Volta ao mundo em bicicleta

Joseelias

Well-Known Member
A ideia é espectacular em particular o detalhe da devolução da bicicleta.

E também sem querer desmotivar concordo com os alertas de precaução em algumas partes do mundo.

Há cerca de 15 anos cruzei-me com um americano no seu último dia de viagem numa volta à Europa bastante extensa e que durou muitos meses. No caso dele, entre outras peripécias perigosas, contou-me que na zona da Ex-Jugoslávia recém saída da guerra-civil teve que fugir de tiros de metralhadora e escapou por pouco, mas noutra ocasião conseguiram-no parar da mesma forma ao que ele ficou a saber que davam recompensas a quem matasse americanos.

A sorte dele é que, apesar de ser cidadão americano tinha um nome completamente Italiano, dupla nacionalidade com Itália porque os pais eram italianos e até sabia falar um pouco de italiano. Com o passaporte de Itália, a que tinha direito por causa da dupla nacionalidade, e o americano escondido e com o pouco italiano que falava conseguiu enganar os sequestradores e safou-se de ter sido assassinado.

O problema é que há países no mundo onde estas questões politicas nem sequer contam. Se é Europeu ou americano então é "rico" e são alvo automático. Há países na América-Central por onde vais passar onde a taxa de homicídios está no topo do topo a nível mundial. São locais onde até o roubo de uma carteira dá direito a homicídio para não deixar testemunhas, e onde as probabilidades de se testemunhar situações de tráfico de droga são reais com as respectivas consequências pois o "gringo" não faz parte da população controlada pelos cartéis.

Nestas situações recomendaria cuidados redobrados se não quisesses alterar a rota. Quem sabe entrar em contacto com praticantes de ciclismo locais que te pudessem acompanhar em todo ou parte do percurso, ou pelo menos informar quais as zonas a evitar completamente.

Boa sorte.
 
Last edited:

Paratrooper

New Member
Joseelias

Obrigado pelos avisos.
Estou plenamente consciente dos perigos, mas faz parte da "aventura".
Tenho para mim que ser americano é o maior "handicap" de sempre. Já ser português pode ter as suas vantagens, especialmente se se usar uma camisola do CR7
Já tive bens e agradáveis "encontros" e "beneficios" por viajar em áfrica com a camisola do CR7 e do FCP.

De qualquer modo estou a "investigar" modos de viajar sem chamar a atenção, o que não é fácil...
 

Lockheed

New Member
Loocked

Quando se cruzar comigo meta conversa

abraço

Com certeza que irei meter conversa consigo! Costuma ver muito no ferry quando ia com aquela "bicicleta de três rodas e quase vai deitado" (peço desculpa mas não sei o nome ou um maçarico nisto das bicicletas).

Mas na próxima oportunidade irei com certeza dirigir-me a si para pelo o menos desejar uma boa viagem!

Abraço!
 

dgzbj40

New Member
Boas,

Para se 'entreter' até lá aqui ficam uns títulos de alguns livros interessantes :

- "Thunder & Sunshine" - Alastair Humphreys
- "The man who cycled the world" - Mark Beaumont
- "Pedalar Devagar" - Valérie e João Gonçalo Fonseca

e claro o site www.2numundo.com do Rafael Polónia e da Tanya Ruivo.

Boa sorte e cumprimentos invejosos...
 

Paratrooper

New Member
576676.jpg



A região do Golfo Pérsico detém um elevado número de fortalezas e fortes de construção portuguesa, oriundos do tempo das descobertas e nas batalhas que se seguiram pelo dominio dos mares.

É assim em Dammam (Arábia Saudita), Al manama (Bahréin) nos Emiratos Árabes unidos e em Omã que a par com o Irão é uma das zonas onde mais fortes existem sendo que alguns deles são Património da Humanidade.

Mas entrar na zona do Golfo Pérsico sem ser por avião é complicado.

Vejamos as opções de entrada na região por estrada:


1 - Jordania > Iraque > Golfo

A estrada da Jordania para o Iraque atravessa uma zona onde abundam os bandos que assaltam e raptam pessoas, indiscriminadamente estrangeiros ou árabes.


2 - Siria > Iraque > Golfo

Na actual situação politica na Siria, juntando á do Iraque.....é de fugir.

3 - Turquia > Iraque > Golfo

Da Turquia para o Kurdistão iraquiano é simples, mesmo andando no Kurdistão iraquiano revela-se "simples", mas o problema torna-se grave quando se "entra" no iraque vindo do Kurdistão iraquiano....


