Aceito sugestões para baixar peso

rushcarbon

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Olá a todos
Tenho uma Cannondale Rush Carbon 3
Tem alterado:
Rodas: Mavic SLR
Espigão: FSA Carbon
Guiador: FSA Carbon
Selim:Selle Itali SLR XC
Pedaleiro+Cassete+Corrente: XTR
Punhos Esponja BBB

Continua com:
Lefty de Origem - Aluminio?
Desviador trazeiro: Sram X9
Desviador Frente: Shimano LX
Travoes(Manipulos + Discos) Avid Seven
Avanço Cannondale SI 120mm
Amortecedor: Fox RPL

Onde posso tirar mais peso, mudando o quê e com que custo?
Obrigado pelas sujestões.
Nuno
 

simes

New Member
Boas, Nuno.
Deixa lá que a minha Kona pesa 12,5 e não é por isso que deixo de andar... :twisted: agora a sério, aliás já falamos nisso, exceptuando a lefty em carbono que pesa muitos €€€€, eu mudava os manipulos das mudanças p/ rotativos que é onde poderás reduzir algumas gramas sem muito custo €€ e de resto encara o pseudo peso extra como mais uma dificuldade para treinar. E não te esqueças que é uma XL, portanto :twisted: :mrgreen: :cry:
Boas pedaladas e Bom Ano Novo :p
A.Simões
 

rushcarbon

New Member
Boas Simes
Já não me lembro de andar contigo...
Tens que aparecer... Quanto ao peso
Na realidade os comandos rotativos pode ser uma solução... Receio não me adaptar a eles...
Gostava de mudar o desviador trazeiro para XTR 2008 a os rotativos já não são opção...
Alguem me dá uma ideia de ganho em gramas para:
Manipolos das mudançãs: Sram X7 -> Sram X0 (Rotativos)
Desviador frente LX -> XTR
Desviador traz X9 - > X0

Manipolos das mudançãs: Sram X7 -> XTR

Desviador traz X9 - > XTR

MC
Nuno
 

XC_biker

Utilizador Banido
boas!
para algem dos manipulos de mudanças e desviadores ainda podes tirar algum peso e algumas coisas
kais o teus travões? quais os teus pedais etc..

cumprs
 

rushcarbon

New Member
Boas XC Bike.
Os meus travóes são os Avid seven
Os pedais são Shimano XTR
Tens ideia de quanto ganho trocando Avid por XTR?
MC
Nuno
 

XC_biker

Utilizador Banido
colocar travões XTR não é a melhor solução pois são pesados em relação a concorrencia!

coloca HOPE mono mini pro ou magura marta SL.

quanto as pedais podes sempre colocar os crank brolher e tirar +/- 200g.

cumprs
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

sugiro trocar:

Pedais XTR -> CrankBros EggBeater Ti
Triggers X.9 -> Gripshift X.0 (se mudares para Shimano tens sempre de trocar tudo)
Desv Tr X.9 -> X.0 (se mudares para Shimano tens sempre de trocar tudo)
Avid Seven -> Marta SL ou Mono Mini Pro
Desviador Fr LX -> XT ou XTR (a diferença de peso é minima ou nula entre os 2)
Maxxis CrossMark 2.1 UST -> IRC Serac, Schwalbe Nobby Nic, Bontrager, enfim, pneus um pouco mais leves dentro do UST.

Para teres uma ideia de quão leve podes ir é veres as especificações da Rush Carbon 1 já que o quadro é igual só muda o material (mais caro e mais leve).

Jepas
 

Nuno Prazeres

New Member
Boas!

Sugiro que faças as contas quanto ao custo de cada grama ganho.

Depois ordena a lista a por ordem crescente do custo por grama e começa de cima para baixo. Pode ser que chegues a um ponto em que já não é financeiramente adequado passares ao upgrade.

De qualquer modo o ganho mais simples e imediato está sempre nos pneus. Com as tuas rodas, podes montar uns Nobby Nic 2.1 versão normal (ao contrário do que se possa pensar encaixam nos aros como os UST). Montados em tubeless com 60ml de latex por roda podes esperar um ganho próximo de 300gramas (senão mais) precisamente onde eles interessam mais que é nas rodas. Só com essa operação, ficas quase cima dos 11,5kg.

