29er GT Zaskar 9r Carbon PRO

Skaza

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Vou desmontá-los e ver se vejo essa fuga...

A garantia para já ainda tem "validade", pois a bike foi comprada nova em Dezembro, logo ainda dá para muito tempo, mas não ando cá com muita confiança nos travões, logo quero resolver o caso o quanto antes...
 

Skaza

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Mais um episódio desta novela "Os travões Formula R1"

Desmontei-os do guiador e nem pinta de óleo, voltei a montá-los e a dar mais umas voltas e aquilo que tenho vindo aperceber-me é que eles começam a ficar com um curso maior depois de uma volta mais longa e boas travagens, após isso voltam ao normal... Nos próximos dias vou leva-los para serem sangrados e ver o resultado...

Não percam o próximo episódio porque eu também não... (INFELIZMENTE)
 

Skaza

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E agora falando de outro assunto que não os travões pois estes já têm um destino traçado.... Serem sangrados e caso não resulte vão para a garantia...

Transmissão... :D Ora cá está um assunto que não pesco nada que é, combinações de dentes na cassete com dentes nos pratos da pedaleira...
Este fim de semana participei num passeio em que apenas o objectivo era juntar os grupos cá da terra e todos darem o mesmo passeio e qual o meu espanto quando numa das muitas subidas da manhã um dos participantes passa por mim numa das subidas mais complicadas em que eu levo a burra à mão e ele a pedalar... Ok, muitos subiram em cima delas, mas foram muitos mais os que desmontaram... Fiquei de boca aberta, pois eu treino mais vezes que ele por semana e tenho uns bons quilos a menos (provavelmente uns 15-20kg a menos)... Em cima conversei com ele e ele falou-me da situação da transmissão, principalmente no número de dentes dos pratos... Fui então ver ao site da Canyon e vejo que ele anda com a seguinte relação 36-22 e 11-36, enquanto eu ando com 38-26 e 11-36...

Agora pergunto eu, mudo o meu prato de 26 dentes para um de 24 ou para um de 22?
 

danield

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Boas Skaza,

Antes de mais nada, os meus parabéns pela bike.
Estive a seguir a novela dos travões e, no teu lugar, já os tinha vendido e comprado uns XTR há muito tempo...
Quanto aos pratos, essa dentadura (26-38 ) é na minha opinião para homens de perna rija.

Inicialmente andava com uma combinação de pratos 24-38 (cassete de 9 v 11-32) e penava como tudo nas subidas íngremes que até costumava fazer na boa com prato triplo 22-33-44. Pois bem, a solução foi baixar 2 dentes à frente em cada prato. Fiquei assim com 22-36 e o resultado foi milagroso. Mantive a cassete 11-36 para "gastá-la até ao fim". A próxima será 11-34.
Se detestas demontar em subidas que até farias na boa se tivesses uma boa relação de pratos, aconselho-te a mudar para 22-36.
A rolar, não vais perder mais do que aquilo que vais ganhar a subir ;)

Força nisso!
 

Skaza

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Os travões estão a dar uma "novela" e peras, mas sinceramente, sempre tive bikes em que andava no monta e desmonta material e decidi de uma vez por todas gastar dinheiro e não mexer mais e então ando a evitar começar isso, mas...

Quanto à transmissão, nunca prestei atenção à dentição nas bikes anteriores, mas actualmente não subo em alguns locais que quase de certeza que se fosse lá com as anteriores bikes subia sem qualquer problema...
E verdade seja dita, fui ver alguns sites das marcas consagradadas e 80% é 24 dentes e os restantes 20% é para pratos de 22 dentes... 26 dentes apenas encontro nesta.... Mas até final da semana em principio esta questão será resolvida, mas apenas ando indeciso no número de dentes a montar, se 22 se 24...

Quem mais pode dizer algo?
 

miguelcarromeu

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Boas

Antes de mais, bela montada. Sempre achei piada às GT e esta tem um toque muito original.

Quanto aos pratos, acho que se pretendes manter a k7 de 11-36, meteres um prato de 22 é escusado; na relação 22-36 vais quase no redline das pernas e a progressão é quase nula. Mesmo em subidas íngremes, onde poderias aproveitar essa relação, ou quase que paras para conseguir manter uma pedalada ritmada (e ficas ali quase naquele limbo entre a estática e o movimento) ou tens de dar tanta rotação às pernas que a progressão acaba por ser mais aos "soluços" que em frente. Não sei se me fiz perceber, mas esta é a minha opinião relativamente a relações muito baixas. ;)

Boas pedaladas.
 

