29er GT Zaskar 9r Carbon PRO

Skaza

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Após quase 2 anos de 26", sendo +/- 1 ano de HT alumínio e o 2º ano de FS alumínio, sendo esta com montagem "la carte" decidi abrir os cordões à bolsa e investir em algo que cataloga-se de "BOM" pois as anteriores eram razoáveis e cumpridoras, mas queria algo mais... Entrei na fase de pesquisa e visita de lojas que inicialmente me entusiasmava muito e no final só baralhava e sem saber o que fazer, o que comprar FS ou HT, onde comprar, que marca comprar pois todas tinham tecnologias próprias e interessantes. A única certeza é que queria 29"... Aproveitei nesta altura para dar algumas voltas em bikes de amigos, desde HT alumínio e carbono e FS em alumínio com estes testes fui vendo que HT em carbono seria a escolha mais acertada e comecei uma nova pesquisa pelas lojas em que acabo por adquirir a dita "GT Zaskar 9r Carbon PRO" modelo 2012 em que considero que foi o negócio mais interessante desde valores a equipamento...

Depois desta pequena introdução vamos ao que interessa...

Descrição dos componentes:
Quadro: GT em carbono com o famoso triplo triângulo
Suspensão: Rock Shox SID RLT com eixo de 15mm
Travões: Formula R1 160mm
Rodas: DT Swiss M1800
Manipulos: Shimano XT
Desviador frente: Shimano XT
Desviador traseiro: Shimano XT de 10v
Pedaleiro: Shimano XT 2 pratos
Pedais: Shimano XT
Cassete: Shimano XT
Corrente: Shimano XT
Selim: Selle Itália SL
Espigão: FSA
Caixa direcção: FSA
Avanço: FSA
Guiador: Crankbrothers Colbalt 3
Punhos: Esigrip
Pneus: Maxxis ignitor à frente e Maxxis Crossmark atrás
Camaras de ar de gel
Porta Bidões Elite
Conta quilometros Sigma


 

Skaza

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Após 3 semanas de uso e 300km feitos posso fazer já uma pequena analise..

Quadro
Satisfeito no geral com o mesmo. Não vou entrar em pormenores pois não sou especializado nisso, mas gosto da resposta do mesmo quando pedalo em pé e da absorção do mesmo às pequenas irregularidades.

Suspensão
Ainda ando a tentar encontrar a melhor afinação que coincida com o meu gosto, pois apesar de vir de uma Rock Shox Reba esta tem um funcionamento diferente e uma reacção às afinações também diferente, mas até ao momento acho-a demasiado "seca" para o meu gosto, mas como referi, ainda ando à procura da melhor afinação.

Rodas e pneus
As rodas para já nada apontar, apenas irei efectuar uns apertos alguns raios pois ontem verifiquei que nem todos estão com a mesma tensão de aperto.
Os pneus, o ignitor não é nenhuma novidade para mim, pois já nas 26" era o meu eleito para a frente e continuo muito satisfeito com ele. O crossmark é que era um desconhecido e até ao momento está a ser uma agradável surpresa, pois é rolante e tem boa tracção em qualquer tipo de piso.

Transmissão
A única novidade é o 2x10v, pois transitei de 3x9v. No resto não deixa os créditos por mãos alheias e faz jus à fama da versão "XT"

Periféricos
Satisfeito com todos, apenas bastante agradado com o selim, pois é bastante confortável e "encaixa" que nem uma luva...