Custo projectado – 45 a 65 euros. Dá próximo de 20 cêntimos por grama ganho o que é irrecusável. A única questão é se te adaptas aos Nobby Nic. A minha sugestão é usá-los com pressões de 35 psi. Eu uso menos mas como uso um quadro L admito que sou deva ser mais leve que tu.

Entretanto quando já que falas nos desviadores ficam só mais duas notas:

1 - Podes usar XTR com manípulos rotativos já que a SRAM comercializa um modelo de punho rotativo que funciona com um rácio 2:1 por isso dá com Shimano (só não sei é se são muito leves). Os meus X0 rotativos pesam 172 gramas o par completo mas sem cabos.

2 - Se já tens alguma experiência provavelmente és daqueles que nunca anda por exemplo com a pedaleira grande e depois com o 28 atrás por isso pensa num desviador de caixa média ao contrário dos habituais de caixa longa que na prática existem fundamentalmente para perdoar erros de bttistas menos generosos com a respectiva corrente - os de caixa média são mais leves e as mudanças entram muito melhor além de que podes poupar um par de elos da corrente.

Esse quadro pede uma Lefty Carbon mas com o que ela custa vais mas é de férias uma semana para Cabo Verde, levas a bike e divertes-te à grande! 8)
 

rushcarbon

New Member
Jepas said:
Boas,

sugiro trocar:

Pedais XTR -> CrankBros EggBeater Ti
Triggers X.9 -> Gripshift X.0 (se mudares para Shimano tens sempre de trocar tudo)
Desv Tr X.9 -> X.0 (se mudares para Shimano tens sempre de trocar tudo)
Avid Seven -> Marta SL ou Mono Mini Pro
Desviador Fr LX -> XT ou XTR (a diferença de peso é minima ou nula entre os 2)
Maxxis CrossMark 2.1 UST -> IRC Serac, Schwalbe Nobby Nic, Bontrager, enfim, pneus um pouco mais leves dentro do UST.

Para teres uma ideia de quão leve podes ir é veres as especificações da Rush Carbon 1 já que o quadro é igual só muda o material (mais caro e mais leve).

Jepas
Mudar pedais está fora de questão.
Tive em tempos noutra bike uns Crank e dá pouco conforto (tem pouca area de apoio), paea alem de ter que mudar encaixes em 7 pares de sapatos...
Os gripshift da sram é uma forte possibilidade. Mais leves que qualquer outros... Será que tenho mesmo que continual com desviador trazeiro Sram?
O desviador da frente está decidido vai passar a XT ou XTR. Vou ver preços.
Os meus peneus são: traz -> Maxxis Larsen 2.0 e na frente Maxis Ignitor 1.95 ambos tubless. A tua proposta são mais leves?

MC
Nuno
 

rushcarbon

New Member
Nuno Prazeres said:
Boas!

Sugiro que faças as contas quanto ao custo de cada grama ganho.

Depois ordena a lista a por ordem crescente do custo por grama e começa de cima para baixo. Pode ser que chegues a um ponto em que já não é financeiramente adequado passares ao upgrade.

De qualquer modo o ganho mais simples e imediato está sempre nos pneus. Com as tuas rodas, podes montar uns Nobby Nic 2.1 versão normal (ao contrário do que se possa pensar encaixam nos aros como os UST). Montados em tubeless com 60ml de latex por roda podes esperar um ganho próximo de 300gramas (senão mais) precisamente onde eles interessam mais que é nas rodas. Só com essa operação, ficas quase cima dos 11,5kg.

Custo projectado – 45 a 65 euros. Dá próximo de 20 cêntimos por grama ganho o que é irrecusável. A única questão é se te adaptas aos Nobby Nic. A minha sugestão é usá-los com pressões de 35 psi. Eu uso menos mas como uso um quadro L admito que sou deva ser mais leve que tu.