Skaza

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miguelcarromeu
Sim, a cassete é para manter...
Sm, percebi a tua ideia, mas nesses casos não há necessidade de na cassete ir no prato de 36, vai-se num prato menor... Mas o teu raciocínio tem toda a lógica, mas depois de uma volta daquelas bem puxadinhas em que surge a última "parede" do dia talvez um 22 dê bastante jeito, pois para mim desde que não desmonte ou desmonte o mínimo possível está bom... :D

O que me deixou mais inclinado para o 22 que o 24 foi depois de ter uma conversa com um amigo que faz competição e tem tido muitos resultados positivos e ele próprio disse que por vezes se tivesse um prato de 22 dava-lhe jeito...
 

danield

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Skaza,

quando disse que mantive a cassete 11-36 enganei-me. Queria dizer 11-32.
O miguelcarromeu tem razão naquilo que diz. Mas como nunca andei com cassetes 11-36, não posso dar-te uma opinião fundamentada em relação ao caso concreto.
Ter o último carreto com 4 dentes a mais atrás já faz alguma diferença...
Aconselho-te, se puderes, a testar a bike de um amigo que tenha pratos 24-36 numa subida. Embora estes testes de "curta duração" nem sempre sejam representativos das tuas necessidades reais a nível geral.
 

Skaza

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Por diversas razões, fazer um teste será complicado...
Talvez arrisque montar um prato de 24 dentes e vejo como a coisa se comporta...
 

miguelcarromeu

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Pois, isso é daquelas opiniões ingratas. Tem muito a ver com a nossa forma de pedalar. Baseando-me na minha experiência da 11-34 com pedaleira tripla (22/32/44), mais depressa mudava o prato 22 para 24 e o 44 para 42. Mas é por aquilo que te digo: na relação 22-34 já vou quase estático; é também verdade que naquela parede, naquele dia, epá, sim, dava jeito a relação 22-36 ou até 22-38, ehehhehehhe. Mas tens de pensar se será a regra ou a excepção; se for a excepção, eu colocaria de parte o prato 22.

Testares um 24 durante algum tempo é simples, desde que compres um baratucho; um Deore ou assim e já podes testar exaustivamente até chegares a um conclusão ;)
 

Skaza

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Vou montar um prato de 24 dentes e faço os meus passeios com ele e sempre que tiver de desmontar terei de analisar se desmontei por fadiga, falta de pernas, falta de tracção, falta de espaço para passar, etc... Mediante essa analise vejo se tenho necessidade de nova troca se acertei em cheio logo à primeira... :D
 

Skaza

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Obrigado... ;)
O tempo agora começa aquecer, logo ela vai ver calor... :D
Enquanto não resolver a novela dos travões e adaptar a transmissão à minha pedalada ando meio desanimado com o investimento... :(
 

Skaza

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Amanhã ou sábado já será montado o novo prato, no caso 22 dentes...
Tinha decidido montar um de 24 dentes, encomendei na loja e hoje ao ligar a confirmar a chegada do material para organizar a minha vida, eles informam-me que de momento não existe stock no importador e talvez só daqui a 1 mês é que cheguem os pratos de 24, mas que se quisesse montavam-me um de 22 e já dava para tirar alguma conclusão, se era o indicado ou se o acho demasiado reduzido... Optei por montar o 22 e ver como a coisa corre... ;)
 

Skaza

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Prato montado e uns toques dados aos travões...
Amanhã será dia de testar e fazer uma avaliação... :D
 

Skaza

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Teste feito à nova relação da transmissão e fiquei satisfeito...

Verdade seja dita, se usar a seguinte relação 22 - 36 fico com uma relação super "leve" o que provavelmente exista alturas em que possa vir a dar jeito, mas poucas vezes será utilizada, mas assim fico com uma relação para qualquer circunstância...

Aprovado o que para mim considero um "upgrade" :D
 

Skaza

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Os R1 ainda esperam por melhores dias...
Deram-lhe uns toques quando fui montar o prato na pedaleira, mas mesmo assim não me satisfazem... Continuo a dizer, estava melhor servido com os Elixir 5 que tinha na anterior bike e andava com piores discos e calços...
Na loja onde comprei a bike e têm dado assistência, quase toda a gente anda com travões Formula, desde os Oro, RX e R1 e todos gabam o material e só eu estou com problemas...

Quase de certeza que a solução será garantia...
 
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