Travões
O grande problema e dor de cabeça até ao momento em que começa a tirar-me do sério... Transitei de uns Avid Elixir 5 para estes Formula R1 e apenas ouço elogios aos mesmos, mas eu apenas posso falar mal... Mas vamos por partes, inicialmente não reparei, mas a bike veio montada com discos 160mm nas 2 rodas, coisa que achei estranho, pois achava o disco frontal demasiado pequeno, mas podia ser que cumprisse.. Primeiras voltas tudo é novo e tudo está "acamar" então nada de grandes aventuras pois é preciso conhecer o material e o material conhecer-nos a nós... A adaptação está a correr bem até que numa volta fico 2 vezes sem travões, isto é, 4 dedos em cada manete e não havia modo de parar a bike, por sorte e nos locais que foram tive muita sorte em terminar bem... Começo a prestar atenção e vejo que os discos facilmente "ferviam"... Falei com a loja e prontamente me trocaram as pastilhas à frente por umas orgânicas, dizendo-me que as que vinham era metálicas e que aqueciam facilmente... Faço mais umas voltas e realmente a travagem melhorou muito, mas mesmo assim à beira dos antigos eram uma pequena amostra de travões... Fazem-me uma nova intervenção em que trocam o disco da frente por um de 180mm e colocam atrás pastilhas orgânicas iguais às da frente e é assim que se encontra de momento e apenas posso dizer que estão uma m€rd@ estes travões... Sempre que travo parece uma charrua velha e faz uma vibração desgraçada e não consigo tirar os barulhos parasitas... E por incrível que pareça as pastilhas sendo iguais às da frente não têm nada haver em desempenho no travão de trás mesmo quando tinha 160mm à frente... Começo achar que terei de trocar de travões... Que me dizem?
 

Skaza

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No geral, sem incluir os travões estou muito satisfeito e completamente convencido que não voltarei a ter uma 26" para BTT, pois as vantagens estão mais que faladas e discutidas por estes lados. E sinceramente nunca pensei que esquece-se tão depressa o amortecedor traseiro, pois pensei que leva-se o seu tempo adaptação à falta dele...

A única desvantagem que aponto neste momento é que depois de uma manhã andar, quando surge uma daquelas subidas de nos colocar em sentido senti-se o "peso" das rodas serem maiores, apenas isso...

Mais uma foto da máquina:
 

Carnivore

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Bota uns HOPE racex2 evo nisso, acabam-se logo os problemas. Ou então uns XO, se bem que a ravagem é ligeiramante diferente.
Desculpa a pergunta, mas quanto pesas? é que eu uso 160mm nas duas rodas e não acho que falte poder de travagem.
A bicla está muito bonita e muito bem equipada demais para teres um problema de travagem. Imagino que faças as voltas sempre a medo de voltar a perder travagem.
Quanto à RS acho que nunca vais conseguir um trabalhar tão ativo como na reba. Eu tinha uma SID XXwc na 26 e também a achava assim.
Parabéns pela máquina
 

Skaza

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De momento ando nos 91kg, mas estou quase no fim de um caminho que começou nos 120kg e a meta é os 85kg... :D Logo achar desde inicio que 160mm era pequeno para mim, pois no conjunto são + de 100kg a parar...
Sinceramente começo a pensar em trocar por uns X0... Pois não sei o que possa fazer a estes para isto melhorar... Será que existe algumas pastilhas diferentes que posso montar e resolver o caso? Trocar os discos?

As voltas agora são feitas com os meus amigos a rirem-se de mim por nas descidas mais longas ou muito inclinas fazê-las com ela à mão, pois não posso facilitar muito...
 

Skaza

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Uma situação que pode ajudar alguém a ajudar-me é a seguinte, se for a insistir nos travões eles fazem um barulho tremendo, mas conforme as pastilha aquecem esse barulho vai reduzindo até que desaparece, mas tenho de ir a travar sempre com a mesma intensidade, pois de alivio a maneta ou aperto mais começa tudo de novo... Sejam sinceros "É bruxedo" certo? :D :D :D :D Até dá para rir sem ter piada...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso é estranho, porque os R1 são conhecidos por serem dos travões com maior poder de travagem.
Eu tenho uns e nunca me falharam.
Nunca cheguei a usa-los com os discos originais, uso-os com os Ashima que supostamente nem são tão bons.

Isso para chiar, aquecer em demasia e travar pouco diria que os discos e pastilhas estão contaminados com óleo.
 

Skaza

New Member
Esses elogios que me estás a dizer deles eu estou farto de os ouvir, mas o que é certo é que até ao momento pela experiência que tenho com eles não estão altura de tal...
Vinham montados os originais Formula em 160mm e actualmente trocou-se o da frente por 180mm e atrás continua o 160mm e todos dizem o mesmo "são muito bons"...

Óleo não deve ser, pois sempre que fizeram as intervenções eu estava presente e não vi nada de suspeito, mas... Atrás ainda podia pensar que poderia ter saltado da corrente em andamento ou ao lubrificar, agora à frente não estou a ver como, mas...
 

fox77

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antes de troca-los manda-os sangrar e depois vais testa-los....essa vibaração que falas pode ser dos discos empenados.
 