4 - Turquia > Irão > Golfo

O percurso mais seguro, embora que mais extenso.


5 - Egpito > Arábia Saudita > Golfo

É muito dificiil entrar na Arábia Saudita, onde os vistos são dificeis de obter.

6 - Iemen > Omã > Golfo

Quem fala do Iemen fala necessáriamente de Al Qaeda que domina o centro norte do país.


Por mar, temos a pirataria somali.

Assim sendo, e pondo de lado aterrar no Golfo pérsico de avião, sobra o percurso #4 (Truquia > Irão > Golfo) ou a opção avião Aman (Jordania) > Najaf (Iraque) e dai por estrada até ao Golfo. Dizem ser "seguro"
 
Jordânia--> Arábia Saudita e nem pensar no Iraque?

Lembrei-me de lhe chamar a atenção de que em países como a Arábia Saudita ou o Irão, pedalar de calças ou calções apertados de lycra, poderá criar problemas com os preceitos religiosos e morais dos habitantes locais. Poderá ser aconselhável transportar consigo uns 2 pares de calças de fato de treino, para usar em locais de costumes demasiado conservadores, mas também em zonas de sol abrasador, zonas frias ou locais infestados de mosquitos.
 

Paratrooper

New Member
I FEEL THE WIND

A minha "atitude" nesses países é exactamente cumprir os preceitos religiosos locais, pois eles são extremamente "fanáticos"
Não irei levar roupas a mais, elas serão compradas antes de entrar nesses países e descartadas logo a seguir.

Para não cometer "gaffes" tenho agendada uma reunião com o representante da comunidade islamica em Lisboa
 

Paratrooper

New Member
Esta é a tão falada "bicicleta do chinês"

Ainda não está completamente "pronta" para fazer mais 20.000km de regresso á China, mas já rolou ontem no II 2 rodas 2 margens.

 

Paratrooper

New Member
Já existe data marcada para o inicio da viagem: 20 MAIO 2014

Local: Castelo de Guimarães



Em estudo está uma "pré-volta" pela Madeira e os Açores, antes de rumar a Guimarães.
 

NEROSTAR

New Member
Simplesmente espetacular . Sem dúvida a história que mais me prendeu dos últimos anos .
Só tenho a desejar-lhe a maior sorte do mundo e que tudo lhe corra pelo melhor .

Grande abraço !
 
Tive a ver a sua entrevista e admiro e muito a sua coragem. O espirito da viagem, de ir sem pressas, ver e conhecer por onde passa agrada-me bastante...sem duvida para mim, a melhor postura em cima de uma bicicleta.
As melhores sortes para todos os quilometros. Tudo de bom e até daqui a 8 anos.
Dia 20 estamos todos consigo.
 

tinric

Super Moderador
Boa sorte nesta "MEGA AVENTURA / DESAFIO" se assim lhe pudermos chamar.

Que tudo corra pelo melhor.

Abraço.
 

Paratrooper

New Member


Obrigado amigos do pedal...

Já está quase chegada a data da partida.

O carro ja foi vendido, o senhorio já avisado, as coisas vendidas e os alforges quase feitos.

Ontem estive na Bashô Cycling Club em Lisboa para tirarem as medidas para um "saco" especial para proteger a água (garrafão de 5L) do sol escaldante do norte de África e do Médio Oriente.

Ontem também tive uma boa noticia: depois de ter feito um "requerimento" ao Embaixador da Argélia em Portugal, onde tive de mencionar as inúmeras personalidades que escolheram a Argélia como refúgio durante a ditadura portugesa, e depois de um primeiro e rotundo NÃO "viajar em bicicleta na Argélia NÃO, NEM PENSAR" disse a srª Consul....depois disso tudo recebi um telefonema a dizer-me que a titulo excepcional não viam inconveniente em que o visto fosse emitido.

BOA! só um senão: irei pedalar na Argélia/Tunisia no pino do verão: Agosto! porque durante o mês de Junho irei viajar pelas ilhas: Açores e Madeira antes de rumar ao sul de Espanha.

E assim vai o stress do dia-dia.....
 

Jean73

New Member
Camarada, muita sorte e saúde para este grande e corajoso projeto; como diz Fernando Pessoa..."O Homem é do tamanho do seu sonho...".

Boa sorte e Felicidades!
 
Top