Sim, sistema de suspensão não é apenas composto pelo design do quadro, mas sim da combinação quadro + amortecedor.
Portanto o amortecedor vai influenciar o comportamento final da suspensão.
Contudo o amortecedor não altera o leverate ratio (curva do efeito alavanca). Isso é uma propriedade inerente ao design do quadro.
Em bikes com quadros progressivos, isto é, em quadros onde a alavanca diminui bruscamente no fim do curso (ex: Intense Soccom, Santa Cruz Nomad) não faz sentido utilizar um amortecedor progressivo porque o quadro já é progressivo por si só. Por isso é que neste tipo de bikes se utiliza amortecedores lineares, nomeadamente de mola ou amortecedores de ar de grande volume (DHX air, ou Float XV).
Numa bike com quadro desprogressivo ou linear (isto é, quando a alavanca aumenta um pouco no final do curso, ou quando se mantem constante ao longo do curso, respectivamente) o mais correcto é utilzar um amortecedor progressivo para corrigir um pouco a desprogressividade do quadro. Amortecedores com fim de curso progressivo são os amortecedores de ar de pequeno volume (Float normal p.ex):
Grafico de forças vs curso do embolo para vários amortecedores:
Portanto, a escolha acertada do tipo de amortecedor pode corrigir alguns "defeitos" provenientes da curva de alavanca do proprio quadro.
Adivinho que já devem estar a pensar: "Ah então se o NEUF é desprogressivo por natureza, se tiver um amortecedor de pequeno volume, já fica bom..."
De facto com um amortecedor desse tipo, vai corrigir um pouco a desprogressividade exagerada proviente do proprio quadro. Mas quando uma coisa nasce bastante torta, tarde ou nunca se endireita... E mais uma vez cito a review da bikemagazine, que não fui eu que escrevi:
falta-lhe algo não menos relevante numa Enduro: curso disponível.
Relativamente à pouca sensibilidade inicial do NEUF, aí meus amigos não há muito a fazer com o amortecedor pelo simples facto que no inicio do curso a alavanca é pequena (racio 1.6, numa bike "normal" é cerca de 3) e portanto quando metem um SAG de 25% no amortecedor (o ideal), a roda traseira vai ter um SAG pequeno (1,6 vezes maior do que no amortecedor). E portanto, este SAG pequeno faz com que a roda não leia bem o terreno (aqui não há volta a dar, nem com o tipo de amortecedor utilizado).... E mais uma vez vou citar a bikemagazine:
Uma consequência deste N.E.U.F. é um deslocamento grande no amortecedor face ao deslocamento na roda. Mesmo quando medes o sag parece-te sempre que tens menos (sag) do que realmente existe
in
http://www.bikemagazine.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=637&Itemid=88
lmc.carraco: estás desculpado
eheh
O brain não é um exemplo para ninguém, mas a diferença entre a Rockrider e a EPIC é que na Epic a linha de alavancas do quadro é "normal", e no NEUF é completamente contraria à maioria dos sistemas. Portanto a EPIC é + progressiva do que a RR, e se desligares o brain ela fica sensível como uma bike "normal". Na NEUF não há nada que possas fazer para aumentar a sensibildiade porque o problema reside no design do quadro.