pneus tubeless e chamaram-lhe UST. Entretanto outras marcas criaram soluções próprias (por exemplo a Bontrager vende jantes, rodas e pneus pelo que tem soluções tubeless sem a marca/patente UST).
A grande revolução que veio dar a volta à cabeça a muitos maluquinhos do peso foi quando uns senhores começaram a fazer o que se julgava impensável. Pegavam em pneus normais de kevlar e vai de montá-los sem câmara em jantes normais com auxílio de kits de conversão.
Depois duma fase em que apareceram 300 mil profetas da desgraça a dizer que o pessoal que faz isso se arrisca a partir os ossos mil vezes porque os pneus assim iam desencaixar nas descidas, etc e tal, a verdade veio ao de cima e verificou-se que em muitas marcas de pneu esses riscos são mínimos não se diferenciando muito de soluções com câmara ou mesmo UST.
A minha sugestão para ti é que consideres a hipótese de montar uns pneus leves não UST na tua máquina. Os ganhos de peso e performance são imediatos embora devas ter o cuidado de verificar se o pneu é duma marca “amiga” desta via. A lista negra (e muito mais informação sobre este assunto) está no site
http://notubes.com.
Entretanto o selante para estas montagens é diferente do dos UST. Tem que ser líquido para chegar a todo o lado rapidamente por isso usa-se latex. Nos UST usa-se um gel/pasta que cobre todo o interior porque, como há mais borracha, os furos têm secção mais longa permitindo uma selagem mais eficiente com uma substância menos fluída.
Espero ter ajudado.
Entretanto, dado o teu peso, era capaz de montar os pneus 2.1 com 40psi e ir baixando gradualmente até encontrares o óptimo. Duvido que possas ir abaixo de 35...
Quanto ao desviador, posso dizer-te que tenho um X0 med cage e manípulos rotativos e estou amplamente satisfeito. Já andei em XTR de 2007 com manípulos normais e as principais diferenças foram:
1 - muito (mas mesmo muito) mais suavidade do Shimano
2 - muito mais chicotadas de corrente do Shimano
3 - mais precisão, previsibilidade e tempo sem afinação do SRAM
O xtr é tão suave que metia mudanças sem querer mas deve ser uma questão de hábito. O sram X0 com caixa média é bem mais suave que o X9 que tinha (com caixa longa) mas sente-se sempre a mudança a passar.
Eu gosto mais do SRAM porque me tem dado para fazer kms e kms muitas vezes em condições de verdadeiro lamaçal sem falhar uma mudança que seja e principalmente sem me obrigar a andar a afinar aquilo. Também gosto mais do feedback que dá. A mudança é mais brusca sim mas acerta 9999 em cada 10000. Com o Shimano não tive esse resultado.
Quanto à lefty de carbono, não te esqueças do Ebay porque lá aparecem umas belas oportunidades.