Rockrider ER

BikeBrother

New Member
Caro Kamoes, guerras não é comigo, só em cima da bike...eheheh...a pergunta que te fiz não foi no sentido provocatório, apenas fiz a questão porque pensei que soubesses o porquê do preço das RR, mas pelos vistos o colega Vascor já respondeu...

È verdade,os preços da decathlon são conseguidos de duas formas

1º) Marcas conceituadas: produção -> importador -> loja -> cliente;

RockRider ou Btwin: produção -> decathlon -> cliente.

2º) Margem de lucro na bicicleta.

Aqui residem as principais diferenças de preço das bikes da Decathlon para as restantes. Contudo, estou perfeitamente de acordo que em determinados aspectos, como a estética das bikes e o leque de escolha entre outros, das marcas conceituadas é mais trabalhado e cuidado que o da Decathlon e isso custa dinheiro, que é o cliente final que paga. Agora a nivel de qualidade dos quadros, testes que lhes são feitos, processo de montagem e por aí fora a decathlon já está num patamar muito elevado, que permite garantir que um cliente ao levar uma bike da decathlon vai tão bem servido quanto uma bike de outra marca qualquer.
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Nem eu disse o contrário.

Por acaso a questão do importador nunca me tinha passado pela cabeça. É certo que sabia que a Decathlon envia da Fábrica para as lojas, e que a generalidade das outras marcas tem sempre um importador no país, e só depois envia para outras lojas....(salvo raras excepções, onde o importador é apenas a única empresa a vender no país)
Só que não me tinha passado pela cabeça que aí poderia ir muito dinheiro.

Bem visto ;)


Em relação aos controlos de qualidade, não os pus em causa, porque sei que são testadas, vistas e re-vistas para irem a 100% para o consumidor. Nisto são como todas as marcas, e ainda bem :D
Eu próprio se pudesse, tinha em casa um quadro Rockrider 8, para substituir o meu... :mrgreen:

Bom tópico sem dúvida .

Um abraço ;)
Marco Camoes.
 

alexb

Member
andrextr, grande tópico com uma excelente explicação. Obrigado!

Kamoes, os preços praticados muitas vezes pouca relação têm com o custo ou desenvolvimento do quadro. O prestígio da marca aliada a um marketing eficaz e a uma política interna de preços pode fazer toda a diferença. Numa marca como a Specialized por exemplo, muitos dos preços, especialmente os das gamas mais baixas são apoiados pelo prestígio alcançado pelas bicicletas das gamas mais altas. Um quadro hardrock, têm muitíssimo pouco custo de desenvolvimento. Aquilo é praticamente igual de ano para ano e as tecnologias usadas no mesmo são mais que batidas e usados noutras gamas e noutras marcas muitos anos antes no entanto o prestígio da marca consegue mete-los a preços e margens de lucro enormes comparados com o custo real deles.

Basta ver o que a malta diz destas bicicletas nas suas opiniões. O "o equipamento é fraquinho mas a qualidade do quadro vale a pena...".
Já tive uma Hardrock, ainda tenho uma GT e uma Decathlon rockrider e não tenho dúvidas nenhumas que nestas gamas o quadro da decathlon dá 10 a zero a qualquer um dos outros dois. Tivesse escrito Specialized ou cannondale e até as soldas "à la Intense" lhe gabavam. Como diz rockrider dizem que é bem equipado mas "não gostam da estética" e preferem outra, normalmente scott, Spec ou Canondale, muitas vezes com o mesmo branco mas desta vez "lindo de morrer".
Como é obvio ainda bem que não gostamos todos do mesmo mas acho que cá no nosso Tugo ainda somos muito leigos e por isso muito propensos a preconceitos.

Em relação ao sistema NEUF acho que é bastante interessante mas para modalidades mais roladoras, XC ou maratonas. Não percebo muito de allmountain mas acho que pedia qualquer coisa mas sensivel.
 

Kamoes

Active Member
alexb falaste dum óptimo exemplo de marketing.

O hardrock!

É rijo como tudo, não parte de qualquer maneira. Mas não vale o que custa! É o chamado engodo, e a vontade de ter uma "Specialized"... Podem trazer uma pintura bonita, mas não valem o que custam.

A VAG tinha um quadro exactamente igual, e custava 80€ ou algo do género. Um hardrock usado, é 150€.

Concordo absolutamente contigo ;)

Mas isto é offtopic!

Rockrider ER , arranjem-me uma para experimentar! :D Depois digo se é sensível ou não :mrgreen:
 

CuttyShark

New Member
Eu sou daqueles que prefere que as bicicletas da Decathlon continuem a ser consideradas "de supermercado" e que não são "cool", etc.
No dia que os compradores na sua generalidade colocarem a marca ao mesmo nível de qualidade das ditas consagradas, os preços irão subir, e depois tanto vai custar uma 5.3 como uma Hardrock de topo.
Que esta mentalidade se mantenha por muitos anos, porque a maioria das pessoas que gostam de andar de bicicleta não necessita de um quadro de 2000€ que leva anos a desenvolver, a maioria não precisa de pagar fortunas para ter uma bicicleta super leve. Mas se gostam e podem pagar por isso, acabam por contribuir para que as Btwin continuem a ter a melhor relação custo/qualidade dentro das gamas média/baixa.
 