Entretanto quando já que falas nos desviadores ficam só mais duas notas:

1 - Podes usar XTR com manípulos rotativos já que a SRAM comercializa um modelo de punho rotativo que funciona com um rácio 2:1 por isso dá com Shimano (só não sei é se são muito leves). Os meus X0 rotativos pesam 172 gramas o par completo mas sem cabos.

2 - Se já tens alguma experiência provavelmente és daqueles que nunca anda por exemplo com a pedaleira grande e depois com o 28 atrás por isso pensa num desviador de caixa média ao contrário dos habituais de caixa longa que na prática existem fundamentalmente para perdoar erros de bttistas menos generosos com a respectiva corrente - os de caixa média são mais leves e as mudanças entram muito melhor além de que podes poupar um par de elos da corrente.

Esse quadro pede uma Lefty Carbon mas com o que ela custa vais mas é de férias uma semana para Cabo Verde, levas a bike e divertes-te à grande! 8)

Olá Nuno
A troca dos pneus tenho que ver com algum cuidado. Sou mesmo muito pesado (95Kg - 1,90mt).
Dizes usar peneus normais C/Camera e gel dentro da camera? Ou os Nobby Nic são tubless? Não entendi...
Quanto á questão dos X0 Rotativos estou mesmo inclinado para esses. Na duvida entre esses ou os XTR. Gostava de ver se funcionam com o desviador XTR (sempre será mais barato que o novoX0)
Quanto á caixa ou perna do desviador mais curta, deste uma grande ideia... obg. não me tinha passado essa pela cabeça.
A bike pede mesmo uma lefty... eu é que não lhe dou. A unica hipotese era encontar alguem a encomendar uma rush 3, encomendar uma 2 e negociando a diferença trocar a lefty. Mas é muito dificil encontar alguem a comprar uma bike nova e que queira trocar por uma lefty usada. Vou estar atento que pelo que já me disseram a Cannondale tem campanhas de troca...
Obg.
MC
Nuno
 

Nuno Prazeres

New Member
Basicamente para estes efeitos há 3 tipos de pneu:

Com base dos flancos de arame

Com base dos flancos de kevlar

Com base dos flancos de kevlar e UST

Os primeiros, apesar de mais baratos, são pouco utilizados por pessoal mais “à séria” por serem pesados.

Os segundos são os mais leves e à partida foram desenhados para funcionar com câmara de ar.

Os últimos pesam praticamente o mesmo que os de arame têm a particularidade do seu perfil encaixar com perfeição e de forma estanque nas jantes Mavic sendo por isso desenhados para uso sem câmara. Foram os senhores da Mavic que apareceram com essa norma dos pneus tubeless e chamaram-lhe UST. Entretanto outras marcas criaram soluções próprias (por exemplo a Bontrager vende jantes, rodas e pneus pelo que tem soluções tubeless sem a marca/patente UST).

A grande revolução que veio dar a volta à cabeça a muitos maluquinhos do peso foi quando uns senhores começaram a fazer o que se julgava impensável. Pegavam em pneus normais de kevlar e vai de montá-los sem câmara em jantes normais com auxílio de kits de conversão.

Depois duma fase em que apareceram 300 mil profetas da desgraça a dizer que o pessoal que faz isso se arrisca a partir os ossos mil vezes porque os pneus assim iam desencaixar nas descidas, etc e tal, a verdade veio ao de cima e verificou-se que em muitas marcas de pneu esses riscos são mínimos não se diferenciando muito de soluções com câmara ou mesmo UST.

A minha sugestão para ti é que consideres a hipótese de montar uns pneus leves não UST na tua máquina. Os ganhos de peso e performance são imediatos embora devas ter o cuidado de verificar se o pneu é duma marca “amiga” desta via. A lista negra (e muito mais informação sobre este assunto) está no site http://notubes.com.

Entretanto o selante para estas montagens é diferente do dos UST. Tem que ser líquido para chegar a todo o lado rapidamente por isso usa-se latex. Nos UST usa-se um gel/pasta que cobre todo o interior porque, como há mais borracha, os furos têm secção mais longa permitindo uma selagem mais eficiente com uma substância menos fluída.