Skaza

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Era para mencionar isto apenas quando fizesse um teste como deve ser, mas sinceramente acho que é bruxedo que fizeram aos travões... Hoje estava para sair de casa perto das 8h e lembro-me de dar uma volta na bike no espaço comum da garagem onde até aqui a uns 5/6 hm/h eles faziam um barulho tremendo hoje estavam impecáveis, a travar como nunca e apenas a fazer o barulho quase "silencioso" das pastilhas a "morder" o disco... Acham isto normal? Eu não... Eu cheguei da volta matinal de domingo, encostei a bike e não lhe mexi mais, pois estava tão desanimado que ainda nem água viu para tirar a lama e agora estão bons.... :confused:

Agora estou ansioso pela hora de almoço para um teste com mais tempo para ver como está a coisa...
 

Skaza

New Member
fox77 pelo menos a olho nu os discos empenados não estão... E na loja onde comprei a bike disseram-me que era muito muito difícil empenar estes discos, mas não é impossível claro... Mas depois do meu anterior tópico, penso que não estejam empenados...
 

Skaza

New Member
fox77 vai seguir resposta... ;)

Pois depois de um teste mais preciso posso dizer que neste momento os travões estão como nunca estiveram... Silenciosos, precisos e potentes..
Como, o que se passou, o que aconteceu, onde, quando, como... não sei... :confused:
5ºfeira no noturno semanal espero que estejam como hoje... :cool:
 

Skaza

New Member
Depois do nocturno de ontem só posso dizer o seguinte, até meio da volta correu tudo bem e estava muito agradado com eles, depois começaram a fazer barulho e vibração gradualmente, com o passar do tempo e dos quilómetros ia aumentando, ao ponto de no final quando cheguei a casa estarem como no domingo, uma valente m€rd@...

Ou eu me engano ou virão parar aqui travões novos...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tens a certeza absoluta que a roda está bem apertada?

Se o funcionamento fosse sempre mau, eu até poderia entender que havia alguma coisa mal, mas dessa forma, não sei o que te diga.

Um abraço

ny12xx
 

Skaza

New Member
Vou verificar logo, mas tenho quase 100% de certeza que sim... Roda, pinça, discos... Mas vou verificar...
Se não resolver talvez monte um disco que tenho em casa usado para testar e ver como se comporta...
 

Skaza

New Member
Estando tudo bem apertado, centrado, alinhado decidi dirigir-me mais uma vez à loja a fim de ver uma nova solução... Então trouxe o seguinte material.
Para a frente:

Para trás veio:


Montei tudo no sábado e ontem foi dia de volta e de teste e finalmente fiquei satisfeito... Ainda pensei em montar o disco e os calços atrás e ver como se comportavam e a meio da volta trocar os calços para a frente, mas na hora da montagem decidi colocá-los à frente e o que é certo que com estes calços no disco formula 180mm e este disco nos calços semi-novos no disco novo aprovou que foi um mimo até ao momento, mas quero fazer mais quilómetros e ver como a coisa de comporta...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Acho muito esquisita toda esta situação.

Se com essas pastilhas e disco resolveste a situação, só poderia haver algum problema tanto com os discos como com as pastilhas de origem.

É a primeira vez que vejo um relato semelhante com os formula R1.

Vejamos o que o tempo te reserva (espero que tudo de bom).

Um abraço

ny12xx
 

Skaza

New Member
Sinceramente não sei o que se passou para criar toda esta situação...
Na loja onde a comprei sou o único a "falar mal" destes travões... Ou melhor, era pois agora já começo a ficar satisfeito... Inclusive, no sábado quando fui à loja, estava lá um rapaz que faz provas cá por Portugal e algumas em Inglaterra e tem uns R1 à quase 1 ano e segundo ele não quer não outra coisa, super satisfeito...
Agora é aguardar calmamente até 5ºfeira às 21h para o nocturno semanal e por mais uns quilómetros a ver como a coisa se comporta... :D

No meio disto tudo, não posso esquecer a loja onde comprei (Bicineves) e onde me dirigi algumas vezes a fim de tentar resolver o caso e sempre foram impecáveis comigo e sempre disponíveis a resolverem a problema... E nunca me falaram num único €uro que fosse no material que foram substituindo para resolver o caso....
 
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