toxina

New Member
A malta anda muito enganada por aí ( acho eu, ou sou eu que ando muito enganado ), porque se quiserem comprar bicicletas ao preço das RR, bike de baixa/media gama ( não tenhamos ilusões na gama porque olhem para os preços ), temos neste momento à disposição do consumidor final, varias marcas como vag, prime, qüer etc, que dão coça da grossa às marcas mais reputadas, até um determinado patamar, agora rockrider está a um nivel superior em relação a estas marcas citadas porque não usa quadros genéricos e tem produto proprio, embora esteja ainda a baixo das marcas de elite, que têm realmente engenhos fabulosos, mas fazem se pagar por isso e muito bem, mas que não podemos contar adquirir los por 1000€ aliás muito longe disso e com esse dinheiro já se pode comprar nestas marcas bicicletas com um nivel de rigidez e fiabilidade ao nivel de qualquer marca de prestigio quase com o dobro do custo. Eu tenho RR 9.2 já andei em varias spec, bem mais caras, e o que posso dizer é que a pedaleira XT pareceu-me mais rigida, mas em contra partida eram mais pesadas e custavam todas mais 600€, e ainda por cima travões shifters eram de gama inferior à minha. Se eu tiver 1800€ para gastar numa bike de XC seria a 8XC, e é que nem pestanejava, com a montra que apresenta nem me dava ao trabalho de ir comparar, porque se realmente formos ver, e pensarmos, as conclusões passam a ser mais que evidentes, se é o quadro se é a venda directa, o que seja, temos é que nunca tirar os pés do chão, as coisas valem o que valem, a maquina publicitária custa muitos milhares, esse dinheiro tem que ser cobrado em algum lado, não pensemos que os quadro spec mesmo os mais rascos, que só os custos de produção e o lucro dos diversos comerciantes que passa, tem outros factores que encarecem um deles é concerteza a publicidade e o desenvolvimento dos quadros que valem dinheiro e não de quadros de mainstream, agora o consumidor é livre de escolher, devia era pensar mais, porque nas maratonas que participo, nem parece que estou no país tão pobre que é.
Caso o consumidor comparar os preços praticados aqui em pt com os da alemanha ou inglaterra, vai ver que afinal RR não é assim tão bom preço, e que têm muito por onde escolher, e aí talvez os 50 ou 100€ não valham a diferença, as outras marcas aqui é que são muito caras, porque pelos vistos a concorrencia não funciona muito bem, ou alguém ganha muito pelo meio,
mas ao que eu sei os clubes de bt e atletas, pouco compram componentes por cá, porque será?.
Como exemplo acabei de adquirir ( encomendar! ainda não paguei ) uma nova bicicleta para a minha esposa, e fui para a Qüer ( queria nacional ou dec mais foi o que ela gostou e o gosto tem que prevalecer, não se vai andar numa que não se gosta ) , porque até aos 600€ a decathlon nao tinha oferta, acaba nos 350€ e recomeça nos 650€, tenho 2 bikes deles e compraria a terceira se houvesse o que queria, mas tive muitas soluções e nenhuma de grandes marcas, porque specialized a custar 450€ é uma fotocopia duma RR 5.3, em que ambas são uns cancros ( desculpem bttistas donos destas bikes ), porque razão gastaria mais 100€ pelo mesmo, eu quero lá saber das horas a queimar pestanas a desenvolver um quadro! este de certeza que não foi, senão não era possivel custar 500€, poupem me. Por 600€ tenho bike com equipamento SLX, portanto tenho que supor que seja fiavel, não é pesada, 12Kg a minha mulher adorou o quadro da Peak e ainda trago 2 rodas 28" para estrada para ela treinar. E ainda temos duvidas?, não foi a melhor compra do mundo de certeza, mas não enfiei um molho de notas no lixo, pelo menos tenho equipamento fiavel, não tenho do mais comedido que há , ou será que era obrigado a comprar porque o quadro é bom e depois tinha que fazer upgrades.

mais uma vez é a minha opinião. gostava muito de ter uma bike mais leve e ainda mais rigida, o problema é que só tinha 950€ para gastar, agora onde é que elas estão para eu poder comprar?

Em relação ao tópico, se pelo preço existem opções melhores acredito que sim é isso mesmo que queremos, concorrência, mais opções, para gastarmos menos e termos melhor, não estarmos sempre restritos ao mesmo, ou sermos considerados de 2ª por termos bikes do alegado supermercado ou sermos obrigados a gastarmos um grande molho de notas.
 

JMCM

New Member
Aqui só uma achega:

Se considerarmos que temos um custo de 2000€ a produzir uma bike os resultados são os seguintes:

Decathlon:

Margem total= 20% Loja = 2400€

Specialized:

Margem total = 20% custos de Marketing, 20% margem, 20%Importador 20% loja= 4147€

Não é assim tão difícil de imaginar pois não?!

Boas pedaladas!


Tenho vagas ideias da produção dos quadros.

Mas basta pensar nos preços que praticam. Pelo equipamento que as bikes trazem, qual será o custo do quadro?
Nem toda a diferença pode ser lucro para uma marca (Specialized, Orbea, Scott, Merida...) , sou obrigado a acreditar que o quadro tem realmente uma produção mais cara.
Porquê? Não sei, mas deve ser.

Esqueces de um pormenor muito importante:
Por exemplo Specialized:
1 - Produz e monta;
2 - Envia para Importador;
3 - Envia para Loja;
4 - Consumidor Final;

Rockrider:
1 - Decathlon Produz;
2 - Envia para a loja propria;
3- Consumidor final;

Existe pelo menos 1 intermediario a ganhar um dinheiro....
O preço mais baixo deles está relacionado mais com isto e não com qualidade. Alias, penso que se muitas das marcas de topo tivessem o controlo de qualidade deles, estariamos todos muito mais satisfeitos....
 

RaCCeR

New Member
Bonita Bike! ;)

Assim só á primeira vista só tenho um pequeno "senão" ás rodas XT :-K de resto está muito fixe! :yeah:
 
Top