Espero ter ajudado.

Entretanto, dado o teu peso, era capaz de montar os pneus 2.1 com 40psi e ir baixando gradualmente até encontrares o óptimo. Duvido que possas ir abaixo de 35...

Quanto ao desviador, posso dizer-te que tenho um X0 med cage e manípulos rotativos e estou amplamente satisfeito. Já andei em XTR de 2007 com manípulos normais e as principais diferenças foram:
1 - muito (mas mesmo muito) mais suavidade do Shimano
2 - muito mais chicotadas de corrente do Shimano
3 - mais precisão, previsibilidade e tempo sem afinação do SRAM

O xtr é tão suave que metia mudanças sem querer mas deve ser uma questão de hábito. O sram X0 com caixa média é bem mais suave que o X9 que tinha (com caixa longa) mas sente-se sempre a mudança a passar.

Eu gosto mais do SRAM porque me tem dado para fazer kms e kms muitas vezes em condições de verdadeiro lamaçal sem falhar uma mudança que seja e principalmente sem me obrigar a andar a afinar aquilo. Também gosto mais do feedback que dá. A mudança é mais brusca sim mas acerta 9999 em cada 10000. Com o Shimano não tive esse resultado.

Quanto à lefty de carbono, não te esqueças do Ebay porque lá aparecem umas belas oportunidades.
 

rushcarbon

New Member
Obg. Nuno.

Vou levar em conta algumas das tuas dicas.
Tens ideia para a minha bike, meus pneus, qual a pressão adequada.
Habitualmente coloco 40 Psi, mas no ultimo passeio que fiz ( Btt Inverno Marão) senti a nas partes de pedra a coisa muito dura.
Receio colocar menos e ter furos ou traçar o peneu em alguma pedra...
Obg.
Nuno
 

laranjinha

New Member
Tópico interessante.
Atenção que existem 3 diferentes Lefty de carbono com diferentes pesos:

Speed carbon SL - 1240g (presente na Rush carbon 1) >> peso real da Lefty speed carbon SL - 1262g (+22g = +1,7%)
Speed carbon Fox RLC - 1450g
Speed carbon DLR - 1540g (presente na Rush carbon 2)

E para comparação a tua em alumínio: Speed bonded DLR - 1740g
Ou seja por um preço até 1500€ tiras 500g à bike :lol:

Agora (para motivar :lol: ) aqui ficam algumas imagens de uma Rush carbon com 9.8kg (com pulsómetro e suporte do bidon):

98kgyb6.jpg


98kg2pa6.jpg


98kg3yr4.jpg


98kg4xr8.jpg
 

rushcarbon

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Olá Laranjinha

Fabulosaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
Essa maquina é digna de um pedestal.....
Que tamanho é?
Esse espigão e guiador? O que é isso?
Esses discos? Que discos fantasticos são esses? E os travões? Seven ou ultimate?

Nuno
 

laranjinha

New Member
Não, esta Rush carbon não é minha :cry:
Gosto bastante das Rush carbon e como tal faço várias pesquisas de modo a obter informações (ando de olho numa) e por vezes encontro umas coisas interessantes.
Este exemplo, descobri no fórum americano MTBR. Lá encontram-se várias fotos de diferentes Rush.

Outra foto:

98kg5zo6.jpg


O tamanho é que ainda não consegui identificar se é um L ou um XL.
Os travões parecem-me ser uns Juicy Ultimate. Os discos não sei, mas já vi aqui pelo fórum e sei que são dos mais leves mas não sei a marca! Talvez o membro Vitorzip consiga dar uma ajudinha.
 

Nuno Prazeres

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Os discos parecem ser uns Stan em alumínio. Permitem ganhar no total cerca de 100/120g face aos Avid. Quanto ao seu rendimento já ouvi relatos muito assustadores.

Está espectacular. Faz da minha pobre Santa Cruz com 10,7 uma bike verdadeiramente obesa!
 

yjmalmsteen

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keres perder peso ....corta uma perna :D tou a brincar
mas tu para baixares peso ai vais ter k gastar um pipa de massa como ja foi dito..

saude
 
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